Ir ao conteúdo

Servidor de Internet Linux

PMGomes

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal,

Gostaria de saber de um local ou mesmo alguém que possa me passar os procedimentos para instalar um servidor de internet Linux usando o Suse 10.2.

Tenho aproximadamente 18 computadores em rede ambiente windows sem domínio mas com DHCP (via roteador D-Link).

Alguém poderia me ajudar?

Aguardo respostas...

Mauricio

• Membro VIP
Postado

esse é um caso compilado, depende de muita coisa, do que você precisa e etc...

poste aqui suas duvidas detalhadamente para que possamos te ajudar...

estou movendo seu tópico para sessão adequada.

Postado

Ok... vamos lá.

Trabalho como administrador de uma rede baseada na Microsoft. Esta rede funciona no modo DHCP proveniente de um roteador. Temos um servidor de dados que ainda estou implementando para funcionar como controlador de domínio ao invés do atual grupo de trabalho, mas enquanto isso gostaria primeiramente de implementar um servidor Linux distribuição Suse 10.2 (este gostaria no modo gráfico). Obs.: tenho conhecimento muito básico de linux, a instalação consigo sem maiores problemas. O motivo do servidor Linux é para obter maior segurança contra vírus, invasões, controle dos usuários à acessos a internet e custo. Esses acessos será filtrado por host, mac ou por outro método. (qual devo usar, iptable ou firewall)

Pois bem, o pc no qual quero transformar em servidor é um Athlon 1100 MHz, RAM 256 MB.

Exemplificando: link de internet banda larga (8MB), um servidor Linux com duas placas de rede (mod.diferente) e um computador cliente com Windows XP Pro, DHCP, e grupo de trabalho. Com esses dois dá para fazer essas implementações para depois partir para a rede maior.

Grato,

Paulo Mauricio

• Membro VIP
Postado

beleza, então seguinte...

primeiro:

Aconselho o uso do OpenSuSe 11.0 que é mais atualizado e você terá um suporte melhor (foi lançado a muito pouco tempo, então talvez você prefira o 10.3 que á a versão anterior ao 11)...

quando for implementar o controlador de dominio, voce pode usar o Samba, quanto ao servidor de internet, você poderia usar o iptables como firewall (o iptables é um firewall, um dos mais seguros do mundo) e usar o Squid para controle de acesso dos usuários a internet, voce pode ate fazer um servidor de DHCP no proprio servidor...

Postado

Ok Taylon;

Vamos a primeira etapa (OpenSuse 11.0)

Vou baixar o OpenSuse 11.0 conforme dica, instalar e retorno assim que concluir esta etapa.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

PMGomes, para conseguir configurar corretamente será necessária muita pesquisa no google, te descrever aqui passo a passo como fazer é inviável pois existe VASTO material a respeito na internet, por isso o que você deve fazer é procurar tentar e ir tirando as duvidas aqui com a gente durante o processo.

• 2 semanas depois...
Postado

Taylon, gostei do que você colocou e tenho uma situação igual ao do PMGomes, praticamente quero usar com servidor de internet nos micros da empresa por um IP Empresas, usar o Samba para dados e o Squid para controlar os usuários ex.:(Usuário 1 acessa só internet, Usuário 2 acessa internet e dados...)

O que eu quero saber é como verifico a configuração da máquina que suportará todos esses serviços?

• Membro VIP
Postado

el_aguiar, um PC com 256 MB de RAM é suficiente na maioria dos casos.

PMGomes, tudo o que você precisa está no Guia Foca GNU/Linux. E uma dica: não é recomendável ter ambiente gráfico em servidores. Como o Taylon bem disse, use este espaço para tirar suas dúvidas. Não será prático alguém escrever um tutorial em resposta à sua pergunta.

Abraços,

Fernando

• mês depois...
Postado
...não é recomendável ter ambiente gráfico em servidores...

Vim para esse tópico pois estou procurando algumas dicas sobre servidor/samba/squid/proxy, mas o que me chamou a atenção foi o que você disse Fernando... porquê não ter ambiente gráfico?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Fernando, não é pratico ter um ambiente gráfico simplesmente porque é um serviço a mais rodando e que simplesmente não tem muita utilidade, o sistema te da uma infinidades de ferramentas que fazem com que a administração via linha de comando seja muito mais rápida e vantajosa, o uso de uma interface gráfica muitas vezes faz o usuário se acomodar e selecionar erroneamente opções indevidas e que podem vir até a comprometer questões de segurança, além de que a linha de comando é muito mais flexivel permitindo que o seu controle seja muito maior...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!