Ir ao conteúdo

Pulsar Led para maior brilho

Lucas1989

Posts recomendados

Postado

Li ontem em uma página da internet (agora não me lembro qual) que se a pessoa montar um circuito oscilador que pulse o led numa frequência de 1KHz ou mais (tempo do ciclo de 1ms ou menos) poderá ser aplicada no led até cinco vezes mais corrente e você poderá ter cerca de 3 vezes mais luminosidade.

Gostaria de saber se alguem pode dizer se a informação é verdadeira e se o circuito seria algo simples de ser montado.

Grato,

Lucas.

Postado

Sim, é verdade!

No datasheet dos LEDs você encontra essa informação.

Tem que ver pro seu LED qual a corrente máxima que ele suporta nessa taxa de operação. A maioria suporta até 100mA nessas condições.

Não tem esquema especial nenhum. Basta dimensionar o resistor limitador pra corrente máxima que irá passar pelo LED, de acordo com a lei de Ohm:

R = E/I

Para uma fonte de 12V, o cálculo do resistor fica assim:

R = 12 - 1,6 / 100mA = 104 ohms

1,6 é a queda de tensão no LED. Nos LEDs comuns.

Agora, se o seu circuito pipocar... já era!

[]'s

• Membro VIP
Postado

Essa corrente depende também da largura do pulso que é aplicado.

Geralmente esses 100mA são para uma relação 10:1, ou seja, 10 tempos desligado e um tempo ligado.

No caso de ~1KHz, seria +/- 900uS desligado e 100uS ligado. Isto é um PWM.

Se você aumentar o tempo ligado, mantendo a mesma frequência, irá aumentar o brilho.

Ex. 500uS ligado e 500uS desligado você terá 50% do brilho máximo. Mas tem que respeitar os parâmetros de corrente máxima especificados no datasheet sob estas condições.

Postado
Essa corrente depende também da largura do pulso que é aplicado.

Geralmente esses 100mA são para uma relação 10:1, ou seja, 10 tempos desligado e um tempo ligado.

No caso de ~1KHz, seria +/- 900uS desligado e 100uS ligado. Isto é um PWM.

Se você aumentar o tempo ligado, mantendo a mesma frequência, irá aumentar o brilho.

Ex. 500uS ligado e 500uS desligado você terá 50% do brilho máximo. Mas tem que respeitar os parâmetros de corrente máxima especificados no datasheet sob estas condições.

Obrigado pela resposta Soschip. Você saberia me informar então, qual seria a melhor relação entre o tempo ligado, o tempo desligado e a corrente para obter o maior brilho? E como eu faria para o led pulsar?

Lucas.

Postado

Você precisa pegar o datasheet do modelo do LED que pretende usar na internet e consultar nele quais os valores de tempo e corrente máxima ele aguenta. A corrente máxima costuma ser, conforme citado acima, em torno dos 100mA... Mas note que somente no datasheet você terá as informações precisas, pois se você fizer a corrente máxima do LED (suponhamos que seja de 100mA) circular por um tempo acima do especificado pelo fabricante, você pode queimar o LED...

Quanto a pulsar o led, basta que você monte um oscilador (obedecendo as questões já comentadas quanto ao tempo em que o LED vai ficar aceso) e usar seu sinal para, por exemplo, chavear um transistor que irá acender o LED... Tal oscilador pode ser um 555 na configuração astável, por exemplo.

OBS: o ideal é que sempre que você se disponha a trabalhar num projeto qualquer, procure o datasheet dos componentes envolvidos antes de mais nada!

• Membro VIP
Postado

Faço minhas as palavras co colega cabteixeira.

Tudo depende das características do LED.

Veja este exemplo de led no site da: KINGBRIGHT

clique na tarja amarela para ampliar

Clique na imagem para o datasheet completo

2008-02-02_145022.jpg

Observe que está na tabela 30mA para corrente direta. Mas este valor é o máximo absoluto a uma temperatura de 25° e portanto evite este limite. Em corrente contínua aplique o máximo de 20mA.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu só tenho um problema com a questão do datasheet do led: os leds que eu compro são digamos que genéricos, então eu não sei o fabricante, o que torna quase impossível achar o datasheet do mesmo.

Será que existe um valor que seja digamos que padrão, ou próximo disso para os leds? Tipo 100ma, ou 80ma...

Outra coisa que eu fiquei sem entender: se o led estiver nesse modo "pulsante" ele vai ficar um tempo apagado e um tempo aceso. Isso vai fazer com que haja uma perda de luminosidade, não é?? Então existe alguma relação freqüência versus corrente para ter a maior luminosidade possível com o led?

Valeu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...