Ir ao conteúdo

Se a Asus P5B suporta Yorkfielf Porque a GA965PDS3 não suporta

maurio

Posts recomendados

Postado

Eu tenho a placa mãe Gigabyte GA 965P DS revisão 3.3 e enviei e-mail para Gigabyte(Estados Unidos), perguntando porque a GA 965P DS3 não suporta o Yorkfield se a Asus P5B suporta o Yorkfield e ambas possuem mesmo chipset Intel 965P.A resposta que recebi deles é que embora tenham mesmo chipset o design elétrico é diferente. Achei uma desculpa furada da Gigabyte, pois a GA 965P tem ajustes na tensão. Afinal a Gigabyte está correta em dizer que o design eletrico da GA 965P impede o uso do Yorkfield mesmo com atualização de Bios ou é uma desculpa para vender as novas placas mães como a P35,etc.

• Administrador
Postado

Não é só o chipset que influencia no desempenho da placa mãe, o restante da configuração, e os recursos que a placa mãe disponibiliza, também influênciam...

Dj Rayke

Postado

O chipset P965 por si só não suporta nem mesmo FSB1333 oficialmente.

Como as novas CPUs são todas FSB1333, a incompatibilidade é natural.

Uma simples atualização de microcódigo poderia resolver como no caso das placas ASUS

Postado

Bom a minha placa revisão 3.3 já vem com bios que suporta FSB 1333mhz. E resposta que obtive da Gigabyte é essa: Dear Sir ,

First, sorry for replying late. In regards to your issue, even with same chipset , however, electrical design might be different , we don't suggest you use Yorkfield CPU on GA-965P-DS3(rev. 3.3) .

Should you have questions,plese let us know.

Regards,

GIGABYTE TECHNOLOGY

De qualquer forma a gigabyte não disse que os novos processadores não vão funcionar nessa placa. Apenas diz que eles não indicam o uso da placa para esses processadores.Mas ainda tenho minha dúvidas: se alterar o Vcore não seria possível instalar aí os novos processadores?

Postado

Olha, sem a atualização de microcódigo apropriada e a placa não reconhecendo a CPU, talvez não seja possível o gerenciamento de energia.

Ainda não tive a oportunidade de testar um processador recente em uma placa sem suporte mas já li algumas vezes que várias opções não ficam disponíveis.

A Intel é meio mesquinha nesse sentido.

O FSB pode ser compatível mas aí tem a parte elétrica, core logic, BIOS...

Postado

É.Estou começando a achar que sem atualização de microcódigo e Bios , como a Asus fez na suas placas, vai ser difícil usar esses processadores de 45nm.Só resta esperar a boa vontade da Gigabyte em atualizar o microcódigo e bios.Já vi em alguns sites que a Gigabyte está querendo que os usuários comprem as placas novas como P35, X38 etc. Deve ser isso

Postado

Eu até consegui editar o BIOS da sua placa e adicionar suporte as novas CPUs de 45nm

Eu substitui o microcódigo de alguns P4 velhos pelo do Wolfdale/Yorkfield, seria necessário agora testar.

A Gigabyte deixou de lado essa placa mais ou menos na mesma época em que ela lançava os primeiros BIOS para sua série P35, normal isso.

Quando as placas chegam ao mercado ela já estão há pelo menos 6 meses defasadas, outras já estão em fase de testes e em pouco tempo estarão prontas para o lançamento.

• Administrador
Postado
É.Estou começando a achar que sem atualização de microcódigo e Bios , como a Asus fez na suas placas, vai ser difícil usar esses processadores de 45nm.Só resta esperar a boa vontade da Gigabyte em atualizar o microcódigo e bios.Já vi em alguns sites que a Gigabyte está querendo que os usuários comprem as placas novas como P35, X38 etc. Deve ser isso

Creio que não é bem querer não, os chipsets mais novos, as placas oferecem também melhores recursos, portanto, cada caso é um caso, quando se lança uma placa GA 965P, tais placas com chipset P35 ou X38, também pode estar no mercado, mas isso vai de quanto cada usuário pode desembolsar...

Dj Rayke

Postado

Puxa, TemporaryOne como você conseguiu editar a Bios, não é um procedimente muito fácil de se fazer.Onde você conseguiu os microcódigos dos Wolfdale/Yorkfield para atualizar.Eu fiz o download da bios F12 a minha placa e abri o arquivo autoexec.bat e tem as opções de colocar "codename" foi nesses campos que você fez a mudança?

Postado

Eu usei um editor hexadecimal (HexWorkshop).

O microcódigo eu obti do BIOS 1102 da ASUS P5B-Plus.

O tamanho do microcódigo 00167606 é 4KB (4096 bytes),

Daí fiz a substituição onde se encontrava um microcódigo de P4 do mesmo tamanho.

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

É verdade eu entrei no site da Gigabyte e tem uma bios nova da placa mãe GA 965P DS3 revisão 3.3 que dá suporte aos novos processadores de 45nm, wolfdale e yorkfield. É uma bios beta feita pela própria gigabyte. Que pode ser feito o download aqui http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/BIOS_DownloadFile.aspx?FileType=BIOS&FileID=13311

Essa bios é só da GA 965P DS3 revisão 3.3. As outras revisões precisam fazer download da bios apropriada de cada revisão.

Postado

Eu atualizei a bios para bios f13o beta e está funcionando tudo ok. Agora só falta fazer teste com qualquer processador de 45nm. Mas acredito que vai funcionar sim, pois a atualização de bios faz também um update de micro-código, para aceitar novos processadores.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...