Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC econômico para Internet e NAS


faller

Posts recomendados

De início pareceu uma boa essa D945GCLF, porém olha esse tópico: http://www.silentpcreview.com/forums/viewtopic.php?t=48431

Com o seguinte equipamento:

Intel D945GCLF + Atom 230 (CPU-Z says it's a Z530)

1GB Kingston DDR2-533, timings: 4-4-4-12

Seagate 160GB, 7200rpm 3.5" HDD (will be replaced with a CF card later)

NEC DVD-RW (will be disconnected later)

Fortron 300W ATX PSU

O cara reportou os seguintes resultados:

IDLE after booting up Windows XP:

Int: 32*C

CPU: 38*C

Rem: 35*C

Power: 44W

FULL LOAD (after running wPrime/1024M for ten minutes, both logical cores):

Int: 35*C

CPU: 45*C

Rem: 38*C

Power: 47W

Next, I disconnected the chipset fan to see how the temps would be affected.

IDLE (after five minutes without the fan):

Int: 37*C

CPU: 52*C

Rem: 45*C

FULL LOAD (after running wPrime/32M for approx. two minutes):

Int: 39*C

CPU: 66*C

Rem: 49*C

Os resultados estão bem piores que os obtidos pelo faller com a VIA C7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você que é daqui do estado, onde você achou esse combo?

Tenho aqui em casa guardado um combo M789CG da PC chips com VIA C3 Samual 2 2000+(800MHz/133) e 128Mb DDR, que deve servir para montar um sistema para baixar arquivos. Só que estou sem HD IDE para montar.

Duas alternativas seriam ou a compra de um HD IDE de uns 80 a 160 GB que sairia uns 170 reais, ou a compra desse combo PC-1 com Via C7 mais um pente pequeno de memória, que parece ser uma boa escolha, já que tenho um HD sata de 400Gb sobrando no meu micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, você que é daqui do estado, onde você achou esse combo?

Eu comprei com o Tiago, da Overtec, em Porto Alegre a placa mãe PC2500 + CPU VIA C7 já montada o com cooler.. Tive que encomendar e esperar uns 20 dias..

Fone da Overtec: 51 33113566.

Minha máquina de 28 Watts está rodando desde o início desse ano, sem parar nem um instante..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou montar uma dessa. Já estou negociando uma C7-D usada no mercado-livre, irá sair por R$150,00

Pretendo fazer um downclock, trocar o cooler por um dissipador passivo e usar USB ao invéz de HD. O único grande problema inicial será a fonte (genérica); depois vou olhar com um amigo que entende de eletrônica, sobre fazer uma específica - acho desperdício uma fonte de 300w por exemplo.

Mas farei aos pouquinhos, daqui alguns meses, quando estiver com o sistema rodando, posto fotos e resultados :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O único grande problema inicial será a fonte (genérica); depois vou olhar com um amigo que entende de eletrônica, sobre fazer uma específica - acho desperdício uma fonte de 300w por exemplo.

Adotei uma dessas de 300 Watts por não ter alternativa com menor potência e com a eficiência que eu queria. É muito difícil, praticamente impossível, se achar fontes menores e ainda assim com PFC ativo e eficiência alta. A genérica que eu tinha antes não tinha PFC a tinha uma eficiência muito pobre, não chegava a 60%. Nesse caso meu NAS demandava 42 Watts. Com uma fonte boa, mesmo sendo de 300 Watts, ele baixou para 28 Watts. Nem é a questão da energia poupada, mas sim a certeza de que tinha atingido um vale de consumo. Menor que aquilo não conseguiria..

Fazer a fonte, com potência menor talvez seja uma boa sim, mas muito dificilmente conseguirá uma eficiência maior. Nesse caso o consumo subirá..

Mas dou força... Busque esse caminho e nos deixe sabendo. A cada dia que passa novas alternativas de baixo consumo se apresentam..

A minha próxima montagem haverá de ser um HTPC de alto desempenho, mas com baixo consumo. Esse C7 da VIA não se mostrou eficaz para rodar vídeo de alta resolução. Estou estudando o VIA nano para a aplicação..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como vocês fazem pra medir o gasto de energia? Só com multímetro mesmo? Valeu!

O ideal é usar um medidor de consumo como o Kill-a-Watt: http://www.waz.com.br/diversos/p3_p4400.php?codprod=91147

Esse aparelho é intercalado entre a tomada e a entrada do aparelho de que se quer medir o consumo. Tem boa precisão e mede potência em watts e volt-amperes, fator de forma, freqüência, além da tensão da rede e corrente demandada pelo equipamento em teste.

Obs.: Procure ver o preço em outras lojas além da que indiquei; o preço varia bastante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

No ML tem um anúncio desta placa via por 175 com 512 Mb de memória.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80722657-kit-via-memoria-512-_JM

Aqui tenho uma placa de rede e um gabinete de P4 parado. A ideia é juntar isto e mais dois HDs de 250 Gb e fazer um servidor (com algum RAID) para minha casa, utilizá-lo para firewall, fazer o QoS da rede (tenho voip e as vezes o velox não ajuda quando estou no youtube e quero falar pelo tel VOIP), e ter a possíbilidade de acessar o servidor remotamente, além de começar a baixar arquivos.

Pergunto se esse kit VIA poderia me dar essas soluções rodando com linux, além é claro do mais importante, o baixo consumo de energia.

Abs,

Cristiano.

powered by eeePC 701

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Também estou precisando deixar um computador para esse fim, tenho uma conexão 3g da claro (modem USB) e no momento estou usando um notebook relativamente antiguinho para compartilhar a conexão.

Um mini-notebook toshiba 3480 (pentium 3 600mhz / 128mb / hd 40gb) está com windowsXP mas sinto que falta mais memória, pois quando uso o acesso remoto (vnc) e tento abrir um site para baixar torrents por exemplo o bichinho fica muito lento, já alterei a aparência para "melhor desempenho" desativei a recuperação do sistema mas não tem jeito continua carroça quando usa a memória virtual.

Tenho tb uma placa mini-itx, uma das primeiras que saiu, com processador Via Samuel 2 de 800mhz, o desempenho dela é ruim para qualquer aplicação multimidia, mas roda bem windowsXP e programas de torrent e o emule. Estou testando ela com um pente de memória de 256mb e um hd de 80gb IDE.

Estou fazendo uns testes para ver com qual equipamento deixo em definitivo, estou pensando em instalar windows 2000 no notebook para ver se ele roda mais livre com os 128mb pois esse note usa memória microdimm que é bem difícil de achar e o máximo que ele suporta é 192mb (64mb onboard e mais um pente de 128mb) estou tentando dar preferência para usar ele pois consome menos energia e é mais compacto e silencioso.

Só pro curiosidade rodei o teste de calculo do Pi (1M):

No notebook Pentium 3 600mhz: 3min e 6seg

Na placa mini-itx: 14min e 54s (é isso mesmo..rsss)

No meu notebook de uso (centrino 1.7ghz/ 1gb ram) 47seg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Esse aparelho se chama Kill-a-Watt, e é um medidor de energia consumida por algum aparelho do qual se queira medir o consumo. Mede em Watts em VA, mede corrente, tensão e frequência da energia. Mede também Fator de potência.

Eu o importei, comprei no e-bay, mas tem a venda agora no Brasil.. https://www.waz.com.br/diversos/p3_p4400.php?codprod=91147

Momentaneamente está em falta na WAZ, mas se você procurar por ai é bem possível que encontre em outro lugar..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP
Ola

Quero fazer algumas perguntas sobre seu projeto.

O que você acha da fonte ZM360B-APS ?

http://zalman.com/ENG/product/Product_Read.asp?idx=41

Qual a placa utlizada ? (PC3000E+ e PC2500)

A placa é essa daqui: http://www.phitronics.com.br/pc2_2.php

Já vem com CPU e cooler montado, pronta para funcionar. Só colocar o pente de memória, HD e fonte, e partir..

A fonte da Zalman, essa dai, ZM360B-APS é a fonte que uso tem mais de 2 anos em minha máquina na qual estou digitando. É uma fonte ótima, não a escuto e veja que não raras vezes trabalho de madrugada no mais absoluto silêncio. Recomendo a mesma para uso em configs que demandem até uns 290 Watts, de modo tranquilo, para sobrar energia para futuros up´s e para ela trabalhar não exigindo sua máxima disponibilidade.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Estive olhando o diferenca preco entre PC2500E e PC3000E+ e de 10 reais o que você acha de comprar PC3000E+ ?

Nao entendo muito de eletrica comprando essa fonte Zalman consigo atinger os 30 Watts?

desculpe as perguntas ... mais fique empolgado com o seu tutorial. Vou fazer um firewall em linux com down/up p2p e torrent e compartilhar arquivo 24 x 7. :_

Caso a fonte nao sirva queria saber como você conseguiu importar a fonte http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817151058 . Pois nao consigo essa fonte aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

Estive olhando o diferenca preco entre PC2500E e PC3000E+ e de 10 reais o que você acha de comprar PC3000E+ ?

Nao entendo muito de eletrica comprando essa fonte Zalman consigo atinger os 30 Watts?

desculpe as perguntas ... mais fique empolgado com o seu tutorial. Vou fazer um firewall em linux com down/up p2p e torrent e compartilhar arquivo 24 x 7. :_

Caso a fonte nao sirva queria saber como você conseguiu importar a fonte http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817151058 . Pois nao consigo essa fonte aqui no Brasil.

O que mais importa para economia é uma fonte com ótima eficiência. Até acho que uma ST380P-AS se comportaria melhor, no tocante eficiência, que essa Zalman. E essa ST380P-AS tem para vender no Brasil e é mais barata até que a Zalman. Faria com ela, hoje em dia...

Se vais conseguir tão pouca potência. Tudo indica que sim. Veja que além de retirar o CD/DVD tão logo baixei o SO, também não coloco nele mouse, nem teclado, nem tampouco PV, pois nem monitor tem.. Opero o mesmo com VNC. Deves sim conseguir a mesma baixa potência..

Logo mais, mes que vem, quando ele fechar um ano, vou passa-lo de debaixo da mesa para cima da mesma, desmontar, tirar umas fotos e colocar no tópico, como festa de um ano ligado 24/7...

Quanto a usar o 3000 em vez do 2500, continue comparando as placas e versão de processador. Numa olhada assim por cima não vi diferença muito significativa em desempenho nem em economia. Mas essa informação não é definitiva.. Procure comparativos .. Alguém deve ter montado essa criança ai com a placa 3000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Faller,

estou querendo saber se consigo chegar perto do seu consumo, utilizando um amd semprom LE 1650 (fonte ST380-PAS) fazendo underclock. porque quero tbem ter possibilidade de utilizar essa maquina para outras coisa no futuro.. tipo um htpc tbem.

A idea era utlizar o linux para fazer um NAS e firewall.

O que você acha Faller ? Consigo ?

mesmo: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
estou querendo saber se consigo chegar perto do seu consumo, utilizando um amd semprom LE 1650 (fonte ST380-PAS) fazendo underclock. porque quero tbem ter possibilidade de utilizar essa maquina para outras coisa no futuro.. tipo um htpc tbem.

A idea era utlizar o linux para fazer um NAS e firewall.

O que você acha Faller ? Consigo ?

mesmo: [email protected]

Difícil dizer, não encontrei muitos dados dessa CPU.. Não sei se teria desempenho para HTPC...

http://forum.clubedohardware.com.br/pfc-ativo-passivo-duvida/98475

Andei lendo sobre fontes com PFC e pelo que entendi é que aqui no Brasil não ganho na conta de energia. Realmente ouve economia de eneria depois da instalação da fonte com PFC?

Então andou lendo errado, desatualizado.

Em primeiro lugar o PFC não se destina a economia do PC. Sua função e seus objetivos são outros. Além de tudo energia elétrica tanto aqui no Brasil quanto na Europa ou na Tazmânia tem as mesmas características e absolutamente não são condicionadas às fronteiras. Dizer que o PF ativo não tem valor algum no Brasil seria mais ou menos o equivalente a dizer que a lei da gravidade não vale no Brasil.

Leia esse Tópico, aliás fixado aqui no fórum: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Depois conversamos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá Faller

Primeiramente, meus parabéns pelo projeto e pela iniciativa. Quem como eu tem um pc de downloads gastador de energia, com toda a certeza se interessou pelo seu projeto!

Tenho apenas três questões para esclarecer:

- Essa mobo do seu projeto só tem duas portas Sata1, correto? Dá para usar uma HD Samsung de 1TB Sata2 com ela, por exemplo?

- A outra questão que fica é em relação a leitura de videos pela rede. No meu caso, tenho um pc de mesa e um HTPC (que atualmente também é meu server de downloads).

Tem como carregar pela rede videos 720p que estejam armazenados no micro do seu projeto? Por exemplo, assistir pelo HTPC, através da rede, um video armazenado no nas?

Pela mobo Via ter um processador modesto, não tem problema de ficar travando o video ao fazer esse "streaming via rede"?

- Você me recomenda alguma fonte com uma boa eficiência? Quero atingir o melhor resultado possível no quesito economia de energia. De preferência alguma que seja encontrada no mercado nacional.

Muito obrigado!

Até

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Faller

Primeiramente, meus parabéns pelo projeto e pela iniciativa. Quem como eu tem um pc de downloads gastador de energia, com toda a certeza se interessou pelo seu projeto!

Tenho apenas três questões para esclarecer:

- Essa mobo do seu projeto só tem duas portas Sata1, correto? Dá para usar uma HD Samsung de 1TB Sata2 com ela, por exemplo?

- A outra questão que fica é em relação a leitura de videos pela rede. No meu caso, tenho um pc de mesa e um HTPC (que atualmente também é meu server de downloads).

Tem como carregar pela rede videos 720p que estejam armazenados no micro do seu projeto? Por exemplo, assistir pelo HTPC, através da rede, um video armazenado no nas?

Pela mobo Via ter um processador modesto, não tem problema de ficar travando o video ao fazer esse "streaming via rede"?

- Você me recomenda alguma fonte com uma boa eficiência? Quero atingir o melhor resultado possível no quesito economia de energia. De preferência alguma que seja encontrada no mercado nacional.

Muito obrigado!

Até

Leo

Questão 1) Pode usar qualquer unidade sata, até duas, do tamanho que necessitares.

Questão 2) Eu faço isso. Não tenho HTPC, mas tenho um mac book. Busco via WiFi o filme que foi Dloadeado pelo NAS e rodo ele a partir do mac no telão de 42 direto... Experimentei o NAS como player, como HTPC, mas seu processador é lento para tal. No máximo consegui rodar liso DivX. Em 720 já não rodava liso.. Desse modo baixo da Inet no NAS, busco com o mac pela rede WiFi e rodo como quiser no mac...

Questão 3) Uma boa fonte com PFC ativo, um pouco difícil de encontrar, mas possível, em nosso mercado, barata até, é a ST380PAS, da Seventeam

Seu representante/distribuidor no Brasil é a Windys..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa, faller!

Muito bom seu projeto, meu PC fica ligado 24/7, então estive pesquisando aqui no fórum várias coisas, pensei até em trocar a fonte (uso genérica :<), mas acredito que o consumo cairia apenas uns 30%~40% no máximo.

Fiz o cálculo usando o eXtreme Power Supply Calculator Lite v2.5.

CPU: AMD Athlon XP 3200+ 2200 MHz Barton

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM: 3 Sticks DDR SDRAM

Video Card: NVIDIA GeForce FX 5200

IDE HDD 7200 rpm: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

PCI Network Interface Card: Yes

Fans

Regular: 2 Fans 80mm;

LED: 1 Fan 120mm;

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

Capacitor Aging (+ W %): 30 %

Recommended Wattage: 260 Watts

Não sei se está certo, mas coloquei o "Capacitor Aging" em 30% pois o PC além de ter mais de 4 anos, sempre ficou ligado 24/7.

Mas considerando que gaste (200W x 24h x 30d x 12m) / 1000 x 0,266 (valor aproximado do KWh daqui) = 459,648 reais por ano.

Se estiver errado a conta, favor me corrigir. =P

Então estou extremamente interessado em montar um PC semelhante ao seu, afinal, fazer algo no meu, que compense não tem, certo?

Porém pesquisando, achei essa: http://loja.selltech.com.br/loja/produto-147-5760-kit_via_3_em_1__mb_phitronics_pc3000e___via_c7d_16ghz___1gb_ddr2_667mhz

Considerando o preço e que já vem com a memória, me pareceu interessante.

Achei a PC2500E no MundoMax por R$ 250, então acredito que compensaria mais essa, será que o consumo dessa 3000E é maior que a do PC2500E?

E qual fonte recomendaria por um bom preço? =D

Outra coisa, achei o medidor de consumo por um preço bom: https://www.pluginformatica.com.br/loja/produto.php?loja=10&IdProd=5053

Bom, agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz o cálculo usando o eXtreme Power Supply Calculator Lite v2.5.

Não sei se está certo, mas coloquei o "Capacitor Aging" em 30% pois o PC além de ter mais de 4 anos, sempre ficou ligado 24/7.

Mas considerando que gaste (200W x 24h x 30d x 12m) / 1000 x 0,266 (valor aproximado do KWh daqui) = 459,648 reais por ano.

Se estiver errado a conta, favor me corrigir. =P

Então estou extremamente interessado em montar um PC semelhante ao seu, afinal, fazer algo no meu, que compense não tem, certo?

Porém pesquisando, achei essa: http://loja.selltech.com.br/loja/produto-147-5760-kit_via_3_em_1__mb_phitronics_pc3000e___via_c7d_16ghz___1gb_ddr2_667mhz

Considerando o preço e que já vem com a memória, me pareceu interessante.

Achei a PC2500E no MundoMax por R$ 250, então acredito que compensaria mais essa, será que o consumo dessa 3000E é maior que a do PC2500E?

E qual fonte recomendaria por um bom preço? =D

Outra coisa, achei o medidor de consumo por um preço bom: https://www.pluginformatica.com.br/loja/produto.php?loja=10&IdProd=5053

Bom, agradeço desde já.

Algumas pequenas correções ai..

Você usa o ponderador de aging para dimensionar a fonte, mas nunca para avaliar sua demanda de pico.... Quando você coloca aging a 30% você passa a multiplicar a real demanda de pico por 1,30 para dimensionar uma fonte a maior. O fato da fonte ter operado já por 4 anos em 24/7 não fará com que ela gaste mais energia agora. A consequência desses 4 anos é que sua fonte, quando nova era capaz de entregar uma determinada potência, que agora não mais é capaz de entregar a mesma. terá diminuida sua capacidade. Desse modo, ao dimensionar, se coloca um multiplicador ai para levantar a potência final da fonte para que depois de um tempo ela venha caindo mas ainda consiga entregar a potência que seria o pico de sua config. Desse modo, de cara a demanda de pico de sua config será de 260 calculados por você, mas dividido por 1,3 para sacar fora os 30% de aging que no seu caso não cabe..

Potência de pico = 260/1,3 = 200 Watts.

Essa é a notícia boa, reduzindo a potência reduzirá o custo anual da energia... E aliás, pegue somente, como média, um valor de 60% desse pico. Impossível seu PC ficar 24/7 na potência de pico..

Desse modo, na média, seu PC demandaria cerca de 200 x 0,6 = 120 Watts

Melhorou a coisa, mas agora começam a vir as notícias ruins..

120 Watts é o que o PC exige de energia, da sua fonte...

Por sua vez, a sua fonte, que não foi declarada tem uma eficiência no provimento da energia que vou chutar estará por perto dos 70%.

Desse modo seus 120 Watts reais de consumo do PC, se medidos na tomada serão 120/0,70 = 171 Watts, aonde 120 Watts irão para o PC e a diferença desses 171 Watts para os 120, ou seja 51 Watts serão dissipados sob a forma de calor como perda na fonte... (preço do trabalho da fonte)..

Somente começaram a piorar as coisas, tem mais complicação ai..

Viste o preço do KWh como sendo 0,26. Isso é o preço sem tributos.... Se você consegue pagar sem tributos, tem algum achego, é do governo, ou coisa que o valha, deixe assim , mas se não, coloque ai os tributos..

No meu estado o preço bruto do KWh (já com tributos) é de R$ 0,45 por KWh..

Pegue na sua conta de energia e divida o valor pago efetivamente pela conta, pelo valor em KWh gasto. Ai terás o valor real do KWh com tributos...

Desse modo a conta de energia anual ficaria assim..

(171W x 24h x 30d x 12m) / 1000 x 0,45 = R$ 664,85 por ano..

Só para te dar uma ideia, o meu NAS demanda por ano:

(28W x 24h x 30d x 12m) / 1000 x 0,45 = R$ 108,86 por ano

Quanto a diferença de demanda de uma placa para outra, não vou saber te dizer não.

Fonte de boa eficiência no Brasil, para esse tipo de aplicação, tem a ST380PAS, cuja eficiência pode ser vista aqui: http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP182_SEVENTEAM_ST-380PAS_380W_Report.pdf

Entretanto essa fonte é um pouco difícil de se achar, mas procurando bem, ou falando com a , seu representante, é possível se encontrar.

Quanto ao preço do Kill-a-Watt, realmente está num bom valor..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...