Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede, controlar impressões e internet.


Edy Junior

Posts recomendados

Sou novo no quesito de administrar redes, e preciso saber como fazer uma coisa nem tão simples (pelo menos para mim).

Tenho um lab com 24 máquinas, dentre as quais 16 com windows 98 e 8 com windows XP.

Todas elas estão em rede local e na global. Deixe me explicar melhor. Existe Um laboratório com 25 laboratório. Para se logar numa máquina, somente com login e senha (para controle de impressões) e todas tem internet.

A rede geral se chamaria laboratorio, e cada sala de aula, seria aula"X". Eu sou responsável por um desses aulas "x", e tenho problemas quando os professores pedem para que não aja internet durante a aula, (pois seria necessário desconectar todos os cabos das placas de rede) e isso impediria que houvessem impressões.

Surgiu a indeia de pegar uma das máquinas que tenha XP, transaformá-la em uma espécie e de servidor e que os demais micros busquem acesso a internet e impressoras por ele, e quando ncessário, eu bloqueie o acesso a internet.

Preciso muito de ajuda povo, muito mesmo. Pois quem teve essa ideia foi eu e o pessoal gostou bastante disso. Se eu não conseguir (EU VOU CONSEGUIR), vai ser muito triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edy você terá que restruturar sua rede vou te dar uma sugestão de acordo com o que eu entendi.

Seu problema é o acesso da Internet no horário de aula.

No seu lugar um colocaria um servidor de internet de em linux abrigando todas as máquinas acessarem meu servidor antes de acessar a internet. Daí eu bloqueria o acesso de todas as máquinas nos horários previamente estabelecidos, no caso da impressão não alteraria em nada ( pelo que eu entendi).

Qualquer dúvida me  passa um e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:oba: