Ir ao conteúdo

Estabilizador antigo e pesado TEKTRON são bons?

knraf

Posts recomendados

Postado

Olá, a todos.

Tenho um estabilizador TEKTRON antigo que eu usei no meu Pentium MMX 166Mhz e funciona até hoje. Gostaria de saber se ele é um bom estabilizador?:)

Obrigado, por ler este tópico.

Postado

Foque mais no que é necessário e naquilo que é desnecessário.

Por melhor que seja um estabilizador ou melhor, regulador de tensão, precisa-se se analisar a sua necessidade.

Reguladores de tensão pra fontes de PCs, consideradas fontes modernas já há vários anos, não necessitam de regulagem de tensão externa e quando precisa são casos extremos e que muitas vezes um mero estabilizador não resolve o problema e funciona como um simples paleativo.

Agora pra não deixar de responder sua pergunta. Estabilizadores pro mercado SOHO estão sempre passando por revisões de normas com o passar dos anos, sendo muito provável que seu modelo antigo seja menos seguro pro usuário do que os modelos dentro das ultimas normas. Não to dizendo que é, to dizendo q pode ser... Há testes feitos por órgãos competentes que demonstrou a infeficácia e risco trazido por estabilizadores pra segurança pessoal e até certo ponto os testes demonstram a sua ineficiência no quesito proteção e performance. Eu ainda espero ver um teste divulgado nos meios de comunicação em massa desmonstrando a ineficiência técnica desses produtos, testes de perfomance, proteção pros equipamentos e real necessidade do seu uso. Mas duvido que isso acontecerá tão cedo. O primeiro dia que divulgarem que um teste desse vai sair na TV, os fabricantes vão entrar com algum tipo de recurso judicial pra barrar a divulgação porque eles sabem muito bem que regulagem de tensão em fontes modernas é algo desnecessário. Mas os lucros falam mais alto. A crença tá na cabeça do povão de que estabilizador protege contra raios! Contra "picos" de luz! É o que ouço frequentemente. Se elas ao menos soubessem...

Então, seu estabilizador pode ser apenas bom no quesito capacidade de carga. O peso dele vem quase todo do transformador. Pode ser que ele use um transformador grande, que vai dar digamos 1000VA reais, ao invés de casos em que nominalmente é um 1000VA, mas na pratica nao passa de um 300 ou 400VA, apenas isso. Sem abri-lo pra te dizer se é "bom" ou ruim, difícil... Ruim é fácil e certeiro dizer que ele é! :)

Postado

Olá a todos.

Obrigado por responder "_rau_" :). Li seu texto, é bem explicativo, concordo com a mesma opinião, que deveria ter um teste que mostrasse na televisão, a baixa qualidade dos estabilizadores que é vendido aqui no Brasil, a Rede Globo poderia exibi-lo na programa dominical "Fantástico", no estilo IMMETRO, é uma vergonha aqueles FILTROS de Linha que vendem nos hipermercados e nas lojas de Informática de varejo, não passam de meros extensores de tomada, muito legal, mesmo o seu texto, quanto ao estabilizador Tektron, estou pensando até em trocá-lo por um melhor, o problema continua sendo o preço, é claro que não quero levar um estabilizador pelo preço mínimo de R$ 40,00 :o, o modelo da Tektron , o que eu tenho é bem pesado para um estabilizador, teve ter uns 4Kg. Eu não abri ele. O único problema dele é que acende o Led ON power, só de vez em quando.:huh:Mas liga normal.

Postado

Um teste já teve, mas o teste se focou mais na parte da segurança ao usuário tb de certa forma na sua eficácia técnica, quem fez o teste foi a Proteste em 2005 e passou no fantastico, mas esse teste deveria ser revisto com novo os novos produtos e ser mais abrangente no que diz respeito às medições de tensão de entrada e saida em diversas condições, tempo de resposta, habilidade de fontes comuns do mercado trabalhar com o sem o estabilizador, proteção anti-surto, filtragem, etc. Gostaria de ver esse teste bem mais completo, desbancando o mito do estabilizador se possivel. Acho que isso tá mais pros Mithbusters! Só que lá nos EUA quase ninguem usa estabilizador...

Como eu disse, o teu deve ter um transformador bem massudo, o que não de certa forma é bom.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...