Ir ao conteúdo

Norma 80 Plus para fontes...

Rogério Alvarenga

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal...

Sou "observador" do fórum já faz um tempo, e estou estudando fontes de alimentação já faz um tempo... este é um assunto que me fascinou desde o meu tempo de escola e vem me acompanhando até hj... (fiz técnico em eletrônica e curso faculdade de engenharia na área de automação industrial, onde a potência e a precisão de fontes de alimentação são botadas a prova realmente, são de saída única sim - geralmente 24V, mas com correntes elevadíssimas chegando a 80A em fontes um pouco maior que fontes comuns para PCs!!! - mas o básico é o mesmo que fontes de alimentação para PC...), mas não estou aqui para falar de mim, portanto vamos ao que interessa... :lol:

Estava eu estudando fontes e topologias, até que encontrei este site:

http://www.80plus.org/manu/psu/manu_psu.htm

Como podem ver o "80 plus" é uma "certificação" -entre aspas pois não é nada oficial e sim um consenso entre desenvolvedores e fabricantes- que garante o rendimento minimo de 80% para fontes de alimentação!!!! (site todo em inglês, mas nada impossível de ser lido... :D).

Na página que eu indiquei acima, estão listados fabricantes que já produzem fontes de alimentação com rendimento médio de 80%, indicando inclusive os modelos "certificados", portanto, se o modelo que você procura, aquele que promete 85% de rendimento, não esta listado aqui, fique com um pé atrás hehehehe...

Bem é isso, espero ter dado uma parcela a um fórum que já me trouxe tanto conhecimento...

Obrigado

Rogério

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal...

Vale lembrar, somando a informação trazida pelo Rogério, que os fabricantes é que devem submeter suas fontes a homologação do programa 80+. Pode haver alguma fonte que realmente tenha uma eficiência acima de 80% e, pelo fato de que seu fabricante não a tenha submetido a análise, não esteja ainda no programa homologada...