Ir ao conteúdo

Athlon X2 6000 à 125w...

sdriver

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Encomendei um ADM Athlon X2 6000 e tenho quase certeza que virá um de 90 nm, modelo este que dissipa 125w, a placa-mãe que acompanhara o kit, é uma ECS A780gm-a que segundo o site da ECS opera até 95w. Agora to na duvida se este valor é valido somente para os processadores da linha AM2+ ou se vale pro AM2 como o meu X2 6000.

Caso a restrição seja geral, o que pode acontecer caso eu instale o kit mesmo assim?

Postado

A placa mãe vai literalmente torrar. No site da ECS existem 2 revisões da A780GM-A e nenhuma delas suporta o X2 6000+.

Rev 1.0

Rev 1.1

O jeito é trocar ou processador ou mobo. Aí fica a sua escolha. Eu trocaria a mobo, pois a meu ver, essa ECS fica muito limitada por não suportar processadores com TDP alta (125W). Gozado que ela dá opções de over com uma limitação dessas.

• Membro VIP
Postado

Mas e as placas da asus? por exemplo as m2n aguentam um x2 6000? eu vi que muitos fabricantes estão colocando a informação sobre essa coisa em suas placas, modelos como a m3a agora também tem essa informação contida, minha duvida é que como o X2 é socket AM2, que opera diferente do AM2+ justamente nessa parte de energia talvez essa incompatibilidade não ocorra.

Alguem poderia explicar de forma tecnica como isso funciona? E quais as chances da placa "torrar" como nosso amigo falou acima?

• Membro VIP
Postado

Se você colocar o processador a placa vai torrar rapidinho. você tem duas opções: Trocar o processador ou placa-mãe ou Clockar o processador pra baixo. A meu ver seria mais prudente trocar a placa-mãe, já que você pagou por 3.0Ghz e não vai querer trabalhar com 2.8...

Abraço

Postado

Se sua placa mãe atual só consegue fornecer 95W para o processador, NÃO coloque um processador de 125W nem mesmo com underclocking pois você estará pedindo para ter problemas e provavelmente prejuízo.

Troque o processador ou a placa mãe. Uma placa AM2+ que suporte um Phenom de 125W também irá suportar esse X2 6000.

[]'s

DT

• Membro VIP
Postado

Me corrijam se eu estiver errado, mas o processador não irá chegar em 125w apenas operando a full com os 2 núcleos??

Duvido que eu vá usa-lo a full sendo que nao uso programas multi-núcleo.

Minha intenção é fazer um futuro upgrade de processador pegando um phenom da proxima geração que com certeza rodará a 95w, por isso não vale a pena pegar outra mobo sendo que esta ECS é otima.

O jeito é pegar um 5600 da mesma familia que roda a 89w ou um X3, o problema é que eu quero um processador com núcleo rápido, mesmo porque na maioria dos casos um x2 3.0 tem melhor performance que um x3 ou x4 de 2.5 pois como jogos como CSS usam um core apenas e sendo assim quanto maior o clock individual, melhor para o uso.

Placas que suportam 125 e 140w estão na faixa dos 1000 reais, isso estoura meu orçamento em muito.

To louco pra tentar o X2 6000 pra ver se vai funcionar. Já vi relatos de muita gente falando sobre uso até de phenons de 125 w que rodam bem nessas placas de 95w, sendo que em um teste feito deixaram o bicho rodando 104 horas ininterruptas e ficou rodando bem, sendo assim um x2 com certeza não irá forçar tanto a placa quanto um x4. Vou arriscar até mesmo por que a garantia do vendedor irá cobrir um eventual problema.

Postado
Me corrijam se eu estiver errado, mas o processador não irá chegar em 125w apenas operando a full com os 2 núcleos??

Para que comprar computador e não poder usar em full quando necessário ou possível?

Minha intenção é fazer um futuro upgrade de processador pegando um phenom da proxima geração
Mas se você não usa programas multi-core e liga mais para desempenho em single thread, devia ter pego um Sempron ou X2 de 45W ou 65W, feito overclocking de leve e economizado a diferença para quando o Phenom tiver clocks mais altos e preços mais baixos.
Já vi relatos de muita gente falando sobre uso até de phenons de 125 w que rodam bem nessas placas de 95w, sendo que em um teste feito deixaram o bicho rodando 104 horas ininterruptas e ficou rodando bem
O detalhe é que quem tenta estas gambiarras e perde a CPU, a placa-mãe ou os dois, seja na hora ou 2 meses depois, não volta no fórum para relatar o caso...

E eu não apostaria meu dinheiro se o teste mais longo é de 104 horas e foi feito apenas uma vez...

Vou arriscar até mesmo por que a garantia do vendedor irá cobrir um eventual problema.
Boa sorte.

[]'s

DT

Postado

Minha intenção é fazer um futuro upgrade de processador pegando um phenom da proxima geração que com certeza rodará a 95w, por isso não vale a pena pegar outra mobo sendo que esta ECS é otima.

O jeito é pegar um 5600 da mesma familia que roda a 89w ou um X3, o problema é que eu quero um processador com núcleo rápido, mesmo porque na maioria dos casos um x2 3.0 tem melhor performance que um x3 ou x4 de 2.5 pois como jogos como CSS usam um core apenas e sendo assim quanto maior o clock individual, melhor para o uso.

Placas que suportam 125 e 140w estão na faixa dos 1000 reais, isso estoura meu orçamento em muito.

To louco pra tentar o X2 6000 pra ver se vai funcionar. Já vi relatos de muita gente falando sobre uso até de phenons de 125 w que rodam bem nessas placas de 95w, sendo que em um teste feito deixaram o bicho rodando 104 horas ininterruptas e ficou rodando bem, sendo assim um x2 com certeza não irá forçar tanto a placa quanto um x4. Vou arriscar até mesmo por que a garantia do vendedor irá cobrir um eventual problema.

Até o dia em que você for descompactar um arquivo qualquer com o Winrar e...

É o tipo de teste que não se faz. Até porque se for constatado que o processador foi colocado numa pl-mãe que não o suporta, sua garantia vai pro espaço.

• Membro VIP
Postado

Vi algumas noticias sobre essa incompatibilidade, como não to afim de derreter a placa-mãe, vou de X2 5600 com tdp de 89w. esse ai deve manter a placa fresca.

Quanto à Gigabyte GA-MA69VM-S2, acho que ela perdeu este posto de melhor custo/beneficio para as 2 novas ECS A780GM-A e GF8200A, que ja usam o HT3 a 5200, são placas desenvolvidas para AM2+ tem chipset 780g (bem melhor que o 690), e a A780gm-A tem o melhor video onboard do momento, chegando a rodar até crysis ( no mínimo é claro). Elas têm PCI-e 2.0

So tem o problema do tdp ser até 95w, sendo assim para processadores 6000 e 6400 a Gigabyte continua sendo a melhor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!