Ir ao conteúdo

Preciso de 25A, como posso gerar isso com duas fontes?

joeltonfb

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal estou com duas fontes de 450w cada uma delas é capaz de forncer em torno de 18A no maximo, e eu estou utilizando um unica fonte de 450w para gerar 25A quando passo muito tempo a fonte desliga pois estou usando apenas uma.

Andei lendo a respeito de ligar fontes em parelelo gostaria de saber se ligando duas fontes em paralelo, de 18A cada uma dela, seria possivel forncer em torno de 35A?

Na verdade estou necessitando de 25A.

• Membro VIP
Postado

Se for no PC, basta dividir a carga do hardware....fans e drivers numa e o resto fica com a outra.

Não aconselho ligar a PV com alimentação das duas....funciona, mas pode dar alguma zica!

Ligar ambas em paralelo não é recomendado para uso no PC. Mesmo que sejam iguais, internamente podem apresentar pequenas diferenças elétricas, resultando num funcionamento inesperado!

Postado

Desculpa mas em primeiro lugar para que você precisa de 25A na linha 12v?(essa tua config da Assinatura não demanda isto, pelo cálculo, esta tua configuração demanda em média 190W com 11A na linha 12v) Segundo, mesmo que ti colocasse uma 8800 Ultra, tua demanda ainda iria ser 22A na linha 12v... Tem alguma coisa errada nesta tua necessidade de 25A.

Abraços

Postado

Opa esqueci de falar é estou precesisando de 25A para um modolu amplificador.

Ouvi falar por ai q junto os fios preto das duas fonte, depois junto os fios amarelos positivos sendo q antes de ligar os amarelos é necessario colocar diodos em cada fonte?

Alguem ja ouviu falar na informação parecida coisa do tipo

Postado

Cara... Se você juntar as fontes vai acabar é queimando tudo...

Módulo? Não seria um módulo de carro né? Se for isso, é mais fácil você usar uma bateria porque tamanha gambiarra não compensa...

Postado

Bom pessoal ainda não tive acesso ao projeto de ligar as duas fontes para poder fornecer uma corrente maior!

Se tratando ou não de gambiarra eu quero fazer esse projeto!

porque vi um funcionando em pleno no vapor com 5 fontes forncenco em torno de 75A

porque eu não posso fazer um com duas fontes pra fornecer 25A

Vou aguardar um pouco o debate por aqui, caso não apareça sugestões e tal!

Vou publicar esse topico no forum aqui do Clubedohardware na parte de componentes eletronicos acho q essa discusão por la deve ser mais bem difundida.

O um aviso ao pessoal q não tiver respostas construtivas não participe desse tópico!

Postado

Sim e continuando o topico!

Coloquei a fonte pra funcionar nesse fds ligada ao aplificador

Bom os resultados foram esperados

A quando aumentei o volume para 20

A fonte desligou sinal q o amplificador precisou de mais de 18A

E a fonte não foi capaz de fornercer.

Existe alguma maneira de enganar o circuito da fonte para ela conseguir entregar um corrente maior q a capacidade dela?

• Membro VIP
Postado

A fonte desligou sinal q o amplificador precisou de mais de 18A

E a fonte não foi capaz de fornercer.

Existe alguma maneira de enganar o circuito da fonte para ela conseguir entregar um corrente maior q a capacidade dela?

Enganar a fonte e também expô-la ao risco de queimar, correto???

Te mostro o que acontece com uma fonte quando você engana para que ela não se proteja..

Wisecase_Genericona_sada.jpg

Esse caso ai foi que a fonte não tinha as proteções de sobrecorrente. Torrou o indutor de filtro de saída. Quase virou carvão..

O trabalho com diversas fontes de PC em paralelo, para drivear áudio, é um pouco ingrato pelos seguintes motivos:

1) Até seria bastante correto ligar as fontes em paralelo via um diodo de potência, mas isso nem sempre se faz necessário, pois cada saída de 12 Volts já é precedida desse diodo...

2) A tensão de saída será de 12 Volts, enquanto os amplificadores de som podem trabalhar e geralmente o fazem em 13,8 Volts..

3) As tensões das fontes em paralelo devem estar muito bem parelhas, caso contrário umas fontes trabalharão mais do que outras(fornecerão mais corrente) e entrarão em proteção, causando uma entrada em proteção de todas no modo avalanche...

4) Sinais de áudio, diferentemente dos computadores, tem valores de pico de energia, que serão refletidos na exigência da fonte. Isso facilmente fará com que as fontes entrem em proteção...

5) A resposta que deves buscar não é exatamente nem enganar muito menos desativar o sistema de proteção das fontes e sim endurecer sua sensibilidade, para não abortar nos picos de energia. Risco dessa solução é explodir os transistores chaveadores por fazê-los trabalhar, mesmo que por pouco tempo, nas regiões proibidas dos mesmos..

6) A melhor alternativa para solucionar a questão reset no pico de energia é colocar um enorme capacitor na saída, que supra de energia o amplificador na hora do pico. Esse capacitor tem nome, se chama bateria. Pode até ser uma bateria de moto. Há que testar. Ela não precisa alimentar o amplificador. Ela estará ali só para suprir de energia para sobreviver aos picos de áudio...

Ai já tem muita coisa nova para testares...

Abraço..

Postado

Rpz faller você me deu uma esclarecida monstruosa...

Entendi sua ideia de colocar uma bateria pra suprir os pico de energia

E achei muito bacana é simples.

Então para ligar a bateria junto a fonte e ao amplificador

A bateria ficaria recebendo o positivo e negativo da fonte e depois uma saida da bateria para o amplificar?

Seria isso?

Tem como da uma detalhada?

vlwww

• Membro VIP
Postado
Então para ligar a bateria junto a fonte e ao amplificador

A bateria ficaria recebendo o positivo e negativo da fonte e depois uma saida da bateria para o amplificar?

Seria isso?

Tem como da uma detalhada?

Nem é necessário que detalhe pois vi que você entendeu.

O positivo da fonte vai no positivo da bateria e também no positivo do amplificador.

Mesma coisa com os fios do negativo...

Faça essas ligações com fio bom (grosso) e teste, depois você posta aqui os resultados. Penso que uma bateria de moto de 12 Volts por uns 7 Amperes deve dar conta. Caso não dê, suba para uma bateria de carro de 12 Volts x 40 ou 50 Amperes. Ai é obrigado a funcionar numa boa (embora eu pense que a bateria de moto já vai dar conta do recado).

Se o tempo de amplificador ligado for não muito longo, você pode até não precisar de duas fontes, na verdade você compartilhará entre a fonte e a bateria a corrente do amplificador. Como áudio é demanda variável, a fonte estará fazendo um misto entre carregar a bateria e em conjunto com essa, alimentar o amplificador. Talvez essa fonte única que você tem dê conta do recado pois o amplificador puxará 25 Amperes somente nos picos, caindo para alguma coisa bem mais baixa na maior parte do tempo. Tem que testar..

Abraço...

Postado

É deu pra entender legal

No caso para ligar o amplificador proximo do carro vou utilizar a propia bateria do carro de 45A/h com uma unica fonte.

Mas pra ligar em casa vou te q da um jeito de conseguir alguma bateria

No caso esse sistema q você citou a bateria sera carregada continuamente com

o funcionamento do amplificador?!

Agora uma situação q eu vi bem interessante foi um amigo meu q tem um amplificador q utiliza em torno de 50A, ele utilizou uma para alimentar ele uma fonte seventeam de 700w reais. Pensei q ela ia acionar o sistema de segurança desligando mas não essa fonte aguentou muito tempo ligada sem problema nenhum.

Opa fui olhar agora a fonte e verifiquei q não utilizei todos os fios amarelo q sai da fonte, vi q ta sabrando um fio amarelo com um vermelho ligando eles com os outros ira aumentar o fornecimento de carga? conseguirei uma corrente maior?

• Membro VIP
Postado
Opa fui olhar agora a fonte e verifiquei q não utilizei todos os fios amarelo q sai da fonte, vi q ta sabrando um fio amarelo com um vermelho ligando eles com os outros ira aumentar o fornecimento de carga? conseguirei uma corrente maior?

Que história é essa de fio vermelho???

Você só deve usar os amarelos, para +12 Volts e o preto para o comum.

O fato de esquecer de um fio não vai melhorar em nada praticamente.. Mas pode sim ligar todos os amarelos para alimentar o +12 Volts..

Uma fonte Seventeam, do tipo ST-700EAD, por exemplo, pode fornecer nas linhas de 12 Volts uma corrente de até 56 Amperes. Talvez por isso não tenha entrado em proteção..

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Posso contribuir um pouco com essa ideia, pois a tempos penso em fazer isso! Não o fiz ainda, somente por comodismo mesmo.....

Creio eu que substituir todos os cabos amarelos e pretos por um único de bitola maior, adequada ao consumo, seja bem melhor que usar os finos cabos da fonte, que exigirá uma estratégia para as emendas. Ainda, observar se existem jumpers entre o trafo da fonte e a saída, reforçar trilhas, etc.

Para usar a fonte do PC alimentando som automotivo pesado e esperando poder despejar potência nos falantes é bem mais complicado que obter uma autonomia imensamente maior para a(s) bateria(s)....esse é o meu pensamento......

Para suportar um pico de consumo do módulo tocando um "batidão" em alto volume não é tarefa fácil pra qualquer fonte em seu estado original!

Tive uma experiência única com um simples carregador de baterias de 5A....A BATERIA do carro morreu e em poucos minutos consegui fazer tocar novamente e por bastante tempo, simplesmente mantendo o carregador ligado na bateria....tá certo que não era em alto volume, mas o resultado me surpreendeu!

Durante execução de sons médios e agudos, 10A alimentados pela fonte serão milagrosamente saudáveis para a autonomia da bateria....som pesado e em alto volume não dá descanso pra bateria.....nem nos médios!

Vale lembrar que a fonte deverá manter uma tensão acima dos 12V vírgula alguma coisa......já que a bateria em uso, estará na maior parte do tempo em torno de 12V, um pouco acima , mas na maior parte do tempo, oscilando pra baixo! É nessa hora que a fonte deverá ter estabilidade para manter ou tentar cravar algo em torno de 12V ++.

Vou fazer uns testes com minha ideia e postarei o comportamento do sistema, lembrando que, no meu caso, não preciso que a fonte seja capaz de tocar todo o meu som, mas apenas ajudar a bateria!

Postado

Opa faller digitei errado!

Esquece essa parte de fio vermelho..

Bom agora fiquei com algumas duvidas em relação ao consumo de carga do amplificador...

Digamos que na seguinte situação o amplificador funcionando a fonte leigada junto a bateria. Gostaria de saber o que ira definir em que momentos o amplicador estara puxando carga da bateria ou da fonte, ou se é apenas nos pico e a bateria auxilia...

O amplificador necessitando de por exemplo uns 12A ( Coisa q a fonte é capaz de forncer por si so) na ligação fonte bateria, quem estaria forncendo esses 12A a fonte? A beteria em conjunto com fonte?

• Membro VIP
Postado
O amplificador necessitando de por exemplo uns 12A ( Coisa q a fonte é capaz de forncer por si so) na ligação fonte bateria, quem estaria forncendo esses 12A a fonte? A beteria em conjunto com fonte?

É um cálculo difícil de fazer, pois envolve a resistência interna de cada fonte fornecedora de energia (fontes de energia ai entenda-se tanto a fonte quanto a bateria)..

Esse é um tipo de cálculo um tanto complexo, daqueles que é mais fácil colocar em prática do que tentar calcular. Vai depender muito do tempo de vida da bateria, de seu % de carga e também, é claro, da fonte de alimentação... Não tente fazer o cálculo, simplesmente use... Pode até, com uma bateria muito velha e/ou descarregada, a fonte entrar em proteção, pela corrente estar sendo exigida em demasia da fonte e pouco da bateria, em função de sua resistência interna estar elevada pelo tempo de uso, ou por estar descarregada..

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Nesse exemplo dos 12A, creio que a fonte tendo no momento um nível de tensão um pouco acima da bateria, a tendência é que ela mantenha a maior parte da corrente, principalmente se sua estabilização for boa! Nesse caso, cabe bem o que citou o faller sobre a "condição de carga" da bateria.

Não muito "antenado" com o circuito equivalente da associação, mas a fonte veria a bateria(fonte de tensão+resistência interna) e o módulo, como "cargas" distintas e tenderia manter uma corrente coerente com a carga resistiva de cada um, não esquecendo da fonte de tensão que é a bateria.

Concordo com o faller sobre a questão de cálculos muito teóricos para essas situações.....nessa hora, o que conta muito é a observação dos resultados, levando à conclusões mais próximas da realidade.

Vai aqui um elogio ao faller....escreve o que pensa e pensa sobre o que escreve! Foi um dos motivos que me fizeram retornar(um pouco) ao fórum!

Parabéns!

Postado

hummmm...

Vou procurar uma bateria e colocar pra funcionar!

Os resultados vou postar por aqui.

Sim e em falar em procurar bateria

O q vocês acham de procurar bateria de no break?

valeu

• Membro VIP
Postado

Sinceramente, para essa finalidade é jogar dinheiro fora! Nem sei o custo delas, mas ouví dizer que custam bem mais caro que automotivas!

Por falar nisso, descobri hoje que minha bateria automotiva que alimenta o nobreak, quase ia pro brejo....faltou luz aqui e o bicho começou a apitar bem rápido....não deu outra. Fui checar a bateria e as placas estavam de fora....a solução tinha evaporado....ainda bem que não chegou a colar as placas por completo! Tá se recuperando agora!!!

Postado

Amigo lembra de mim (fox eletronic) estive lendo seu tópico, você viu onde foi parar o seu amplificador ? No lugar onde ele deveria realmente estar acabou se conectando a uma bateria onde todos os módulos automotivos são colocados. A opinião de todos encaminharam ao uso de bateria. Vai precisar comprar ( bateria) ela é cara e as fontes são baratas. Se você quiser tranquilidade, já que vais usar bateria, compre um pequeno carregador de bateria digamos de 5 a 10 Ah e grampeie os cabos em cima dos pólos da bateria. Vermelho no + e preto no - e aumente o volume até onde os seus ouvidos dizerem que chega. E está resolvido seu problema. Um forte abraço.

Postado

Ahhhh entendi!!E vou conseguir uma bateria para fazer a ligação....Agora esses carregadores onde encontro? q modelos são eles?Sao aqueles de lampadas?Qualquer coisa se a bateria descarregar da pra carregar tb com o alternador do carro q gera 80A/hVlwww

Postado

Amigo, não compra esse de lâmpada ele é muito perigoso ( choque) e para falar a verdade eu já tive um desses e não presta. Você pode conseguir em qualquer loja de eletrônicos. Eu comprei o meu na Hayamax de Londrina à uns 5 anos e tenho ele até hoje. Quanto ao alternador do caro, sem problemas pode usar com toda segurança, pois ele é projetado para essa finalidade. Valeu cara. Sucesso aí.

Postado

Bom pessoal em compreendi a importancia de uma bateria para sustentar os pico de energia do amplificador no momento em q eu o utilizo. Vi tb q não basta ter apenas a bateria é necessario um carregador de bateria, pois vejo q a fonte ligada a beteria não ira recarregala ou não carregara suficiente. É o q eu entendi até o momento.

E voltando na insistencia do tema do topico em ligar duas fonte em paralelo temos que:

* Duas fontes em paralelo não apresentara mesma tensão

* Uma delas forncera uma maior carga

*Minha necessidade de carga é de 25A

*Uma unica fonte fornce 18A

*Resta para a outra fonte fornecer 7A

Então vendo as informações acima, acho q seria possivel a outra fonte ligada em paralelo forncesser essa carga.

E o q ira acontecer ligando duas fontes em paralelo com pequenas variações de tensão?

Acho eu q uma ira forncer mais carga q outra ( pequenas diferença q acho não chegara a desarmar uma delas)

valeu

• Membro VIP
Postado

Amigo, se você não vai dar um baile, em que o som deva ficar a pleno por 5 a 8 horas seguidas, quem sabe se a falta de corrente, esses 7 Amperes, nem seja determinante, talvez a bateria os forneça. Veja que esse tipo de cálculo não é assim tão matemático. Seu amplificador não demanda 25 Amperes o tempo todo. O sinal de áudio tem muitos altos e baixos. Coloque ai para experimentar. Nada melhor que a experimentação para ver se a bateria irá aguentar e se sua fonte não irá entrar em proteção. Não conseguiria, em 5 horas de trabalho, montar uma equação para te dizer isso, mas com 5 minutos de uso eu testaria se é viável ou não.. Mais prática e menos teoria é do que precisas. Não deixe para testar no dia do baile, teste antes. Nada de ruim poderá acontecer diferente de a fonte entrar em proteção, ou a bateria acabar...Um multímetro em paralelo nessa hora do teste ajuda um bocado...

Abraço...

Postado

Hum sei sei...

Bom então vou ligar primeiramente duas fontes em paralelo, para fazer o teste. E nesta situação da ligação em paralelo é necessario colocar diodo ou filtros nos fios Amarelo de +12v?

Ou colocando apenas unindo amarelo das duas fonte com amarelo e preto com preto?

Vlwww

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...