Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver para Motor DC


Antonio_Junior

Posts recomendados

Amigos,ja postei algo parecido num topico antes,mas o topico e velho e não quero desenterra-lo alem da duvida ser mais especifica.

Tenho um carro de controle,com um motor dc 3v.A placa de controle alimenta o motor com os 3v.Recentemente,troquei o motor(modificando a engrenagem)por um de 9 volts.Ai entra a duvida:Como fazer uma especie de driver que com,os 3 volts,acionace o motor com uma bateria de 9 volts?E,que,logicamente,suportace a inversão de tensão,para o carro da ré.

Abraços!

EDIT:Achei o topico velho: http://forum.clubedohardware.com.br/driver-motor-dc/477904

Aproveitando a ideia do cabteixeira,o que dá pra fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soschip,estou sem palavras!:o

Você matou a charada!era isso que eu precisava!

Bem,algumas duvidas de iniciante

Tenho que fazer o circuito descrito no datasheet,certo?No lugar da entrada do C.I. ligo os polos la na placa,ok?Em que tipo de sucata encontro esses ci's?Vi no datasheet algo com video cassetes!Além deles,o que mais?:(

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São bastante comuns em mini-systems para controlar os motores do toca-CD. Procure algum destes e informe pra vermos como ligar.

também são baratos em lojas.

Ok!

Só adicionando,vi que alimentação de alguns no seu respectivo datasheet era de 12 volt's,isso bate?

Ah,só pra não criar um novo topico,como obter 9 volts a partir de 12 usando um lm317?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você já disse que é 3V, mas quantos fios e como são os níveis que fazem os comandos de reversão e parada?

Tem que montar uma tabela verdade.

Assim soschip,a placa manda 3 volts,e o (novo)motor é de 9 volts.

Os niveis ficam assim:

Há dois fios para o motor,um + e um -,ficando assim:

Para frente,+ e -

Para trás,- e +,

Não há parada.

Ou seja,e uma ponte H,apenas invertendo o motor para positivo ou negativo.Portanto o circuito se resume nisso,receber esse sinal e por intermedio de um transistor ou outra coisa aplicar os 9 volts provenientes de uma bateria no novo motor,com a observação apenas de tambem inverter a tensão.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soschip,

estive olhando na net drivers desse tipo com transistores.Para a corrente citada poderiamos usar transistores mais ''fortes'' digamos assim.Quanto a questão da inversão poderiamos usar dois desses drives:Um para quando estivesse + e - e outro quando estivesse - e + .O que acha?

Alguém tem alguma outra sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!