Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar 4 pentes de 1GB double side


fordeco

Posts recomendados

Tenho uma ASUS P4S800D-X com dois pentes DDR400 de 1GB double side (chips dos dois lados) junto com dois pentes DDR333 de 512MB single side (chips de um lado só), totalizando 3GB na freqüência da DDR333, funcionando perfeitamente, em dual-channel.

A minha dúvida é: tem algum problema trocar os dois pentes de 512MB DDR333 single side por dois de 1GB DDR400 double side, totalizando 4GB DDR400 double side?

Em resumo, posso usar quatro pentes de 1GB double side ao mesmo tempo?

Observação:

A ASUS P4S800D-X tem quatro slots de memória e aceita até 4GB (1GB por slot).

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Eduardo!

A ASUS P4S800D-X tem 4 slots de memória e aceita até 4GB (1GB por slot).

No manual dela não fala nada sobre aceitar ou não 4 pentes double sided. Fala somente que cada slot aceita memórias de 64MB, 128MB, 256MB, 512MB e 1GB DDR 400/333/266/200 unbuffered DRAM e na lista de fornecedores credenciados existem algumas de 512MB que são double sided.

A Placa Giga-Byte GA-8S655FX Ultra possui o mesmo chipset da PS800D-X ( "SiS 655FX Host/Memory controller" e "SiS 964 MuTIOL Media I/O") além de ser muita parecida em relação às suas características. O manual da GA-8S655FX Ultra mostra que é possível ter 4 double sided ao mesmo tempo:

DIMM 1(CH A)-DIMM 2(CH A)-DIMM 3(CH B)-DIMM 4(CH B)

DS/SS XXXXX DS/SS XXXXX ---> DUAL CHANNEL

DS/SS XXXXX XXXXX DS/SS

XXXXX DS/SS DS/SS XXXXX

XXXXX DS/SS XXXXX DS/SS ---> DUAL CHANNEL

DS/SS DS/SS DS/SS DS/SS ---> DUAL CHANNEL

DS: double sided (chips dos 2 lados)

SS: single sided (chips de 1 lado só)

Quero trocar esses dois de 512M DDR333 por dois de 1G DDR 400 para ficar com o FSB 1:1, mas, estou com medo de jogar dinheiro fora no caso de não funcionar.

Ficarão 4 double sided de 1GB DDR400 instalados.

As memórias são Samsung 1GB DDR400 com 16 chips "K4H510838E-TCCC" (8 chips de 64MB de cada lado).

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É risco, além de você ter inúmeras provas que vai funcionar sempre existem aquelas famosas imcompatibilidades de última hora, pode vir com imcompatibilidade do chip da memória com o chipset, é difícil, mais pode acontecer.

Se você comprar em alguma loja, sugiro você levar o gabinete debaixo do braço e fazer o teste no local, assim você ou o vendedor testa evitando possíveis problemas de devolução, se existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema algum.

Qualquer dúvida, até recomendo, é você atualizar a bios para evitar possíveis imcompatibilidades.

A minha bios é a mais recente.

Valeu!

As duas de 1G que tenho aqui são iguais as que quero comprar: Samsung 1GB DDR400 com 16 chips "K4H510838E-TCCC" (double sided) que, atualmente, estão rodando direitinho em dual channel com duas de 512MB: Nanya 512MB DDR333 com 8 chips "NT5DS64M8BT-6K" (single sided). O conjunto roda na freqüência da menor: 333MHz.

Espero que dê tudo certo com as quatro de 1GB!

Valeu!:rolleyes:

EDIT: Uma última dúvida: vai rodar como DDR400 ou, por ser double sided ou ser 4GB, poderá cair para DDR333?

Desculpas pelo número de dúvidas:confused:

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode acontecer de elas rodarem em 333Mhz, se acontecer isso você vai na bios e coloca manualmente a 400Mhz e aumenta um pouco as latências das memórias, se tiver por exemplo a 3-3-3-8 coloque 3-4-4-8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!