Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Estão Zeus123, eu confio neste site, que os teste são bem técnicos e condições iguais, eles utilizam placas de cobre para simular o processador para dissipação de 85 w, 125 w e 150 w. Como eu falei o Zalman é excelente cooler, só o preço que um pouco salgado, mas eu compraria por causa da estética que é um ponto forte neste cooler :)

Não gostei, falta mais informações como a Tensão (V) de trabalho dos processadores, assim da pra dira uma base melhor.

Se eu colocar por exemplo 1.4V no meu E8400 com meu cooler atua ele explode!!!:D, mais ja vi em varios forum internacionais ( Translate do google funciona bem) que tem gente com o mesmo E8400 da mesma revisao que o meu e com o Zalman CNPS9700 LED com a tensão de 1.45V que rancao 5.0Ghts!!!!:eek: e fica a 47ºC em Full.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostei, falta mais informações como a Tensão (V) de trabalho dos processadores, assim da pra dira uma base melhor.

Se eu colocar por exemplo 1.4V no meu E8400 com meu cooler atua ele explode!!!:D, mais ja vi em varios forum internacionais ( Translate do google funciona bem) que tem gente com o mesmo E8400 da mesma revisao que o meu e com o Zalman CNPS9700 LED com a tensão de 1.45V que rancao 5.0Ghts!!!!:eek: e fica a 47ºC em Full.

Então meu amigo, o método utilizado para o teste do site Frostytech, usando uma plataforma de teste que simula a dissipação térmica do processador em watt é muito mais confiável que um teste um processador montado em uma maquina, porque tem muitos parâmetros a levar em consideração, como tensão do processador, temperatura ambiente, porque você não sabem com certeza quantos W o seu processador está gerando no momento, já em uma bancada de teste eles controla a potencia dissipada. Resumindo, eles te dizem qual é o cooler que consegue dissipar mais calor, o que importa na fim das contas. Aqui esta detalhadamente os procedimento utilizados por eles, como Engenheiro te digo que bem valido os procedimentos.

http://www.frostytech.com/testmethod_mk2.cfm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu amigo, o método utilizado para o teste do site Frostytech, usando uma plataforma de teste que simula a dissipação térmica do processador em watt é muito mais confiável que um teste um processador montado em uma maquina, porque tem muitos parâmetros a levar em consideração, como tensão do processador, temperatura ambiente, porque você não sabem com certeza quantos W o seu processador está gerando no momento, já em uma bancada de teste eles controla a potencia dissipada. Resumindo, eles te dizem qual é o cooler que consegue dissipar mais calor, o que importa na fim das contas. Aqui esta detalhadamente os procedimento utilizados por eles, como Engenheiro te digo que bem valido os procedimentos.

http://www.frostytech.com/testmethod_mk2.cfm

:unsure: Foi mau, :D nao sabia desse detalhe.

:lol: Caraca, então com certeza esse é melhor site de teste de todos!!!!

Cara me desculpe mesmo, tambem tenho conhecimentos tecnicos, sou Técnico Mecânico Projetisa:p trabalho a quase 2 anos com engenharia hospitalar ( Angiofrafia e Angioplastia, Hemodinamica digita).

Agora sim, Esse realmente é um exente cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:unsure: Foi mau, :D nao sabia desse detalhe.

:lol: Caraca, então com certeza esse é melhor site de teste de todos!!!!

Cara me desculpe mesmo, tambem tenho conhecimentos tecnicos, sou Técnico Mecânico Projetisa:p trabalho a quase 2 anos com engenharia hospitalar ( Angiofrafia e Angioplastia, Hemodinamica digita).

Agora sim, Esse realmente é um exente cooler.

Então amigo a gente fala mesma lingua :), o bom quanto se utiliza um a plataforma de teste que simula a geração de calor de um processador, temos certeza que todos os cooles serám testado em mesma condições. Abraço brother se precisar e só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu amigo, o método utilizado para o teste do site Frostytech, usando uma plataforma de teste que simula a dissipação térmica do processador em watt é muito mais confiável que um teste um processador montado em uma maquina, porque tem muitos parâmetros a levar em consideração, como tensão do processador, temperatura ambiente, porque você não sabem com certeza quantos W o seu processador está gerando no momento, já em uma bancada de teste eles controla a potencia dissipada. Resumindo, eles te dizem qual é o cooler que consegue dissipar mais calor, o que importa na fim das contas. Aqui esta detalhadamente os procedimento utilizados por eles, como Engenheiro te digo que bem valido os procedimentos.

http://www.frostytech.com/testmethod_mk2.cfm

Cara rola buatos de que tem sites que fazem testes e dao resultados melhores para marcas pelas quais os patriocinam entre outras coisas...

Por isso que eu nao confio muito em testes pela internet ainda mais se for algum site cheio de patriocinio que nem este que voce citou,so confio nos do cdh e nos que posso fazer. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara rola buatos de que tem sites que fazem testes e dao resultados melhores para marcas pelas quais os patriocinam entre outras coisas...

Por isso que eu nao confio muito em testes pela internet ainda mais se for algum site cheio de patriocinio que nem este que voce citou,so confio nos do cdh e nos que posso fazer. :cool:

É... Isso faz sentido, mais que esse teste do Frostytech.com é bem tecnico, mesmo que ele prevelegiem alquem você sabe os cooler top por causa daque lista enorme. Claro que uma opiniao de um usuario é bem melhor:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola creio eu que estou com problema de sobreaquecimento na maquina, gostaria da opinião do pessoal qual o melhor cooler para eu comprar.

Hardware:

Processador Q9650

placa-mãe P5Q3 Deluxe

placa de video HD4890

Gabinete X-Blade

2 coolers (traseiro e dianteiro) puxando ar para dentro

1 cooler ( lateral ) jogando o ar para fora

Temperatura ambiente: 18º~30º

Cooler do precessador Cooler Master 775

Motivo por eu achar q é problema no aquecimento:

Temperaturas com o computador ocioso:

29º cpu

os núcleos em uma media de 47º

quando o pc trava e renicio e vejo as temperaturas:

49º cpu

os núcleos em uma media de 62º

dei uma olhada e me pareceu interessante o cooler Thermaltake BigTyp 14 Pro (CL-P0456), só nao acho para comprar hahaha =x alguem sabe? =p

Existe algum outro cooler q seria melhor para eu colocar? Qual seria? E o preço? Onde posso comprar ^^ ?

valeu ai pela ajuda =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola creio eu que estou com problema de sobreaquecimento na maquina, gostaria da opinião do pessoal qual o melhor cooler para eu comprar.

Hardware:

Processador Q9650

placa-mãe P5Q3 Deluxe

placa de video HD4890

Gabinete X-Blade

2 coolers (traseiro e dianteiro) puxando ar para dentro

1 cooler ( lateral ) jogando o ar para fora

Temperatura ambiente: 18º~30º

Cooler do precessador Cooler Master 775

Motivo por eu achar q é problema no aquecimento:

Temperaturas com o computador ocioso:

29º cpu

os núcleos em uma media de 47º

quando o pc trava e renicio e vejo as temperaturas:

49º cpu

os núcleos em uma media de 62º

dei uma olhada e me pareceu interessante o cooler Thermaltake BigTyp 14 Pro (CL-P0456), só nao acho para comprar hahaha =x alguem sabe? =p

Existe algum outro cooler q seria melhor para eu colocar? Qual seria? E o preço? Onde posso comprar ^^ ?

valeu ai pela ajuda =)

bom, primeira coisa, os 2 fans de 12 estão jogando o ar para dentro?? o de traz deveria estar jogando o ar para fora, para com isto formar um fluxo de ar, caso eles sejam genericos(aqueles que vem no gabinete) eu recomendo que você troque eles pelos da cooler Master que é recomendado aqui no forum.

sobre cooler, eu gosto muito do C12P da noctua, que tem na waz para vender, esta na faixa de 290 reais.

caso você n tenha toda esta grana agora, acho que só de trocar os fans pelo da cooler master e utilizar uma boa pasta termica( recomendo a OCZ FREEZE) ja deve dar uma boa resposta, também de uma observada se não tem nenhum selo colado em cima do seu processador impedindo que o cooler pegue o calor dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dauthi, Pelo que parece você não está usando o processador em over, mesmo sendo um Quad, os processadores de 45nm são bem frios comparados com a geração de 60nm, cooler relativamente simples da conta do recado, testa isto isto primeiro:

-Verificar se o cooler estar preso correto, bem fixado.

-Melhorar a circulacão de ar dentro do cabinete, um cooler de 120mm na frente jogando ar para dentro do cabinete, um de 120mm a atras retirando ar de dentro do cabinete, lateral jogando ar na placa mãe.

Mas eu acho que você deveria colocar um cooler melhor

50,00 a 80,00 cooler Buffalo ou Hyper TX2

100,00 a 120,00 Hyper 212 ou Cooler Iceage

160,00 Nero AK 967

250,00 zalman 9700, V8, Noctua.

Todo os cooler segurar um over legar, imagine em stock, mas vale lembrar que você tem que ter um fluxo de ar dentro do gabinete.

Minha opinião, verificar o que eu falei da fixação do cooler, você tem um PC top, e seu gabinete não esta aos pes do teu PC, este gabinete da X-blande tem fluxo ar muito ruim, eu pensaria em comprar um bom gabinete, antes de gastar muita grana um cooler top.

Qual é a fonte que você está usando???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dauthi, Pelo que parece você não está usando o processador em over, mesmo sendo um Quad, os processadores de 45nm são bem frios comparados com a geração de 60nm, cooler relativamente simples da conta do recado, testa isto isto primeiro:

-Verificar se o cooler estar preso correto, bem fixado.

-Melhorar a circulacão de ar dentro do cabinete, um cooler de 120mm na frente jogando ar para dentro do cabinete, um de 120mm a atras retirando ar de dentro do cabinete, lateral jogando ar na placa mãe.

Mas eu acho que você deveria colocar um cooler melhor

50,00 a 80,00 cooler Buffalo ou Hyper TX2

100,00 a 120,00 Hyper 212 ou Cooler Iceage

160,00 Nero AK 967

250,00 zalman 9700, V8, Noctua.

Todo os cooler segurar um over legar, imagine em stock, mas vale lembrar que você tem que ter um fluxo de ar dentro do gabinete.

Minha opinião, verificar o que eu falei da fixação do cooler, você tem um PC top, e seu gabinete não esta aos pes do teu PC, este gabinete da X-blande tem fluxo ar muito ruim, eu pensaria em comprar um bom gabinete, antes de gastar muita grana um cooler top.

Realmente o CASE faz a diferença, Um Cooler Master CM 590 ou 690 sao muito loucos e tambem tem uma excelente fluxo de ar, Por 300 reais você compra um otimo case!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dauthi, Pelo que parece você não está usando o processador em over, mesmo sendo um Quad, os processadores de 45nm são bem frios comparados com a geração de 60nm, cooler relativamente simples da conta do recado, testa isto isto primeiro:

-Verificar se o cooler estar preso correto, bem fixado.

-Melhorar a circulacão de ar dentro do cabinete, um cooler de 120mm na frente jogando ar para dentro do cabinete, um de 120mm a atras retirando ar de dentro do cabinete, lateral jogando ar na placa mãe.

Mas eu acho que você deveria colocar um cooler melhor

50,00 a 80,00 cooler Buffalo ou Hyper TX2

100,00 a 120,00 Hyper 212 ou Cooler Iceage

160,00 Nero AK 967

250,00 zalman 9700, V8, Noctua.

Todo os cooler segurar um over legar, imagine em stock, mas vale lembrar que você tem que ter um fluxo de ar dentro do gabinete.

Minha opinião, verificar o que eu falei da fixação do cooler, você tem um PC top, e seu gabinete não esta aos pes do teu PC, este gabinete da X-blande tem fluxo ar muito ruim, eu pensaria em comprar um bom gabinete, antes de gastar muita grana um cooler top.

Qual é a fonte que você está usando???

valeu =) vou dar uma olhada o lance é achar para vender haha =x normalmente eu sempre olho numa loja q eu acho tudo e quando la nao tem fico meio perdido >.>

Eu vou arrumar hj a tarde quando chegar em casa o fluxo dos coolers bem q eu estava achando meio estranho mesmo

Fonte estou usando uma da seventeam 750w real com pfc ativo não lembro direito o nome dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola creio eu que estou com problema de sobreaquecimento na maquina, gostaria da opinião do pessoal qual o melhor cooler para eu comprar.

Hardware:

Processador Q9650

placa-mãe P5Q3 Deluxe

placa de video HD4890

Gabinete X-Blade

2 coolers (traseiro e dianteiro) puxando ar para dentro

1 cooler ( lateral ) jogando o ar para fora

Temperatura ambiente: 18º~30º

Cooler do precessador Cooler Master 775

Motivo por eu achar q é problema no aquecimento:

Temperaturas com o computador ocioso:

29º cpu

os núcleos em uma media de 47º

quando o pc trava e renicio e vejo as temperaturas:

49º cpu

os núcleos em uma media de 62º

dei uma olhada e me pareceu interessante o cooler Thermaltake BigTyp 14 Pro (CL-P0456), só nao acho para comprar hahaha =x alguem sabe? =p

Existe algum outro cooler q seria melhor para eu colocar? Qual seria? E o preço? Onde posso comprar ^^ ?

valeu ai pela ajuda =)

ESSAS TEMPERATURAS JA estão BOAS!

Mas se voce quiser fazer overclock um evercool buffalo ja dara conta. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sei cara pois nao achei nenhuma foto deste sharks que mostre o núcleo do cooler e se tem heatpipes... :confused:

Mas eu creio que o buffalo é melhor sim mas nem tanto. (isso se o shark nao tiver heatpipes)

aqui esta ums SS:

http://www.velocityreviews.com/forums/attachment.php?attachmentid=12&stc=1&d=1134863050

http://www.velocityreviews.com/forums/attachment.php?attachmentid=8&stc=1&d=1134862271

O que eu tenho é diferente porque os caras pintarao a haste de cobre desse ae de prata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara pelo o que eu vi nas fotos eu diria que o sharks e o buffalo devem proporcionar desempenhos similares...

Eu nao tenho certeza mais ao que me parece o sharks alem de ter um fan bem no centro vem com 12cm. (ja o buffalo vem com um fan de 10cm que no meu caso fica na parte direita dele)

porém o buffalo tem heatpipes de cobre ja o sharks de aluminio. (os de cobre conduzem melhor o calor)

Pelo preço,tamanho e peso eu ainda prefiro o buffalo entre estes dois mais se voce estava pensando em trocar seu sharks por um buffalo acho que nao valera a pena. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah cara falando assim é fodah, tem q lixa isso ae, pega umas lixas d'agua acho q 400 - 600 e manda bala até fica liso, o **** que faze isso na mao pode quase com certeza deixa o desnivel maior.

Seguinte pessoal, tva olhando pra compra o Zalman Cnps 9700 LED eis que eu tive a brilhante ideia de olha a minha placa mãe, e to achando que o cooler não entra, alguém pode me confirma isso??

Asus P5K Premium:

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=Jg7gThXvovYfZO6F

Cara a Zalman resondeu o meu email:

RE: MoBo support Zalman CNPS9700 LED / NT‏

De: TechSupport ([email protected])

Enviada: terça-feira, 30 de junho de 2009 0:24:12

Para: 'Rilkeis .' ([email protected])

The 9500 and 9700 are compatible with your motherboard.

From: Rilkeis . [mailto:[email protected]]

Sent: Monday, June 29, 2009 8:32 PM

To: [email protected]

Subject: RE: MoBo support Zalman CNPS9700 LED / NT

I have a MoBo Asus Striker II Formula, the heatsink of the chipset are great and current risk of not pull in cooler? and the P5K? also has the largest heatsink.

RESUMAO: SERVE SIM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Andei vendo por ai, que o cooler box da intel 45 nm é menor que o de 65. a dúvida é a seguinte...

tem um cidadão no ml vendendo q6600 com um cooler spire, que eu comprei,, e ele ta fazendo um trabalho muito ruim... cooler péssimo...

queria saber se da pra usar o cooler de um q8200, se algum ja fez isso?

grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Andei vendo por ai, que o cooler box da intel 45 nm é menor que o de 65. a dúvida é a seguinte...

tem um cidadão no ml vendendo q6600 com um cooler spire, que eu comprei,, e ele ta fazendo um trabalho muito ruim... cooler péssimo...

queria saber se da pra usar o cooler de um q8200, se algum ja fez isso?

grato!

Olha se ambos os coolers forem para placas mae intel cujo o soquete é o mesmo funcionara sim. :)

Agora se um cooler for para placas mae soquete 775 e outro para placas mae soquete 1366 eu ja nao sei se ambos funcionaram para placas mae de soquete 775 por exemplo. :mellow:

Mas eu acho que nao avera diferenca significativa nas temperaturas em full e em idle no seu processador com a troca de um cooler box intel para outro cooler box intel,os coolers box da intel sao horriveis pois eles tem baixa eficiencia,sao muito barulhentos e tambem sao pessimos de encaixar. (eu ja quebrei um pino do cooler box intel tentando encaixa-lo e tive que joga-lo fora!) -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Andei vendo por ai, que o cooler box da intel 45 nm é menor que o de 65. a dúvida é a seguinte...

tem um cidadão no ml vendendo q6600 com um cooler spire, que eu comprei,, e ele ta fazendo um trabalho muito ruim... cooler péssimo...

queria saber se da pra usar o cooler de um q8200, se algum ja fez isso?

grato!

Olá, não recomedaria, porque a diferença em grande de cooler para outro, eu tenho dois cooler da intel parado um de E6750 e do meu atual quad Q9400, o Quad é muito menor, eu nem instalei ele, imagem você usar um cooler de Q8200 em Q6600 que é bem esquentadinho, ele não vai da conta ou no minimo asa temperaturas vão ficar muito alto, olha a diferença de altura entre os dois

http://img197.imageshack.us/img197/3624/intele8000stockcooler01.jpg

http://img30.imageshack.us/img30/1191/big20copper20core20inte.jpg

Eu recomendaria Buffalo para se Q6600 por 50,00 e você não vai esquentar a cabeça :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, é seguinte:

Eu irei substituir a minha placa mãe, de uma P4S800-MX para uma P5KPL Ambas da Asus, pelo simples fato do upgrade na placa de video, já que necessito dos slots Pci express.

Vou substituir a placa mãe, mantendo o processador, e cooler (que por sinal é novo e bom) porém eu tenho uma duvida.

Na placa mãe, é instalada a base do cooler aonde o cooler (ventoinha + dissipador) é encaixado, correto ? se sim, eu posso retirar essa base e colocar na outra placa mãe nova, normalmente ? e depois encaixar o cooler normalmente, com o processador + pasta térmica encaixados no slot devidamente?

É que to tendo muita dificuldade para retirar a base do cooler da antiga placa mãe, pois eles não são parafusados, e ainda não entendi como é colocado... se alguem puder ajudar.

É um cooler modelo para P4 3.0 Ghz.

Abraços, aguardo respostas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, é seguinte:

Eu irei substituir a minha placa mãe, de uma P4S800-MX para uma P5KPL Ambas da Asus, pelo simples fato do upgrade na placa de video, já que necessito dos slots Pci express.

Vou substituir a placa mãe, mantendo o processador, e cooler (que por sinal é novo e bom) porém eu tenho uma duvida.

Na placa mãe, é instalada a base do cooler aonde o cooler (ventoinha + dissipador) é encaixado, correto ? se sim, eu posso retirar essa base e colocar na outra placa mãe nova, normalmente ? e depois encaixar o cooler normalmente, com o processador + pasta térmica encaixados no slot devidamente?

É que to tendo muita dificuldade para retirar a base do cooler da antiga placa mãe, pois eles não são parafusados, e ainda não entendi como é colocado... se alguem puder ajudar.

É um cooler modelo para P4 3.0 Ghz.

Abraços, aguardo respostas !

Bom se o seu cooler + dissipador for asim

cooler775.jpg

você tera que remover o cooler e depois tirar o processador de por separado , para encaixar e so você apertar os pinos e girar para a esquerda se não me engano ... mas tera que seguara bem firme para não soltar ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se o seu cooler + dissipador for asim

cooler775.jpg

você tera que remover o cooler e depois tirar o processador de por separado , para encaixar e so você apertar os pinos e girar para a esquerda se não me engano ... mas tera que seguara bem firme para não soltar ..

Primeiramente, obrigado pela resposta.

Mais infelizmente meu cooler não é deste modelo...

Mais também, sobre retirar o cooler eu consegui, o problema é retirar a base que é fixa na placa mãe, que é aonde eu insiro as presilhas do cooler, entende ?

To com muita dificuldade pra tirar, não sei nem se é possivel =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, eu estou querendo fazer um (Overclock alto no meu CPU)

Ele é um E7400 de 2,80Ghz , e to querendo colocar a 3,80Mhz , e gostaria da opnião de vocês sobre um cooler que aguente sem problemas!! ^_^

OBS : E pretendo gastar no cooler até 400R$

o que vocês acham desses cooler?

___________________________

Cooler Master V8

Thermalright Ultra-120 Extreme

___________________________

configuracão :

CPU : E7400 de 2,80Ghz ,Placa Grafica SLI ASUS EN9600GT, Motherboard : XFX nForce 750i SLI,

Memória : 6GB Denominator DDR2, Disco 1TB,Windows vista Ultimate x64, Fonte LC-Power 850W Arkangel V.2.2 140mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!