Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Evercool Buffalo (Troca de Fan)


Posts recomendados

Galera beleza?

Meu primeiro topico neste forum, antes estava no guia, gostaria de uma ajuda, posso realizar com segurança a troca do fan do evercool por qual?

Sera q rola de por de 120?

Vi alguns caras no guia q colocaram, qual indicam?

Quero ate 25 reais mas com baixo ruido, acho que da pra por um da artict serie 9 ou akasa amber o que axam?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Galera beleza?

Meu primeiro topico neste forum, antes estava no guia, gostaria de uma ajuda, posso realizar com segurança a troca do fan do evercool por qual?

Sera q rola de por de 120?

Vi alguns caras no guia q colocaram, qual indicam?

Quero ate 25 reais mas com baixo ruido, acho que da pra por um da artict serie 9 ou akasa amber o que axam?

valeu

gostaria de saber qual seria melhor para por no lugar ...e tbem um silencioso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera beleza?

Meu primeiro topico neste forum, antes estava no guia, gostaria de uma ajuda, posso realizar com segurança a troca do fan do evercool por qual?

Sera q rola de por de 120?

Vi alguns caras no guia q colocaram, qual indicam?

Quero ate 25 reais mas com baixo ruido, acho que da pra por um da artict serie 9 ou akasa amber o que axam?

valeu

- Bom, se já viu colocar de 120mm, a melhor que conheço é cooler master e não custa mais do que 25 pratas além de ser bem silenciosa....da uma olhada em uma review que tem aqui mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aonde vocÊ viu uma fãn nele de 120?Quero ver porque to de olho na cooler master recomendada,mais não sei se seria ela que queria pois gostaria de controlar a rotação ja que aqui é o CnQ que cuida,se alguem souber alguma fã com bom preço e com controlador PWM acradeceria se me sugerisem.

Alguem sabe como controlo a rotação via software dele?Ele não tem controlador PWM mais poderiamos controlar pela voltage teria software pra isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um fan de 120mm no Buffalo? :o

Ele tem o dissipador do tamanho adequado para fans de até 92mm.

O fan que vem nele tem 100mm porque não tem a moldura 'quadrada' de outros modelos de fans, possibilitando que suas pás sejam maiores, mas o encaixe dele tem o mesmo tamanho que o de outros fans de 92mm.

Um fan de 120mm ficaria sobrando no dissipador, e o processo de amarração de um fan desse seria trabalhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que daria um ótimo resultado seria o Silverstone RL-FM91 devido ao alto CFM que ele possui http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_307&products_id=2879

O problema é que está difícil de encontra-lo, portanto procure por um bom fan de 92mm que se encaixa perfeitamente no evercool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aonde vocÊ viu uma fãn nele de 120?Quero ver porque to de olho na cooler master recomendada,mais não sei se seria ela que queria pois gostaria de controlar a rotação ja que aqui é o CnQ que cuida,se alguem souber alguma fã com bom preço e com controlador PWM acradeceria se me sugerisem.

Alguem sabe como controlo a rotação via software dele?Ele não tem controlador PWM mais poderiamos controlar pela voltage teria software pra isso?

- Olha tenho 2 r4 da cooler master aqui no gabinete, é uma excelente fan tanto para gabinete como para dissipador de cpu mas acredito que a apache da akasa que tem pouco menos CFM que o R4 e é mais silenciosa, é opção melhor para dissipador de cpu, ela tem PWM ...da uma olhada na just shop que ta com um preço bom e você pode ver os dados da fan.

Se quer controle, apache..se não...R4...

quanto ao controle por tensão nos R4 eu aqui controlo pelo aplicativo da placa mãe (ASUS) por perfis criados ....até uma certa temperatura ales ficam á 1400 rpm...acima da temperatura estabelecida no perfil, elas pulam pros 2000 rpm que são o máximo delas, você pode usar um programa para controlar isso cso sua placa mãe não tenha um. Existe um chamado speed fan, excelente para isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Olha tenho 2 r4 da cooler master aqui no gabinete, é uma excelente fan tanto para gabinete como para dissipador de cpu mas acredito que a apache da akasa que tem pouco menos CFM que o R4 e é mais silenciosa, é opção melhor para dissipador de cpu, ela tem PWM ...da uma olhada na just shop que ta com um preço bom e você pode ver os dados da fan.

Se quer controle, apache..se não...R4...

Mas para colocar no Buffalo esse Apache da Akasa não teria como ser instalado né? Pois ele é de 120mm.

Achei esse Apache muito bom, níveis de ruído baixíssimos e preço bom também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas para colocar no Buffalo esse Apache da Akasa não teria como ser instalado né? Pois ele é de 120mm.

Achei esse Apache muito bom, níveis de ruído baixíssimos e preço bom também.

-Bom, no início na sua primeira mensagem disse que viu en outro forum usuários que instalaram um fan de 120mm no bufalo, realmente não sei se da para colocar o apache nele, mas se colocaram de 120, então deve dar sim...resta saber como vai prender e se não vai causar muita vibração!!

posso estar errado mas fico com receio sobre colocar uma fan para o qual o dissipador não foi projetado !! so consultando quem já fez mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, fiz testes aqui com um fan de 120mm de 85CFM no Buffalo, e diminuiu apenas 3ºC em full-load. Esse é um fan de alto CFM, portanto, para a maioria desses encontrados à venda no Brasil, muito provavelmente não haverá muito ganho de performance no Buffalo colocando-se outro fam de maior CFM, mas sim a vantagem disso e reduzir o barulho provocado pelo fan original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostaria de lembrar aos colegas que a instalação de um fan de maior

dimensão do que o que foi projetado para o dissipador pode resultar

até mesmo em redução da dissipação do calor por diversos motivos,

como direcionamento do fluxo de ar para o dissipador, devemos nos

lembrar que o corpo do fan é um duto dimensionado e com a forma

definida para produzir a maior dissipação possível do calor. Então a

solução não é montar uma ventoinha maior, mas sim uma da mesma

dimensão, mas com maior eficiência, como podemos verificar no post

do Root a instalação de um fan de 120mm no Buffalo não produziu

qualquer resultado significativo, daí apoio a ideia de manter o fan na

dimensão original mas com maior eficiência, sendo que o ideal seria

un fan com controle de rotação, de forma que possa ser encontrada

a rotação para gerar o fluxo de ar ideal a dissipação do calor, que

nem sempre ocorre com maior CFM ou velocidade do ar, sei porque

já fiz essa experiência há alguns anos com um Athlon XP3200 e um

dissipador do Aero 7+ com uma ventoinha Thermaltake Smart Case

Fan de rotação variável e obtive a melhor temperatura na faixa das

3500/3600 rpm, enquanto a ventoinha ia até 4800 rpm e 72 CFM.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é preciso lembrar que meu processador não está com over (por enquanto). Esses coolers foram feitos para alta dissipação de calor, portanto em situações de baixa dissipação ele não terá alterações significativas ao se usar um fan com maior CFM. Na verdade, esse meu Buffalo com o E7300 em stock trabalha da mesma forma com ou sem a ventoinha, por incrível que pareça, desde que tendo-se um fan de 120mm na traseira do gabinete.

Por quê isso ocorre? Simples, porque o cooler não está trabalhando nas especificações para qual ele foi projetado. Se eu fizesse um overclock com aumento de Vcore, aí sim haveria com toda certeza melhorias no resultado com um fan de maior CFM.

Claro que a discussão aqui não é o tamanho do fan, e qual a influência de um maior fluxo de ar nas suas aletas. Logicamente o tamanho do fan deve ser compatível com o tamanho do cooler, senão ocorrerá problemas, naturalmente.

Só estou esperando chegar minha HD4850 para fazer um overclock e postar os resultados com diferentes ventoinhas no Buffalo, inclusive as diferenças em usar ou não ventoinha nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!