Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe EVGA nForce 780i SLI


wcrf

Posts recomendados

Pro processador torrar precisa de um certo exagero na tensão e sem a devida refrigeração. Uns falam que os quad 45nm "morrem" com 1,45v, eu já coloquei 1,60v no meu e tá vivinho....só que uso WC.

Pra 3,2ghz, deixando o vcore em AUTO a placa gerencia a tensão e o sistema fica completamente estável, e muito provavelmente sem mudanças na temperatura. Deve setar o vcore em torno de 1,34v.

Sobre o cooler, se você for comprar o QX9650 BOX, você vai se surpreender com o que a Intel colocou pra ele. Se eu fosse você, ao invés de comprar o Zalman 9700 agora, esperava pra ver se o negócio do QX9650 vai dar certo, e testava primeiro com o cooler da Intel.

Se ele for eficiente do mesmo jeito que é grande, não vai precisar trocar não. Ele é tão grande que tenho medo até que seus pentes de memória não caibam em baixo dele, tem que testar. Veja você mesmo AQUI.

Agora se sua negociação for com um QX9650 OEM, daí parta logo pro Zalman 9700 (ou algum da Thermalright).

Só mais um detalhe em relação aos 3,2ghz...já ouviu falar no "FSB-Hole"?? Pois é, aqui na minha placa tem esse "buraco", que varia pouco de uma versão da bios pra outra. Em geral, aqui fica entre 1400 e 1500mhz.

É o seguinte, são intervalos de frequência do FSB onde o sistema fica completamente instável. A placa mal liga com essa frequência setada na bios. Aqui com o QX9650 eu não testei, mas com o Q6600 eu praticamente não consegui colocar ele entre 2,8 e 3,2GHz, por causa desse "buraco".

Acima e abaixo disso é tranquilaço, mas nesse meio, não funciona absolutamente nada. É ligar e ver a blue screen da morte na hora.

Assim, se você não conseguir boot com 3,2ghz, joga um valor maior pro FSB, tipo pra ficar em 3,3 ou 3,4ghz, que aí vai sem problema.

Tem placa que esse buraco é la em cima, tipo entre 1800 e 1900MHz, já na minha ele é lá em baixo.

Falta descobrir se a sua tem isso também.

Qquer coisa, posta aí.

Abrax.

Fala, WCRF! E aí, cara, beleza?

Valeu, valeu! Obrigado pelas dicas.

Já ouvi falar sim do FSB Hole, mas não fiz over nessa mobo aqui (por conta de estar apenas c/ o cooler boxsta) e por isso ainda não descobri os valores, hehe. Vou fazer uns testes assim q possível. Mas saquei já o esquema p/ fugir desse problema, muito obrigado.

Sobre o QX9650, veja a proposta q eu consegui:

1) O meu QX6850 + 500,00 reais por um QX9650 BOX novo;

2) O meu QX6850 + 400,00 reais por um QX9650 OEM novo;

Eu acho q compensa mais o OEM pro meu caso, apesar de q com 100 reais da diferença eu não compro um Zalman 9700 (está 250,00).

O q eu queria te perguntar era sua opinião sobre isso tudo: 780i e QX's.

(Putz, tá muito off-topic isso? Se sim, dá um tok q eu edito e te mando mp's).

Eu tava falando c/ o Jluiz2 sobre um QX9770 e eu falou p/ esperar os novos Core i7 e migrar de uma vez depois.

Tudo bem q a diferença q eu voltaria prum QX9770 é bem maior q esses 400,00 pro QX9650, mas talvez seja verdade.

Eu tenho o Core i7 Extreme 965 por R$ 3.399,00. Na newegg, se formos observar, tanto o QX9650, como o QX6850, QX9770 e o i7 Extreme 965 estão por volta dos 1.000,00 dólares. (Não sei se fica nisso ou se a tendência é baixar os preços deles e não sei se tem um certo "ágio" no novo agora. Talvez tenha.).

Tudo bem q vai envolver troca de plataforma (Asus Rampage II Extreme por 1.760,00 reais) e DDR3 triple channel...

Bom, é tudo muito incerto nesse começo, contudo. Por isso pensei em manter meu sistema (pegar o QX9650 só) e só ano q vem mexer c/ plataforma nova. Acho q compensa mais, né? hehe...

(O duro é montar tudo agora no gabinete novo c/ essas peças e depois tirar tudo e montar novamente, huahauhua... eu tenho é q aprender a fazer isso, não sei se dou conta de montar "tudo" sozinho... se sim, nem me importaria c/ montar-desmontar... hehe).

O q já está certo: o HD Velociraptor 300Gb, o gabinete Thermaltake Armor+ e uma gravadora sata (p/ me livrar de tudo q for ide, hehe). Vou esperar sua dica sobre o QX9650 (mas q tá fácil de arrumar) e q envolve a escolha do cooler OU a espera pelos Core i7 logo mais, hehe.

É isso.

Sorry te encher! Reply quando puder só.

Muito obrigado!

Ahhh, só de passagem, seu sistema é SHOW DE BOLA! Animal demais, parabéns!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, WCRF! E aí, cara, beleza?

Valeu, valeu! Obrigado pelas dicas.

Já ouvi falar sim do FSB Hole, mas não fiz over nessa mobo aqui (por conta de estar apenas c/ o cooler boxsta) e por isso ainda não descobri os valores, hehe. Vou fazer uns testes assim q possível. Mas saquei já o esquema p/ fugir desse problema, muito obrigado.

Sim, pra fugir é atualizar a bios, melhor maneira.

Sobre o QX9650, veja a proposta q eu consegui:

1) O meu QX6850 + 500,00 reais por um QX9650 BOX novo;

2) O meu QX6850 + 400,00 reais por um QX9650 OEM novo;

Eu acho q compensa mais o OEM pro meu caso, apesar de q com 100 reais da diferença eu não compro um Zalman 9700 (está 250,00).

você deu uma olhada no link que eu postei na outra mensagem com o cooler box do QX9650?? Acho que compensa você comprar ele (BOX) e usar o cooler que vai vir junto.

O q eu queria te perguntar era sua opinião sobre isso tudo: 780i e QX's.

(Putz, tá muito off-topic isso? Se sim, dá um tok q eu edito e te mando mp's).

Eu tava falando c/ o Jluiz2 sobre um QX9770 e eu falou p/ esperar os novos Core i7 e migrar de uma vez depois.

Tudo bem q a diferença q eu voltaria prum QX9770 é bem maior q esses 400,00 pro QX9650, mas talvez seja verdade.

Eu tenho o Core i7 Extreme 965 por R$ 3.399,00. Na newegg, se formos observar, tanto o QX9650, como o QX6850, QX9770 e o i7 Extreme 965 estão por volta dos 1.000,00 dólares. (Não sei se fica nisso ou se a tendência é baixar os preços deles e não sei se tem um certo "ágio" no novo agora. Talvez tenha.).

Tudo bem q vai envolver troca de plataforma (Asus Rampage II Extreme por 1.760,00 reais) e DDR3 triple channel...

Eu não compraria um QX9770 hoje de maneira nenhuma. No seu caso, já que não vai fazer over por enquanto, acho que nem trocaria o QX6850 pelo 9650.

Bom, é tudo muito incerto nesse começo, contudo. Por isso pensei em manter meu sistema (pegar o QX9650 só) e só ano q vem mexer c/ plataforma nova. Acho q compensa mais, né? hehe...

(O duro é montar tudo agora no gabinete novo c/ essas peças e depois tirar tudo e montar novamente, huahauhua... eu tenho é q aprender a fazer isso, não sei se dou conta de montar "tudo" sozinho... se sim, nem me importaria c/ montar-desmontar... hehe).

Com o tempo você pega prática de montar e desmontar tudo, fica fácil depois.

Como eu falei, com o lançamento oficial hoje do i7, e o Extreme em torno de US$ 1000.00, eu achei essa diferença de R$ 500,00 que estão te cobrando muito alta pro retorno em performance que você vai ter. O QX9650 não é tão melhor que o QX6850 que compense, na atual situação da informática, fazer esse upgrade.

Veja um comparativo de performance dos dois aqui: http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3184&p=12

O q já está certo: o HD Velociraptor 300Gb, o gabinete Thermaltake Armor+ e uma gravadora sata (p/ me livrar de tudo q for ide, hehe). Vou esperar sua dica sobre o QX9650 (mas q tá fácil de arrumar) e q envolve a escolha do cooler OU a espera pelos Core i7 logo mais, hehe.

É isso.

Sorry te encher! Reply quando puder só.

Muito obrigado!

Ahhh, só de passagem, seu sistema é SHOW DE BOLA! Animal demais, parabéns!

Abraço.

Sim, HD, gabinete e periféricos você vai aproveitar quase que pra sempre.

Então, resumindo, pelo preço que estão te cobrando, espere um pouco mais pela queda nos valores do i7.

Se quiser ir dando uma olhada, tem os preços das cpus 1366 num site que eu compro direto nos EUA e entrega no Brasil, cpus AQUI e placas-mãe pra i7 AQUI.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê, amigos. Como estão?

Ando sumido pois tive uns problemas c/ o Windows Vista 64.

Não sei se é vírus ou problema no HD (um dos Samsung 80Gb). O PC só fica reiniciando direto, tela azul e reinicia. Tentei recuperar com o DVD da Instalação, mas não conseguiu reparar. Deve ser problema de pasta, mas não sei. O XP de um amigo deu isso, só reiniciava direto. Quando eu estava c/ o Win XP, pus o HD dele no meu PC e o próprio Windows corrigiu as pastas do HD dele. Voltou ao normal, perfeito.

Mas com o Vista não deu certo. Levei o HD prum rapaz c/ Win Vista fazer o mesmo. Fez o checkdisk mas não adiantou nada. Não sei mais o q fazer.

também stressei já. Vou trocar tudo e montar essa XFX 780i num "pacote" todo novo. Ela merece, quero tentar algum over decente c/ ela. Vou fazer uns testes c/ o PC em stock mesmo e depois c/ um over de leve, deixando as voltagens em auto. É o q tenho coragem, inicialmente, de tentar agora. Vou precisar de umas dicas depois!

Para começar, já peguei o HD novo da WD, Velociraptor 300Gb (ótimo preço, foi oportunidade única, novo, lacrado) e o gabinete (TT Armor+ ESA preto), finalmente, q tanto queria. Consegui um preço bem legal no pagto à vista. Só falta chegar o gabinete, acho q chega até 6ªf, e o processador: consegui um QX9650 na troca c/ o meu QX6850 (o rapaz precisa de um 65nm e eu desse 45nm, hehe, aí fica pau-a-pau, perfeito). Vai ser o QX9650 BOX mesmo, c/ o cooler original dele, tem cara de ser muito bom (dica do WCRF, valeuuuu!!!), não precisarei gastar c/ um Zalman agora.

Vejam: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=165636

quando chegar tudo, posto umas fotos e instalo tudo! Aí a gente conversa, hehehe!

Tomara q, agora, finalmente, o PC não dê mais "defeitos" ou problemas. Preferi pegar tudo c/ garantia, peças novas e boas. Chega de lixo! Paga mais caro (nem tanto) por algo 100% top.

É isso. Abraços, pessoal! Valeu pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, minha EVGA 780i está com algum problema bizarro, quando ligo meu PC escuto o primeiro beep, as luzes do numlock piscam mas de repente o PC "trava", não envia sinal de imagem para o Monitor e no display da placa mãe aparece o código 5D que é Onboard I/O, descrição do manual Init Initializing Onboard SuperIO e fica parado ai o resto da vida, resetei inúmeras vezes, tirei placa de video, memória, etc... e coloquei de novo, não sei o que faço, estou com o PC em casa parado.

Agradeço muito a ajuda de vocês!!!

Abraço,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, minha EVGA 780i está com algum problema bizarro, quando ligo meu PC escuto o primeiro beep, as luzes do numlock piscam mas de repente o PC "trava", não envia sinal de imagem para o Monitor e no display da placa mãe aparece o código 5D que é Onboard I/O, descrição do manual Init Initializing Onboard SuperIO e fica parado ai o resto da vida, resetei inúmeras vezes, tirei placa de video, memória, etc... e coloquei de novo, não sei o que faço, estou com o PC em casa parado.

Agradeço muito a ajuda de vocês!!!

Abraço,

Carlos

Passa sua configuração completa por favor, Carlos.

  • cpu
  • memória ram
  • placa de video
  • hd
  • fonte

Assim podemos começar a procurar onde está o problema.

Foi após overclock, queda de energia ou simplesmente do nada??

Testou com outra placa de video? Porque se dá post (beep), sinal que cpu e memória está ok, tá me parecendo páu na placa de vídeo. Testa com outra e avisa por favor.

Aguardando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa sua configuração completa por favor, Carlos.

  • cpu
  • memória ram
  • placa de video
  • hd
  • fonte

Assim podemos começar a procurar onde está o problema.

Foi após overclock, queda de energia ou simplesmente do nada??

Testou com outra placa de video? Porque se dá post (beep), sinal que cpu e memória está ok, tá me parecendo páu na placa de vídeo. Testa com outra e avisa por favor.

Aguardando...

Olá Amigo, vamos a minha configuração

CPU - Q6600 Stock

Memória - 2x2 Corsair 800mhz

Vídeo - 2 Geforce XFX 8800GT

HD - Não lembro...

Fonte - Seventeam 550W real P-AG

Dificilmente faço Over, só fiz algumas poucas vezes pra testar o potencial...

Ontem a noite desliguei o PC normalmente...

Hoje pela manhã fui ligar e ele beepou, piscou o numlock e mais nada... ficou mortinho...

No desespero, ainda antes de vir pro trabalho tirei tudo que era placa, coloquei de novo, tirei da tomada, desliguei fonte, apertei o botão de ligar com ele fora da tomada pra descarregar tudo que era energia, só não tirei a CPU, de resto... acho que testei de tudooo...

Será que minha placa mãe queimou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, se ela tivesse queimado não dá post, não beepa de jeito nenhum.

Tenta ligar primeiro com uma placa de video só, depois com a outra, já fez isso??

Sua fonte também tá meio apertada pra sua configuração.

Cpu não precisa tirar, experimenta tentar ligar com só uma placa de video e só um pente de memória, instalado no slot mais longe da cpu.

Antes de fazer isso tudo, porém, tire a bateria da placa e coloque de novo. Isso vai zerar a bios também, daí você entra lá e coloca só a tensão padrão das suas memórias. O resto deixa como está ou em AUTO.

Depois posta aí.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, deu certo... fiz o seguinte:

Desliguei o PC

fiz o básico novamente, tirei as placas de vídeo e testei somente a primeira.

Resultado, continuou o Pau

Tirei ela e coloquei a segunda:

Funcionou.

Insisti, tirei a segunda e voltei a colocar a primeira...

Parece besteira, mas funcionou normal...

Não sei o que deve ter acontecido, mas seja lá o que for deve estar relacionado com alguma outra besteira... rsrsrs...

De qualquer forma, sabemos que esse problema 5D Initi Initializing Onboard SuperIO não deve ser algo tão grave...

Muito obrigado por sua atenção...

Abraço

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, deu certo... fiz o seguinte:

Desliguei o PC

fiz o básico novamente, tirei as placas de vídeo e testei somente a primeira.

Resultado, continuou o Pau

Tirei ela e coloquei a segunda:

Funcionou.

Insisti, tirei a segunda e voltei a colocar a primeira...

Parece besteira, mas funcionou normal...

Não sei o que deve ter acontecido, mas seja lá o que for deve estar relacionado com alguma outra besteira... rsrsrs...

De qualquer forma, sabemos que esse problema 5D Initi Initializing Onboard SuperIO não deve ser algo tão grave...

Muito obrigado por sua atenção...

Abraço

Carlos

Opa, beleza!!!

É o que eu te falei, essa placa não dá páu fácil de jeito nenhum, e esses erros com código geralmente são bobagem, pode ter sido até um acúmulo de eletricidade estática, sei lá....em resumo, coisa simples, mas que apavora.

Aqui já deu algo parecido, porém em overclock, mas foi com as memórias...tirei um pente, coloquei outro....testei só com um....coloquei um pente mais fraco...tirei bateria...resolveu.

Precisando é só chamar.

Abraço.

Wagner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você instala ela normal, vai reconhecer como 800mhz, certo?!

Daí, se for SLI ready como as Dominator, você habilita essa função na bios, que ela já passa a ser reconhecida como 1066 e nas latências de fábrica, no meu caso, 5-5-5-15 2T.

Caso não for SLI ready, só ir na bios e setar a frequencia da memória como 1066, lembrando que na tela de voltagens, tem que ser colocado, pra qualquer caso, a tensão padrão do módulo da memória, e não deixar como AUTO.

Entendeu??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não torra, muito pelo contrário, em AUTO a placa joga valores tão baixos pra ram, tipo 1,6v, que geralmente trava na inicialização, acusa um erro C1 no visor.

Eu usava inicialmente 2 x 1gb Dominator 1066 2,2v, usava esse valor na bios, depois passei pra 2 x 2gb Dominator 1066 2,1v, daí diminui pra esse valor.

Se que você pretende usar for 1066 e no corpo da memória tiver essa informação de 1.8v ~ 2.0V, experimenta jogar o meio-termo, joga 1,9v na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando ainda na EVGA(ou XFX) 780i. Fiquei com uma dúvida.

Comprei-a semana passada, agora quero colocar um Q9450. No entanto o FSB dele é de 1333 MHz, e as memos DDR2 da placa só vão até 1200 MHz.

Quer dizer, em teoria, para uma ótima relação 1:1, tanto as memórias quanto o processador precisam ter a mesma frequência.

Terei então que aumentar a frequência da memória na MoBo, ou DDR2 1066 dão conta do recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando ainda na EVGA(ou XFX) 780i. Fiquei com uma dúvida.

Comprei-a semana passada, agora quero colocar um Q9450. No entanto o FSB dele é de 1333 MHz, e as memos DDR2 da placa só vão até 1200 MHz.

Quer dizer, em teoria, para uma ótima relação 1:1, tanto as memórias quanto o processador precisam ter a mesma frequência.

Terei então que aumentar a frequência da memória na MoBo, ou DDR2 1066 dão conta do recado?

Sim, as memórias dão conta do recado porque trabalham em dual channel, com largura de bus a 128 bits, sendo que na cpu a largura do bus são apenas 64bits.

No meu caso, onde a cpu tem o clock de 3,0ghz, FSB 1333mhz, com multiplicador a 9x, o QDR (clock real) são 333mhz, o que dá uma banda total no bus principal da cpu de 10667mb/s.

Já minhas memórias estão setadas em 1066mhz, proporção 8:5, porém seu clock real QDR está em 533mhz, em dual channel 128bits, o que dá uma largura de banda de 17067mb/s.

Como você pode ver, a banda da memória está maior que a da cpu, tá sobrando memória. Usar proporção 1:1 nessa placa é impossível e desnecessario, já que não existe memória ddr2 trabalhando a 1333mhz, nem seria preciso por causa do dual channel.

Se suas memórias forem SLI ready, basta habilitar essa função na bios que a placa se encarrega de encontrar automaticamente a melhor porporção entre frequencia da cpu e das ram. Se não for, configure no manual o fsb da cpu nos 1333, das ram em 1066 e proporção 8:5. Se quiser uma largura de banda igual entre cpu e memória, diminua o clock da memória pra 800 e escolha a proporção até dar os 333mhz da cpu.

Entendeu ou ficou complexo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WCRF, beleza?

Dá última vez você me deu uma mão, mas vou precisar de novo...

Você já deu Overclock no seu processador na sua EVGA, certo???

Eu tenho um Q6600 G0 e essa nossa boa placa, comprei um cooler Sharks (Iceborg) ele não é lá grande coisa, quando eu dou um overclock de 3.0Ghz a temperatura do processador e dos núcleos fica estável em torno de 64ºC FULL, é normal, suas temps ficavam assim também antes do WCooler?

obs.: Estou usando 1.25 no VCORE e ficou bem estável no teste do Everest durante horas e horas...

Se eu deixo em auto a placa assume 1.40 no VCORE e chega nos temíveis 71ºC

Abraço!

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Carlos...

Então, qual versão do Everest você tá usando?? Se for a 4.50, ela não é muito precisa na marcação de temperaturas nos Quad.

Ou atualize pra 4.60, ou use outros programas, como o Core Temp ou o Real Temp.

Se eles apresentarem o mesmo resultado, tem algo errado na montagem do cooler. Confira se não tá mal encaixado, se você não aplicou pasta térmica demais ou de menos.

Que pasta térmica você tá usando??

Recomendo Artic Silver 5 (200h de tempo de cura) ou Artic Cooling MX-2 (sem tempo de cura), aplicando apenas uma gota pouco maior que um grão de arroz no centro da cpu.

Remova o composto anterior com álcool isopropílico.

tensão de 1,40v pra 3,0GHz no Q6600 não tá alto não, se você tá conseguindo estabilidade com 1,25v você tem uma jóia nas mãos.

Vê aí e me fala.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, acho que foi pasta térmica demais, pois eu fiz mais ou menos um desenho assim (% parecia um simbolo)... de ponta a ponta do CPU com a pasta térmica e depois espalhei tudo com plástico...

Comprei a AKASA AK 450, é a única que tinha em SP, não gosto de comprar no ML de outros estados...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86194401-pasta-termica-akasa-5-gramas-prata-alta-performance-nf-_JM

vai chegar amanhã

mais tarde farei alguns testes com o restinho de pasta q tenho em casa, comprei um tubinho de Alcool isopropilico (é liquido, não é spray), como limpo o processador??? Uso um pano banhado no alcool isopropilico???

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, acho que foi pasta térmica demais, pois eu fiz mais ou menos um desenho assim (% parecia um simbolo)... de ponta a ponta do CPU com a pasta térmica e depois espalhei tudo com plástico...

Comprei a AKASA AK 450, é a única que tinha em SP, não gosto de comprar no ML de outros estados...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86194401-pasta-termica-akasa-5-gramas-prata-alta-performance-nf-_JM

vai chegar amanhã

mais tarde farei alguns testes com o restinho de pasta q tenho em casa, comprei um tubinho de Alcool isopropilico (é liquido, não é spray), como limpo o processador??? Uso um pano banhado no alcool isopropilico???

abraço!

Limpa com papel toalha embebido no álcool isopropílico, e dá acabamento com cotonete.

realmente, você passou muita pasta, não ajuda...só atrapalha.

Naõ conheço essa da Akasa, tem um coparativo com 33 pastas térmicas, veja se tem ela e como fou o desempenho: http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=138&Itemid=1&limit=1&limitstart=6

qquer coisa posta aí...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q6600 com tensão em 1,4v? Na caixa diz que o máximo é de 1,35. Não corre um risco de fritar o processador, ou diminuir demais a vida útil dele?

A propósito, na BIOS, o multiplicador do processador fica ativo mas não me dá opção de multiplicar. Além disso, só dá pra chegar nos 3 Ghz no Q6600 com 1,4 volts? E se eu mexer na velocidade do processador, vai alterar o FSB da memória?

:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!