Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD seagate com problema


sgthector

Posts recomendados

Caros colegas,

tenho um HD seagate de 200gb que ta apresentando um problema.

De uns tempos pra ca o winxp comecou a travar, formatava e em pouco tempo voltava o problema. Ate que um belo dia parou de dar boot. Travava no logon, as vezes na tela preta com logo do win, as vezes na tela azul, logo apos a preta.

Bom...no inicio desconfiei de outros itens do PC, pois meu pc e fruto de diversos upgrades, e muitos itens nele sao um tanto quanto antigos.

Ao colocar outro HD velho q tenho aqui, veio a confirmacao que o problema era no HD.

Esse Hd defeituoso, é um seagate de 200gb, barracuda 7200.7, com cerca de 4 anos de uso.

Depois de instalado o xp no outro hd reserva, nao consigo nem copiar os dados desse de 200gb. As vezes a bios nao o detecta, quando detecta o winxp tenta passar checkdisk nle. Algumas vezes trava, outras nao....

ja dentro do win cheguei a conseguir copiar alguns dados, porém logo depois parou.

Quando ele chega a aparecer no winexplorer algumas vezes ele de repente some, e nao volta mais.

Ja testei o HD em outra maquina, e acontece o mesmo que ocorre na minha.

Bom....em funcao dos dados que tenho nele, gostaria de saber o que posso fazer para recupera-los. Andei sondando valores dessas recuperações de dados, porém sao extremamente caros.

Pensei em trocar a placa logica dele, porém gostaria de saber de vocês se vocês acham que com isso eu terei alguma chance, pois nao quero trocar isso à toa.

Qualquer outra Sugestão sera bem vinda.

Estou deixando abaixo o primeiro post que fiz sobre esse problema, antes de ter certeza que o problema era o HD, talvez possa ajudar na formacao de opinião de vocês.

Desde ja agradeco pela atencao.

Valeu...

Srs, SOCORRO!

Preciso de uma ajuda de vocês. Meu PC está apresentando um problema que não estou conseguindo identificar a fonte.

Vou tentar fornecer o maximo de informações para vocês terem como formar um bom palpite.

Segue as config. de hardware:

MO: Asus A7V8X-X, bios 1010

Proc: Athlon XP 2.4

Mem: 512mb(2x256) generica e antiga(+/-5anos de uso)

Video: GF4MX agp 8x 128mb

HD: Seagate de 200Gb + seagate 10gb(reserva)

3 driver de cd: DVD-RW, CD-RW, DVD-rom

Fonte generica, não sei potencia.

Win Xp Sp2

Historico do problema:

já a algum tempo comecou a aparecer a tela azul no XP, falando algo sobre falha de leitura e despejo de memória fisica além de apresentar um codigo de erro que era sempre diferente, sempre de forma intermitente e sem um motivo aparente. Julguei ser problema do XP mesmo, e o formatei. Depois de algum tempo o problema voltou a aparecer, e dai pra frente cada vez mais frequente, porém ainda sem conseguir relacionar a um momento expecifico. Acontecia a qualquer momento, as vezes realizando tarefas pesadas, outras nao. Algumas vezes no boot. O mais engracado é que sempre que da a tela azul, ou quando o XP trava, ao reiniciar a BIOS não detecta o HD, nem no post nem na propria bios. Sou obrigado a desligar totalmente o pc(desligar a energia) e ligar novamente.

A uma semana atras parou de vez. não inicia mais o XP, nem em modo de segurança. As vezes vai na tela azul com a mesma mensagem de erro, outras simplesmente reinicia, e ai não detecta o HD.

Comecei a suspeitar da memoria. já desmontei toda a MO e limpei tudo, principalmente as memo, passando borracha. não resolveu.

Hoje coloquei pra rodar um HD velho que tenho aqui(10gb). Instalei o XP e esta funcionando relativamente bem. porém, ainda continuo tendo esse problema de a bios não detectar o HD quando o XP trava.

Estou com esse HD velho(10gb) como master, e o que estava antes como slave(200gb). Se eu deixar o win iniciar sozinho ele cai no scandisk e trava, ai quando reinicia não detecta nenhum dos dois HDs. Preciso fazer o processo de desligar e ligar novamente.

Bom.....a meu ver, tudo indica que seja o HD, porém o que explica essa situação de a bios não detectar o hd quando apos uma reinicializacao. Isso com certeza comecou junto com o problema, se é que não faz parte do problema. Tenho certeza que isso comecou agora pois o win já travou varias vezes antes e eu apenas o reiniciava e voltava normal.

Essa e a primeira duvida, o que explica essa situacao anormal de a bios não detectar o HD apos um reset????

Nessas mexidas pela bios notei que as voltagens estão um pouco abaixo do normal. Alias, estão um pouco abaixo do valor nominal, veja:

Vcore esta em 1,63v

3.3v esta em 3,16v

5v esta em 4,86v

12v esta em 12,6v

Sera que essa diferenca pode estar causando o problema????

Instalei o HDtach, mas não consigo realizar os testes ate o final o HD suspeito(200Gb), e não consigo ver nenhum relatorio dele para postar junto.

O HDtune nem detecta o tal HD.

Na situação atual, não consigo nem abrir o HD de 200gb atraves desse xp instalado no de 10gb, para que eu possa fazer um backup e formatar ele, mas acho que isso não vai resolver. Quando tento ler esse hd suspeito praticamente trava o xp.

E ai, qual a opinião de vocês apos toda esse historia???

não estou podendo sair trocando peca à toa, ate porque, para eu trocar qualquer peca nesse pc está meio caro, pois o hd é IDE, as memo são DDR, etc....

Fico no aguardo urgente!!!

Muito obrigado desde já!

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra> Apesar de o topico estar com muito texto, apenas as primeiras linhas descrevem o problema. O restante é apenas um outro topico que eu postei antes de ter certeza que o problema era o HD.

Minha duvida atual é como eu posso ter certeza que o probleme é a placa logica do HD, e baseado em todo o historico do problema, se os foristas teriam alguma outra ideia do problema, ou possivel solução.

De qualquer forma, vou tentar reestruturar o texto.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!