Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Bom...

Depois de mais de um mês de muito trabalho, o CaseMod do meu pai ficou pronto. Peguei o gabinete do meu antigo PC e o resultado foi ótimo. Fiquei muito satisfeito. É outro gabinete. Sem contar que foi um trabalho muito divertido. Nesse sentido, devo agradecer, antes de qualquer coisa, ao autor desse Tópico.

Segue abaixo as imagens do gabinete antes, durante e depois do processo de transformação.

Gabinete antes:

pcantes01mb1.jpg

pcantes02rv5.jpg

Os cortes nas tampas superior e lateral, bem como na traseira foram feitos por um fabricante de calhas. Na ocasião não tinha em mãos as grades e as ventoinhas para marcar a furação dos parafusos de fixação, mas foi simples furá-los posteriormente.

Gabinete durante:

pcdurante01pe3.jpg

pcdurante02ym5.jpg

pcdurante03mc6.jpg

Uma vez devidamente furado foi a hora de dar acabamento nos cortes. Com uma lixa e muita paciência o serviço ficou pronto para receber o acabamento final. Para tanto, escolhi a tinta preta fosca para a frente e laterais, e a vermelha esmalte para a tampa superior. A tinta vermelha foi mais complicada para aplicação, pois seu tempo de secagem é muito maior.

Para fixar o acrílico usei a fita Fixa Forte da 3M para ambiente interno, pois não encontrei a indicada no Tutorial, mas o resultado ficou ótimo.

As ventoinhas e grades usadas foram as mesmas indicadas no Tutorial.

Gabinete depois::

04la7.jpg

03ha9.jpg

02no8.jpg

01eo6.jpg

Valeu o esforço. Foi muito gratificante ver a felicidade do meu pai.

:lol:

Forte abraço à todos!

Postado

Uma vez devidamente furado foi a hora de dar acabamento nos cortes. Com uma lixa e muita paciência o serviço ficou pronto para receber o acabamento final. Para tanto, escolhi a tinta preta fosca para a frente e laterais, e a vermelha esmalte para a tampa superior. A tinta vermelha foi mais complicada para aplicação, pois seu tempo de secagem é muito maior.

você poderia detalhar essa parte de lixar e pintura? Q lixas usou, o qt lixou, q tintas você usou e como aplicou? Algum segredo profissional sobre e aplicação da pintura?

Um abraço

Postado

Ola PistolaoBR.

Gostaria de sua ajuda para montar um computador, pois não entendo nada nada disso, e lendo o fórum acabei ficando mais ainda na dúvida do que comprar e ví que você entende muito, principalmente de refrigeração (que é uma coisa que nem estava me importando a princípio...).

O tópico que fiz é esse:

http://forum.clubedohardware.com.br/jogos-modelagem-3d/600287

Agradeço desde já sua ajuda e a de quem mais puder.

Obrigado!

^_^

Postado
você poderia detalhar essa parte de lixar e pintura? Q lixas usou, o qt lixou, q tintas você usou e como aplicou? Algum segredo profissional sobre e aplicação da pintura?

Um abraço

Como o Pistolão disse: "Nenhum segredo profissional". Mas uma dica é paciência. Não adianta querer pintar tudo em apenas um dia. É necessário aplicar a tinta com cuidado e de modo uniforme. O preto fosco é uma boa pedida, pois é de fácil aplicação e secagem.

:lol:

Postado

fan não consomem tanto assim, mas se voce quiser recomendação de uma boa fonte eu recomendo a corsair vx550... e pode confiar na spon, muuuuito boa... verifique no forum sobre recomendações de lojas que voce vai ver...

Postado

grande pistolão!

faz tempo que num apareço por aqui!

a duvida é o seguinte, vou comprar meu E7200 e na mesma loja tem esse evercool spider de 80CFM, queria saber se ele fica tão obm quanto aquele coolermaster com led azul e também queria saber se eu colocar os filtros vou perder muita circulação de ar...e porque aqui em casa tem muita poeira e num to afim de ficar abrindo o gabinete toda hora....

Falou cara!

Postado

Bom, seguindo uma certa inspiração q me foi dada pelo amigo PistolaoBR como comentei num outro post nesse tópico, acabei fazendo uns upgrades em um gabinete velho de guerra e, aproveitando q tava comprando umas peças usadas no MercadoLivre (desempregado se vira como pode...) pra montar uma máquina básica pra mim, já dei um trato no gabinete pra dar uma melhor circulação de ar nele e possibilitar fazer um OC interessante nessa configuração pra ver se dá mais aqui...

Bom a minha configuração é a da assinatura, todas as peças são USADAS, menos a fonte e alguns acessórios (coolers de gabinete, dissipadores de memoria, etc...):

- Athlon64 3700+ + CoolerMaster Hyper TX2 + Arctic Silver 5;

- Mobo ABIT KN8 + cooler Evercool MiniUFO no chipset + Arctic Silver 5;

- 2x512Mbps OCZ400512V25 + 2x512Mbps Kingston HyperX KHX3200A;

- GeForce 6800GT XTreme 256/256 + Zalman Fatal1ty + Arctic Silver 5;

- HD Seagate Barracuda 300Gb sata;

- Fonte Extream Superflower 450W Reais;

- DRD-RW Lg;

Bom, pra começar esse gabinete 4 baias preto estava indo pro lixo... um amigo meu tava indo jogar ele no lixo... Não sei nem a marca dele... ele tava faltando várias tampas das baias de CD e disquete, q a tampa lateral também não tinha...

Eu tinha instalado nele o meu PCzinho quebra-galho, um P2 400 MHz com 256Mbs numa MOBO MSI (não ri não, guerreiro o bixo, rodando com o Xp redondo, com gravador de DVD funcionando perfeito!!).

Qd resolvi usar um dinheirinho q levantei vendendo umas paradas aqui pra montar um PC melhor, pra poder jogar e tal, resolvi dá um tapa no gabinete e, qd esbarrei com esse tópico do amigo PistolaoBR, me animei de fazer algo legal no gabinete sem gastar muito...

Infelizmente, não atinei em bater fotos de toda a transformação, só tenho do mesmo já pronto...

Bom, o q eu fiz:

- Tirei a tampa do lado q fica atrás da placa-mãe e a adaptei pra colocar do outro lado q tava faltando, deixando assim o lado direito do gabinete sem tampa, mas como o meu gabinete fica em cima da bancada com esse lado encostado na parede, quem vê nem sabe q ta sem tampa... fora q deixo uns 2 dedos da parede, assim também ajuda na circulação de ar...

gxFjjaS.jpg

- Caiu na minha mão uma fonte da Dr. Hank q tinha queimado de um amigo meu... ela tinha dois coolers da K-mex, um preto de 90mm e um transparente com LEDs azul alto-brilho de 80mm. MARAVILHA!! Ambos eram de grande CFM e muito silenciosos (< 20 dB), e de quebra me dei bem porque elas já vinham com suas respectivas grelhas em fumê (lindas por sinal...).

O q fiz: seguindo o amigo PistolaoBR, recortei aquela grade de furinhos q vem atrás do gabinete e dei um acabamento com a mini-retifica q tenho aqui pra colocar o cooler de 90mm, pois pra esse gabinete é o tamanho máximo q ele suporta. Depois, comprei umas borrachas q vem com dupla-face e as coloquei do lado de dentro e de fora do gabinete envolta do furo, pra evitar qualquer tipo de vibração do gabinete com o cooler ou a grelha (dica do PistolaoBR também...) e o coloquei na posição de exaustor, retirando o ar quente q sai do gabinete, principalmente das costas do CoolerMaster Hyper TX2 q é um cooler tipo Torre.

Pq1t1lF0.jpg

- Depois, seguindo o mesmo raciocínio, marquei o cooler de 80mm com Leds na tampa lateral, bem em cima da VGA e do Chipset e cortei o mesmo... cortei no braço mesmo, com serra, alicate de corte e com a microretífica dando o acabamento, depois usando a furadeira, fiz o 4 furos... ficou um pouquinho torto, concordo, mas infelizmente não tenho uma oficiona aqui, e na hora do corte correu um pouco... instalei o cooler com a grelha e as borrachas como ventilador, sugando o ar frio de fora e jogando sobre esses componentes, ou melhor, sobre os seus coolers e, assim como o cooler de 90 mm, esse ficou em um silencio absoluto qd ligado... a foto mostra ele ligado no dia normal e anoite no escuro...

gxFl5qi.jpg

- Na parte da frente do gabinete, fiz vários rolos!! HEHEHE

-> Estava faltando uma tampa da baia de disquete, então pra deixar bonito e útil, comprei um leitor de cartões interno da AKASA:

aV1h4P6i.jpg

-> Estavam faltando duas tampas da baia de Cds das 4, mas isso eu resolvi fácil pois o amigo PistolaoBR tinha falado no começo desse topico sobre a melhro forma de refrigerar um Gabinete, e no meu caso, como eu estaria trabalhando com o cooler tipo Torre, deveria colocar um Baia-Fan na frente com um Fan de 120mm. No caso, como o baixa Fan usa 3 baias, acabei matando o problema da falta de 2 tampas e ainda tirei mais um! HEHEHE O FAN, como muito recomendado pelo amigo, consegui o CoolerMaster de 90 CFM e 19dB com Leds, uma maravilha por sinal... O engraçado da história é q, eu comprei na Spon o Baia-Fan preto com outras peças, um Pen-drive e a grade de 120mmm preta, mas o Fan não tinha em estoque (por sinal, ninguem tem pra vender, foi difícil arranjar...)... depois q eu paguei e estava esperando chegar esse pacote, entraram em contato comigo dizendo q o Baia-fan preto tinha acabado... e ou eu trocava de produto, ou esperava até chegar mais... disse q queria esperar, porque só queria ele mesmo e comentei q queria esse Fan e q tava em falta... ai no final, como eu fiquei esperando quase uma semana pra me mandarem o Baia-Fan, eles me mandaram o pedido + o último Fan deles desses da CoolerMaster em estoque (q eles tiraram sei lá da onde, pois no site nem tinha...) de BRINDE!! HEHEHEH Show de bola os caras da Spon, recomendo a todos!! Instalei o baia fan, com a fan e a grela e as borrachas pra isolamento e deu tudo certo!!

aV1hopO0.jpg

-> Último problema, e esse seria dificl de resolve sozinho: meu gabinete era todo preto e o meu gravdor de DVD era gelo!! HEHEHE Já tava feio no outro Pc, ainda mais nesse q ta todo bonitinho pretinho... Bom, eu pensei até em compra um gravador de DVD com defeito igual o meu no ML só pra trocar a frente... mas ai Deus sorriu pra mim mais uma vez, e um colega da minha esposa q trabalha com informática comentou q tinha um Driver DVD novo da Lg preto com defeito, q ia jogar fora... e ai pedi pra ele me mandar por ela pra ver se servia no Layout do meu DVD. Resultado: era o mesmo modelo!! Serviu perfeito!! HEHEHE Troquei a frente da gaveta e do gravador... desse jeito, só dizem q é branco qd eu abro a gaveta, e ai se vê branco por dentro... mais isso não me interessa... HEHEHE

aV1hbX50.jpg

Depois de tudo isso, o gabinete estava pronto! Mas tinha uma coisa me incomodando: q tampa lateral estava toda arranhada por causa do corte do cooler e de já ser usada... eu estava doido pra me livrar daquilo... então resolvi comprar um colante pra tentar cobrir parte da tampa e assim, do arranhões... Sai, fui procurar nas bancas de jornais aqui... fui em várias, e nunca achava um q tivesse o tamanho certo e q tinha alguma coisa a ver com a máquina... ai, na minha última banca, acabei esbarrando com um colante do tamanho certo e q me lembrava bem a minha infância e q tinha todo um apelo pro lado Gamer do gabinete:

Pq1th8U0.jpg

E assim, nasceu o SpiderCase O.C. - a partir de uma gabinete q iria pro lixo, de uma fonte queimada, de um gravdor de DVD bichado, de uma venda mau-sucedida da Spon, de um colante de 6 reais da banca de jornal e do bolso vazio de um desempregado!!

gxFszRi.jpg

Pq1tldOJ.jpg

Pq1tlli9.jpg

O mais legal é q no final, mesmo sem eu perceber, o colante acaba por combinar perfeitamente com o gabinete, porque o uniforme do Spider-Man é azul com vermelho, e os Fans do meu gabinete são azuis (Baia-fan e fan lateral) e vermelhos (Zalman Fatal1ty e Evercool no chipset)!! HEHEHEHEEH Totalmente sem querer!! HEHEHE

Eu tenho muito orgulho dele, e mesmo q eu faça upgrades, creio q não vou me desfazer dele... ele atende muito bem todas as minhas necessidades... a única coisa q mudaria seria mudar o Fan de 120mm da fonte para um igual do Baia-Fan, da CoolerMaster (grande ideia também do amigo PistolaoBR).

Em relação as temperaturas, o CPU ta frio a 29ºC e o resto do sistema companha ele... mesmo com essa configuração simples, eu jogo o Half Life Ep2 com tudo no talo e ele roda sossegado, tranquilo... e em Full o processador não passa dos 33ºC depois de umas 4 horas de jogo...

Bom, desculpe o post longo, mas eu pessoalmente adoro qd leio os posts dos amigos sobre suas aventuras em fazer na mão suas modificações... e acabei fazneod o meu assim...

Um abração a todos!

Mais uma vez obrigadão PistolaoBR... Esse sonho não teria se realizado sem suas inspirações e idéias!! Parabéns!! Nem minha esposa acredita q eu fiz tudo isso quase de graça e com um monte de peças q iriam pro lixo!! HEHEHEHEHE

Postado

Comprei um gabinete novo e o fan frontal, fica na parte de baixo e logo a frente e em CIMA fica o HD, eu reparei que parte do HD que libera o calor é a parte de baixo, justamente a parte que o Ar do fan frontal está jogando, o esquema é mais ou menos assim:

HD -> ====

~~~~~~ I

~~~~~~ I <- Fan Frontal

~~~~~~ I

os "~" representam o ar jogado do F. frontal.

eu devo tirar o HD daí? ou o ar quente que sai do HD não influencia no ar jogado do fan?

abraços

Postado

parabens gustavo, ficou show a custa quase zero inda eim :)... e o nepow, dá uma lida no 1º post desse tópico amigo, la já está postada a resposta para sua dúvida sua dúvida...

• Membro VIP
Postado
Bom, desculpe o post longo, mas eu pessoalmente adoro qd leio os posts dos amigos sobre suas aventuras em fazer na mão suas modificações... e acabei fazneod o meu assim...

Um abração a todos!

Mais uma vez obrigadão PistolaoBR... Esse sonho não teria se realizado sem suas inspirações e idéias!! Parabéns!! Nem minha esposa acredita q eu fiz tudo isso quase de graça e com um monte de peças q iriam pro lixo!! HEHEHEHEHE

Parabéns pelo serviço! :D História bem legal, porque você não posta seu casemod na galeria de casemods? Eu acho que ficou funcional, bem estiloso e sem muitas firulas, além de econômico, que é o ideal pra mim inclusive!:P

E pistola, eu estou dando uma olhada nums gabinetes aqui e achei um legal: Cooler Master Elite 331

coolermaster_elite331_g.jpg

por R$130,00 no mercado livre(+70 de frete pra cá, e lá se vai meu dinheiro...), ele tem espaço pra fan de 120 na frente e 120 atrás, além de 4 baias 5.25" removíveis. O meu gabinete atual é um da clone que nem tem mais no site, é bastante semelhante a esse daqui:

gabinete_clone_cizan_preto_midi.jpg

Mesmo esquema que o coolermaster, só que com espaço para fan de no máximo 80mm na frente e atrás. Eu estava até pensando em reaproveitar esse daiw, mas além de ser um pouco apertado só dá pra botar o cooler de 120mm atrás fazendo uma gambiarra feiosa, então acho que já está na hora de trocar...

E aiw pistola? Você acha que vale à pena pegar o coolermaster por R$200,00 ou é melhor pegar algum outro, talvez até o Ferrari por aqui por uns R$150,00? Alguma recomendação de outro modelo na faixa dos R$200,00(vale lembrar que o frete sai em torno de R$50,00~75,00 pra cá)?(acho que exagerei nas perguntas :P)

abrass

• Membro VIP
Postado

Eu andei pesquisando antes de comprar um gabinete, esse CM ae me passou pela cabeça várias vezes, principalmente pela frente gradeada, mas não gostei muito do design. Os gabinetes da 3Rsystem me chamaram a atenção, primeiro o K100, que acredito eu ser uma boa alternativa ao CM Elite 331.

Enfim, terminei optando pelo R520Li, por questões de estética e qualidade do material, além do preço, 220 reais. Sei que ele é "slim" e não cabe 120mm atrás, mas ele possui a fonte de alimentação em outro lugar e tem uma ventoinha de exaustão na parte superior, de 120mm.

O que você pode fazer para aproveitar o seu gabinete se quiser, é aproveitar a ideia do gabinete que eu tô comprando, e fazer um corte para exaustão na parte superior, para substituir o que você não pôde colocar na parte traseira. Recomendo muito, caso não use cooler tower, que faça um corte na tampa lateral sobre o processador e instale também uma ventoinha de 120mm jogando ar para dentro.

• Membro VIP
Postado
Eu andei pesquisando antes de comprar um gabinete, esse CM ae me passou pela cabeça várias vezes, principalmente pela frente gradeada, mas não gostei muito do design. Os gabinetes da 3Rsystem me chamaram a atenção, primeiro o K100, que acredito eu ser uma boa alternativa ao CM Elite 331.

Enfim, terminei optando pelo R520Li, por questões de estética e qualidade do material, além do preço, 220 reais. Sei que ele é "slim" e não cabe 120mm atrás, mas ele possui a fonte de alimentação em outro lugar e tem uma ventoinha de exaustão na parte superior, de 120mm.

O que você pode fazer para aproveitar o seu gabinete se quiser, é aproveitar a ideia do gabinete que eu tô comprando, e fazer um corte para exaustão na parte superior, para substituir o que você não pôde colocar na parte traseira. Recomendo muito, caso não use cooler tower, que faça um corte na tampa lateral sobre o processador e instale também uma ventoinha de 120mm jogando ar para dentro.

Aiw que está mais um problema, eu uso cooler tower.:wacko: E o k100 na 3R Systems não me agradou muito pelas baiax fixas que impossibilitam a utilização de um baia fan de 120mm.

E a questão do design pra mim é um tanto irrelevante, qualquer coisa é só comprar um spray de tinta preta que resolve!^_^ Pra dizer a verdade o gabinete ideal pra mim seria uma caixa com bastante espaço e com os buracos nos locais certos, além de uns botões pra ligar e restetar, claro.:P Pelo menos assim dava pra ficar bem livre quanto ao casemod. :D

Hmmm... É uma ideia a se considerar... Eu arranco o suporte pra placa mãe, hds e drives, os botões de ligar e resetar, compro umas chapas de alumínio e mando fazerem um serviço com eles... Vai ficar bem trash, dá até pra fazer uns amassados na lataria e dizer que é um casemod pós-apocalíptico...:P não... é melhor eu comprar um gabinete mesmo! XD

• Membro VIP
Postado

Hahaha, lembrei agora do gabinete feito de lego no youtube! Mas se você gosta de casemod, é bem fácil comprar, é só pegar um de chassi grande e barato. Esse ferrari da clone é um que é bom porque tem espaço pras fans, e ele sai mais barato que o CM Elite. :)

• Membro VIP
Postado
Hahaha, lembrei agora do gabinete feito de lego no youtube! Mas se você gosta de casemod, é bem fácil comprar, é só pegar um de chassi grande e barato. Esse ferrari da clone é um que é bom porque tem espaço pras fans, e ele sai mais barato que o CM Elite. :)

Lego! Ainda bem que lego é resistente ao calor porque qualquer overclock e o bixo começava a desmanchar.:P

Eu acho bem legal casemod, apesar de nunca ter feito. Mas eu sou mais ligado ao funcional sabe, então as mudanças em termos de estética seriam bem simples mesmo, até porque não tenho tanta grana pra investir nesses detalhes, e se tivesse investia em outra coisa.^_^

Postado
Bom pessoal depois de procurar muito.. achei um Gabinete a gosto ^^

http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15081

Esse gabinete ai Suporta 3 coolers 12 cm ?? Lateral ? Frontal ? e Traseiro ? Pois queria melhorar a refrigeração do meu PC...

Vocês poderiam me ajudar ?

Desde já agradeço...

Alguem poderia me ajudar com essa pergunta aqui em cima... pois preciso da resposta pra tirar outra dúvida em outra parte do forum... ok ..

Obrigado:p

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!