Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com configuração.


Posts recomendados

Amigos preciso de uma ajuda.

O que vocês acham dessa configuração:

Processador AMD® Athlon64 X2 Dual Core 5600+ BOX Socket AM2

Placa Mãe ABIT KN9 SLI (Socket AM2)

Double Pack 2GB - 2x Memória DDR2 800MHz OCZ Platinum 1GB - Rev.2

Placa de Vídeo GeForce 8800 GTS 320MB DDR3 PCI-E

Hard-Disk Seagate 320 Gb - Serial ATA II (NCQ)

Fonte HUNTKEY GreenStar 450W - LW6450SG (ATX2.2)

O que vocês mudariam??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto que vai ficar isso tudo ?! e quanto tu tem de limite pra investir no pc ?

é melhor pra avaliar se vale ou não o gasto...

mas, de cara, digo o seguinte:

- sobre o processador, trocaria pelo 5200, quase 100 reais mais barato e o desempenho praticamente semelhante...

- na placa mãe, não conheço essa da abit, então não opinarei... só sugiro, caso queira mais opções de qualidade com preços similares: foxconn n570sm2aa-8ekrs2h (r$ 230), asus m3a (r$ 325), asus m2n-e sli (r$ 300) ou asus m2n-sli deluxe (r$ 380)...

- na vga: tente procurar melhor e levar a gts de 512 mb com g92... ou a gt alpha dog mesmo, que tem desempenho melhor que essa que tu citou !

- mudaria a fonte também, pra uma corsair 450w, zalman 460w ou seventeam pag 550w, em ordem de preferência da esquerda pra direita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por 3700 ?! mudaria tudo !!! te dou a seguinte sugestão:

intel core 2 duo e8400 ~ r$ 575

placa mãe gigabyte ga-p35-ds3 rev. 2.1 ~ r$ 350

memórias 2 gb (2 x 1 gb) corsair / g.skill / ocz / kingston ddr2 800 mhz ~ r$ 250

evga geforce 9600 gt ko 512 mb / msi ou sapphire ati radeon hd 3870 512 mb ~ r$ 700

hd 320 gb sata 2 seagate ou samsung ~ r$ 250

gravador de dvd pioneer 212 dbk ~ r$ 115

fonte corsair 450w cmpsu-450vx / zalman 460w zm460b-aps ~ r$ 350

gabinete casemall k100 ~ r$ 180

monitor samsung 931bw 19" lcd wide ~ r$ 700

ainda sobra um dinheiro pro frete, caso compre em lojas online fora da tua cidade... o que recomendo, nesse caso ! pois essa configuração que tu passou está bem cara... tu, morando no rj, acredito que tenha várias outras opções com preços e qualidade melhor também ! dê uma olhada no boa dica que tu encontra...

preços cotados no mercado livre (uma média entre bons vendedores), www.hardstore.com.br , www.pluginformatica.com.br , www.pichau.com.br , www.waz.com.br , www.oficinadosbits.com.br, e tu pode pegar recomendações de outras aqui no fórum...

se não precisar de monitor, melhor ainda, pois dá pra melhorar na placa de vídeo, levando uma 8800 gts g92, 8800 gt alpha dog ou até uma radeon hd 3870x2... ou pegar memórias melhores (ou 4 gb), outro gabinete (caso curta mais detalhes nele), outro hd (caso queira, faça um raid 0 com 2 de 250 gb... é só uma sugestão !), ... enfim !

espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é certo postar minha dúvida aqui, mas é parecida com a do criador do tópico!

Qualquer coisa me dêm um toque.

É o seguinte, estou montando um pc, porém tem visto algumas coisas negativas sobre a placa q escolhi, e me parece q ela nao é compatível com a memória q decidi colocar.

Esta é minha configuração:

Processador intel 775P P4 631 3.0 2M/800MHZ

MB P4 775P 1066M ASUS P5VD2-MX SE S/V/R

HD 80GB IDE Seagate 7200 RPM

Memória DDR2 1024MB 800MHZ PC 6400 Kingston

Gostaria de saber a opiniao de vocês sobre a configuração e sobre uma outra placa se essa nao for boa.

Esse pc é pra ser usado com navegaçao e trabalhos com office!

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é certo postar minha dúvida aqui, mas é parecida com a do criador do tópico!

Qualquer coisa me dêm um toque.

É o seguinte, estou montando um pc, porém tem visto algumas coisas negativas sobre a placa q escolhi, e me parece q ela nao é compatível com a memória q decidi colocar.

Esta é minha configuração:

Processador intel 775P P4 631 3.0 2M/800MHZ

MB P4 775P 1066M ASUS P5VD2-MX SE S/V/R

HD 80GB IDE Seagate 7200 RPM

Memória DDR2 1024MB 800MHZ PC 6400 Kingston

Gostaria de saber a opiniao de vocês sobre a configuração e sobre uma outra placa se essa nao for boa.

Esse pc é pra ser usado com navegaçao e trabalhos com office!

Obrigada

pelo preço médio destas peças, acredito que te valeria mais uma configuração amd, com um desempenho bem melhor e praticamente o mesmo custo...

te sugiro algo mais ou menos assim:

processador amd athlon 64 x2 4000+ / 5200+ ~ r$ 200 / 300

placa mãe gigabyte ga-ma69vm-s2 ~ r$ 185

memórias 2 gb (2 x 1 gb) ddr2 800 mhz kingston ~ r$ 175

hd 250 gb sata 2 seagate ou samsung ~ r$ 200

fonte extream superflower 350w fex-35t12 ~ r$ 130

creio eu que, pros fins que tu dará ao pc, essa que passei dê conta do recado...

não sei o quanto tu tem pra investir nele, mas acho ser apropriado nesse caso levar os 2 gb de memória pra compensar o vídeo onboard da placa e melhorar um pouco mais o desempenho geral dele !

o hd também, leve um sata 2, o desempenho é melhor e o preço quase o mesmo... a capacidade dele depende das tuas necessidades para com o pc, só sugeri o 250 gb pra dar mais ou menos a faixa de preço em que está !

agora, se preferir intel... te sugiro um processador melhorzinho com uma placa mãe com um vídeo onboard razoável:

processador core 2 duo e4500 ~ r$ 325

placa mãe ecs g31t-m ~ r$ 250

acho que vale o custo a mais, pelo desempenho nas tarefas que ele terá, julgo ser mais apropriado... o resto permanece o que foi citado !

bom, espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Kelly, troca esse processador "Pentium 4"

Já se foi a epoca dele, não fabrica mais, ninguem quer, esquenta demais e pelo mesmo preço dessa velharia você compra um processador 10x melhor..

Para uso domestico essa placa mãe está boa..Porém, se você optar por uma configuração AMD, sairá mais barato e terás melhor desempenho comparada a essa ai:

Processador AMD Athlon64 X2 4000+ Duall Core

Placa Mãe Gigabyte GA-MA69VM-S2

Memória DDR2 533Mhz Kingston 512mb

Memória DDR2 533Mhz Kingston 512mb

Disco Rígido Seagate Serial ATA II 80Gb

Fonte Akasa 350W

= 700,00

Com isso você navega e faz seus trabalhos tranquilamente.. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipemc

Olá, obrigada pela resposta!

então felipe, eu nao gosto dos pcs AMD, prefiro os Intel.

Memória eu prefiro 1GB pois nao vou ter jogos e nem fazer downloads de programas, isso e aquilo outro, penso q 2GB seria pra alguem q queira A máquina. E o HD pra mim de 80 GB é mt mais q suficiente rss o meu maior problema é encontrar uma placa onboard q seja boa e um processador bom.

Fazendo a cotaçao de preço pelo mercado livre estou gastando +/- 600,00 nas peças, já pelo paraguay rss 453,00.

Júlio Araujo

Olá, obrigada pela resposta.

A fonte q tenho é de 450W.

Me esclareça uma dúvida: porque 2 pentes de memória de 512MB e nao 1 de 1GB?

Eu prefiro os pcs intel, e gostaria de um processador e uma placa onboard q fossem bons e nao mt caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por 3700 ?! mudaria tudo !!! te dou a seguinte sugestão:

intel Core 2 Duo e8400 ~ r$ 575

placa mãe gigabyte ga-p35-ds3 rev. 2.1 ~ r$ 350

memórias 2 gb (2 x 1 gb) corsair / g.skill / ocz / kingston ddr2 800 mhz ~ r$ 250

evga GeForce 9600 gt ko 512 mb / msi ou sapphire ati Radeon hd 3870 512 mb ~ r$ 700

hd 320 gb sata 2 seagate ou samsung ~ r$ 250

gravador de dvd pioneer 212 dbk ~ r$ 115

fonte corsair 450w cmpsu-450vx / zalman 460w zm460b-aps ~ r$ 350

gabinete casemall k100 ~ r$ 180

monitor samsung 931bw 19" lcd wide ~ r$ 700

ainda sobra um dinheiro pro frete, caso compre em lojas online fora da tua cidade... o que recomendo, nesse caso ! pois essa configuração que tu passou está bem cara... tu, morando no rj, acredito que tenha várias outras opções com preços e qualidade melhor também ! dê uma olhada no boa dica que tu encontra...

preços cotados no mercado livre (uma média entre bons vendedores), www.hardstore.com.br , www.pluginformatica.com.br , www.pichau.com.br , www.waz.com.br , www.oficinadosbits.com.br, e tu pode pegar recomendações de outras aqui no fórum...

se não precisar de monitor, melhor ainda, pois dá pra melhorar na placa de vídeo, levando uma 8800 gts g92, 8800 gt alpha dog ou até uma Radeon hd 3870x2... ou pegar memórias melhores (ou 4 gb), outro gabinete (caso curta mais detalhes nele), outro hd (caso queira, faça um raid 0 com 2 de 250 gb... é só uma sugestão !), ... enfim !

espero ter ajudado...

Valeu pela ajuda...

Quero um PC para jogos, essa configuração que você sugeriu vai rodar os jogos mais pesados?

Vou usar o meu monitor então posso gastar em outra coisa, o que você sugere, placa de vídeo ou memória?

Vou guardar essa configuração e vou pesquisar por aqui.

Eu consigo transferir os arquivos que estão no meu HD atual para um novo SATA ou vou ter que passar tudo pelo pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Júlio Araujo

Olá, obrigada pela resposta.

A fonte q tenho é de 450W.

Me esclareça uma dúvida: porque 2 pentes de memória de 512MB e nao 1 de 1GB?

Eu prefiro os pcs intel, e gostaria de um processador e uma placa onboard q fossem bons e nao mt caros.

Nem aconselho 2 x 512MB... Faz logo 2 x 1GB da kingston com 800MHz que sai só 140 reais... Ou, no seu caso, começa com 1GB e depois pode aumentar se achar necessário...

Assim como já se foi a época de Pentium 4, como disse o Júlio, também já se foi a época de "prefiro intel", "prefiro asus" e etc...

No seu orçamento a melhor placa custo X benefício é a Gigabyte GA-MA69VM-S2, que aceita os AMD... E nesse orçamento é melhor mesmo usar AMD, intel, hoje em dia, compensa se for comprar um Core 2 Duo, quad e blá blá blá...

Sua fonte é 450W reais? Ou é daquelas "meia-boca" (genéricas) que geralmente vem junto nos gabinetes?

Editando: essa mobo da gigabyte tem vídeo e audio onboard...

Valeu pela ajuda...

Quero um PC para jogos, essa configuração que você sugeriu vai rodar os jogos mais pesados?

Vou usar o meu monitor então posso gastar em outra coisa, o que você sugere, placa de vídeo ou memória?

Vou guardar essa configuração e vou pesquisar por aqui.

Eu consigo transferir os arquivos que estão no meu HD atual para um novo SATA ou vou ter que passar tudo pelo pendrive.

A config passada já tá boa! A VGA já é boa! Se tá sobrando grana porque já tem monitor, invista em um HD maior, ou compra outro desse e põe em raid 0...

Se kizer por 4x1GB tb dá... tá 110 essa memória 2x=R$220 4x=R$440..

Ótima config....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kelly, se você quer uma config Intel, aí vai uma sugestão:

Pentium Dual Core E2160 177 reais

Gigabyte Ga-G31M-S2L 225 reais

2x 1 Gb RAM DDR2 800 Samsung 132 reais

HD Samsung 160 Gb SATA II 153 reais

TOTAL: 687 reais

Preços do mercado livre, de vendedores de São Paulo.

O Pentium Dual Core é muito superior a esse P4 que você botou, e ainda esquenta bem menos.

Essa placa mãe tem ótima qualidade e o melhor vídeo onboard disponível a preço acessível.

você vai precisar de 2Gb. Como vai usar vídeo onboard, parte da RAM estará indisponível para o sistema. Sei o que estou falando porque fiz na minha maquina (que tem vídeo onboard) o upgrade de 1 Gb para 2 Gb, e o desempenho do sistema melhorou bastante.

O HD q você botou é IDE, bem mais lento que os SATA II. E a diferença do HD de 80 Gb para o de 160 Gb é de 35 reais. você vai precisar desse espaço mais tarde, acredite.

E qual é a marca da sua fonte? Se for genérica, troque. Te indico a Seventeam 420 BKV, tem bom preço (140 reais no ML) e atende bem a sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipemc

Olá, obrigada pela resposta!

então felipe, eu nao gosto dos pcs AMD, prefiro os Intel.

Memória eu prefiro 1GB pois nao vou ter jogos e nem fazer downloads de programas, isso e aquilo outro, penso q 2GB seria pra alguem q queira A máquina. E o HD pra mim de 80 GB é mt mais q suficiente rss o meu maior problema é encontrar uma placa onboard q seja boa e um processador bom.

Fazendo a cotaçao de preço pelo mercado livre estou gastando +/- 600,00 nas peças, já pelo paraguay rss 453,00.

assim como o Dennis explicou em seu post, sugeri os 2 gb pra "desafogar" um pouco a memória devido ao vídeo onboard da placa mãe e pra uma melhora geral no desempenho do pc...

já que ele terá esse tipo de uso, procure memórias da samsung ou markvision mesmo, o preço baixa um pouco e dá pra levar os 2 gb sem problemas !

a sugestão da intel que o Dennis passou também é excelente ! no finzinho do meu post também passei uma opção de processador/placa mãe oboard da intel pra ti, dê uma olhada... essa da ecs tem características bem semelhantes à da gigabyte citada e um bom vídeo onboard pela faixa de preço também...

sobre o hd, vai da tua necessidade o espaço de armazenamento... mas tente pegar no mínimo de 160 gb, sata 2 !

e olho na fonte também !

Valeu pela ajuda...

Quero um PC para jogos, essa configuração que você sugeriu vai rodar os jogos mais pesados?

Vou usar o meu monitor então posso gastar em outra coisa, o que você sugere, placa de vídeo ou memória?

Vou guardar essa configuração e vou pesquisar por aqui.

Eu consigo transferir os arquivos que estão no meu HD atual para um novo SATA ou vou ter que passar tudo pelo pendrive.

dá pra investir nas duas coisas: placa de vídeo e memórias...

na placa de vídeo te dou as seguintes sugestões de troca: 8800 gt alpha dog, 8800 gts g92 512 mb ou chute o balde e leve a radeon hd 3870x2 !!!

nas memórias, vá por mim que uso, não leve 4 pentes de 1 gb... além de aumentar o consumo, o desempenho cai um pouco ! estou até vendendo as minhas...

caso queira investir nisto, leve 2 pentes de 2 gb de bom desempenho (as marcas ficam as que citei), com latências baixas, aí o preço sobe pra uns 500 ~ 600 reais, mais ou menos !

enfim... a escolha disso é sua ! mas será uma bela compra, de um jeito ou outro... parabéns !

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive fazendo uma pesquisa e estou com algumas dúvidas.

Placa mãe -placa mãe gigabyte ga-p35-ds3 rev. 2.1, só achei 2.0 – qual a diferença, onde eu encontro a 2.1

Memória – achei muitas opções entre as marcas citadas, qual o melhor custo X benefício? Vou ficar com 2 pentes de 1Gb.

Placa de vídeo – encontrei diferenças significativas de preço entre as opções, existe muita diferença de qualidade? Vamos deixar esse balde em pé, hehehhehe

Vale a pena pagar a diferença de preço por essa 8800 gt alpha dog? É uma diferença de R$ 300,00 e entre as opções anteriores qual a melhor: evga GeForce 9600 gt ko 512 mb / msi ou sapphire ati Radeon hd 3870 512 mb

Muito obrigado pela atenção!!

Por enquanto é só, em breve mais dúvidas.... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Júlio Araujo

Olá, obrigada pela resposta.

A fonte q tenho é de 450W.

Me esclareça uma dúvida: porque 2 pentes de memória de 512MB e nao 1 de 1GB?

Eu prefiro os pcs intel, e gostaria de um processador e uma placa onboard q fossem bons e nao mt caros.

Sua fonte é realmente 450W? As vezes é uma fonte genérica da vida que tem apenas "150W" reais..Só pelo peso dá pra você perceber..Se pesar menos de 1Kg ou menos de 500G ou menos que 100g, já pode desconfiar..Portanto, não te aconselho a usar essa fonte não..

Agora se você ver que á uma Fonte do Fabricante Seventeam, SuperFlower, Huntkey, ai sim vale a pena usar a fonte.

Sobre os pentes, você usando dois pentes ao mesmo tempo, você ativa um recurso chamado Duall Channel, ou seja, o processador acessa as memórias em duplo canal ( acessa as duas ao mesmo tempo basicamente falando ) com isso, você ganha em torno de 20%, 30% de desempenho.

Sobre a preferência, te adianto que, o que vale no computador não é só o processador, ou seja, não adianta ter aquele selo INTEL colado na frente do gabinete, isso não significa qualidade..Aliás, o processador está bem atrás na lista dos componentes mais importantes no micro: Fonte de Alimentação, Placa Mãe, Memórias e processador.

Conclusão: Não é só o processador que define o desempenho do micro e sim todo conjunto de peças que você tem..

Imagine só, de que adiana botar rodas de AUDI em um Chevete 80 todo batido?!?!?!

De que adianta botar rodas de corcel em um Astra GSi 2005?

Entendeu o que eu quis dizer?

Não existe processador ONboard.

Já que seu uso é simples, um Celeron 420 ( 100 reais ) ou Sempron LE 1100 ( 100 reais ) te atendem perfeitamente.E nem adianta chorar não porque atende sim..

Sobre as memórias, 2 Gigas é exagero. Computador para jogos é ULTRAMENTE diferente de computadores para uso comum.

Placa mãe -placa mãe gigabyte ga-p35-ds3 rev. 2.1, só achei 2.0 – qual a diferença, onde eu encontro a 2.1

Ainda nao vi a 2.1 pra vender nao.Onde tem?

Fica com a 2.0 mesmo, já vem com uma atualização necessária para os 45nm.

Memória – achei muitas opções entre as marcas citadas, qual o melhor custo X benefício? Vou ficar com 2 pentes de 1Gb.

Coloque memórias 800Mhz, OCZ, Corsair, A-Data ou Geill.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julio essa é a configuração do meu gabine:

MIDI ATX

Fonte 500W

4 baias 5" 1/4

Amplo espaço interno

Air duct

Entrada frontal p/ audio e USB (é só isso q tá falando rss)

Creio eu q a Fonte deva ser ATX, e qto ao peso, é bem pesadinha.

Dennis

Gostei da sua config.

Acho q vou partir pra ela!

Agora só estou precupada com a fonte, aqui marca 500W, ela veio junto no gabinete, é ATX, tanto a fonte o gabinete vieram da LeaderShip. Será q essa fonte é boa?

Qto a marca de memória, eu só conheçõ a fama da kingston, é a unica boa ou tem outras no mesmo patamar?

Obrigada a todos pelas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configuração:

- intel Core 2 Duo e8400

- placa mãe gigabyte ga-p35-ds3 rev. 2.1

- hd 320 gb sata 2 seagate ou samsung

- gravador de dvd pioneer 212 dbk

- fonte corsair 450w cmpsu-450vx / zalman 460w zm460b-aps

Ainda estou em dúvidas entre as placas de vídeo e as memórias...

Encontrei essas memórias, qual o melhor custo benefício para a minha configuração?

Memória DDR2 800MHz Corsair TwinX Kit 2GB (2x1GB) – 299,00

Memória DDR2 800MHz Corsair XMS2 DHX Kit 2GB (2x1GB) – 599,00 - achei por 248,00 (mercado livre)

Memória DDR2 800Mhz Corsair DOMINATOR XMS2 6400 (2x1GB ) – 298,00 no mercado livre

Memória DDR2 800MHz Corsair TwinX Kit 2GB C4 (2x1GB) – 619,00

Double Pack 2GB - 2x Memória DDR2 800MHz OCZ Gold 1GB - Rev.2 – 329,00

Memória DDR2 800MHz OCZ Reaper HPC Kit 2GB (2x1GB) – 449,0

Memória DDR2 800MHz OCZ ATI CrossFire™ Certified Kit 2GB (2x1GB) – 569,00

Memória DDR2 800MHz OCZ Platinum Kit 2GB (2x1GB) - Rev.2 – 799,00 – achei por 269,00 (mercado livre)

Memória DDR2 800MHz GeIL Ultra Kit 2GB (2x1GB) – 449,00

Memória DDR2 800MHz GeIL Black Dragon Kit 2GB (2x1GB) - 479,00

Memória DDR2 800MHz GeIL Value Kit 2GB (2x1GB) – 659,00

E as placas de vídeo

PLACA DE VÍDEO GEFORCE 8800GTS ALPHA DOG / XFX / 678/1944MHZ - 985,00

Placa de video nvidia GeForce 8800GTS G92 512Mb gddr3 DX10 – 999,00

evga 9600 gt ko 512 mb – 650,00

sapphire ati Radeon hd 3870 512 mb - 900,00

Radeon MSI HD 3870 Over CLock Edition-A – 899,00

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigos do Forum estou com algumas dúvidas.

Comprei o seguinte micro:

Intel Core 2 Duo E7200

Mobo ECS G31T-M

Ati Radeon x1800 xl 256Mb 256Bits

Cooler Zalman CNPS9700 LED

Fonte Antec True Power TP3-430

Memória Corsair Dominator TWIN2X2048-8500C5DG

2 HD 80Gb Samsung RAID 0

Gravadora DVD LG

Gabinete com 2 coolers para resfriamento

Estas memórias são muito boas ou elas estão muito além da minha placa mãe?

Seria melhor um PC 6400 ou essa PC 8500 é melhor mesmo?

Seria melhor uma OCZ Reaper de 2Gb ou 4Gb (2x2Gb) seria melhor?

Vou utilizar o XP ou o Vista 64?

Existe Corsair 8500 com C4?

Qual seria a melhor memória para overclock para esta placa mãe andar boa, com: memória, processador, placa de vídeo em overclock o micr esquenta demais?

Este cooler com esta fonte esta balanceado para o sistema?

Esta placa de vídeo esta boa para o sistema?

Qual os melhores programas para over? Qual over farei pela BIOS? As memórias terão seu over feita pela BIOS? Quais os programas para analise de temperatura deste sistema?

Aqui tem algum tópico de venda de produtos?

A placa de vídeo terá seu over feito por software? Qual a temperatura ideal para esta ATI?

Seria melhor trocar o cooler por uma Mobo melhor? Poderia trocar a fonte por uma MOBO melhor e comprar uma C3 Tech KMG-4050?

Fiquei confuso com tantas perguntas.

Estou esperando os componentes chegarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!