Ir ao conteúdo

Pc desligando estranhamente....

deszo

Posts recomendados

Postado

Olá, este é o meu 1o post nesse forum, eu vim pra cá porque tô meio aflito c/a minha maquina, e não acho ninguém q possa me ajudar pra valer.... de repente aqui eu encontro né  

De umas 2 semanas pra cá a minha makina tá estranha.... de vez em quando a maquina desligava, aparentemente sem motivo... e tipo, desligava, mas a luz da placa-mãe que diz q tem corrente (uma Asus A7V8x-x) não apagava, e eu tinha que ou desligar da tomada ou desligar um interruptor que tem atras da fonte pra maquina voltar a ligar.

A maquina ficou depois sem desligar uns 5 dias, ai fui mexer no 3dsmax e mandei fazer um unfold map num UVW Unrap, e a maquina desligou. Mandei de novo, e desligou. Mandei fazer outra coisa pesada, e desligou. Numa das tentativas, a maquina continuou funcionando. Ai, eu estava pensando que era a fonte.

sábado eu fui tentar gravar um CD d audio, e de novo desligou. Tentei de novo, e novo desligamento. Troquei a fonte (uso uma fonte de 450W), e tentei gravar o CD, e a maquina desligou de novo. Tentei gravar um CD d dados, e gravou numa boa. AI tentei instalar outro software de gravaçao, e, quando o CD começou a ser lido, a maquina desligou de novo...

Bom... troquei de tomada e a maquina ficou um pouco mais estavel... ficou umas 10 horas sem desligar... até q domingo de manhã eu fui converter um video em MPEG, ai desligou logo no começo.

Eu peguei e aumentei um pouco a velocidade do cooler (nota: a temperatura do processador estava em 41º segundo o Asus Probe), e comecei a conversao (a temperatura chegou a 43º e o PC desligou), ai eu coloquei o fan no maximo da velocidade (5000 RPM +/-, que barulheira viu...) e no meio do processo, o processador chegou a 43º mas não desligou, e, depois da conversao caiu pra 36º, quando a maquina ficou em idle.

Ai fui fazer um novo teste: gravar um CD de audio.

Com o fan no maximo, comecei e a gravaçao foi feita c/sucesso - sábado, c/o fan no minimo, o drive de CD nem funcionava direito, nem pra gravar nem pra ler, só lê bem se é um arquivo pequeno.

Agora... alguem pode dizer "ah é problema de temperatura pelo jeito" (sábado estava calor aqui e a maquina desligava toda hora), mas, o processador até onde eu sei aguenta beeeeem mais do que isso, acho que tem alguma m***a aqui, eu queria saber como achar! Alguem tem uma dica??? Bom, o que eu quero saber é, se tem como achar o defeito (e como achar) e como consertar, ou o que pode estar acontecendo comigo.

Ah por fim... fiz todas as atualizaçoes da BIOS, na esperança de resolver, e nada... Tá muito chato usar, não posso fazer nada que use 100% da CPU por muito tempo, senao a temperatura sobe e a maquina desliga...

Ah, a configuração: Asus A7V8X-X, HD Seagate 120GB 7200RPM, 512MB RAM 266MHz, Athlon XP 2400+, GeForce4MX 440, cooler Coolermaster (não lembro o modelo, mas é um c/ventilador verde c/regulador d velocidade), CDRW LG 8120 (velhinho já), fonte de 450W.

• Membro VIP
Postado

Bom vamos as opções:

1) A nova fonte que você pegou é igual a anterior? Se for, pode ser a marca que você está usando... 99% das fontes existentes no mercado, sejam de 400w, 450w ou 500w, nunca conseguem esse valor nominal... Pra se ter uma ideia, as fontes Maxtro de 500w (a menos piorzinha), não é capaz de fornecer mais do que 280w reais (segundo testes da revista PC&Cia)... Eu sei que é complicado pegar uma fonte de excelente qualidade, pois gastar quase R$ 400,00 numa peça dessa dói só de pensar, mas o fato é que já vi nesse próprio fórum, mais uns dois casos de pessoas com problema igual ao seu e estes possuem essa mesma placa-mãe da Asus...

2) Pode ser chover no molhado, mas dê uma fuçada nas suas configurações do setup, pois pode estar habilitado alguma opção para dar um shootdown na sua máquina quando chegar a uma determinada temperatura (na casa dos 40 e poucos graus)...

3) Fora o PCProbe, você não está utilizando nenhum outro programa de monitoramento de temperatura, está? Se tiver, talvez essa opção de desligamento também possa estar ativada neste software.

4) Para tentar se assegurar de que não é a alta temperatura da cpu que está desligando a sua máquina, você pode rodar por uns 15 minutos o programa CPUburn... Se não tiver, me envie um e-mail que eu te passo ele - [email protected]

Veja se isso ajuda... Boa sorte pra você...  :;):

Postado
Postado Originalmente por Rosted.Metal@24 Set. 2003,00:18

Bom vamos as opções:

1) A nova fonte que você pegou é igual a anterior? Se for, pode ser a marca que você está usando... 99% das fontes existentes no mercado, sejam de 400w, 450w ou 500w, nunca conseguem esse valor nominal... Pra se ter uma ideia, as fontes Maxtro de 500w (a menos piorzinha), não é capaz de fornecer mais do que 280w reais (segundo testes da revista PC&Cia)... Eu sei que é complicado pegar uma fonte de excelente qualidade, pois gastar quase R$ 400,00 numa peça dessa dói só de pensar, mas o fato é que já vi nesse próprio fórum, mais uns dois casos de pessoas que problemas igual ao seu e estes possuem essa mesma placa-mãe da Asus...

2) Pode ser chover no molhado, mas dê uma fuçada nas suas configurações do setup, pois pode estar habilitado alguma opção para dar um shoodown na sua máquina quando chegar a uma determinada temperatura (na casa dos 40 e poucos graus)...

3) Fora o probe, você não está utilizando nenhum outro programa de monitoramento de temperatura, está? Se tiver, talvez essa opção de desligamento também possa estar ativada.

4) Para tentar se assegurar de que não é a alta temperatura da cpu que está desligando a sua máquina, você pode rodar por uns 15 minutos o programa CPUburn... Se não tiver, me envie um e-mail que eu te passo ele - [email protected]

Veja se isso ajuda... Boa sorte pra você...  :;):

Opa tudo bom?

A fonte é uma xingling, é a q veio c/o gabinete, a outra é da mesma procedencia...

Bom, as configuraçoes d programas d medicao e do setup estão normais...

Hoje aconteceram 2 coisas q me deixaram mais confuso ainda...

1- de tarde a maquina estava funcionando a 48º - ela nunca chegou nessa temperatura desde q eu comprei (no fim d julho). Antes d hoje, nesses dias de ruindade, ela desligava ao chegar a 46

2- com a CPU em 41º (agora a pouco, usando o ventilador no maximo), abri o Photoshop, abri uma imagem de 10MB e mandei dar um radial blur, o uso da CPU ficou em 100% por uns 40 segundos, e ficou tudo bem... ai eu abri o 3dsmax e peguei uma cena c/ HDRI e mandei renderizar... durou 1 segundo e a maquina desligou (o processador estava c/ 42º), religuei a maquina, abri o 3dsmax, e mandei renderizar, e demorou 2 segundos...

Eu estava pensando q era ##### no sensor da placa, agora já não sei mais...

Postado

Esta placa tem uma função chamada ASUS C.O.P (CPU Overheating Protection) que desliga automaticamente o PC quando a temperatura supera um certo limite.

Posso estar enganado, mas o valor da temperatura não é configurável pela BIOS.

Pode ser, que por algum defeito na calibragem dessa função efetuada na fábrica, a sua placa desligue o PC com a temperatura ainda baixa.

Monitore a temperatura, e veja se se o PC desliga sempre na mesma temperatura 43 ou 44 graus.

Se for isso, tente ventilar o gabinete, deixe-o aberto que a temperatura vai cair. Se ele não desligar mais o problema é o C.O.P.

Postado

Sim ela tem o COP e é o q eu acho q tá dando defeito, usualmente a makina desliga quando o processador chega em determinada temperatura, exceto hoje a tarde... é estranho, hoje dependendo do q eu mando a makina fazer ela desliga por parecer q o processador não dá conta, porque a temperatura não sobe... mas ontem eu mandei converter um video p/mpeg, e ficou usando 100% da CPU por mais d 1h sem desligar... é muito estranho...

Bom, a placa-mãe tá na garantia ainda... só q o vendedor tá viajando, ai sei lá quando ele volta.... até lá eu quero usar a minha makina!! - se tiver como é claro...

• Membro VIP
Postado

Cara... Eu tô achando estranho o seu cooler deixar o processador chegar a essa temperatura... Segundo a sua descrição, o seu cooler é um Cooler Master X-Dream, muito bom por sinal e suporta Athlons acima dos 3000+... A sua temperatura era pra ficar estabilizada em torno dos 45º em máximo uso (100%) por um bom período...

Experimenta fazer o teste rigoroso da cpu com o micro com a tampa aberta e de repente com um ventilador dando uma boa arfada de ar frio na placa-mãe... Você já pensou que o problema não possa estar no processador, e sim no aquecimento da sua placa-mãe??? Como está a temperatura dela???

PS: Tentei enviar o programa pro seu e-mail mas ele não está aceitando... Tavez seja pelo tamanho (2Mb)... Você teria outro endereço que suporte receber arquivo com esse peso???

Um abraço...  :)

Postado

O processador fica na temperatura ideal (pelo menos é o q os programas marcam, e colocando a mao no dissipador, eu vejo q não tá estão kente mesmo), por isso eu disse q parece q o sensor e o COP estão bichados, porque conforme a temperatura sobe (pra menos d 50º) ela desliga... e agora ainda tem essa coisa d as vezes mesmo sem eskentar o processador, a makina desligar... ah a temperatura da placa-mãe tá baixa também, nesse instante a placa-mãe tá em 36 graus e o processador em 43 p/ex.

Postado

###### meu processador tá lá em casa a 49º, q lama, só comigo na frente da maquina q não funciona...  :( ai eu chego a noite lá, vou tentar fazer qqer coisa, e a maquina desliga...

Postado

Cara! eu tenho o mesmo problema exatamente igual... a mesma mother... e to muito inrritado... não sei o que é isso... já troquei minha fonte pra uma topdeck de 450 watts... já fiz de tudo e não consigo resolver esse problema... minha máquina está agora com o cara que me vendeu a mother pra ver se ele consegue senão eu vou mandar trocar essa mother que está na garantia... q raiva! ela desliga toda hora... se tu conseguir a solução por favor me avisa... coloca aqui no fórum... valeu! :muro:

Postado

E a minha memória está com alguns problemas mas acredito que não possa ser isso o problema... mandei ele trocar e testar... mas verifica ai se não está com problemas a sua memória... valeu... :**

Postado

###### eu também to esperando o cara q me vendeu voltar de viagem pra eu deixar a maquina na mao dele p/ele ver o q é, ou vou ver se no fim de semana eu levo pra um cara pra ele testar fonte e memoria pra mim, porque ai pelo menos eu já chego no cara q me vendeu c/o defeito certo... só espero q não me cobrem pra testar!

Pior é q eu preciso da maquina... tenho coisas p/fazer... mas do jeito q ela tá, só dá p/baixar coisa, ouvir musica e ver filme, se eu for fazer algo mais power, desliga...

Postado

a minha nem isso! a minha eu ligo ela e se tento executar algo que exija mais dela ela desliga... e quando desliga eu tenho que espera um tempo pr ela voltar ao normal... mas mesmo sem exigir dela, ela dura una 30 minutos ligada e desliga... o cara ta vendo ela... se ele descobrir o problema eu te aviso falo... e se tu achar esse problema please me avisa ai valeu! :muro:

Postado
Postado Originalmente por mauriciolac@25 Set. 2003,11:14

a minha nem isso! a minha eu ligo ela e se tento executar algo que exija mais dela ela desliga... e quando desliga eu tenho que espera um tempo pr ela voltar ao normal... mas mesmo sem exigir dela, ela dura una 30 minutos ligada e desliga... o cara ta vendo ela... se ele descobrir o problema eu te aviso falo... e se tu achar esse problema please me avisa ai valeu! :muro:

Bom falei agora pouco c/o cara q me vendeu, expliquei tudo pra ele, e ele me disse pra desmontar a minha maquina e levar a placa-mãe pra ele q se for zica da placa ele troca sem problemas... eu falei da fonte, ele acha muito difícil ser a fonte... bom vou ver o q dá, e depois eu posto se deu certo - ou não...

Bom não sei você, mas a minha tá muito estranha como eu venho postando...

Ontem mesmo, fui tentar rodar o teste de CPU do Sandra, e nem começou... em compensaçao, a maquina aguenta converter um video em MPEG se não tiver calor e eu colocar o cooler no maximo p/manter a temp abaixo de 46º, por outro lado, ontem e anteontem a tarde a maquina estava a 49º baixando arquivos e não desligou... vai saber...

Postado
Postado Originalmente por mauriciolac@25 Set. 2003,12:34

Cara tu já pensou na possibilidade de o processador ser falsificado? as vezes penso se não pode ser isso... valeu...  :seila:

Hmmm, de tudo é o q eu acho menos provavel... isso você descobre c/um programa d benchmark, pelos q eu testei, o meu proc é o q me foi vendido mesmo (XP 2.4b, velocidade real d 2000MHz e tal). Conheço um cara q tem um proc igual ao meu rodando a 2400MHZ (dá acho q 3.5Ghz né?)!!!

Postado

Estranho isso. Tenho a mesma placa, mas até agora não tive nenhuma problema com ela. Seria uma boa se vocês desmotassem a máquina e fossem instalando peça por peça(e testando lógico) para ver se é problema de hardware. Isso é o procedimento que eu uso. O negócio é não trabalhar de cabeça quente, senão não dá para raciocinar, e deficilmente vocês encontrarão o problema. Dá uma olhada no clock do processador também, e se tiver em automático, coloca pára manual e configura vocês mesmo, pois esse automático as vezes pode estar configurando errado, e quando força muito o cpu ele reinicia sozinho. Boa sorte

:**

Postado

dai meu! chegou o pc... e ta bom mas os caras colocaram o fsb dele com 100 mhz... ele tá rodando a 1500mhz... os caras acham que eu sou burro... ele ta melhor até agora não deu pau... mas to muito desconfiado que essse meu processador seja falsificado... ou a minha memória esteja com algum problema porque ela é 266 e com o fsb 100 mhz, ela roda a 200 mhz e de repente por isso ela não da pau... mas to muito desconfiado do processador falsificado... amanhã vou liga pra eles reclamando.... :bravo:

Postado
Postado Originalmente por mauriciolac@25 Set. 2003,21:03

dai meu! chegou o pc... e ta bom mas os caras colocaram o fsb dele com 100 mhz... ele tá rodando a 1500mhz... os caras acham que eu sou burro... ele ta melhor até agora não deu pau... mas to muito desconfiado que essse meu processador seja falsificado... ou a minha memória esteja com algum problema porque ela é 266 e com o fsb 100 mhz, ela roda a 200 mhz e de repente por isso ela não da pau... mas to muito desconfiado do processador falsificado... amanhã vou liga pra eles reclamando.... :bravo:

ou sai fora os caras estão te sacaneando...

No meu caso, o cara q me vendeu tá querendo trocar a placa-mãe pra mim, mas eu to c/um pouco d medo d não ser exatamente a placa-mãe o problema...

Postado

pois é! mas eu to pensando também que possa ser a fonte... porque comprei uma fonte de 450 watts marca "top deck" (não conheço) e uso uma geforce fx5200 e vi num site que as geforece fx5200 puxam uns 70 watts, mais que o meu processador... que puxa uns 60 e poucos... + - então estou pensando se a fonte não é fraca... vou colocar uma placa de vídeo ruim... e testar para ver se a placa não está puxando muito e sendo a causa! valeu! me diz ai qual a sua fonte e qual a su placa de vídeo?

Postado

Minha fonte é uma generishit d 450W que veio c/o gabinete (4 baias), e minha placa d video é uma GF4MX440se 64mb... ah me diz uma coisa, essas GF 5200 valem a pena, tipo, sao melhores q uma Radeon 9000/9100/9200 ??

Postado
Postado Originalmente por deszo@26 Set. 2003,10:57

Minha fonte é uma generishit d 450W que veio c/o gabinete (4 baias), e minha placa d video é uma GF4MX440se 64mb... ah me diz uma coisa, essas GF 5200 valem a pena, tipo, sao melhores q uma Radeon 9000/9100/9200 ??

A 9100 tem se saído melhor nos testes, e tanto essa quanto a FX 5200(128bits) são melhores do que as mx 440se...

Postado

não vale a pena essa fx 5200... guarde mais grana e compre uma melhor porque essa é um #####! mas o cara ! eu descobri o meu problema.... é o processador falsificado! abri ele hoje e vi que o processador está remarcado! estou brigando com o cara pra fazer ele me trocar ou devolver o dinheiro... o cara tá dizendo que não existe e tal... mas vou imprime o artigo da amd que diz que tem... e vou lá quebra o pau com ele... ou a grana ou um processador novo!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...