Ir ao conteúdo

De esquema para PCB

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Tem programas que fazem... Mas eu, particularmente, não gosto, pois eles geram trilhas muito finas (fáceis de estragar durante o processo de corrosão e difíceis de desenhar manualmente), muito próximas umas das outras e algumas vezes absurdas (tipo uma trilha passando entre dois terminais de um CI)...

No início, projetar o layout da placa é complicado, mas a medida que você adquire experiência, fica mais fácil... A algum tempo atras tinha escrito algo sobre este tema aqui, mas não sei pra onde foi... Só procurando...

Postado

Procurei por "PCB" e por "circuito impresso". Nada que me ajudasse... Tô iniciando, mesmo.

Se tem software, quem sabe, né? Bem que eu gostaria de saber quais são.

Andei xeretando mas... como saber, por exemplo, o tamanho dos componentes? Será que há réguas com os tamanhos?

Deve haver livros, apostilas... qualquer dica é bem vinda.

• Membro VIP
Postado

Baixe o Proteus.

É possível definir tudo nele. Desde a largura das trilhas até as distâncias mínimas entre elas. Também pode desenhar o lay-out manualmente.

Também e uma ótima ferramenta de simulação.

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-proteus-resolvido/505492?t=505492&highlight=proteus

Exemplos criados no proteus e confeccionados em casa.

2008-02-21_074435.jpg

2008-02-21_074339.jpg

Postado

Tenta achar o programa TCI, é Francês.

Pra mim é muito bom mas, só faz manualmente. Resolveu meus problemas, fiz e faço muitas placas com ele há pelo menos 4 anos. Muito simples de trabalhar. Imprimo na laser passo como transfer para a placa, resultado satisfatório.

Até mais.

Postado

Proteus! Baixei e... Caramba, que ferramenta! Dá até prá simular o esquema funcionando! E medir as tensões, por exemplo, com um multímetro virtual! Só falta poder colocar um autofalante virtual e ouvir o som que vai dar, hehe...

Mas não é fácil de usar, eu não consegui nem colocar um resistor. Devia ser mais intuitivo, você pegava o resistor numa tabela de componentes, arrastava pro lugar, largava lá e pronto... O programa calculava o circuito impresso.

Vamos ver se acho o tal TCI, que o colega Gelson falou...

• 3 semanas depois...
Postado

Bem, descobri o PCBWizard, no Shareaza. É bem fácil de usar.

Disponível nas melhores redes de P2P do ramo ;)

Por mim, tá resolvido. Grato a todos.

Postado

Tópico Bloqueado, Caso Resolvido, se o autor precisar do tópico é só me mandar uma mp solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!