Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com P5VD2-X com 2X2GB DDR2 667


wagner.leon

Posts recomendados

Essa semana comprei 2 pentes de 2gb ddr2 667 e de cara tive problemas. Só estava sendo reconhecido 2gb e também não conseguia entrar no windows. Atualizei a Bios que etava na versão 0308 para a versão beta 0501 e com isso consegui entrar no windows, mas o problema é que só esta sendo reconhecido 3gb de memória. Quando entro na Bios vejo que é reconhecido os 4gb como instalado e somente 3gb utilizados. Existe alguma configuração na bios que faça com que a seja liberado os 4gb?

Antes usava 2 pentes de 1gb ddr2 667 e não dava problemas. Era reconhecido os 2gb normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua placa nativamente só aceitava pentes de 1gb por isso de inicio so reconhecia 2gb e o win nao carregava. Depois da atualização sua placa passou a aceitar modulos de 2gb por slot mas o win 32bits tem um limite de 3,xxgb de memoria, para reconhecer o restante somente instalando o vista 64 ou xp 64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o windows vista 64 instalado e ele também me diz que tenho somente 3gb. Só não entendo por que a Bios diz que tem 4gb instalados e só libera 3gb, deve ter alguma coisa limitando isso. Já olhei o manual da placa mãe e não achei nenhuma referência a configuração de memória sobre esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tenho uma placa dessa e ontem instalei também dois pentes de memória DDR2 800Mhz KINGSTON e tive o mesmo problema. Pesquisando descobri que esse problema na verdade é uma limitação deste chipset VIA PT890.

No manual da placa (ITEM 1.7.2), fica claro que devido a limitações no chipset é possível que nem toda memória instalada e reconhecida esteja disponível para uso.

O texto original do manual em inglês :

"Due to chipset resource allocation, the system may detect less than 4GB system memory when you installed two 2GB DDR2 memory modules" traduzindo:

"Devido a alocação de recursos do chipset, o sistema pode detectar menos que 4GB de memória do sistema quando você instala dois módulos de memória DDR2 de 2GB".

Resumindo: se quiser mais memória, troque de placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...