Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor configuração PC antigo???


Jin Kazama VGH

Posts recomendados

Quanto a destravar o processador é possível sim, porém, requer um "tanto" de prática e um "tantão" de risco para isso, principalmente para quem nunca se aventurou nessa prática.

De uma lida nesse outro material.

http://forum.clubedohardware.com.br/transformando-processadores-k7/84347?t=84347

Lembrando que a placa do nosso amigo, usa o chipset Nforce o sofware não vai funcionar, obtenha informações sobre seu processador como a semana que foi feito, e reze para Bios dectetar o destravamento.

Pode tentar, não vai ser preciso trocar a fonte se manter os 2Ghz de processamento.

Mais sua configuração e semelhante a minha processador 2Ghz, memória de 1G e mais placa de video, bastante para uma fonte de 200W, não é!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lembrando que a placa do nosso amigo, usa o chipset Nforce o sofware não vai funcionar

Amigo Rafael me desculpe, mas, você não tomou a devida atenção ao ler a informação do link que passei...:D

A informação diz respeito aos vários tipos de chipset, porém, inferiores ao KT266MHz.

Leia com atenção o que está em code que é a mesma informação do link:


(OBSERVAÇÕES:)
1. Nem leia se tiver placa-mãe com chipset nvidia, AMD ou VIA [B][COLOR=red]inferior[/COLOR][/B] á KT266, não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Rafael me desculpe, mas, você não tomou a devida atenção ao ler a informação do link que passei...:D

A informação diz respeito aos vários tipos de chipset, porém, inferiores ao KT266MHz.

Olá Ribeiro não entendi o que quis dizer, pois a placa em questão usa chipset NVIDIA nforce 2, o que quis dizer com os da VIA(KT)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Ribeiro não entendi o que quis dizer, pois a placa em questão usa chipset NVIDIA nforce 2, o que quis dizer com os da VIA(KT)?

Ola Rafael é por isso mesmo colega, o chipset NForce2 é superior ao KT266 então funciona nesse chip tranquilamente e tem que funcionar. Já imaginou essa placa em questão não dando opção para esta técnica?

A informação ni site não exclui qualquer fabricante de chipset, seja ela nvidia, via etc, e sim exclui os modelos dos chipset inferiores ao KT266, não é isso que está informando?

Pela sua mensagem, anterior, subentende que não funciona com chip da nvidia seja o modelo que for, mas, funciona sim, principalmente com Nforce2 400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rafael é por isso mesmo colega, o chipset NForce2 é superior ao KT266 então funciona nesse chip tranquilamente e tem que funcionar. Já imaginou essa placa em questão não dando opção para esta técnica?

Acho que o problema é o software, a placa tem opção de alterar o multiplicador, mais não sei pra qual processador, o destravamento por pontes L3 não funcionan

Pela sua mensagem, anterior, subentende que não funciona com chip da nvidia seja o modelo que for, mas, funciona sim, principalmente com Nforce2 400.

Sim não funciona com os chipset na NVIDIA, inclusive têm alguns casos que tentaram nesse modelo de placa Asus, segundo o link

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro,

A primeira "coisa" que você tem que fazer (que é o que deve estar fazendo ou pensando) é cuidar com muito carinho do niver de sua filhinha, a fonte é só um detalhe sem muita atenção hehe...:D

Claro, isso é o principal sem dúvidas... :joia:

Falando do detalhe: Eu ficaria com Huntkey de 450W, ela vai servir para vários UP no futuro e o pouco a mais gasto no hoje, entre a 350 e 450, pode ter certeza que não vai fazer falta no amanhã, tanto um como outro... A 350 serve para sua configuração postada.

O problema é achar essas fontes nas lojas daqui, e comprar pelo Mercado Livre acaba ficando mais caro por causa do frete.

Até agora nas lojas daqui só achei o seguinte:

Seventeam 350W - R$110,00

Seventeam 450W - R$148,00

Seventeam 500W - R$240,00

Quanto a destravar o processador é possível sim, porém, requer um "tanto" de prática e um "tantão" de risco para isso, principalmente para quem nunca se aventurou nessa prática.

De uma lida nesse outro material.

http://forum.clubedohardware.com.br/.../84347?t=84347

Realmente nem me arrisco a fazer isso ai, mas achei essa outra matéria AQUI, e se encontrasse essa fita por aqui acho que valeria a pena, dito por eles: "A equipe deste site conseguiu colocar um Athlon XP 2100+ (133 MHz x 13) rodando com o mesmo desempenho de um Athlon XP 3200+ (200 MHz x 11)".

Para abaixar a temperatura, em minha opinião, é só com bons dissipadores e boa ventilação, software só serve para quando está parado (OPINIÂO) e parado é o mesmo que desligado. Over e temperatura é fato é o único remédio é físico mesmo hehe.

Eu concordo com você, sem falar que seria mais um programa rodando baixando o desempenho de uma forma geral, só não sei porque as temperaturas aqui estão altas, ja que o cooler que uso é bom, vou dar uma investigada melhor se tem algo de errado.

Valeu!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

Gosto das fontes Sventeam eu vou comprar uma quando sobrar um $$

recomendo você baixar o MBM5 ele é bem completo e vai pegar exatamente os sensores da placa mãe(a Asus têm varios), seu cooler e indicado para over, existe uma possibilidade de deixar ele com maior rotação, mais precisa fazer alguns testes pra saber se temperatura está certa, tampa aberta, a noite de dia, etc...

O que me deixou meio com pé atrás foi o comentário nesse tópico aqui sobre a de 350W, mas acho que vou comprar a de 450W mesmo que encontrei em uma loja aqui perto.

Vou instalar esse programa, sei que meu cooler é bom, mas mesmo assim to achando alta as temperaturas, irei evetuar mais alguns testes, e olhar novamente se a ventilação esta no sentido correto.

Quanto a essa "discussão" sobre se funciona ou não, nem vou entrar mt nisso pois não entendo o suficiente, e nem pretendo fazer dessa forma. :hehehe:

Obs: Mais uma coisinha que talvez vocês possam me ajudar, no meu pc atual tenho um HD de 40GB e outro de 80GB, esse de 40GB esta particionado e o Windows fica instalado em uma dessas partições. Só que estou montando um outro pc antigo, e queria colocar esse HD de 40GB nele, e ficar com o de 80GB como principal no meu pc atual e adicionar mais um de 160GB.

Minha dúvida é a seguinte, tem algum programa desses para fazer a cópia do HD que realmente funcione??? Minha intenção é copiar tudo do drive C: para o HD de 80GB sem ter a necessidade de instalar tudo novamente, ja que a configuração continua sendo a mesma.

Isso realmente da certo???

Valeu!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que o problema é o software, a placa tem opção de alterar o multiplicador, mais não sei pra qual processador, o destravamento por pontes L3 não funcionan

Sim não funciona com os chipset na NVIDIA, inclusive têm alguns casos que tentaram nesse modelo de placa Asus, segundo o link

[]'s

É verdade Rafael, você está correto, software algum muda o multiplicador via Windows quando a placa usa chipset Nforce, nisso você tem toda razão.

Eu mesmo tenho uma mobo com chipset nforce2 400 e não muda, já tentei através de vários software mudar o multiplicador de um móbile que tenho aqui e não consegui, porém, usando a mesma técnica de abrir e fechar pontes do site que citei, destravei um Athlon-XP e mudei o multiplicador via bios, mas, foi só uma coincidência o destravar e ainda acabei matando a CPU.

O risco de mexer nas pontes não vale o possível ganho que pode obter, por isso disse acima que é muito arriscado ("tantão") essa técnica.

O melhor e menos arriscado "negócio" que o amigo Kazama pode fazer é o overclock padrão.

Link do AXP que destravei coincidentemente.

Não pude ir alem com as tentativas porque a cpu morreu, mas vou fazer mais algumas tentativas assim que conseguir outras CPU's.

Abraço.

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=361335 Multiplicador 16.5

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=362901 Multiplicador 18

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=362902 Multiplicador 19

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360393 Multiplicador 20

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=362904 Multiplicador 21

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360397 Multiplicador 22

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360394 Multiplicador 24.5

Ribeiro,

Claro, isso é o principal sem dúvidas... :joia:

Eu sei que sim colega, tenho duas pequenas aqui, minha paixão hehe.

Realmente nem me arrisco a fazer isso ai, mas achei essa outra matéria AQUI, e se encontrasse essa fita por aqui acho que valeria a pena, dito por eles: "A equipe deste site conseguiu colocar um Athlon XP 2100+ (133 MHz x 13) rodando com o mesmo desempenho de um Athlon XP 3200+ (200 MHz x 11)".

É possivel sim mudar as pontes para setar um multiplicador específico, eu já fiz isso várias vezes, mas com Duron com os athlon's eu nem tentei setar outro multiplicador de forma a deixar travado e o risco é o mesmo.

Eu concordo com você, sem falar que seria mais um programa rodando baixando o desempenho de uma forma geral, só não sei porque as temperaturas aqui estão altas, ja que o cooler que uso é bom, vou dar uma investigada melhor se tem algo de errado.

Valeu!!!

Abraços!!!

Tenta verificar com um ventilador ligado do lado sem a tampa lateral do gabinete, se for problema de ventilação interna, tu já vai saber rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

O que me deixou meio com pé atrás foi o comentário nesse tópico aqui sobre a de 350W, mas acho que vou comprar a de 450W mesmo que encontrei em uma loja aqui perto.

O problema é a eficiencia 70% (mais mantem essa eficiencia em potência maxima)os outros 30% são transformados em calor, que para PC não é bom pois a fonte está dentro do gabinete, no resto ela é ótima.

Sua fonte atual deve esquentar bastante também.

Realmente nem me arrisco a fazer isso ai, mas achei essa outra matéria AQUI, e se encontrasse essa fita por aqui acho que valeria a pena, dito por eles: "A equipe deste site conseguiu colocar um Athlon XP 2100+ (133 MHz x 13) rodando com o mesmo desempenho de um Athlon XP 3200+ (200 MHz x 11)".

Isso é Pinmod (ligação de pinos), mais uma vez o processador precisa ser destravado, ainda tem o risco de sua Mobo não reconheçer.

Dependendo da semana do processador talvez seja somente possivel pela ligação das pontes L1

Ligação de pontes por grafite acredito não ter problema, pois são reversiveis, você pode apagar com borracha, mais é melhor consultar uma segunda opnião

Já Pinmod e rompimento de pontes é arriscado

Obs: Mais uma coisinha que talvez vocês possam me ajudar, no meu pc atual tenho um HD de 40GB e outro de 80GB, esse de 40GB esta particionado e o Windows fica instalado em uma dessas partições. Só que estou montando um outro pc antigo, e queria colocar esse HD de 40GB nele, e ficar com o de 80GB como principal no meu pc atual e adicionar mais um de 160GB.

Minha dúvida é a seguinte, tem algum programa desses para fazer a cópia do HD que realmente funcione??? Minha intenção é copiar tudo do drive C: para o HD de 80GB sem ter a necessidade de instalar tudo novamente, ja que a configuração continua sendo a mesma.

Isso realmente da certo???

Valeu!!!

Abraços!!!

crt+c e crt+v do master para o slave :D, não sei se da pra fazer cópia do sistema operacional, mais se não der instale novamente, pois com o tempo o windows começa a ficar lento, de instalar e desinstalar programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo tenho uma mobo com chipset nforce2 400 e não muda, já tentei através de vários software mudar o multiplicador de um móbile que tenho aqui e não consegui, porém, usando a mesma técnica de abrir e fechar pontes do site que citei, destravei um Athlon-XP e mudei o multiplicador via bios, mas, foi só uma coincidência o destravar e ainda acabei matando a CPU.

Estava desconfiado que essas alterações do multi na bios,são para o Mobile.

Link do AXP que destravei coincidentemente.

Não pude ir alem com as tentativas porque a cpu morreu, mas vou fazer mais algumas tentativas assim que conseguir outras CPU's.

Abraço.

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=361335 Multiplicador 16.5

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=362901 Multiplicador 18

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=362902 Multiplicador 19

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360393 Multiplicador 20

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=362904 Multiplicador 21

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360397 Multiplicador 22

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360394 Multiplicador 24.5

você exagerou na dose :o

Mais queimou porque?aquecimento?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que sim colega, tenho duas pequenas aqui, minha paixão hehe.

Da trabalho, da despesa, mas não há nada melhor no mundo né. :lol:

É possivel sim mudar as pontes para setar um multiplicador específico, eu já fiz isso várias vezes, mas com Duron com os athlon's eu nem tentei setar outro multiplicador de forma a deixar travado e o risco é o mesmo.

Então irei continuar da forma que estava tentando, esqueço de tentar modificar o multiplicador.

O PC que eu "pensava" que ia montar para as crianças aqui, levei as peças em uma loja já que não tinha como testar aqui, e devido a testes meus, estavam só o processador e a placa mãe queimados. :(

Me restaram uma memórim DIMM 256Mb e outra de 512Mb e uma placa de vídeo Geforce2 MX 400 64Mb, o que fazer com isso nem sei...

Tenta verificar com um ventilador ligado do lado sem a tampa lateral do gabinete, se for problema de ventilação interna, tu já vai saber rapidinho..

Acho difícil ser, porque a temperatura indicada na placa mãe normalmente é baixa, e o gabinete é bem ventilado.

To achando que é do cooler mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a eficiencia 70% (mais mantem essa eficiencia em potência maxima)os outros 30% são transformados em calor, que para PC não é bom pois a fonte está dentro do gabinete, no resto ela é ótima.

Sua fonte atual deve esquentar bastante também.

É mais isso é na de 350W, por causa de R$38,00 eu levo a de 450W mesmo que a eficiência é de 78%.

Isso é Pinmod (ligação de pinos), mais uma vez o processador precisa ser destravado, ainda tem o risco de sua Mobo não reconheçer.

Dependendo da semana do processador talvez seja somente possivel pela ligação das pontes L1

Ligação de pontes por grafite acredito não ter problema, pois são reversiveis, você pode apagar com borracha, mais é melhor consultar uma segunda opnião

Já Pinmod e rompimento de pontes é arriscado

Ja até desencanei com isso, não vou tentar mudar mais o multiplicador, vou fazer o que for possivel dentro de um nivel de segurança.

crt+c e crt+v do master para o slave :D, não sei se da pra fazer cópia do sistema operacional, mais se não der instale novamente, pois com o tempo o windows começa a ficar lento, de instalar e desinstalar programas.

Hahahahahhahaha... Não digo isso, dessa forma tenho certeza que não vai dar certo, mas se não me engano existem programas pra fazer isso, mt comum em lan houses, onde os pcs tem a mesma configuração, ainda não precisa ficar instalando tudo um por um.

Não queria reinstalar tudo porque formatei tem pouco tempo, e só coloquei o que realmente uso nessa máquina e ta rodando redondinho.

Se não me engano novamente o Norton Ghost, serve pra isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC que eu "pensava" que ia montar para as crianças aqui, levei as peças em uma loja já que não tinha como testar aqui, e devido a testes meus, estavam só o processador e a placa mãe queimados. :(

Me restaram uma memórim DIMM 256Mb e outra de 512Mb e uma placa de vídeo Geforce2 MX 400 64Mb, o que fazer com isso nem sei...

A placa é PCI ou AGP?

Venda essas peças, e compre um KIT novo(mais com barramento para HD ide), você encontra placa-mãe, processador+cooler e 1G de memória por pouco mais de 200 reais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75456069--menor-preco-kit-placa-mãe-processdor-15ghz-ddr2-1gb-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76809634-super-kit-amd-sempron-memoria-placa-me-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77028891-placa-me-gigabyte-amd-sempron-le-1200-1gb-kingston-nf-_JM

Se pretendia usar seu processador nesse PC que ia montar é só fazer as contas, memórias + placa de video=R$100 processador R$60 mais uma placa usada R$100,00 total R$260

Acho difícil ser, porque a temperatura indicada na placa mãe normalmente é baixa, e o gabinete é bem ventilado.

To achando que é do cooler mesmo.

Também pode ser a fonte que esteja aquecendo, tem que testar aberto o gabinete..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Da trabalho, da despesa, mas não há nada melhor no mundo né. :lol:

Sim, é o trabalho mais gratificante que existe em todos os sentidos :wub:.

Acho difícil ser, porque a temperatura indicada na placa mãe normalmente é baixa, e o gabinete é bem ventilado.

To achando que é do cooler mesmo.

Se o seu problema de temperatura não for leitura errada por parte dos programas, pode ser deficiência na condução de calor do processador para o dissipador. Caso isso esteja acontecendo, pode ser problema de pasta térmica ineficiente, base do dissipador empenada ou DIE não perfeitamente plana, tudo é possível...

Faz assim: Quando a temperatura estiver "alta" encoste o dedo no dissipador que já vai dar para você ter uma noção se está havendo boa ou má condução. 50/55ºC no seu caso é facilmente distinguido no tato.

Seu conjunto dissipador é bom e eficiente, porém, sendo uma incógnita o calor que é gerado pelo processador, fica difícil dizer “se isso é que é demais ou aquilo que é “demenos””, então, fazendo um teste mecanicamente resolve a questão dessa dúvida.

Em uma situação normal seu conjunto dissipador vai segurar tranquilo seu

processador em média 45/47ºC em uma temperatura ambiente de 30ºC em um gabinete bem ventilado, caso do seu.

Tenta com o tato para uma primeira análise:!:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa é PCI ou AGP?

Venda essas peças, e compre um KIT novo(mais com barramento para HD ide), você encontra placa-mãe, processador+cooler e 1G de memória por pouco mais de 200 reais.

Consegui arrumar uma placa mãe aqui, a placa é essa:

K7VMM - ECS Elitegroup

E as outras coisas que tenho sobrando aqui são:

Memórias:

DIMM 256MB - PC133

DIMM 512MB - PC 133

DDR 128MB - PC 2100

Placa de Vídeo:

Geforce2 MX 400 64MB - AGP

GeForce FX 5200 128MB - AGP

3 Placas Fax/Modem :D

1 Placa de Rede

1 Cooler Cooler Cyber Cooler

1Gabinete ATX 3 Baias

1 Fonte 200W e 2 de 450W Genéricas

1 Drive CD-RW

1 Drive DVD-RW

Nessa placa posso aproveitar as memórias, e a placa de vídeo (apesar dela ter video onboard), precisando apenas comprar o processador.

Mas também posso tentar vender tudo (Não faço a menor ideia do valor :D ) e comprar um desses kits que você indicou.

O que acha???

Se pretendia usar seu processador nesse PC que ia montar é só fazer as contas, memórias + placa de video=R$100 processador R$60 mais uma placa usada R$100,00 total R$260

Pretendia colocar meu processador atual Athlon XP 2400 na placa que estava sobrando (Soyo K7VTA Pro) e comprar um novo pra colocar no meu PC. Mas essa placa mãe esta queimada.

Edit: Ahhhhh, aproveitando, o que fazer com a placa mãe e o processador queimado??? Joga no lixo ou tem algum proveito???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pode ser a fonte que esteja aquecendo, tem que testar aberto o gabinete..
Se o seu problema de temperatura não for leitura errada por parte dos programas, pode ser deficiência na condução de calor do processador para o dissipador. Caso isso esteja acontecendo, pode ser problema de pasta térmica ineficiente, base do dissipador empenada ou DIE não perfeitamente plana, tudo é possível...

Faz assim: Quando a temperatura estiver "alta" encoste o dedo no dissipador que já vai dar para você ter uma noção se está havendo boa ou má condução. 50/55ºC no seu caso é facilmente distinguido no tato.

Seu conjunto dissipador é bom e eficiente, porém, sendo uma incógnita o calor que é gerado pelo processador, fica difícil dizer “se isso é que é demais ou aquilo que é “demenos””, então, fazendo um teste mecanicamente resolve a questão dessa dúvida.

Em uma situação normal seu conjunto dissipador vai segurar tranquilo seu

processador em média 45/47ºC em uma temperatura ambiente de 30ºC em um gabinete bem ventilado, caso do seu.

Tenta com o tato para uma primeira análise

A pasta eu troquei a uma semana + ou -, as outras coisas acredito que estejam normais, mas amanhã com mais tempo farei todos os testes para ter certeza.

No caso o dissipador tem que estar quente para estar funcionando corretamente???

Outra coisa, é melhor fazer esses testes na configuração normal 133 x 15, ou com o over que esta???

Obrigado pela ajuda de vocês!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui arrumar uma placa mãe aqui, a placa é essa:

K7VMM - ECS Elitegroup

E as outras coisas que tenho sobrando aqui são:

Memórias:

DIMM 256MB - PC133

DIMM 512MB - PC 133

DDR 128MB - PC 2100

Placa de Vídeo:

Geforce2 MX 400 64MB - AGP

GeForce FX 5200 128MB - AGP

3 Placas Fax/Modem :D

1 Placa de Rede

1 Cooler Cooler Cyber Cooler

1Gabinete ATX 3 Baias

1 Fonte 200W e 2 de 450W Genéricas

1 Drive CD-RW

1 Drive DVD-RW

Nessa placa posso aproveitar as memórias, e a placa de vídeo (apesar dela ter video onboard), precisando apenas comprar o processador.

Mas também posso tentar vender tudo (Não faço a menor ideia do valor :D ) e comprar um desses kits que você indicou.

O que acha???

Não vale a pena investir em memórias PC133 pois são muito lentas, o preço das peças você pode pesquisar no mercado livre e venda por lá também, derenpente vendendo o que você têm, não gastaria nada pra montar outro PC

Ahhhhh, aproveitando, o que fazer com a placa mãe e o processador queimado??? Joga no lixo ou tem algum proveito???

A placa mãe tem conserto provavelmente queimou os Fet do circuito Vcore, mais vale R$10,00 no max com defeito

Processador só pra enfeite :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No caso o dissipador tem que estar quente para estar funcionando corretamente???

Se estiver havendo boa condução do processador para o dissipador, certamente ele vai estar quente, mas não vai estar na mesma temperatura que estiver mostrando o software (caso use um termômetro no dissipador para aferição) o dissipador sempre vai mostrar menor. Isso porque o software faz a leitura ou no núcleo ou do lado do processador onde sempre vai estar mais quente que as palhetas do dissipador que estão sendo ventiladas e resfriadas, esta diferença creio eu, deve ficar em torno de + ou - 5ºC a mais quando é vista pelo software em relação ao dissipador:wacko:.

Trocando tudo por miúdos: Mesmo que você faça o teste com o dedo hehe, essa diferença vai ser perceptível ao tato, um exemplo: se no software estiver marcando 55ºC, pela explicação acima, o dissipador deveria estar em 50ºC e esses 50ºC é facilmente distinguido pela percepção do tato. Uma criança com 40º de febre é um bocado quente entendeu hehe.

PS: Faça o teste em over.

Abraços pros amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vale a pena investir em memórias PC133 pois são muito lentas, o preço das peças você pode pesquisar no mercado livre e venda por lá também, derenpente vendendo o que você têm, não gastaria nada pra montar outro PC.

Não iria investir em nenhuma memória PC133, iria usar essas mesmo, mas olhando melhor a placa que tenho aqui, diferente da que aparece no site que coloquei essa aqui só aceita DDR.

Então essas memórias não tem mais nenhuma utilidade pra mim.

O difícil vai ser conseguir vender esse monte de tranqueira aqui, mas vou tentar.:D

A placa mãe tem conserto provavelmente queimou os Fet do circuito Vcore, mais vale R$10,00 no max com defeito

Processador só pra enfeite

Mas você acha que vale a pena procurar um lugar pra consertar??? Se eu conseguisse ja aproveitaria as memórias e a placa de video, precisando comprar só um processador novo. Mas ai, preciso descobrir um lugar que conserte também.

Se estiver havendo boa condução do processador para o dissipador, certamente ele vai estar quente, mas não vai estar na mesma temperatura que estiver mostrando o software (caso use um termômetro no dissipador para aferição) o dissipador sempre vai mostrar menor. Isso porque o software faz a leitura ou no núcleo ou do lado do processador onde sempre vai estar mais quente que as palhetas do dissipador que estão sendo ventiladas e resfriadas, esta diferença creio eu, deve ficar em torno de + ou - 5ºC a mais quando é vista pelo software em relação ao dissipador:wacko:.

Trocando tudo por miúdos: Mesmo que você faça o teste com o dedo hehe, essa diferença vai ser perceptível ao tato, um exemplo: se no software estiver marcando 55ºC, pela explicação acima, o dissipador deveria estar em 50ºC e esses 50ºC é facilmente distinguido pela percepção do tato. Uma criança com 40º de febre é um bocado quente entendeu hehe.

PS: Faça o teste em over.

Abraços pros amigos.

Entendido!!!

Cheguei a colocar o dedão lá, mas não achei que estivesse quente não, ai fui fazer mais alguns testes pra ver se dava certo e cheguei ao seguintes resultados.

CPU = 143MHz x 15 (2147,8MHz)

Memória = 150% (215Mhz)

Escrita = 832Mb/s

Leitura = 2061Mb/s

Temperaturas:

Gabinete Fechado em Pé (Cooler CPU Ventilação)

MB = 35º CPU = 46º CPU Diode = 62º

Resolvi inverter o cooler da CPU pra testar e coloquei ele no sentido de exaustão.

Gabinete Fechado em Pé (Cooler CPU Exaustão)

MB = 28º CPU = 41º CPU Diode = 57º

Gabinete Fechado Deitado (Cooler CPU Exaustão)

MB = 27º CPU = 41º CPU Diode = 51º

Gabinete Aberto em Pé (Cooler CPU Exaustão)

MB = 26º CPU = 41º CPU Diode = 54º

Gabinete Aberto Deitado (Cooler CPU Exaustão)

MB = 23º CPU = 41º CPU Diode = 48º

O que me fez chegar a seguinte conclusão, o cooler da CPU no sentido de Exaustão, esta resfriando melhor do que no sentido de ventilação.

Como quando o gabinete esta deitado a temperatura fica mais baixa, acredito que deva estar acontecendo alguma pequena folga no cooler, já que deitado ela fica melhor assentado no diodo do processador.

Será que estou correto???

Ahhhh, agora que lembrei aproveitei e fiz um upgrade da Bios, reparei que tinha uma versão mais nova da que eu estava usando e coloquei ela.

E mexendo na placa vi o jumper CPU FSB, procurei no manual e vi que tem as opções de deixar em FSB 400/333/266 ou FSB 200, ele se encontra em FSB 400/333/266 (Default). Tem alguma diferença no meu caso se eu jogar para 200???

Valeu!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Testes com resultados um tanto significativo esses né!

Quando você disse em folga e em assentamento, me veio na cabeça se a presilha que trava o dissipador no soquete está com boa pressão, no entanto, as temperaturas estão jóias e não deve ser isso e nem o assentamento melhor por estar deitado, mas tudo é possível, vai saber heehe:confused::D.

Quanto a essa questão de sentido de rotação do cooler, escolha a que melhor surtir efeito.

Essas diferenças de temperatura com o gabinete deitado ou em pé, se fossem em alturas significamente diferentes, haveria explicação lógica dentro de uma possibilidade, mas, como o teste deve ter sido feito no mesmo nível, EU não acho muito motivo para uma explicação plausível...

Se você colocar o jumper ou setar o FSB em 200 não vai funcionar, a não ser que suba o vcore para testar e ver se o processador vai sem dar pau ou se sua fonte não abre o "bico"...

PS: Eu achei muito interessante o ultimo resultado das temperaturas. Se realmente estiver trabalhando 23/41/48ºC está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você acha que vale a pena procurar um lugar pra consertar??? Se eu conseguisse ja aproveitaria as memórias e a placa de video, precisando comprar só um processador novo. Mas ai, preciso descobrir um lugar que conserte também.

O coserto sai por R$50 no minimo, o sua acredito que saia mais, as vezes se não compensa sai o mesmo que uma placa usada.

pelo que li você só tem memórias Dimm PC133 o têm DDR também? Porque essa de 128 PC 2100 nen vale a pena usar.

O que me fez chegar a seguinte conclusão, o cooler da CPU no sentido de Exaustão, esta resfriando melhor do que no sentido de ventilação.

O sentido correto é ventilanto as aletas do dissipador, acho que têm um "vilão" aumentando a temperatura.A sua fonte!(vejá se ela está aquecendo com o tato)

Ela está aquecendo a região onde fica o processador, por isso a exaustão abaixou a temperatura e da MB também, outro detalhe seu cooler tem um termistor e a rotação depende da temperatura, por isso precisa saber em que rotação ela está.Vai ter de colocar seu processador em 100% para se certificar se este sentido é realmenteo mais eficaz.

Como quando o gabinete esta deitado a temperatura fica mais baixa, acredito que deva estar acontecendo alguma pequena folga no cooler, já que deitado ela fica melhor assentado no diodo do processador.

Será que estou correto???

Pouco provavel! deitado o peso da ventoinha e melhor distribuido no eixo do motor, a rotação deve ter aumentado e também e melhor a exaustão de ar quente nessa posição, a força que a presilha exerçe para prender o cooler é muito maior que seu peso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes com resultados um tanto significativo esses né!

Quando você disse em folga e em assentamento, me veio na cabeça se a presilha que trava o dissipador no soquete está com boa pressão, no entanto, as temperaturas estão jóias e não deve ser isso e nem o assentamento melhor por estar deitado, mas tudo é possível, vai saber heehe:confused::D.

Quanto a essa questão de sentido de rotação do cooler, escolha a que melhor surtir efeito.

Essas diferenças de temperatura com o gabinete deitado ou em pé, se fossem em alturas significamente diferentes, haveria explicação lógica dentro de uma possibilidade, mas, como o teste deve ter sido feito no mesmo nível, EU não acho muito motivo para uma explicação plausível...

Se você colocar o jumper ou setar o FSB em 200 não vai funcionar, a não ser que suba o vcore para testar e ver se o processador vai sem dar pau ou se sua fonte não abre o "bico"...

PS: Eu achei muito interessante o ultimo resultado das temperaturas. Se realmente estiver trabalhando 23/41/48ºC está ótimo.

Fiquei com isso na cabeça e até cheguei a verificar a presilha, desmontei o cooler todo e inverti a presilha, verifiquei bem a posição do dissipador, e ficou preso com uma pressão maior, pensei que seria o suficiente, mas pra minha surpresa a temperatura subiu e muito. Acabei deixando da forma que estava mesmo.

Deixei a ventoinha no sentido de exaustão mesmo, foi a que surtiu melhor efeito, abaixou + ou - uns 8º.

Achei mt estranho porque não mudei em nada a configurção do processador, mas em pé, fica + ou - uns 5º acima de quando esta deitado.

Mas se funcionar em FSB 200, o desempenho seria melhor???

Não se esquecendo que essa temperatura eu consegui, da forma que achei que estava tendo o melhor resultado, gabinete aberto e deitado, com o cooler na exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O coserto sai por R$50 no minimo, o sua acredito que saia mais, as vezes se não compensa sai o mesmo que uma placa usada.

pelo que li você só tem memórias Dimm PC133 o têm DDR também? Porque essa de 128 PC 2100 nen vale a pena usar.

A unica coisa boa de consertar essa placa seria aproveitar as memórias, já que pra vender vou arrumar uma merreca nelas, mas também nem sei aonde faz isso por aqui. Mas tenho essa outra placa que consegui e ta funcionando, mas só aceita DDR.

As memórias que tenho são só essas mesmo. O que posso fazer, é colocar um pente que tenho aqui DDR 512 400 PC3200, e colocar mais um de 1GB na minha máquina.

O sentido correto é ventilanto as aletas do dissipador, acho que têm um "vilão" aumentando a temperatura.A sua fonte!(vejá se ela está aquecendo com o tato)

Ela está aquecendo a região onde fica o processador, por isso a exaustão abaixou a temperatura e da MB também, outro detalhe seu cooler tem um termistor e a rotação depende da temperatura, por isso precisa saber em que rotação ela está.Vai ter de colocar seu processador em 100% para se certificar se este sentido é realmenteo mais eficaz.

Bom, como o micro as vezes ligava, as vezes não, acabei comprando uma fonte nova, fui na loja pra pegar a Seven Team 450W, mas na hora não tinha lá, mas acabei achando uma Huntkey 450W - LW 6450 SG, por sorte, e trouxe ela, ja instalei, mas ainda não fiz os testes. Aproveitei e comprei uma Pasta Térmica Akasa 455 (AK-455). Só que achei a pasta liquida d+ (nunca tinha usado essa pasta), e quando liguei o PC a temperatura foi pra 67º a 69º, tanto com o cooler na exaustão quanto na ventilação. Ou a pasta esta ruim ou eu fiz algo de errado... rs

Pouco provavel! deitado o peso da ventoinha e melhor distribuido no eixo do motor, a rotação deve ter aumentado e também e melhor a exaustão de ar quente nessa posição, a força que a presilha exerçe para prender o cooler é muito maior que seu peso.

O ideal seria eu ter um outro cooler aqui pra teste, mas não tenho.

Agora mesmo, troquei a pasta, coloquei a genérica, gabinete aberto deitado, sem overclock, cooler no sentido de ventilação.

Consegui aqui:

MB = 31º CPU = 37º CPU Diode = 45º RPM = 3040

Mas acredito que com a pasta nova, consiga diminuir bem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A unica coisa boa de consertar essa placa seria aproveitar as memórias, já que pra vender vou arrumar uma merreca nelas, mas também nem sei aonde faz isso por aqui. Mas tenho essa outra placa que consegui e ta funcionando, mas só aceita DDR.

As memórias que tenho são só essas mesmo. O que posso fazer, é colocar um pente que tenho aqui DDR 512 400 PC3200, e colocar mais um de 1GB na minha máquina.

Pode fazer isso, 1G está muito bom para WinXP, e você pode investir em uma placa de video mais tarde, com mais memória

Aproveitei e comprei uma Pasta Térmica Akasa 455 (AK-455). Só que achei a pasta liquida d+ (nunca tinha usado essa pasta), e quando liguei o PC a temperatura foi pra 67º a 69º, tanto com o cooler na exaustão quanto na ventilação. Ou a pasta esta ruim ou eu fiz algo de errado... rs

A pasta não influencia muito na temperatura, mesmo que tenha colocado muita pasta, a pressão da presilia ao montar o cooler faz espalhar o excesso, não sei o que aconteceu...

Agora mesmo, troquei a pasta, coloquei a genérica, gabinete aberto deitado, sem overclock, cooler no sentido de ventilação.

Consegui aqui:

MB = 31º CPU = 37º CPU Diode = 45º RPM = 3040

Mas acredito que com a pasta nova, consiga diminuir bem isso...

Acho que a troca da fonte surtiu efeito, faça mais testes...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer isso, 1G está muito bom para WinXP, e você pode investir em uma placa de video mais tarde, com mais memória

Na verdade estava pensando em colocar o pente de 512MB no outro pc e colocar mais 1GB nesse, totalizando 2GB.

A pasta não influencia muito na temperatura, mesmo que tenha colocado muita pasta, a pressão da presilia ao montar o cooler faz espalhar o excesso, não sei o que aconteceu...

Pelo que andei pesquisando essa pasta faz diferença sim, diminui + ou - uns 5º em comparação com as pastas genéricas, mas ela é mais viscosa, to achando a minha mt liquida.

Acho que a troca da fonte surtiu efeito, faça mais testes...

Até agora não tive mais tempo para fazer, mas to achando que surtiu efeito também, pelo menos o pc não liga mais quando ele quer, liga quando eu quero... :D

O Gabinete ta aberto ainda, mas a fonte vem com uma ventoinha bem grande que fica direcionada pra baixo, acho que deva melhorar bastante a temperatura com o gabinete fechado.

Devo comprar alcool isopropilico hj pra refazer a aplicação da pasta Akasa 455 e ver se o resultado melhora.

Sobre o outro assunto o que encontrei com melhor custo/beneficio foi um Sempron 3000 por R$49,00 acha que ta valendo???

Encontrar igual o seu Sempron 33000 por R$60,00 ta uma tarefa mt difícil... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!