Ir ao conteúdo

Rede não funciona mais!!!

lizspbrazil

Posts recomendados

Postado

Atualizei o XP PRO que era SP1 para SP2 por causa do AVG que pedia essa atualização.

Desta vez é a rede que não quer funcionar.

Uso o Analog proxy e apesar de eu não ter mexido na configuração da rede, os pcs não se enxergam mais.

Já fiz de TUDO: desativei firewall, mudei nome dos pcs, desconectei cabos-desliguei computadores-reconectei cabos-e liguei os pcs e nada resolve.

No começo (logo após a atualização) dava uma mensagem de erro com um ponto de exclamação amarelo em cima do ícone do computador principal. Dizia que a "navegação era nula ou limitada". Isso eu já resolvi.

Mas a questão da rede está me tirando do sério.

Quando faço teste de ping, não é possível ver o outro computador.

Estou usando 192.168.0.1 e 192.168.0.2 com máscaras de subrede 255.255.255.0 nos dois.

O que pode estar errado?

Postado

Alguém com o mesmo problema? Que tenha conseguido resolver?

Ontem chequei se os leds da rede estavam funcionando e está tudo normal.

O SP2 mexe com configurações de rede quando instalado?

Postado

Verifique se os pcs estão configurados desse jeito.

PC1 - O Servidor

Placa de rede 1 - A placa que dá acesso à Internet - Obter ip automaticamente

Placa de rede 2 - A placa que compartilha a Internet, Rede.

IP: 192.168.0.1

Máscara SubRede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: Em branco

Servidor DNS primário: Em branco

Servidor DNS secundário: Em branco

PC2 - O pc que acessa a Internet do pc servidor

IP: 192.168.0.2

Máscara SubRede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.0.1 (O ip do servidor ou roteador)

Servidor DNS primário: 192.168.0.1 (O ip do servidor ou roteador)

Servidor DNS secundário: Em branco

Feito isso, faça um teste, tente com o ping ou vá no "Menu Iniciar" e "Executar", digite "\\192.168.0.2" para saber se acessa outro pc da rede. Se não funcionar, verifique se o cabo da internet e da rede estão conectados na placa de rede 1 e 2 do servidor corretamente.

Postado

Agradeço a sua resposta e mais uma vez chequei todas as configurações para desencargo de consciência.

Há duas conexões de rede no pc servidor, uma com o speedy e a outra que é da rede interna.

A primeira está configurada para buscar um IP automático e a segunda do modo tradicional:

IP (manual) 192.168.0.1

Mascara de sub rede 255.255.255.0

No outro PC (cliente) está assim:

IP 192.168.0.2

Mascara de sub rede 255.255.255.0

Gatway padrão 192.168.0.1

DNS Padrão 192.168.0.1

Acontece que acabo de pedir para reparar as duas conexões e a velha mensagem de "conexão limitada ou nula" apareceu novamente.

O problema deve ser com a atualização SP2, pois já li que ela dá esse erro às vezes e tem a ver com um DNS que a máquina fica procurando e que na realidade não existe.

A configuração acima está correta? Mas não pinga de jeito nenhum.

Postado

Resolve atualizar os drivers dos dispositivos de rede?

Tem tb a questão de que só fiz a atualização para SP2 no PC Servidor. No PC Cliente está com o SP1. Essa diferença pode gerar algum conflito?

Postado
Resolve atualizar os drivers dos dispositivos de rede?

Em muitos casos não.

Tem tb a questão de que só fiz a atualização para SP2 no PC Servidor. No PC Cliente está com o SP1. Essa diferença pode gerar algum conflito?

Não sei, mas a rede funciona até com o windows 98.

Verifique também se nos dois pc o serviço "servidor" está ativado, vá em executar e digite "services.msc /s" ou Painel de controle>Ferramentas administrativas>Serviços.E Também vá em Painel de controle>Sistemas>Aba Nome do Computador e coloque os pcs no mesmo grupo de trabalho clicando em Alterar. Depois reinicie o pc e tente de novo.

Verifique se o compartilhamente de arquivo está ativado. Clique com o botão direito do mouse na pasta qualquer > Propriedades >Aba Compartilhamento, Se aparecer a opção "Compartilhar a pasta na rede" significa que está ativado, caso contrário vai aparecer o assistente para configurar a rede.

Faça alguns testes também se não der certo.

Troque o ip do pc cliente ex: "192.168.0.10" ou configure para obter ip automaticamente para saber se funciona com o serviço DHCP e colocando o ip do servidor no executar ex: "\\192.168.0.1".

Se não der certo, talvez o esquema para configurar a rede manualmente não esteja funcionando no seu caso, sendo assim, use o assistente para configuração de configuração de rede para configurar tudo automaticamente. Iniciar > Acessórios > Comunicações > Assistente para configuração de rede e siga as instruções.

Postado

Antes de mais nada, obrigada pelo empenho em me ajudar!

Pelo que tenho visto, esse problema acontece com uma certa frequência e é bem difícil de resolver.

Ontem baixei uma atualização no site da microsoft, justamente para tratar desses problemas com rede após a atualização para SP2 (KB884020).

Mas aparentemente não resolveu.

Repassei todos os ítens que você mencionou:

-o serviço "servidor" está no automático nos dois computadores.

- o compartilhamento de arquivos está ativado.

- troquei o IP do computador cliente e tb coloquei para buscar IP automaticamente.

Nada resolveu até aí.

Quanto ao assistente de configuração de rede, deu mensagem de erro no final, dizendo que não foi possível configurar a rede. O problema está no PC Servidor (que foi o que eu fiz a tal atualização SP2), porque eu usei o assistente de configuração de rede no PC Cliente e concluiu com êxito.

Daí, entrei em conexões de rede>avançado e marquei a opção na caixa que diz "permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet".

Bom, essa opção já estava ativada antes e nem sei como desativou sozinha. A surpresa é que agora recebo a mensagem de erro: "Erro enquanto o Compartilhamento de conexão com a Internet estava sendo ativado. Um compartilhamento com a Internet não pode ser ativado. Uma conexão LAN já está configurada com o endereço IP que é necessário para endereçamento IP automático"

Chequei os cabos, mais uma vez para ver se o problema não é algo bobo...mas estão funcionando normalmente.

Uma obs: não sei se tem algo a ver, mas na conexão da placa que faz interface com a banda larga(speedy) há um ponto de exclamação dizendo que "a conexão é nula ou limitada" por isso ontem, entrei em contato com a Ass. Téc. deles e como isso não está afetando a conexão com a internet, disseram que não pode ser feito nada. Sei que isso tem a ver com a busca de um DHCP que não existe...

Estou quase desinstalando a atualização...

Postado

Eu não conseguia abrir as PROPRIEDADES do SPEEDY de jeito nenhum.

Dei uma busca na net e percebi que muita gente tentava abrir as propriedades e não conseguia.

Como já havia percebido que o problema estava no computador servidor e já tinha reconfigurado a rede 300 vezes, saquei que no ÚNICO lugar ao qual eu não tinha acesso poderia estar o problema.

Num outro fórum soube que há um protocolo que você instala e não precisa acessar a net pelo programa do speedy.

Está neste site: http://www.raspppoe.com/ e lá tem um tutorial.

Assim que instalei e desabilitei o speedy como conexão padrão, foi só clicar no ícone e inserir o nome de usuário e senha que usava antes que a conexão funcionou sem problemas.

Configurei para compartilhar a conexão.

Dei um ipconfig/all para ver qual era o IP que deveria colocar no computador cliente e reconfigurei a rede lá tb.

Fiz o teste de PING e deu 0% de perda !!!!

Foi realmente um alívio e fica aqui a dica de que a atualização SP2 do windows xp PODE gerar conflito com o programa do speedy, só que você não tem como acessar as propriedades desse programa por estar bloqueado pela telefônica.

Agradeço a ajuda.

:aplausos::-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!