Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor configuração PC antigo???


Jin Kazama VGH

Posts recomendados

Boa Tarde!!!

Estou precisando de uma ajuda!!!

Tenho aqui um PC antigo com a seguinte configuração:

Asus A7N8X-X

Athlon XP 2400+ (2.00 GHz)

512 MB DDR 400 PC3200

Thermaltake Volcano 7

Acabei de colocar mais um pente de memória 1 GB DDR 400 PC3200.

Ai me surgiu a dúvida, não desejo fazer nenhum grande overclock, mas qual seria a melhor configuração na Bios para esse PC???

Fico muito grato se alguém puder ajudar!!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom para ter um melhor desempenho teria que aumentar o FSB, pois as memórias ficariam mais rapidas, Seu processador é de FSB 266, enquanto sua placa tem suporte para FSB 400, vejá se não a opção de diminuir multiplicador na BIOS (Ex:133x 11).Outra opção seria você adquirir um Sempron

Em relação a não ligar o problema apareçeu agora? talvez seja a memória tente testar os modulos separadamende para ver se o problema se repete.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom para ter um melhor desempenho teria que aumentar o FSB, pois as memórias ficariam mais rapidas, Seu processador é de FSB 266, enquanto sua placa tem suporte para FSB 400, vejá se não a opção de diminuir multiplicador na BIOS (Ex:133x 11).Outra opção seria você adquirir um Sempron

Em relação a não ligar o problema apareçeu agora? talvez seja a memória tente testar os modulos separadamende para ver se o problema se repete.

[]'s

Obrigado pela ajuda amigo!!!

Existe essa opção sim, mas não sei ate quanto devo alterar, atualmente esta setado em 133 se coloco em 266 o pc nem liga.

Esse problema começou a + ou - 1 semana, mas ja ocorria antes de colocar a memória.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você deve alterar aos poucos e deve diminuir o multiplicador, diga as opções que tem!

Seria está que você deve colocar:

12 x 166=1992 MHz

12,5 x 166=2075 MHz

Nesse caso vai ficar com FSB 333 MHz

Depois pode tentar:

10 x 200= 2000 MHz

10,5 x200=2100 MHz

FSB de 400 MHz

Vou testar essas configurações aqui, mas não corro o risco de queimar o processador???

Sou bem leigo quanto a overclock!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se forem exatamente as que citei acima não, pois vai ficar com os mesmos 2GHz, acima daquele valor pode queimar a fonte dependendo qual for a pôtencia.

Mais uma vez te agradeço pela atenção e pela ajuda!!!

Tentei as configurações que você passou, mas em nenhuma delas o pc liga.

Faço a alteração na Bios, salvo e inicio, o pc continua ligado, mas não inicia.

Sera que fiz algo errado???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez te agradeço pela atenção e pela ajuda!!!

Tentei as configurações que você passou, mas em nenhuma delas o pc liga.

Faço a alteração na Bios, salvo e inicio, o pc continua ligado, mas não inicia.

Sera que fiz algo errado???

Passe as configurações que estão apareçendo pra você na bios, veja as da memórias tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, atualmente esta assim:

CPU External Frequency

100 - 133 - 166 - 200

CPU Frequency Multiple Setting

Auto - Menu

CPU Frequency Multiple

7.0x/15.0x ( testei 8.0x/16.0x e funcionou também)

System Performance

Optimal - Agressive - User Defined

Memory Frequency

By SPD - Auto

Tente isso daqui:

CPU External Frequency

166

CPU Frequency Multiple

6.0x/12.0x

Memory Frequency

166

Antes de fazer as mudanças instale um programa para medir o desempenho antes e depois das mudanças

http://baixaki.ig.com.br/download/AIDA32.htm

fica em memórias/comparações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não se esqueçam que os Athlon’s XP tem multiplicadores travados, para cima e para baixo; mudar o multiplicador não vai dar em nada, tem que deixar padrão...;)

Alguns Athlons não tem o multiplicador travado, Sempron todos são, são os athlon feitos anteriormente alguma semana(agora não lembro qual é)

teria que baixar o CPU-Z e verifificar se o multiplicador se altera com as modificações da BIOS

http://baixaki.ig.com.br/download/CPU-Z.htm

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, já que amigo rafael está ajudando bastante e sendo bem prestativo, deixe-me dar um dedo de prosa neste tópico também:D.

Eu tentaria fazer da seguinte forma:

Deixaria o multiplicador em automático ou em 15 que é o padrão. Deixaria também a memória, setada na bios, em 133MHz 1/1, junto com barramento externo do processador, depois ela vai subir junto com o over e assim trabalhar de forma síncrona, é melhor.

Depois iria subindo o FSB aos poucos, tipo colocaria em 145 e testava depois em 150 testava 155, 160 assim por diante... (sempre de olho nas temperaturas) iria aumentando dessa forma até encontrar o limite de over com o vcore padrão do processador, na hora que não quisesse mais subir, ou em alguma das mudanças, perder, a estabilidade, daria um pouco mais de vcore para a CPU (se a temperatura não estivesse muito alta, claro) esse aumento de VCORE eu faria assim: Se o padrão do processador for de 1.65v, eu tentaria 1.675v e testava, caso não ligasse, aumentaria para 1.7v 1.725V assim por diante, testando em cada mudança (claro que faria esses aumentos de VCORE se temperatura estivesse dentro de uma margem de segurança) tem que ir testando aos poucos, é uma verdadeira maratona...

Dessa forma, iria fazendo as mudanças necessárias até encontrar o máximo do processador com estabilidade. Um bom overclock para uso diário tem que unir boa temperatura, clock mais alto possível e principalmente a estabilidade do sistema. Existem processadores que vão longe no overclock outros vão perto e para saber qual a CPU que anda mais, é só testando mesmo.

Se quiser tentar dessa forma, certamente você vai encontrar o limite seguro e estável para seu conjunto, é só uma dica.

Não descarte os riscos de overclocar, é muito difícil queimar algo testando aos poucos, mas, não é impossível de acontecer.

Abraço pros amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois iria subindo o FSB aos poucos, tipo colocaria em 145 e testava depois em 150 testava 155, 160 assim por diante... (sempre de olho nas temperaturas) iria aumentando dessa forma até encontrar o limite de over com o vcore padrão do processador, na hora que não quisesse mais subir, ou em alguma das mudanças, perder, a estabilidade, daria um pouco mais de vcore para a CPU (se a temperatura não estivesse muito alta, claro) esse aumento de VCORE eu faria assim: Se o padrão do processador for de 1.65v, eu tentaria 1.675v e testava, caso não ligasse, aumentaria para 1.7v 1.725V assim por diante, testando em cada mudança (claro que faria esses aumentos de VCORE se temperatura estivesse dentro de uma margem de segurança) tem que ir testando aos poucos, é uma verdadeira maratona...

Olá Ribeiro sempre é bom contar com uma segunda opnião, sobre a temperatura deve monitorar sem dúvida mais acredito que não vai haver nenhum problema pois o Cooler citado é ótimo(se estiver funcionado bem).A minhas sugestão é por FSB do processador em sincronia com o FSB das memórias de preferência em 200 MHz, mais sugeri diminuir o multiplicador, supondo que Mobo não têm esse recurso de Vcore e também a fonte não aguentar, bom se for para dar um Overclock no processador eu diminuia o multiplicador para operar em 166MHz e tentaria subir até os 200MHz.

OBs: Os Athlons com multiplicador travado são depois da semana 0339

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajuda é sempre bem-vinda!!! :)

Muito obrigado mesmo Rafael e Ribeiro!!!

Bom, vamos lá... Minha intenção não é fazer nenhum grande overclock, gostaria somente de usufruir de uma boa configuração para os componentes que possuo aqui, não uso o pc para games, o meu uso mais constante é com photoshop, e algumas coisas ligada a video.

Posso estar enganado e vou ate conferir isso agora, mas acho que não é possivel alterar o FSB, tenho as opções de 100, 133, 166 e 200 e tenho que escolher uma delas.

A fonte que uso aqui é uma dessas genéricas mesmo.

Qual seria uma temperatura boa pra manter o processador??? O cooler é bom, mas ja ta meio velho, não sei se ele ainda ta trabalhando legal... rs

Valeu!!! Mais uma vez obrigado pela ajuda de vocês e desculpa pela demora ai pra responder...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado e vou ate conferir isso agora, mas acho que não é possivel alterar o FSB, tenho as opções de 100, 133, 166 e 200 e tenho que escolher uma delas.

Qual seria uma temperatura boa pra manter o processador??? O cooler é bom, mas ja ta meio velho, não sei se ele ainda ta trabalhando legal... rs

166 testa mede o desempenho e depois 200, mais deve baixar o multiplicador, a relação já passei em post anteriores.

Qual seria uma temperatura boa pra manter o processador??? O cooler é bom, mas ja ta meio velho, não sei se ele ainda ta trabalhando legal... rs

O Aida tem a opção de sensor procure lá se você instalou, o seu deve estar com uns 36 graus

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ajuda é sempre bem-vinda!!! :)

Muito obrigado mesmo Rafael e Ribeiro!!!

Bom, vamos lá... Minha intenção não é fazer nenhum grande overclock, gostaria somente de usufruir de uma boa configuração para os componentes que possuo aqui, não uso o pc para games, o meu uso mais constante é com photoshop, e algumas coisas ligada a video.

Posso estar enganado e vou ate conferir isso agora, mas acho que não é possivel alterar o FSB, tenho as opções de 100, 133, 166 e 200 e tenho que escolher uma delas.

A fonte que uso aqui é uma dessas genéricas mesmo.

Qual seria uma temperatura boa pra manter o processador??? O cooler é bom, mas ja ta meio velho, não sei se ele ainda ta trabalhando legal... rs

Valeu!!! Mais uma vez obrigado pela ajuda de vocês e desculpa pela demora ai pra responder...

1º-Se a placa que estamos falano for a que vocë anunciou no seu primeiro post, ela tem incrementos de 1 em 1 para mudar o FSB, é só mudar de auto para manual que vai aparecer a opção...

2º-Seu processador não muda de multiplicador na bios, alias, muda sim, mas, não vai surtir algum efeito, ou melhor, surti sim, o efeito que aparece é de não funcionar, não dá post, mesmo com FSB padrão de 133 não funciona, pode testar pra ver...

3º e por ultimo-Conselho de amigo: Se sua fonte é genérica desista do over.

Abraços:).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

166 testa mede o desempenho e depois 200, mais deve baixar o multiplicador, a relação já passei em post anteriores.

Eu ja tinha testado antes, 12,0 x 166, 12,5 x 166, 10,0 x 200 e 10,5 x 200, como você falou antes, e nenhuma dessas configurações funcionou. Aconteceu justamente o amigo Ribeiro falou no item 2.

O Aida tem a opção de sensor procure lá se você instalou, o seu deve estar com uns 36 graus.

Instalei ele sim, mas acho que tem algo errado então, porque a temperatura esta bem acima. Vou colocar screens aqui.

1º-Se a placa que estamos falano for a que vocë anunciou no seu primeiro post, ela tem incrementos de 1 em 1 para mudar o FSB, é só mudar de auto para manual que vai aparecer a opção...

2º-Seu processador não muda de multiplicador na bios, alias, muda sim, mas, não vai surtir algum efeito, ou melhor, surti sim, o efeito que aparece é de não funcionar, não dá post, mesmo com FSB padrão de 133 não funciona, pode testar pra ver...

3º e por ultimo-Conselho de amigo: Se sua fonte é genérica desista do over.

1 - Vou conferir isso novamente, mas se não me engano não tinha como não.

2 - Realmente acontece isso, quanto testei com FSB maiores do que 133 ele nem iniciou, e agora mesmo esta setado para 16,0 x 133, iniciou normalmente, mas no CPU-Z mostra que esta no parão. (Foto 1)

3 - Ok, mas mesmo desistindo do over, essa é a melhor configuração para o conjunto que tenho??? O ideal seria eu deixar as memórias em 133 também???

Agora que lembrei aqui, que tinha um programa da Asus que permitia fazer essas alterações fora da Bios, isso daria certo???

Vou anexar umas screens para mostrar como esta configurado.

tela01qp8.th.jpgtela02az8.th.jpgtela03vp0.th.jpg

tela04xe9.th.jpgtela05ht5.th.jpgtela06cn1.th.jpg

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer multiplicador que seja setado abaixo do padrão (no seu caso 15) não da post, não funciona. Qualquer multiplicador setado acima do padrão, algumas placas nem chegam a dar post, as que seguem em funcionamento (caso da sua) não alteram o multiplicador, mesmo que na bios fique e permaneça setado como 16 só funciona o 15 padrão.

Bom, com fonte genérica é até arriscado usar em um sistema mesmo que seja em default, em over antão, é muito mais perigoso, não vale o risco. Troque a fonte de alimentação e vamos adiante com o over...

Quanto as memórias: Os K7 tem melhor desempenho quando essas estão trabalhando em sincronia com o processador, isto é, 1/1, 133processador 133memória assim por diante, mas, não custa você mesmo fazer alguns testes e verificar se pode haver alguma vantagem em seta-las, no caso, em 166 ou 200, hardware é imprevisível.

Se for testar em 166 ou mesmo em 133, mude os timings como mostra no cpu-z, só não tenho certeza da memória de 1GB ter compatibilidade em 133MHz, não custa testar.

Quanto em overclocar por software, eu não acho legal, o melhor é via bios mesmo, de todo modo, as mesmas limitações que você encontra para overclocar via bios, também vai encontrar via software, com uma leve maleabilidade com o software, mas vai dar na mesma. Sua placa é muito boa para over, tem várias opções, não precisa de softaware.

O melhor que você tem a fazer, na minha opinião, é trocar a fonte e tentar da forma que expliquei na segunda mensagem.

Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim a temperatura do processador está acima do normal para esse cooler, seu cooler pode estar com poeira ou seu micro é muito fechado, teria que abrir a tampa lateral e verificar se a tempetura abaixa(é 3 ou 4 baias?)

você pode tentar adquirir um sempron 2800 usado, pode trocar por esse, pois são bem semelhantes(2Ghz, cache iguais), mais o sempron é FSB 333, que dá um melhor desempenho em sua placa e pode tentar um over mais tarde para 400 (25% no caso vai há 2,5GHz), Algumas placas só tem suporte para 266 por isso são Atlon/duron são procurados.

Tem o sempron 3300 que é mesma coisa que o althlon 3200(FSB 400), mais esse está caro, não compensa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro, obrigado pela explicação, entendi perfeitamente o que ocorre.

Mas me surgiu uma dúvida, se o processador não aceita a alteração, se eu trocar a fonte como conseguiria fazer um over?

Vou testar essa alteração nas memórias, mas qual seria a melhor forma pra saber se o desempenho ficou melhor?

Rafael, é um gabinete de 4 baias, e tem um cooler na lateral e outra em cima do gabinete.

Quanto sua dica da troca do processador, é bem-vinda, mas no caso não acho válido gastar mais dinheiro nesse PC, pretendo montar um PC novo quando tiver com uma grana "sobrando". Por enquanto só queria deixar esse na melhor configuração possivel.

Valeu!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar essa alteração nas memórias, mas qual seria a melhor forma pra saber se o desempenho ficou melhor?

No Aida "Comparações" a leitura e escrita (MB/s) devem aumentar.

Rafael, é um gabinete de 4 baias, e tem um cooler na lateral e outra em cima do gabinete.

Quanto sua dica da troca do processador, é bem-vinda, mas no caso não acho válido gastar mais dinheiro nesse PC, pretendo montar um PC novo quando tiver com uma grana "sobrando". Por enquanto só queria deixar esse na melhor configuração possivel.

Precisa remover o cooler e fazer uma limpeza , e aplicar pasta térmica

Quanto ao Sempron você acha por R$60,00 ou R$70,00 um usado 2800,se vender o seu, que vale em torno disso, não vai gastar nada..

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!