Ir ao conteúdo

Usar ou não adaptador PCI-E?

domato

Posts recomendados

Postado

Minha duvida é em relação a uma maquina de um cliente que estou concertando, ele possui:

Uma fonte de alimentação generica rotulada 500w que na verdade não deve passar de 250w.

*Placa mãe Asus A8V-E SE ( O micro dele veio pelo fato da placa mãe na startar, era uma A8N-E foi trocada por essa A8V-E SE)

2 Mem. King. 400mhz

1 HD Sata 80GB

1 HD IDE 40GB

1 DVD-RW

1 Placa de video Ati Radeon Saphire X850XT 256MB

Ps: Essa placa de vido necessita de alimentação de energia extra até ae ok, mas como essa fonte generica não possui cabo PCI-E ele usa um adaptador de Periférico para PCI-E 6 pinos...

Gostaria de saber se isso implica em alguma coisa no funcionamento da placa de video ou no geral do computador(se a placa mãe pode ter ido por Céu por causa disso, pois ele n fazia nd de over) SE HÁ NECESSIDADE DE UM UPGRADE DE FONTE VOLTADO ESPECIFICAMENTE PARA A PLACA DE VIDEO, NADA A RESPEITO SOBRE eficiencia, CUSTOXBENEFICIO,ETC...

Postado

Troque a fonte.

É genérica ???

Ixe, pode trocar.

Te falo isso, não é sempre que um adaptador resolve as coisas.

De que adianta usar o adaptador se a fonte mesmo não dá suporte a potência, e é perigoso o circuito secundário da fonte não agüentar.

Sugiro que você pesquise bem no setor de fontes e energia, tem bastantes tópicos sobre isso, e alguns bem recentes.

Abraços...

Postado

Mas como eu disse não pelo fato da fonte se generica e sim pelo fato DE SER ACONSELHAVEL USAR OU NÃO ADAPTADOR PCI-E(tenho certeza que não) mas gostaria de saber se acarretara em grandes problemas ....

• Membro VIP
Postado
Mas como eu disse não pelo fato da fonte se generica e sim pelo fato DE SER ACONSELHAVEL USAR OU NÃO ADAPTADOR PCI-E(tenho certeza que não) mas gostaria de saber se acarretara em grandes problemas ....

Dá na mesma.. pode usar sem problemas.

Postado

Ups....

Mais algumas sugestões???

Então vocês acham que não influencia em nada usar um adaptador para converter uma saiada pra periférico em PCI-E???

Postado
Ups....

Mais algumas sugestões???

Então vocês acham que não influencia em nada usar um adaptador para converter uma saiada pra periférico em PCI-E???

Já falei, que depende da fonte, se a fonte conseguir fornecer a potência e bem, e se tiver os fios na bitola certa ou maior que o necessário, não tem riscos não.

Mas como sempre, tem que ficar esperto ao usar adaptadores com certas coisas como mau-contato e alta resistência elétrica no conector.

Dá na mesma.. pode usar sem problemas.

Tudo depende, desde os fios da fonte, o quanto ela suporta, é só tomar os cuidados necessários que fica OK, mas como disse, nada como um nativo.

Cada caso é um caso e deve ser estudado pelos conformes.

PS: Serei mais direto, quanto ao funcionamento, se sua fonte suportar a potência e o limite dos barramentos e tiver os fios na bitola certa é sem problemas

OBS: Mas nada como ter um bom conector nativo de PCI-express ou conectores nativos em chicotes diferentes se for o caso de ter mais de um :wub:

Resumindo: Cada caso é um caso e deve ser estudado, no caso do amigo, tomando os cuidados nescessários vai ficar de boa sem nada de mais comparado ao nativo.

Abraços...

Postado

Domato, o problema não é a utilização do adaptador. O problema é colocar uma placa de vídeo dessas numa fonte genérica. Há necessidade sim de um upgrade de fonte pra colocar essa placa de vídeo porque essa fonte não inspira a menor confiança. Se você puder pegar uma fonte que já venha com o cabo pci-e é melhor, mas existem fontes que suportam com segurança o referido pc, mesmo não possuindo o cabo pci-e como as Seventeans de 350w e 420w da linha BKV. Se quiser economizar ao máximo e ainda assim pegar uma boa fonte (dentro das suas limitações de preço e idade do projeto), pegue a Seventeam 350BKV e utilize o adaptador pci-e, apenas tomando cuidado com mal contato etc.

não existe fonte melhor nessa faixa de preço da Seventeam 350BKV. Creio que mesmo na faixa de preço do modelo 420BKV tb não tenha opção melhor.

Postado
Domato, o problema não é a utilização do adaptador. O problema é colocar uma placa de vídeo dessas numa fonte genérica. Há necessidade sim de um upgrade de fonte pra colocar essa placa de vídeo porque essa fonte não inspira a menor confiança. Se você puder pegar uma fonte que já venha com o cabo pci-e é melhor, mas existem fontes que suportam com segurança o referido pc, mesmo não possuindo o cabo pci-e como as Seventeans de 350w e 420w da linha BKV. Se quiser economizar ao máximo e ainda assim pegar uma boa fonte (dentro das suas limitações de preço e idade do projeto), pegue a Seventeam 350BKV e utilize o adaptador pci-e, apenas tomando cuidado com mal contato etc.

não existe fonte melhor nessa faixa de preço da Seventeam 350BKV. Creio que mesmo na faixa de preço do modelo 420BKV tb não tenha opção melhor.

Concordo.

Sobre o adaptador, é só usar e tomar cuidado como eu falei.

System Type: Single Processor

Motherboard: Regular - Desktop

CPU: AMD Sempron 2400+ 1667 MHz Thoroughbred B

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM: 1 Stick DDR SDRAM

Video Card 1: ATI Radeon X850 XT

IDE HDD 7200 rpm: 1 HDD

SATA HDD: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

Fans

Regular: 1 Fan 80mm; 1 Fan 120mm;

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

Recommended Wattage: 227 Watts

Recommended Amperage:		
+3.3V +5V +12V
6.1 A 19.9 A 9.0 A

Recommended UPS rating: 400 VA

Bem, pelo calculo eu não entendi o porque dessa VGA vir com esse conector de 12V de 6 pinos sendo que ela consome mais nos 5V.

Sua configuração é bem antiga, veja a corrente que ela consome nos 5V, o ideal seria você trocar rápido sua fonte.

Não é qualquer fonte que agüente sua configuração, tem que ficar esperto.

Mas ta aí, uma 350BKV ou a 420BKV dão certissimo, com preferência para a 420BKV.

Postado
Concordo.

Bem melhor a 350BKV, afinal, no que interessa a 420BKV tem só 1A a mais.

Pois é. É isso que entrega a idade do projeto. Nos tempos da juventude a 420bkv era realmente melhor na prática, mas hj em dia com a linha 12v sendo tão exigida, acaba não fazendo diferença.

A 420bkv ainda tem força no mercado porque a principal concorrente dela, a Huntkey 450w, provou ser uma boa porcaria.

Postado
Pois é. É isso que entrega a idade do projeto. Nos tempos da juventude a 420bkv era realmente melhor na prática, mas hj em dia com a linha 12v sendo tão exigida, acaba não fazendo diferença.

A 420bkv ainda tem força no mercado porque a principal concorrente dela, a Huntkey 450w, provou ser uma boa porcaria.

Estava meio com pressa, agora tá OK.

Danelon, olha que engraçado com a configuração dele.

Uma 420BKV seria bem melhor que uma Zalman 360APS pelo fato do processador e da placa de vídeo puxarem muito nos 5V.

Mas para configs novas a 350BKV em conparação com a 420BKV, seria só isso mesmo, 1A.

Abraços...

Agora, vamos deixar o autor ler e tirar as conclusões dele.

• Membro VIP
Postado

Tudo depende, desde os fios da fonte, o quanto ela suporta, é só tomar os cuidados necessários que fica OK, mas como disse, nada como um nativo.

Cada caso é um caso e deve ser estudado pelos conformes.

Estava desconsiderando isso, assumi a fonte em questão é uma boa fonte, sem saber o modelo que é, erro meu.

PS: Serei mais direto, quanto ao funcionamento, se sua fonte suportar a potência e o limite dos barramentos e tiver os fios na bitola certa é sem problemas

Era o que eu queria dizer ^_^

Postado

Tipo eu havia sugerido no mesmo dia uma Zalman 360aps ou uma Seventeam(dei varios modelos ambos com PCI-E nativo), ele viu com um amigo dele do RJ e encomendo uma Seventeam 500ou550 não me lembro, eu sugeri uma, o primo ou amigo dele sei la ,sugeriu a Seventeam ae ele otpou pela seventeam, com certeza vai esta resolvendo o problema :P

Obrigado pela ajuda de todos ae.

Deu pra tirar um intedimento sobre o adaptador(até +) valeu mesmo ae galera :)

Pode fechar o topico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...