Ir ao conteúdo

[Mini Review] Gateway M-Series Modelo 6851 HD2600 512MB GDDR3 dedicados.

ice2642

Posts recomendados

Postado
Ice...

é que eu li em algum lugar, n lembro onde, que 4Gb de ram so é compativel com sistema de 64 bits

isso confere ou é apenas mito?

Não é mais, com o Windows Vista Home 32 Bits mais SP1, o sistema operacional já reconhece os 4GB. Eu tenho aqui.

• Membro VIP
Postado
Reconhece os 4GB mas so gerencia 3GB e pokos...:)

Isso mesmo, pois os sistemas de 32bits só tem 4294967296 endereços, o que da 4gb, mas esses 4gb não é apenas para a mb ram, também é para a placa de vídeo, e todos os periféricos que estão ou que podem estar conectados no computador.

Para usar os 4gb precisa usar um SO de 64bits, ele tem 18446744073709551616 endereços, que equivale a 17179869184gb, ou 16777216tb, ou 16384pb, ou para finalizar, ele é capaz de usar até 16eb.

Postado

a grande verdade é que isso ai é tudo bestera porque a AMD tinha CPU 64 bits e a intel nao, ai pra nao disparar AMD e intel ficar as traças e como intel e M$ sao namoradas, seguraram tudo, pois quem controla a memoria nao é a CPU e sim a ponte norte e que legal, a controladora de memoria geralmente é 8 ou 16 bits com bancos de 64 bits.

e outra pra mater de vez, a CPU nao aloca todos os 4gb de uma unica vez, ela vai pegando paginas de 32kb por vez.

mas q seja, hoje em dia intel ja tem cpu 64bits, M$ finalmente liberou o vista pra ver os 4gb que ate antes do SP1 era algo impossivel pra CPU32 bits e daqui uns tempos quando sair SP2 do vista milagrosamente este ultimo vestigio de limitaçao vai sumir.

[]'s

Postado

Bom...

Em relação custo beneficio.

Tendo em mente Duty 4, o que seria melhor 1Gb a menos com o 32 ou 1 Gb a mais com o 64?

OBS: eu sei que é mais fácil eu esperar chegar o note e fazer os teste, mas eu so quero saber como seria em teoria xD

Postado
opa,

o teste foi bem rápido, bootei ele, abri o kde, olhei no centro de controles pra ver se pegou a placa de video, vi la que ele pega a da HD2300 ou posterior, e passei pro segundo teste que era ver se o OSX iria rodar ehehhehehe

nao durou 5 minutos.

mas sem erro, depois testo as engrenagens, alguem ai sabe se ainda é GlGlide pra executar, ultima vez q usei isso usava o mandrake 7 so pra dar ideia numa voodoo 3 ehhehehehehe

qual seria a linha de comando pra chamar elas, e a pra ver bogomips ? nao lembro :)

[]'s

grep BogoMIPS (Lembre que é case sensitive) acho que grep BogoMIPS /var/log/dmesg

lembro que já usei

cat /proc/cpuinfo | grep BogoMIPS

BogoMIPS (Milhoes de instruções por segundo)

Resultado de uma calibração de tempo feita pelo Kernel, quanto a velocidade do processador usado por pequenos programas de loops e por alguns dispositivos de drivers. Nem lembrava mais deste troço.

os comados não são "glxinfo", "fglrxinfo", "fgl_glxgears"

Postado

COD4 ? se nao vai jogar game velho deixa o 64 mesmo.

a zica de usar vista 64 nem é questao de memoria ou nao, e sim compatibilidade.

jogos novos nao tem erro, o sistema fica melhor, a zica estão nos antigos, doom3 nao roda, aquamark3 nao roda, e por ai vai. mas crysis, cod4, e estes que estão saindo agora vão rodar sem erro em 64, se o programa tiver versao 64 vai rodar ate melhor que em 32, caso dp crysis, se nao um pouco pior, mas nada do outro mundo.

o ideal é você ver o que costuma rodar ai e fazer o teste, instala uns jogos no vista 64 q vem nele e testa, ai quando for limpar o OS e reformatar tudo pra limpar a batelada de tralha que eles instalam poe primeiro o 32 e testa o mesmo jogo, se achar melhor deixa e 32, se nao reformata d novo e joga o 64.

tendencia agora que estão começando a sair notes ja 64 de fabrica é começar aos poucos aparecer programas 64.

[]'s

Postado

aqui COD4 rodou bem com a resolucão em (1280 x 800) e as texturas no maximo (só as texturas, que é separado lá no options), sem AA(frescura, pelo menos no CoD nao fazem tanta diferença, e baixam muito o desempenho.) Detalhe que é no VISTA 64, e tinha varios outros programas em background (navegador, antivirus, aero, etc)

Postado

novo teste no mandriva ONE

nao funcionou o gears.

deve ter alguma zica mesmo o driver que vem nele.

como nao tinha nenhum jogo no meu CD nem testei o tux racer, po antigamente vinha lotado de jogo estas distros, vai ver viram que linux é pra rede e win é pra games, nem vegastrik e freeciv que vinha em tudo que é lance tem mais.

snapshot3eh9.th.jpg

pelo menos o gimp ainda vem nele ehhehehe

bom, se o lance é linux esquema é usar um note com gma950 que fica mais redondo, nvidia nunca testei com linux nem vou falar nada.

pode ser q fussando e pegando o driver direto do site da ati melhore o 3d.

como eu nao gosto de linux e acho um sistema que nao deveria ter X, porque o lance dele é rede e nerdes que adoram linha de comando, pra mim tanto faz ehhehehe

mas em todo caso ta ai testado, de repente alguem que usa mais e manja melhor consiga tirar mais proveito.

engraçado que tinha testado essa mesmo distro no kennex q tb usa ATI e tinha rodado normal, se bem q nao testei nenhum jogo tb, so fiquei fussando la o Kde uns minutos.

[]'s

Postado

Ice, eu to achando que você deveria se candidatar ao cargo de professor pardal do Fórum...

Daqui a pouco você vai querer fazer leitura de injeção eletrônica de carro com o Gateway... ou pior, vai fazer chupeta do note com o carro quando não pegar!

Postado
no kennex nao marca, e nao vai ser em qq placa ATI que vai marcar, ela tem q ter o sensor, a MB pra medir a temperatura. nas nvidia é mais normal isso.

aproveitando, ja que o papo é temperatura, la no everest tb marca uso do cooler, ai q entra a duvida, sera q tem outro cooler pra GPU dele na parte de cima do 6851 ?

ai ja nao da pra abrir pra ver pois ai sim acho q perderia garantia, mas fica ai a duvida.

outro lance que ele tem la tb é que marca uso da GPU.

(...)

Será que tirando o teclado daria pra ter esta confirmação, tipo pela parte de cima, soltando as travinhas do teclado e tal, como fiz no meu Kennex...

Se bem que o resultado da sua tentativa no Kennex não foram muito agradáveis...:lol:

Será que você se habilita a fazer isso e talvez até tirar umas fotos:confused:

valeu!!!

Postado

o kennex minha mina se apossou dele, sem chance de desmontar, mas em todo caso isso ai nao fica tipo um termometro colado na CPU, é um chipsinho ou as vezes so uma funçao a mais no chip principal que você nem ve, a nao ser um tecnico que sabe o que esta procurando, componente e tal. mas é automatico, se tem aparece no everest e outros programas.

[]'s

Postado

Não Ice eu to falando é do seu M6851 mesmo, sobre o lance da sua duvida "sera q tem outro cooler pra GPU dele na parte de cima do 6851 ?"

Postado

entendi, se bem que tirando o teclado (muito fácil e é um padrão em todos os notes aquelas travinhas e não rompe nenhum lacre...) acho que não daria para ver se teria um cooler so pra GPU, sera que a Gateway não disponibiliza tipo um esquema mostrando todas as peças e a montagem, so pra tirar esta duvida... Se bem que acho difícil ter um cooler na GPU, sei lá, seria até uma boa ja que ela tem 512Mb dedicados, mas acho difícil...

Uma duvida, a HD2300 no Kennex é uma das causas da queda na autonomia da bateria e como se comporta o seu com HD2600 (maior consumo) e bateria de 6 celulas também?

Outra coisa o Kennex tem um slot de memoria que fica embaixo do teclado e outro na parte debaixo com fácil acesso para um "UP" e no seu M6851 os dois slots ficam embaixo com acesso fácil ou um também seria na parte de cima, tipo embaixo do teclado?

valeu!!!

Postado

a bateria gasta mais por causa da hd2600, por ex, este modelo consegue +- 2:30h o outro igual so que com x3100 consegue 3:45h.

memoria as 2 em baixo igual dos HP e toshiba.

HD so cabe 1.

vantagens da HD2300 - da pra praticamente dobrar o desempenho com overclock.

vantagens da HD2600 - mesmo sem over é bem mias rapida que a hd2300 com over.

[]'s

Postado

Legal, quanto a autonomia da bateria tem o lance também do seu processador ser o core 2 duo que consome menos que os dual core como é o caso do Kennex com T2130, se bem que aquele user que colocou um T7200 falou que a autonomia melhorou pouca coisa...

Será que do seu T5550 para um T7200 teria diferença de consumo por um ser mais forte que o outro ou nada a ver, talvez uma diferença minima em consumo e consequentemente uma redução minima na autonomia da bateria?

Postado

o t5550 gasta menos que o t7250, primeiro porque vem ja com tecnologia um pouco mais nova no speedster, segundo que é menos clock, o 7200 é 2ghz.

soquete M normalmente gasta mais bateria que os P por via de regra mesmo clock.

mas acho que a hd2600 tb gasta menos que a hd2300 se você setar pro lance de economia porque ela tem um esquema tipo os core duo pra ocilar clock

edit*******

falando nisso, acabou de apagar a tela e entro em sleep ehehhehe tava desde umas 2:05 usando ele na bateria, retornei e tem 5% ainda ehhehehehehhehe

edit, vou aproveitar pra deixar descarregar tudo pra calibrar

[]'s

Postado

LINUX no m6158? sim sim i have x)

instalei o ubuntu 8 (tava ocm preguiça de ficar catando drives adoidado entam coloquei ele porque nessa versão ele ta reconhecendo até a cuéca do cara)

Mas tive dificuldade com a placa de video. Sim sim drive de placa ATI é mais complicado que NVADIA. Mas ambos tem seus problemas, tantos os sdrives propietários qto os mantidos pelas comunidades linux.

O caso é que não gosto do ubuntu e takei fora, botei o linuxMint (versão do unbuntu com gostinho de menta :P)

Foi só alegria, acho tudo, video, som, wireles.... o video ele abriu ali a janela pra confirmar a instalaçãoi de drive proprietário eu aceite e foi embora, e nem procurei mexer. Compz Fusion roda super bem, e o Wine também. Instalei o CS 1.6 com o wine e vai as maravilhas.

to querendo instala o MSN messenger, mas não sei se vai rolar :T

O que notei foi que a bateria acusa durar menos no linux, mas pouca coisa menos.

Falando em bateria qto dura a de vocês??? a minha acho que dura umas 2h e meia.

Alguem ai sabe como diminuir a quantidade de memoria ocmpartilhada com o video? aqui ta marcando mais de 1gb pro video :S e ja tem 512. Ou ele regula esse valor e vai aumentando pra mais dos 512 só se precisar?

de ql ker forma aqui eu to achando que ele só ta pegando uns 3g e pouco pra usar, mas marca que tem 4g e é o vista 64.

desconfio que seja esse 1gb compartilhado pro video que ta sumido :T

Bah nem formatei o pc, ainda to com o vista que veio com o note... aquele cd instala o vista sem esses programa besta de office e norton, jogos da gatwey ???:S

apesar que os inguins la era divertido :P

mas ja foi pro saco ^^

Postado

Ola pessoal, ja estou há uma semana paquerando com esses notebooks da Gateway e esse tópico (passei a tarde lendo as 42 páginas) foi o último empurrãozinho q eu estava precisando pra ter certeza da minha escolha, será o meu primeiro notebook.

A única coisa que ainda estou em dúvida é entre os modelos m-6851 e M-152XL... quero comprar um notebook pra aposentar meu desktop e gostaria que ele tb suportasse bem alguns jogos como PES, NFS e CoD4... mas não sei se vale a pena pagar R$ 700,00 a mais pelo processador e perder 1gb de ram.

O que eu gostaria de enteder melhor foi o que o ICE quis dizer no começo do seu review à respeito de um cd de recovery:

" O que eu achei legal é q ele vem com um DVD do Vista que quando você coloca pra instalar ele pergunta se você quer por o 32 ou o 64, ja tudo no mesmo DVD, tem opções pra particionar e tal e o CD de recovery que você cria se nao marcar bobera quando liga ele pela primeira vez, nao cria o vista pra instalar como veio de loja, e sim ele cria um DVD (1 disco q pediu aqui) com todos drivers e programas tanto pra 64 quanto pra 32 bits, então logo que você formata e instala o vista da sua escolha, 32 ou 64, você coloca este disco que te pergunta se você quer restaurar drivers ou programas, se escolher drivers, ele ja mostra a lista certa pro seu Vista, se por programas, mesma coisa. "

Espero que vocês possam tirar essas minhas dúvidas para q eu possa logo fazer o pedido! :lol:

[]s!

Postado
...A única coisa que ainda estou em dúvida é entre os modelos m-6851 e M-152XL... quero comprar um notebook pra aposentar meu desktop e gostaria que ele tb suportasse bem alguns jogos como PES, NFS e CoD4... mas não sei se vale a pena pagar R$ 700,00 a mais pelo processador e perder 1gb de ram...[]s!

Daniel,

Fiz o mesmo questionamento para o Ice e a colocação dele foi interessante: trocar memória é mais fácil e barato que trocar processador...

Abraços.

Postado
Daniel,

Fiz o mesmo questionamento para o Ice e a colocação dele foi interessante: trocar memória é mais fácil e barato que trocar processador...

Abraços.

E super simples também né. Memória está bem mais em conta do que processadores. E são bem mais fáceis de trocar ^_^

Postado

quanto ao que falei, é simples.

o vista que vem com ele, o DVD, ja vem com as 2 versões, tanto a 32 quanto a 64.

quando você reformata ele pra limpar toda papagaiada que acompanham estes notes de marca (se quiser, se nao quiser pode usar ele cheio de coisa tb) você coloca o dvd, da o boot pra instalar, na instalação do vista abre uma janela e la você confirma se quer instalar o vista 32 ou o vista 64.

normalmente os notes so acompanham o vista 32, alias acho q esse 152 tb so vem com o vista 32, nao é certeza. o 6851 é de serio 64. alias acho que é o primeiro note de serie vista 64.

vem ate um adesivo nele, 64 power e outras papagaiadas :)

quanto a CPU, a 8300 en 2.4 acho, bem mais rapida que a 5550, pra jogos nao vai mudar muita coisa porque a GPU dele 120 cores ehhehehehhee é absurdamente mais rapida que qualquer CPU, os 2 usam a mesma. a 8300 vai fazer mais diferença pra compactar arquivos, ripar dvd, render por software, simulaçao de particulas pra desenvolver bombas atomicas caseiras e estas coisas corriqueiras.

se você puder gastar os 700 a mais e nao for fazer falta pega o 152, vale a pena a CPU, mas por jogos, pra ter ideia o FX 15 polegadas que seria o note gamer da serie M 6850FX é exatamente a mesma config, CPU e GPU do 5851, so vem com menos memoria 3gb em vez de 4, vista 32, , hd de 320 ao invés de 250 e a pintura onix com FX na tampa.

ele redondinho da 4.9 de cpu, 4,5 de memoria (a memoria achei muito ruem os pontos delas, acho q vou trocar estas memorias) 5,9 de windows graphics, 5,2 de games com o ultimo driver, e 5.1 de HD.

alias o 152 vem com hd de 7200 rpm, isso vale a pena nele tb, apesar de ser menor é bem mais rápido.

agora pra quem compra pensando em dar up e por uma cpu t9300 e uma HD grande sata II 7200 ai compensa mais o 6851 ou o FX pelo design.

e quando for comprar pergunta todos os modelos que tem nessa media e opções porque os kras nao falam e depois q você compra aparece alguem ai com algum outro tipo.

[]'s

Postado
o t5550 gasta menos que o t7250, primeiro porque vem ja com tecnologia um pouco mais nova no speedster, segundo que é menos clock, o 7200 é 2ghz.

soquete M normalmente gasta mais bateria que os P por via de regra mesmo clock.

(...)

O soquete do Kennex é "M" e o seu M6851 tem soquete "P":confused:

Tipo observo que tem processadores por exemplo Txx50 (estes seriam "P") e processadores Txx00 (estes seriam "M"), esta seria uma forma de saber o soquete certo para um possivel UP:confused:

Edit:

Estou me referindo aos processadores "core 2 duo" Txx50 ou Txx00...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!