Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cronometro usando feixe de luz


Victor_npb

Posts recomendados

Eu pretendo fazer uma especie de cronometro para uma pista de kart, a minha ideia é fazer o seguinte, colocar um led em um lado da pista e um sensor foto-receptor do outro lado, quando o kart passar ele interrompe o feixe de luz e o computador inicia a contagem, ao dar uma volta ele passa pelo feixe novamente e ele registra o tempo e inicia o tempo de uma nova volta, simples. A minha ideia é fazer a coisa mais simples possivel, ligado a porta paralela ou serial, nada microprocessado nem nada.

Queria o auxilio de vocês para montar meu projetinho.. mas nao sei como começar...

fiz apenas uma ilustração so pra ter uma ideia.

Pq1674F0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que alguem poderia fazer um programinha para mim, ou será q estou pedindo demais?

Edit

resolvi fazer algo diferente...

eu fiz um esquema que acende uma led quando não tem obstaculo (passando luz), mas queria que outro led se acendesse quando ouvesse um obstaculo entre o D1 e T1... mas nao consegui pensar em um esquema que fizesse isso.

em outras palavras é um led acende quando o a resistencia do T1 for 0 e outro led acende quando a resistencia do T1 for infinita.

por favor me ajudem é algo simples...

Pq1uxwT0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Victor.

Experimenta isto aqui.

Os resistores do lado dos transistores precisam ser polarizados de acordo com a tensão que você irá alimentar o circuito.

Nunca ligue LEDs sem resistores.

E com relação ao PC, não posso te ajudar porque eu não programo os bixos.

Boa sorte.

[]'s

post-67551-13884946048167_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado.. mas so nao entendi muito bem como vai funcionar o circuito..

poderia me explicar como funciona no estado T1 aberto e fechado?

outra coisinha os dois leds nao vão ficar acesos continuamente(passando direto do GND ao V+)?

obrigado pela paciencia..

so mais uma coisa pretendo alimentar com 5 ou 6 volts, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Victor.

muito obrigado.. mas so nao entendi muito bem como vai funcionar o circuito..

poderia me explicar como funciona no estado T1 aberto e fechado?

T1 é um fototransistor. Está configurado como chave. Conduz quando houver luz IR em sua base. Havendo luz, T1 satura, e coloca nível 1 (alto) nas bases de Q1 e Q2. Q1 é NPN. Conduz quando um nível alto for colocado em sua base, uma vez que todos os transistores do circuito operam como chaves (corte/saturação). Q1 com nível alto na base conduz, colocando em curto LED3 e R6. Q2 é um transistor PNP. Tensão positiva na base, corta. Cortando, a corrente circula por LED2 e R5, fazendo LED2 acender.

Invertendo o sinal de entrada (cortando a luz do fototransistor), o ciclo se inverte, mas, o sinal que está presente no emissor do fototransistor estará em alta impedância, o que impediria Q2 de conduzir.

R4 então, polariza negativamente a base de Q2, fazendo com que o mesmo conduza.

outra coisinha os dois leds nao vão ficar acesos continuamente(passando direto do GND ao V+)?

Não. Não vão por causa da explicação acima. Nunca haverá uma condição diferente de zero ou um. Ou se está em nível alto, ou se está em nível baixo. Em qualquer caso, um dos dois transistores estará conduzindo, e outro cortado. E sempre haverá um LED aceso, de acordo com a condição imposta à T1.

so mais uma coisa pretendo alimentar com 5 ou 6 volts, o que acha?

Sem problemas! Só precisa dimensionar os resistores de polarização de Q1 e Q2 para essa tensão. Pra esse circuito e pra essa tensão (6V), você pode usar R2, R3 e R4 entre 1K e 10K ohms, e R5 e R6 em torno de 330 ohms.

Boa sorte.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo... tem como aumentar a sensibilidade do T1 sem ter que trocá-lo? tipo o led3 so ta acendendo ate uns 5cm de distancia do led infra, mais que isso ele apaga...

ta funcionanado assim: to usando um foto-diodo ele so tem coletor e emissor e é transparente; tirei ele de um aparelho, ele era usando como um sensor de zero..

tentei colocar um fototransistor destes usados em tvs mas o circuito ficou sempre aberto, o foto transistor tem 3 pinos, coloquei o coletor ligado no v+ do circuito, a base ligado ao Gnd do circuito e o emissor ligado ao R2 2 R3... mas nao funcionou... ai eu voltei o fotodiodo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fototransistor de TV não é fototransistor. É um módulo IR e funciona na maioria das vezes em 38KHz, o que significa que você precisa modular a luz IR nessa frequência pra que ele possa funcionar da forma que foi projetado. Quando o módulo detecta a portadora, sua saída apresenta nível zero. Quando a portadora não é detectada, sua saída apresenta nível 1, ou, o contrário, sei lá :D.

Melhor comprar um fototransistor comum, mesmo. O par LED infra+fototransistor tú paga em torno de 5 reais. Mais jogo!

Os que eu tenho aqui, os LEDs são brancos ou meio azulados, transparentes, e os fototransistores são bem escuros, quase pretos e idênticos aos LEDs, ou seja, são iguais aos LEDs na aparência, o que dá pra confundir bastante.

[]'s

Cara! Quando você não conhecer um componente, tú precisa sempre consultar o datasheet do cara!

O módulo de IR que eu tenho aqui, pino 1 é a sáida, pino 2 é terra e o pino 3 é V+.

Se você ligou errado, provavelmente deve ter queimado o módulo. Com sorte, não!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez colocando o fototransistor em emissor comum e passando R4 para o transistor NPN.

Com esta configuração os foto-transistores têm maior ganho.

desculpa nao entendi.

Fototransistor de TV não é fototransistor. É um módulo IR e funciona na maioria das vezes em 38KHz, o que significa que você precisa modular a luz IR nessa frequência pra que ele possa funcionar da forma que foi projetado. Quando o módulo detecta a portadora, sua saída apresenta nível zero. Quando a portadora não é detectada, sua saída apresenta nível 1, ou, o contrário, sei lá :D.

Melhor comprar um fototransistor comum, mesmo. O par LED infra+fototransistor tú paga em torno de 5 reais. Mais jogo!

Os que eu tenho aqui, os LEDs são brancos ou meio azulados, transparentes, e os fototransistores são bem escuros, quase pretos e idênticos aos LEDs, ou seja, são iguais aos LEDs na aparência, o que dá pra confundir bastante.

[]'s

ate que distancia o seu fototransistor consegue "enxergar" o led ir?

estou pensando em comprar um LDR e acoplar com um laser daqueles de caneta. a pista tem 5 metros de largura e o meu nao ta passando de alguns cm.

A primeira imagem é do foto diodo que estou usando, a segunda é do fototransistor que nao funcionou, e a terceira é do circuito.

fotodiodosmallix9.jpgfototransistorsmalldy0.jpgdsc02893largecn5.jpg

Cara! Quando você não conhecer um componente, tú precisa sempre consultar o datasheet do cara!

O módulo de IR que eu tenho aqui, pino 1 é a sáida, pino 2 é terra e o pino 3 é V+.

Se você ligou errado, provavelmente deve ter queimado o módulo. Com sorte, não!

[]'s

a ligação eu nao tenho certeza se fiz certa mas a identificação dos pinos eu tenho certeza que esta correta, pois testei ele em outro circuito que tenho aqui (o lirc).

este circuito eu pretendo usar assim:

led20irwt1.jpg

quando o kart passar, ele pisca o led 3 e energiza o botao de volta de um cronometro, e ele começa a marcar o tempo, quando der uma volta o kart passa de novo, o led pisca, "apertando" de novo o botao do cronometro, ai ele registra o tempo.

ainda nao ta pronto, falta comprar o cronometro, e resolver o problema da distancia do fototransistor, estou aberto a todas as opinioes.

O sinal do led tem que chegar do outro lado da pista, que tem 5 metros de largura... sem ideias para resolver o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Victor.

soschip tá certo, mas, o circuito não tá funcionando não é por causa do circuito, e sim, por causa dos sensores!

Emissor comum é aterrar o emissor e usar a configuração de coletor aberto.

Nos testes que eu fiz aqui, comecei usando fototransistor e depois passei pra módulo.

Usando LED, sem forçar e montado em protoboard, conseguí a dimensão do protoboard, em torno de 15 cms. Funciona perfeitamente.

Mais uma vez venho te dizer: Esse componente que você diz que é um fototransistor, NÃO É um fototransistor! É um módulo de infravermelho! Na traseira dele, deve ter um número que indica a frequência em que ele trabalha. Se você encontrar 38, significa que esse módulo opera em 38KHz.

Quando eu te disse que pra usar esse módulo você precisaria "modular" a luz, significa que a luz não pode ficar sempre acesa ou sempre apagada. Ela tem que ficar acesa/apagada 38000 vezes em um segundo. Aí, sim! O módulo responde corretamente.

Meu cliente testou um módulo destes, sem lente, e disse que conseguiu em torno de 5mts de distância, o que pra aplicação dele é pouco. A solução pode ser colocar mais um LED em paralelo com o primeiro, ou então usar lentes, pra amplificar o raio de ação da luz IR. Ainda não testei isso, mas, se a distância for muito grande, você também vai precisar usar lentes.

Esse seu LED aí tá muito esquisito! Eu não ví nenhum parecido com este! e LED não tem emissor e coletor. LED tem katodo e anodo! Quem tem emissor/coletor é transistor.

Meu! O mais prático no seu caso é você ir em uma loja e COMPRAR um par LED+fototransitor! Senão, você não vai sair do lugar.

Dá uma olhada no módulo IR. É esse que eu uso.

http://www.photonic.com.br/scr.html

E baixa esse documento aqui. você vai entender o que eu estou falando sobre modulação da luz:

http://www.google.com/url?sa=t&ct=res&cd=1&url=http%3A%2F%2Fwww.electronicsforu.com%2Felectronicsforu%2Flab%2Ffreecircuitslist.asp%3Fid%3D340%26title%3DElectronic%2520Watchdog&ei=rSe-R9_1IZaUes7XvOQN&usg=AFQjCNFCkmu2wGAnuvgApKMHoXKsXOdYnA&sig2=lj9DtvFwvGJ_CmZC_96fWA

No circuito, repare a "porrada" que o 555 dá no LED! :lol: Pra aumentar a intensidade da luz do LED.

Ei, Victor.

Agora é que eu ví a imagem grande!

você tá usando 4k7ohms pra polarizar o LED? (amarelo, violeta, vermelho)? A imagem tá fora de foco...

Se for, é por isso que o circuito não tá funcionando!

você tem que colocar um resistor de 470 Ohms (amarelo, violeta, marrom).

Boa sorte.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor.

Em uma olhada mais detalhada na sua montagem, parece que você inverteu a ligação do BC559.

Visto de frente (chanfro para frente), o coletor é o primeiro pino da esquerda e pela sua foto me parece que o coletor está ligado no emissor do BC548. A ligação é ao contrário.

Baixe o datasheet do 559 pra você ter uma referência:

http://www.datasheetcatalog.net/datasheets_pdf/B/C/5/5/BC559.shtml

Boa sorte.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo a parada do modulo IR eu ja sabia, ele tem que receber um sinal modulado, mas preferi usar luz continua mesmo pra nao precisar de microcontrolador..

a foto do componente transparente é um foto diodo, tem anodo e catodo mesmo.

a resistencia junto ao led ir é de 440ohms mesmo, amarelo-rosa-marrom.

o transistor eu acho que ta ligado certo...

e outra o esquema ta funcionando certo, sem nenhum problema. a unica coisa é que se eu afastar o led mais que uns 8cm o circuito ja nao ta detectando a luz...

ps: to ligando o led em 3,6v.

quanto a ideia que eu dei do src, o que voce acha? sera que vou ter mais algum problema?

o circuito tem que funcionar a 5metros de distancia, e outra é a ceu aberto, será que o sol vai atrapalhar?

você tem me ajudado bastante, obrigado.

foto mais nitida da montagem:

dsc02919sb9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo a parada do modulo IR eu ja sabia, ele tem que receber um sinal modulado, mas preferi usar luz continua mesmo pra nao precisar de microcontrolador..

Isso não vai funcionar! Módulos IR somente funcionam com modulação de luz IR. Eles não precisam de microcontroladores para funcionar. Detectou a portadora, nível zero na saída. Não detectou, nível 1 na saída. Simpes, assim! Ou seja, module a luz e o módulo apresenta nível zero na saída. Interrompa o fluxo e o módulo apresenta nível 1 na saída. Naquele esquema do Electronic Watchdog, tem a forma de modular e detectar a luz pelo módulo.

No site da Politronic tem o datasheet do módulo IR inclusive com um circuito de aplicação.

a foto do componente transparente é um foto diodo, tem anodo e catodo mesmo.

Bom... Eu nunca usei fotodiodo. Somente LED infra e fototransistor. Se a operação do fotodiodo for similar a do fototransistor, acredito que com luz ele deva conduzir.... Mas, se estiver ligado invertido....

No site da Politronic tb existem vários LEDs infra e fototransistores.

a resistencia junto ao led ir é de 440ohms mesmo, amarelo-rosa-marrom.

Rosa não existe em definição de resistores. você deve estar se referindo ao violeta, né? Mas, se rosa for violeta (???? ehehehehehe) o resistor está certo.

o transistor eu acho que ta ligado certo...

Pela imagem não está. O transistor tá ligado invertido. Os chanfros, na sua montagem, devem ficar em oposição, conforme o datasheet do 559 e o esquema que eu te passei. Emissor do 548 ligado ao emissor do 559.

e outra o esquema ta funcionando certo, sem nenhum problema. a unica coisa é que se eu afastar o led mais que uns 8cm o circuito ja nao ta detectando a luz...

ps: to ligando o led em 3,6v.

Aí muda a resistência que vai em série com o LED. O datasheet do LED infra indica uma corrente máxima direta de 50mA. Com 3,6V, comece com um resistor de 100 ohms. Teste a distância e vá diminuindo o valor do resistor até chegar em 47 ohms. Não coloque resistor menor do que esse que o LED vai pro espaço. Isso, pra trabalhar com 3,6V. Se aumentar a tensão... té logo! E tem que ver tb se o seu LED aguenta esses 50mA.

100 ohms é a resistência pra trabalhar na margem segura. Abaixo disso é viver perigosamente :lol:

quanto a ideia que eu dei do src, o que voce acha? sera que vou ter mais algum problema?

Não ví menção disso em lugar nenhum. Não seria SCR? O que é SRC? Se for SCR, esse dispositivo é usado em etapas de potência. Por hora, seria melhor você resolver primeiro a etapa de detecção que você precisa pra depois se preocupar com potência....

o circuito tem que funcionar a 5metros de distancia, e outra é a ceu aberto, será que o sol vai atrapalhar?

Sem modulação pode ser que sim! O circuito primeiro precisa funcionar pra depois ser testado, mas, acredito que nessa distância usando somente LEDs sem lentes você não vai conseguir. Pra isso, precisaria aumentar a quantidade de luz IR emitida, aumentando a quantidade de LEDs emissores, e caso não funcione, vai haver a necessidade de se pensar em lentes.

É, velho! Eletrônica é cheia de firulas. :lol::D

Na teoria é uma coisa! Na prática é outra! MAs, no final a gente chega lá! Ou, não! :lol:

Bóra, testar!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não vai funcionar! Módulos IR somente funcionam com modulação de luz IR. Eles não precisam de microcontroladores para funcionar. Detectou a portadora, nível zero na saída. Não detectou, nível 1 na saída. Simpes, assim! Ou seja, module a luz e o módulo apresenta nível zero na saída. Interrompa o fluxo e o módulo apresenta nível 1 na saída. Naquele esquema do Electronic Watchdog, tem a forma de modular e detectar a luz pelo módulo.

No site da Politronic tem o datasheet do módulo IR inclusive com um circuito de aplicação.

Talvez eu utilize o circuito de 38khz, mas vou precisar de um oscilador, será que o 555 serve? o problema é que na minha cidade nao tem este CI pra comprar...

Rosa não existe em definição de resistores. você deve estar se referindo ao violeta, né? Mas, se rosa for violeta (???? ehehehehehe) o resistor está certo.

Isso, eu quis me referir a violeta mesmo..

Pela imagem não está. O transistor tá ligado invertido. Os chanfros, na sua montagem, devem ficar em oposição, conforme o datasheet do 559 e o esquema que eu te passei. Emissor do 548 ligado ao emissor do 559.

engraçado, voce olhou a ultima foto que eu coloquei? eu vou inverter e fazer o teste...

Aí muda a resistência que vai em série com o LED. O datasheet do LED infra indica uma corrente máxima direta de 50mA. Com 3,6V, comece com um resistor de 100 ohms. Teste a distância e vá diminuindo o valor do resistor até chegar em 47 ohms. Não coloque resistor menor do que esse que o LED vai pro espaço. Isso, pra trabalhar com 3,6V. Se aumentar a tensão... té logo! E tem que ver tb se o seu LED aguenta esses 50mA.

100 ohms é a resistência pra trabalhar na margem segura. Abaixo disso é viver perigosamente :lol:

o que vou fazer os testes, mas eu olhei a luz do led pela webcam, e a luminosidade me pareceu boa.

o resistor de 440ohms é pra qual tensão?

Não ví menção disso em lugar nenhum. Não seria SCR? O que é SRC? Se for SCR, esse dispositivo é usado em etapas de potência. Por hora, seria melhor você resolver primeiro a etapa de detecção que você precisa pra depois se preocupar com potência....

Desculpe, na hora de escrever eu confundi com SRC de programação... (to ficando doido.. hehehe) eu quis dizer LDR, utilizar um ldr com um laser daqueles de chaveiro ou canetas...

vdiv1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você precisa que o transmissor e o receptor estejam "sintonizados" (LED e diodo) senão a luz do sol vai atrapalhar. fiz um circuito desse para monitorar a passagem de carros.

Com lente da para passar de 10m, sem 4m talvez 5m, não posso garantir.

meu maior problema foi encontrar um foto diodo que funcionasse corretamente, encontrei mas, não sei sua especificação, arrematei um estoque de um distribuidor que nem sabia o que estava vendendo.

Vou tentar achar o circuito pra colocar aqui.

Se trata de um circuito comercial, testado e aprovado. Penso que ninguém vá fabrica-lo para venda pois hoje tem circuitos mais bem elaborados que esse.

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor. Pra você testar seu módulo, você vai precisar desse circuito aqui, que por sinal, está desenhado integralmente naquele documento do link que eu te passei lá atrás....

Créditos: TAPAN KUMAR MAHARANA

você pega a saída do sinal no coletor de T1. Mas vê se não inverte o transistor, hein?!?!? eheheheheheheh

Agora, como você pode ver no documento, cada módulo tem sua pinagem específica. Consulte o fabricante do seu módulo para saber a pinagem correta.

Boa sorte.

[]'s

post-67551-13884946121088_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Proponho algo mais simples que usei muito pra testar controles remotos.Os resistor de 100R e 470R limitam a corrente e se inverter a polaridade do receptor, ele não queima, simplesmente não funciona. Já testei muitos receptores sem saber a pinagem e nunca tive problema de danificar por inversão da pinagem. Apenas mantenha o contrele apontado para ele e ligue a alimentação de 5V. Se piscar, está certo e funcionando. Se não, inverta os pinos. São apenas 3 possibilidades...

Esqueci de tirar o capacitor do esquema. Retire-o para que não armazene energia e possa danificar o módulo em caso de inversão.

2008-02-24_070734.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas quanto ao modulador/oscilador de 38khz do led IR para o transmissor, não tem outra forma mais simples de fazer nao ne?

acho que vou ter dificuldade para calibrar o circuito para obter os exatos 38khz...

acho que a melhor solução vai ser usar o modulo IR com um oscilador para o led em 38khz mesmo. porque tava pensando aqui agora... se o sinal estiver modulado, ele vai diferenciar do infravermelho do sol, vai tirar a interferencia e tambem acho que o alcance vai ser maior com um modulo ir do que dos fototransistores...

quanto a pinagem do modulo ir... eu tenho o pinout aqui certo, porque da onde tirei tava escrito assim v+, gnd, out... (nao nesta ordem mas tenho anotado)

mais uma vez, obrigado pela paciencia de todos aqui que tem me ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma ai colega.

Vou passar o esquema que montei. Vai acabar com sua aflição, funciona muito bem.

Não precisa ajustar, só deve achar um fotodiodo que de o rendimento para o circuito.

Estou procurando.

Até mais

Desculpa o tipo de foto mas, no celular só dá isso.

Eu não passo meus circuitos para arquivos, só faço no papel e lá fica.

Os desenhos dos PCI tenho no computador.

Esse projetinho é muito bom, não falha.

Qualquer dúvida!!!!!!

Transmissor

Não dá para ver mas os outros resistores são de 10K

transmissor.jpg

Receptor

receptor.jpg

opção para saída com relé

rel.jpg

Placa montada trasmissor

ptrans.jpg

Placa receptor usando relé

precep.jpgTipo de fotodiodo

fotodiodo1.jpg

fotodiodo2.jpg

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!