Ir ao conteúdo

Formatação, Sistema Operacional e Drivers do Vaio AR

tcastanheira

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Recentemente comprei um Vaio AR, que infelizmente, veio com o Windows Vista.

Nunca achei que esse sistema operacional pudesse ser tão ruim. Dá pau toda hora, o tempo todo. Então vai a primeira pergunta:

1o) Posso formata-lo e instalar o Windows XP 64 sem problemas?? Alguém já fez isso?

Sem problemas quer dizer: sem eu perder nenhuma função do computador (como controles de audio, entrada para cartoes, iLink, leitor do Blu-ray etc.) Um amigo que mexe com informática disse que não é todos os pcs destes novos que aceitam o XP. Achei meio estranho pela lei do "quem pode mais, pode menos".

Bem caso a resposta seja afirmativa, encontramos o problemas dos drivers. A sony fez esta economia porca e não veio acompanhando no pc um misero cd com os drivers.

2o) Alguém sabe aonde eu baixo todos os drives para o Vaio AR?

O meu é o Vaio AR730. Teoricamente a configuração dele é muito boa, mas a performance deixa a desejar e não posso culpar outra coisa a não ser "a coisa'' do Windos Vista.

Agradeço a ajuda dos colegas do Fórum.

Abraço a todos.

Postado

Eu nunca tive problema algum com o Vista... muito mais estável e seguro que o XP.

Você pode formatá-lo sim. Mas não se esqueça do problema de o note não reconhecer o HD SATA (tem um tópico fixo explicando tudo isso).

Rode o EVEREST, CPU-Z e/ou SANDRA (acho que é esse o nome) para descobrir quais são os fabricantes dos componentes do seu note (wi-fi, bluetooth, etc.) e procure os drivers para o XP antes de formatá-lo.

Assim você se previne de qualquer problema antes de formatar o note.

Com a lista dos componentes na mão é só procurar pelo Google e site dos fabricantes.

Postado

Não esquece de fazer CD/DVD recovery, não dando certo, é melhor voltar pro vista, que você n acha bom, do que ficar sem driver em umas coisas.

Amigo meu formatou o vaio dele, nunca achou todos os drivers.

Abraços.

Postado

É algo descabível você não poder formatar o próprio computador.

Alepta, você é a primeira pessoa que eu vejo que gosta do Vista. O sistema é tão avacalhado que nem consegue instalar a suíte da Adobe. Sempre o Windows vem com uma mensagem "o windows installer encontrou um problema e será fechado". E o Firefox (que nunca deu problema no pc antigo) no Vaio fica direto "sem resposta". Fora o pau que dá tela azul que dá direto e depois apaga o computador.

Outro problema. Eu mexo é com edição de áudio e vídeo. O Windows Vista come memoria demais, ando preferindo o XP por ser mais leve e promíscuo. Não faço questão de ser bonitinho e cheio de efeitos. Só quero que rode meus programas.

Resumindo: lixo. Mas a minhas decepção maior é a Sony não fornecer os drivers. Isso é uma falta de respeito.

Alguém aí tem um Vaio que já foi formatado e ficou tudo beleza?? Se eu entrar em contato com a Sony eu não consigo os drivers?

Também gostaria de uma resposta objetiva: "sim, roda o XP 64" ou "não roda, vai ter que aguentar o Vista".

Obrigado a todos.

• 5 meses depois...
Postado

NAAAAAOOOOOOOO!!!

NAO faça isso amigo!!!

Se você formatar e mudar seu sistema operacional acabará perdendo todos os drivers e vários utilitários de seu note!!!

Outra dica, faça seu recovery media kit ainda hoje.

Isso certamente lhe evitará muita dor de cabeça!!!

Postado

Cara,

Eu também gosto do Vista (e muito). Acho que é mais falta inabilidade sua do que a qualidade do Vista. Na minha opinião é esse Vaio que é tosco... Equipamentozinho mequetrefe...

Faz o seguinte, além do cd de recovery, faz o backup dos seus arquivos pessoas (a formatação vai apagar tudo, é sempre bom avisar), porque o Recovery não restaura este tipo de arquivos, só sistema e drivers.

Outra coisa, sugiro gravar todos os drivers para Vista e XP (tanto x64, quanto x86) em uma mídia regravável de DVD. Assim poderá ter sempre as últimas versões.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...