Ir ao conteúdo

Bug Audio Soundmax - Asus M2NPV-VM

marcel.bic

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Athlon 64 3800 x2 + Asus M2NPV-VM + Geforce 6800XT 256mb/256 bits + Sata 160gb + 1gb DDR2 533 Corsair Value Select.

O meu PC funcionava normalmente até a segunda quinzena do mês passado. Desde então ele vem apresentando problemas com o áudio. O Som que eu uso é o Onboard, Soundmax Integrated Digital Audio (H.D.).

Não sei o que deu início ao problema , vou explicar o que acontecia.

Um belo dia eu liguei o computador e ele apresentou a seguinte mensagem: "Your Audio Hardware Configuration has Been Changed!" e quando apareceu essa mensagem o Driver Soundmax para High Definition Hardware (que eu baixei no site da Asus o mais recente) não funcionava. Eu reinstalei o Driver e não funcionava, então resolvi formatar o PC.

Assim que eu formatei eu atualizei o Microsoft UAA Bus Driver for High Definition Audio Driver, usando a versão que vem no CD da placa mãe. Funcionou um tempo e depois bugou de novo. Aí atualizei para uma versão mais nova usando um pacote da microsoft. Funcionou um tempo e parou de novo (quando digo um tempo me refiro a menos de um dia). Atualizei para o SP2 e deu na mesma coisa.

Mas eu fiz um teste no windows e aconteceu o seguinte, com o PC formatado novamente, eu instalei apenas o Microsoft UAA Bus Driver for High Definition Audio Driver e esse driver faz o meu audio de saída funcionar, ou seja, só funciona a saída de áudio a entrada não funciona. E a outra coisa que observei é que esse driver não inicia todas as vezes com o sistema operacional, as vezes o Windows inicializa sem ele (e eu fico sem som), sendo que ele é um pré requisito para o funcionamento do Driver Soundmax, acho que daqui vem o BUG do Soundmax.

Não me pergunte porque ele não inicializa direito, pois não sei. Mudei até a prescedência de inicialização dele no registro do windows e não adiantou nada. Ele continuava da mesma maneira.

Na última tentativa de mudar algo, atualizei a BIOS da Motherboard. O bug continuou e ainda ganhei mais um problema da inicialização do Windows, as vezes ele para quando ta incializando. Depois atualizei o Driver do Chipset, não funcionou.

Cheguei a conclusão de que é um problema de Hardware, tenho quase certeza que é isso. Gostaria da opinião de mais alguém ou de alguém que já tenha passado pela mesma dificuldade, pois a única coisa que não está funcionando corretamente é o Audio Onboard, todos os outros recursos da minha placa mãe funcionam normalmente.

Agradeço desde já.

Postado

Nem uma Sugestão ?

Como medida provisória até comprar uma placa de som eu to usando apenas oMicrosoft UAA Bus Driver for High Definition Audio Driver e ele tá fazendo a minha saída de som funcionar, sem bugs, mas, fico sem entrada de som. :cool:

• Administrador
Postado

Bom, já vi vários problemas com esses codec's, principalmente esse de começar e não voltar a funcionar, mas o PC, está com o sistema operacional atualizado?

• 2 semanas depois...
Postado

Sim o PC estava com sistema operacional atualizado quando começou a dar problemas. Meu Windows XP x64 Professional é original. Atualizo direto da Microsoft, não baixo atualizações de outros sites.

Postado

Esstá parcialmente resolvido.

Li em um fórum de um site americano uns caras falando que o avast novo está dando problemas com drivers de áudio HD.

Eu desinstalei o Avast do meu pc e o som está funcionando agora, mas, na hora que inicio o windows ele faz uns ruído (como se estivesse conectando um caixa de som ou microfone).

Além disso quando eu estou jogando World of Warcraft e habilito o sistema de conversa por áudio do jogo o som fica "picotando", como se estivesse com lag no áudio, mas, não é lag por que testei o gravador de som do windows com o o jogo aberto e deu o mesmo "picotado", mas, quando fechei o jogo e fui gravar novamente no gravador de som do windows, o som ficou perfeito.

É como você disse... é um problema de driver, mas,ainda não encontrei uma solução perfeita. Me disseram que a série M2N da Asus usa o barramento USB para o som HD e alguns dispositivos USB dão interferência, não sei se isso é verdade, mas vale a pena testar de tudo.

Vou continuar tentando soluções aqui e qualquer novidade eu volto.

Abraço

Postado

Já verificou no Gerenciador de Dispositivos, se há algum elemento com um ponto de exclamação, indicando problema com drivers ? Os dispositivos de áudio compartilham IRQs com outros dispositivos ? Já consultou o FAQ do site da Asus pra ver se há alguma dica ? Por último, sempre é bom deixar desativado na bios os dispositivos que v. não está usando,p. ex.: portas paralelas, seriais, rede on-board, etc; e, para fazer um teste, o barramento USB (NÃO faça isso caso v. use teclado ou mouse USB !).

Boa sorte !

Postado
... para fazer um teste, o barramento USB (NÃO faça isso caso v. use teclado ou mouse USB !).

Boa sorte !

Meu gerenciador de dispositivos tá normal. Fórum, FAQs e essas coisas eu já olhei tanto que não sei mais nem os que li primeiro. Vou desativar mais coisas na BIOS.

E em relação ao aviso: "NÃO faça isso caso v. use teclado ou mouse USB !" o que você quis dizer exatamente?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!