Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partições e raid


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal, meu nome é Tiago e é a primeira vez que mando uma mensagem para esse fórum. Trabalho com edição de vídeo digital e tentei montar uma máquina que pudesse atender as minhas necessidades nesse sentido. Entre os requisitos que julguei serem importantes foi o uso de 2 HDs ligados em RAID 0, para melhorar a performance de gravação de arquivos grandes.

Tenho um Pentium 4 2.4 GHz.

Placa Soyo Dragon Ultra Platinum com controladora RAID HighPoint HPT 372/ATA 133.

Liguei em RAID 0 dois HDs Maxtor iguais, de 41,1 GB, 7200 RPM ATA 133.

Estou usando o Windows XP.

Tenho 2 dúvidas e ficaria muito agradecido se vocês pudessem me ajudar:

1.

A capacidade do arranjo, ou seja, a capacidade somada dos meus 2 HDs, é 82,22 GB. Confirmei isso com o RAID Management Software que acompanha a placa-mãe. No entanto, no “Meu Computador”, o disco aparece como tendo apenas 76,57 GB. Onde foram parar esses 6,65 GB de diferença entre a capacidade dos discos e o que aparece no Windows? Eu já instalei o Windows 3 vezes e me parece que seria uma partição que foi criada numa dessas reinstalações. Isso é possível? Se for uma partição, ela não aparece no Windows, como eu faço para ter acesso a ela? Como eu faço para deletá-la?

2.

A outra questão diz respeito a partições de disco. Como faço para particionar minha unidade C, sendo que ela é composta por 2 HDs ligados em RAID 0 (de forma que são interpretados como um HD só)? Tentei fazer através do gerenciamento de disco do Windows, mas não consegui. Uma dessas partições teria de abrigar o Windows.

Tenho Backup dos meus arquivos, se for preciso reformato tudo de novo.

Ouvi falar que particionar pelo FDISK é melhor que usar o Partition Magic. Se for, como é que eu faço.

Pessoal, muito obrigado pela atenção.

Se precisarem ajudo no que puder.

[ ]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Sr

Tenho uma placa igual, só que para Athlon, uso RAID 0 com dois HD's de 80 GB, sendo um ATA 133 / 7200 e outro ATA 100 / 5400, com um XP 2.4.

Para a pergunta 1, não há nada errado, pois o espaço é este mesmo. Um HD 40 GB tem de fato ~38 GB de espaço útil, e há dúzias de entusiatas nesta mesma seção do fórum que podem explicar melhor.

Para a pergunta 2, você pode utilizar a princípio o Partitition Magic, ou criar as partições normalmente. Eu só não entendi porque você fez o arranjo, e agora quer particionar? Lembre-se que RAID 0 implica mais desempenho em troca de mais risco (2x mais). Se você particionar e colocar o SO no começo dos dois HD's (/2), a chance de ocorrer um erro vai acabar aumentando, porque o sistema vai acessar sempre estas áreas. Lembre-se, RAID 0 não é IDE, se der pau no SO(no linguajar comum) você ter que arrajar um terceiro HD para dar boot no IDE normal.

A configuração que você indica sugere o desempenho de SCSI 160 10K RPM (+/- 46 GB/s no SANDRA 2003). Creio ser bastante desempenho para compensar o risco de particionar sobre o RAID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa,

mas eu não entendi como particionar sobre o RAID aumenta o risco em relação ao RAID "normal"?

Eu pensei em particionar porque uma pessoa que trabalha com vídeo e também usa RAID disse que era bom. Na partição menor deixava o sistema e na maior os arquivos de vídeo.

Tu acha que se obtém ganho de performance usando partição dessa forma?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Tiago

O ganho de desempenho com o uso de partições ocorre quando particiona o disco rígido em duas ou mais partições e se coloca o sistema operacional na primeira, mais perto do centro do disco. Desta forma, o tempo médio de acesso do SO fica menor, e não há possibilidade de se fragmentar o arquivo de troca ao longo do disco, pois ele ficará na mesma partição do SO. Evidentemente, o tempo médio de acesso depende de onde o arquivo está fisicamente no disco, quanto mais longe do centro, maior o tempo.

Veja bem, se você fizer isto com RAID 0 o sistema operacional e o arquivo de troca, que são continuamente acessados, irão ficar nesta partição inicial. Ocorre que quanto maior o número de acesso numa área limitada do disco, maior a chance de se observar um erro. É claro que isto ocorre também se você não utilizar RAID 0, mas se utilizar a chance de se observar um erro é maior, e por isso eu não recomendaria.

Observe que se der um erro grave e a controladora não conseguir refazer os volumes na inicialização você poderá perder todos os dados, uma vez que mesmo dando boot com outro HD na IDE normal o volume dos outros dois em rede não será formado.

O uso de RAID 0 implica em risco justamente por causa disso, a usar uma partição para o SO para aumentar o desempenho irá aumentar ainda mais este risco. Em geral não se recomenda RAID 0 para aplicações críticas, mas sim o 0+1, que utilizaria 4 HD's.

Para o que você pretende apenas o RAID 0 o já irá fazer uma grande diferença no desempenho e o ganho da partição pode ser substituído por um advindo de um grande volume de RAM (1GB para cima), evitando o uso do arquivo de troca.

Caso se interesse mais por RAID, há um bom número de artigos neste fórum. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...