Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede, controlar impressões e internet.


Edy Junior

Posts recomendados

Sou novo no quesito de administrar redes, e preciso saber como fazer uma coisa nem tão simples (pelo menos para mim).

Tenho um lab com 24 máquinas, dentre as quais 16 com windows 98 e 8 com windows XP.

Todas elas estão em rede local e na global. Deixe me explicar melhor. Existe Um laboratório com 25 laboratório. Para se logar numa máquina, somente com login e senha (para controle de impressões) e todas tem internet.

A rede geral se chamaria laboratorio, e cada sala de aula, seria aula"X". Eu sou responsável por um desses aulas "x", e tenho problemas quando os professores pedem para que não aja internet durante a aula, (pois seria necessário desconectar todos os cabos das placas de rede) e isso impediria que houvessem impressões.

Surgiu a indeia de pegar uma das máquinas que tenha XP, transaformá-la em uma espécie e de servidor e que os demais micros busquem acesso a internet e impressoras por ele, e quando ncessário, eu bloqueie o acesso a internet.

Preciso muito de ajuda povo, muito mesmo. Pois quem teve essa ideia foi eu e o pessoal gostou bastante disso. Se eu não conseguir (EU VOU CONSEGUIR), vai ser muito triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edy você terá que restruturar sua rede vou te dar uma sugestão de acordo com o que eu entendi.

Seu problema é o acesso da Internet no horário de aula.

No seu lugar um colocaria um servidor de internet de em linux abrigando todas as máquinas acessarem meu servidor antes de acessar a internet. Daí eu bloqueria o acesso de todas as máquinas nos horários previamente estabelecidos, no caso da impressão não alteraria em nada ( pelo que eu entendi).

Qualquer dúvida me  passa um e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:oba:

Isso aí Cronic, com certeza. Edy, se optar em trabalhar com linux, você pode usar o SQUID. O Squid é um proxy/cache para o linux. No meu ántigo serviço a gente barrou acesso a internet (navegação) em alguns pcs pelo endereço MAC das placas de rede. Apesar de alguns pcs terem a nevageção negada. esses pcs possuem acesso normal à e-mail e impressões e servidor de arquivos.

Ahhh, o squid também funciona como firewall, bloqueando sua rede interna de ataques pela net. você pode configurar ele por regras de bloqueio. Por exemplo: se criar uma regra chamado SEXO, todos os sites que tiverem a palavra sexo serão bloqueados, ok?

você pode usar também o MS ISA Server que faz a mesma coisa que o SQUID do Linux, no entanto, você precisa ter um computador que seja seu servidor principal, seja um controlador de domínio e esteja rodando windows 2000 server nele .

Abraços

Rodrigo

:bandeira:    :bravo:  :zoio:  :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pessoal, é bem isso que eu preciso. Não tenho problemas em ter no servidor linux, até trabalho com Rad Hat.

Mas como eu faço exatamento isso?

Desconheço o tal Endereço MAC...

Será que seria muito difícil me explicar como eu faço isso?

Eu teria que nas máquinas normais pegar os endereços de proxy e http do meu servidor, que em alguns momentos não permitiria acesso a internet.

Nem desconfio o que fazer neles. Existe algum material sobre isso?

O que eu configuro nos micros com win98, winxp e no meu red hat?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!