Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos de IPs


altamiromirinho

Posts recomendados

Eu gostaria de enterder esse monte de ips que existem..

ip dinâmico (que fica mudando)

gateway padrão,máscara,mascara sub rede,host address,interface,proxy,servidor dns pra mim, sec.,nome de host,endereço físico, endereço de ip pelos sites( seu ip é...) e os ips do ipconfig, seridor padrão, ip de placa de rede...ip..ip...ip. Tô tentando configurar meu modem roteado, enão seu que ip pede em cada etapa. Se alguém puder me ajudar, Obrigado! Comecei agora no fórum e sou meio leigo em ips e rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ip fixo: normalmente é oferecido às empresas no plano empresarial, onde o ip é o mesmo independente do tempo de conexão ou mesmo no caso da desconexão e reconexão.

ip dinamico: normalmente é oferecido às residencias, onde o ip muda de tempos em tempo ou a cada nova conexão o ip é renovado.

Gateway: vamos supor que você está com o ip 192.168.1.1 e necessita estabelecer uma comunicação com o ip 192.168.1.23. Nesse caso a conexão é direta, ou seja, não passa por nenhum gateway porque os dois computadores estão na mesma rede que é a 192.168.1.0. Agora vamos supor que você precisa estabelecer uma comunicação com o ip 200.245.46.66. Nesse caso o ip encontra-se fora da sua rede. A grosso modo acontece o seguinte: o seu computador pergunta para a rede "que é esse tal de 200.245.46.66?" e a rede responde "sei lá... daqui não é... manda pro gateway que ele deve saber". Nesse caso é utilizado o gateway para estabelecer comunicação com algum computador que esteja fora da rede.

A mascara de rede é utilizada para separar a identificação da rede da identificação do host. Voltando ao exemplo que seu computador possui o ip 192.168.1.1 com a mascara 255.255.255.0 significa que a parte 192.168.1 é referente a rede e o .1 é referente ao seu computador. Outro exemplo é: seu computador com o ip 10.0.0.1 e com mascara 255.0.0.0, o que significa que 10 é referente a sua rede é .0.0.0.1 é referente ao host. No 1o. exemplo pode utilizar 254 equipamentos na mesma rede e no 2o. exemplo é possível a utilização de 16.777.214 equipamentos. Existe ainda a mascara complexa, mas é necessário alguns calculos binários e é muito provável que você não utilize.

Host Address é o endereço de ip do equipamento que está conectado à rede, como no exemplo acima o seu computador é um host.

Interface é o meio que faz a conexão física, por exemplo: a placa de rede do seu computador é uma interface, ou a saída lp1 do seu computador é uma interface.

Proxy seria um intermediador entre a rede local e a internet. O proxy é mais utilizado para cache de paginas e para controle de conteúdo.

Servidor de DNS é o computador responsável pela conversão de endereços de ip em nomes. Vamos imaginar a rede telefonica onde a maioria das residencias possui um numero telefone, que seria equivalente ao endereço de ip dos computadores. Vamos supor que você precisa ligar para a prefeitura da cidade de Sena Madureira no Acre... se você não é da prefeitura dificilmente saberá o numero, então você disca para o serviço de informações e te passam o telefone de lá, neste caso o serviço de informações foi o servidor de DNS. Caso não existisse o DNS, cada vez que precisar o site da uol seria necessário colocar o endereço de ip 200.221.2.45 para acessar. É muito mais fácil guardar nomes do que numeros.

O DNS secundário funciona em caso do servidor DNS primário não encontrar o nome, ou caso o primário esteja fora do ar ele passa a funcionar.

O nome do host é o nome do equipamento que está na rede, por exemplo: computador01, pc_de_beltrano, pc_de_ciclano...

O endereço físico é o endereço do equipamento, que na teoria cada equipamento possui o seu endereço físico unico. Em rede é conhecido por MAC ADDRESS. Se você for no prompt de comando do windows e digitar ipconfig /all será mostrado o endereço fisico de sua placa de rede. Ele é utilizado na comunicação entre os equipamentos de rede. Novamente falando de uma maneira grosseira acontece o seguinte na rede: vamos supor você com o ip 192.168.1.1 e precisa falar com o ip 192.168.1.23. O doido do seu computador pergunta pra rede "sou o 192.168.1.1 e possuo o mac address 00:E3:00:00:01:EB e preciso falar com um tal de 192.168.1.23... quem é esse?" o outro doido escuta e rede e responde "epa! 192.168.1.23 sou eu, já vou mandar uma resposta pro 00:E3:00:00:01:EB que eu possuo o mac 00:E3:E2:5E:01:C1".

Sites como meuip.com.br mostram o ip que está sendo utilizado por você para se conectar a internet. Para se conectar à internet é necessário um ip válido.

O ip mostrado pelo ipconfig mostra o ip que sua placa de rede possui. Em casos de modens roteados ou de alguns tipos de internet o ip mostrado pelo ipconfig é diferente do mostrado pelos sites.

Para rotear o seu modem de uma olhada no modelo dele e também qual é a sua operadora e pesquise no forum... tenho quase certeza que já tem um tópico parecido com o seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xucrute, muito obrigado! Me esclareu demais! Algumas coisas para mim ficou meio confusa, mas talvez porque li correndo. Vou ler novamente devagar, mas, já me ajudou demais, pois todas as apostilas que consegui, não esplicam assim. Novamente meu muito obrigado! Qualquer dúvida posto novamente! t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!