Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

o duto é só voce fazer uma faixa de cartulina e passar em volta da borda do fan e prender com durex, coisa fácil, assim o ar que sai dele e vai para o cooler do processador não vai ser contaminado pelo ar quente do interior do gabienete e nem vai ser puxado em parte pelo fan traseiro...

sim consegue sim, mas fica mais potente se voce trocar a pasta termica do chipset nb (o dissipador central da placa mão, não os dos cantos, o que fica logo abaixo do processador), da placa de vídeo e do processador por uma boa e de prata, como o ocz ou noctua, mas limpe a atual com alcool isopropílico, e coloque a nova na menor quantidade o possível...

Postado

estou pensando seriamente eu fazer um gabinete com teu tutorial, muito bom mesmo cara... só que tenho problema com poeira no meu quarto, teria como por filtro de ar sei la? meu computador é velho e esta sempre cheio de poeira... vou trocar por um pc novo, então gostaria de alguma dicas quanto ao problema poeira...

Postado

sim mas não compre filtros de poeira, estique uma tira de meia calça na face que puxa o ar de seus fan que estão jogando ar para dentro do gabiente e cole ou prenda, como voce preferir, filtros de poeira industriais são muito grossos e prejudicam muito a passagem de ar...

Postado

Bah valeu a dica cara, eu ja tava pensando em comprar grelha com filtro de ar... mas vou seguir tuas dicas, muito mais em conta, e parece muito mais eficiente... se eu comprar uma hd 4850 e um q9550 tem algum problema deixa eles com a refrigeração original? e só trabalhar em cima do gabinete?

Postado

tem problema não... inclusive se eu fosse voce pegava o q9450 e overclockava para fsb de 1600mhz, fica melhor que um q9550 stock com um bom fan de 120mm 70cfm+ lateral com duto de ar direto no cooler do processador já dá para ficar segurar com o cooler original e ficar super frio

Postado

pois é, como vou comprar só pro fim de janeiro estou esperando para ver os preços... correm aqueles velhos boatos da queda de preço dos q9550, vamo ver, tambem vamos ver o que minha mãe acha, hauhahua... se eu for fazer over realmente preciso segurar ele em temperaturas baixas, pois este pc novo vai tenq durar de 4 a 5 anos, tempo da minha facul...

voltando ao assunto fans, dei uma olhada e não encontrei mais o modelo que tu havia indicano no inicio do post... gostaria que tu indicac outros que estejam disponiveis agora....

ainda estou em duvida se vou montar, sai muito em conta, mas ainda so medroso quanto a isso... hehe... tambem a falta de conhecimento sempre traz o medo... lendo aqui to aprendendo muito, e isso ajuda bastante...

Postado

Não encontro pra vender nenhum de 80 CFM ou mais por menos de 36 db (num preço acessível). Seria muito inútil utilizar fans de ~45CFM a ~25db ou ainda é válido?

E você poderia me dar uma sugestão quanto à minha situação? Acabei por comprar um cooler do tipo torre, mas a minha mobo é exatamente do tipo com dissipadores em volta da cpu. Há ainda algum esquema de posicionamento dos fans nesse caso? Obrigado, e ótima thread!

Foto da mobo e cooler:

Asus P5Q

22394921kj1.jpg

COOLER HYPER TX2 / COOLER MASTER

imgqh5.jpg

Ah, e o Gabinete Argus ATX Zion 7730 realmente tem as medidas suficientes pra poder cortar atrás pra um fan 120mm? Só encontro foto da frente. Ou o Gabinete Spire ATX Rolo SP2857B Preto, que já vem com fan de 80mm? Obrigado.

Postado

não, fan tem que ter pelo menos 70cfm... e usar um tx2 ou qualquer outro cooler torre na sua placa mãe não é indicado... como voce pode ver além dos dissipadores estarem em volta do socket, eles são fechados em cima, logo somente recebem ventilação que sai do cooler do processador...

fan voce pode pegar aqui:

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=3297

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=2588

e gabinete, tendo a furação de parafusos para parafusar um fan de 120mm atras já é o suficiente, e claro, nunca use fans de 80mm em gabientes... melhor comprar um argos que use fan 120mm atras e 80mm na lateral e fazer mod na lateral para por um fan de 120mm, com ou sem acrílico, como voce preferir.

no seu caso voce tem que ter um fan na lateral de 120mm com duto, rodando a pelo menos 70cfm com o cooler padrão da intel, já é o suficiente para voce fazer um bom overclock no seu processador sem esquentar ele ou a placa mãe, se quiser fazer overclock mais poderosos compre um maxorb ou big typhoonvx... mas lembre-se, sem fan lateral em cima do cooler do processador ventilando 70cfm pelo menos e protegido com duto, não adianta nada voce ter um maxorb ou bigtyphoon vx pois eles vão sugar o ar quente do interior do gabiente e vão super aquecer o processador se voce fizer overclock...

Caso o maxorb ou o bigtyphoonvx estejam salgado demais para voce um bom modelo custo benefício é o Cooler CoolerMaster RR-CCH-P911-GP Vortex 752, ele não chega aos pés de um maxorb ou bigtyphoonvx mas é bem melhor que os zalman cnps7000 da vida e custa só R$70,00

Postado

PistolaoBR, valeu as dicas! Quando você diz "no seu caso voce tem que ter..." e segue com os detalhes você tá falando no caso de eu continuar com o cooler tipo torre ou de eu comprar o que você recomendou? Sendo então a segunda opção... eu planejo sim fazer over ao máximo que for possível, bastaria os fans traseiro e lateral de 120mm e nada mais? Nenhum baia fan ou um fan lateral para as memórias ou placa de video (uma HD4850 com over)? Valeu de novo!

Postado

E aí Pistola, como vai?

Minha MoBo, CPU e Gabinete são iguais aos do PC da sua irmã. Pretendo, quando tiver grana, comprar um AKASA AK-965BL (tipo tower). Sendo assim, qual configuração de fans eu deveria usar?

(Sim, eu li o primeiro post, mas como sou iniciante fiquei um pouco perdido...)

E como você cortou aquela parte de trás do gabinete onde se coloca um fan de 120mm, aquela "parte de ferro furadinha"?

Grato.

Postado

Olá PistolaoBR! Tenho um gabinete Satellite 311K q tem um exaustor de 12 na traseira, um ventilador de 8 colocando o ar para dentro, e 2 de 8 na frete (1 eu acrescentei) q infelizmente não colocam o ar para dentro pois a frente do gabinete é totalmente fechado e sem acesso ao ar de fora. to pensando em fazer alguns furos com um soldador nas saliencias fontrais do gabinete que você podem ver na imagem do link abaixo...

http://www.satellitebrasil.com/por/n...binete_311.jpg

to pensando em colocar um exaustor de 8 na superfície do gabinete, será q devo cortar e colocar este fan?

mas estive lendo suas explicações e acho q deveria colocar mais um fan em cima da placa de video e chipset, será q devo cortar e colocar outro ali também?

minha placa mãe eu uma ASUS P5Q e pretendo fazer overclock...

Postado

bom primeiro lugar nunca use fan de 80mm no gabinete, somente fans de 70cfm para cima fazem diferença real, e com essa ventilação só os de 120mm conseguem fazer com silencio, os de 80mm e 90mm que fazem isso são super barulhentos... segundo, a sua placa mãe precisa e muito de ventilação lateral em cima do processador, no seu caso voce só precisa mesmo do de 120mm atras como exaustor, um de 120mm na lateral em cima do processador, e outro em cima ou na frente como exaustor, mais nada... não é necessário mais um fan de 120mm para sua placa de vídeo, a não ser que ela seja muito quente... acima dos 90ºC

Postado

Boa escolha, é um ótimo gabiente, barato e bem grande... Bom, a sua placa mãe é daquelas que precisa de um fan lateral em cima do processador com duto (os dissipadores em volta do processador estão ligando os mosfets, que são super quentes, com o chipset x38, que é mais frio, super aquecendo o chipset, logo deve ser bem ventilado), de pelo menos 70cfm, o urano vem com a possibilidade de por um de 120mm na frente, na altura dos hds, um atras, e um de 80mm em cima do processador, voce vai ter de cortar o lateral de 80mm para por um de 120mm, logo voce vai precisar mesmo só de 2, um de 120mm 70cfm em cima do processador com duto na lateral e outro na traseira, se voce quiser pode por um na frente dos hds mas não faz muita diferença, logo é superfulo... mas eu recomendo um 3º em cima logo depois da fonte... como exaustor, ai fica um na lateral soprando para dentro e o de tras e o de cima soprando para fora, mas o de cima é bom, muito bom, mas não é necessário não, como o traseiro e o lateral...

E por favor sua pergunta já está respondida no primeiro tópico, no futuro leia antes de perguntar...

Postado

Pistolao, to querendo comprar um gabinete para poder montar um computador Phenom, porém to querendo colocar a tapa acrilica na lateral, qual gabinete voce me aconselha?

Pensei comprar:

Cooler Master Elite 340 (Achei por 115,00 com frete, 80 o Gabinete)

Gabinete Cooler Master Elite 331 (130,00 so o Gabinete)

Porém to mais atraido pelo segundo

Sera que nesses dois seria possivel colocar a tampa em acrilico?

ahh e parabens pelo topico, muito bom mesmo :cool:

Postado

Falae PistolaoBR! Li todo o seu tópico e devo dizer que tirei muitas dúvidas! Mas mesmo assim ainda queria uma opinião sua. Bom, vou comprar meu computador amanhã com a seguinte configuração:

processador: Athlon x2 5600+

Plca-mãe: Asus M2N68

Memór1a: 2x2GB 800MHZ Kingston

Fonte: Extream 450W

XFX GeForce 9600 GT 512MB DDR3

Acontece que sou totalmente leigo em informática e gostaria de saber se você tem algum conselho mais específico sobre qual gabinete eu devo comprar, ou se preciso de refrigeração extra pro meu computador, sendo que não farei overclock.

Desde já, obrigado!

Postado
Falae PistolaoBR! Li todo o seu tópico e devo dizer que tirei muitas dúvidas! Mas mesmo assim ainda queria uma opinião sua. Bom, vou comprar meu computador amanhã com a seguinte configuração:

processador: Athlon x2 5600+

Plca-mãe: Asus M2N68

Memór1a: 2x2GB 800MHZ Kingston

Fonte: Extream 450W

XFX GeForce 9600 GT 512MB DDR3

Acontece que sou totalmente leigo em informática e gostaria de saber se você tem algum conselho mais específico sobre qual gabinete eu devo comprar, ou se preciso de refrigeração extra pro meu computador, sendo que não farei overclock.

Desde já, obrigado!

então no seu caso só precisa de um case com 2 fans de 120mm 70cfm, um na traseira e outro na lateral com duto de ar em cima do processador...

• 2 semanas depois...
Postado

Pistolão, ja comprei 3 coolers desses, de 70CFM, um na lateral no preocessador, um na placa de video, e um na baia fan como exaustor....

Esse da baia fan é tão obm quanto um que fosse instalado no teto do gabinete?

e meu gabinete so aceita 80 ou 92mm atras...(_(

ele ta com um de 80 vagabundo aqui...:angry:

se eu colocar um de 92 com uns 45CFM vai ficar bom?

meu hardware vai ser:

E7300

HD 4850 ICEQ 4 (ela mesmo faz a exaustão do ar):wub:

2 x 2gb Kingston.

Hd 320GB

esse de 92 de uns 45CFM daria conta?

e se eu cortara quele projeto de grelha do fan traseiro e deixar sem nada, tem problema?

é provisorio, logo comprarei uma boa grelha...

valeu cara!

• Membro VIP
Postado

Depende do resto da ventilação do seu PC. Se o VRM e o chipset não estão aquecendo (veja pelo Everest, pode estar escrito PWM tambem ao invés de VRM) não há problema.

Postado

Dúvida sobre Argus Zion, aos que possuem esse modelo, ele suporta fan de 120mm traseiro, lateral ou frontal. Procurei o site do fabricante mas não encontrei.Gostei do modelo e do preço no Kabum, algumas recomendações de gabinetes nessa faixa tambem seriam bem vindas.

Configuração:

MOBO: Ga-g31-s2l

PROC: e5200

VGA: ATI 4850 HIS

MEMO: 2x2gb OCZ

FONTE: Extream 450w

HD: 80gb Sata veio

Postado

Olá Pistolão, beleza?

Cara, eu to com um problema que eu acho que pode ser aquecimento.

Eu tenho um gabinete furrequinho da porcariaship http://www.soundbox.com.br/kitbareboneGOLDSHIP1066.jpg

Ele só tem local para uma ventoinha na parte de tras, e nao é a de 12.

Tem também uma na parte frontal logo embaixo, onde ficam os HDs, mas como a frente é fechada, nao serve de nada. Na parte superior, o plastico que tem a alça possui uns frisos como se fossem uma saida para mais uma ventoinha, mas na parte interior ela é fechada, e este espaço nao cabe um de 12.

Resumindo: Minha casa é um inferno de quente, bate sol o dia todo e a noite quando esfria a casa funciona como estufa mantendo o calor do dia. Meu gabinete tem um cooler normal no processador, mas so alcança 2500rpm (me falaram que o ideal é 5000) tem uma ventoinha na parte traseira como exaustor desses porcarias de 10 reais e um na parte frontal onde fica o hd que sinceramente nao sei se faz o que deve fazer. as duas ventoinhas rodam a 1700rpm.

O processador fica sempre a 70, 80 graus.

Até aí tudo bem, o problema começou quando minha fonte começou a chiar, da um barulho de sirene constante quando eu ligo o estabilizador, e nao consigo ligar a cpu´. Só depois de alguns minutos quando a chiadeira para, que eu consigo ligar a cpu. nas ultimas semanas minha placa de video começou a dar pau, agora minha tela fica cheia de quadradinhos verdes quando utilizo a placa. Ja atualizei tudo o que tinha para atualizar. acho que a placa de video esta indo para o espaço (se ja nao foi) ou então o barramento da placa-mãe esta ruim.

Emfim, deixo a cpu aberta para entrar mais ar, mas os problemas continuam.

Se eu comprar um gabinete maior, para as ventoinhas de 12, pode resolver o problema de ventilação? O fato da casa ser muito quente, pode mesmo interferir nisso?

Muito obrigado pela atenção, e tenho lido bastante seus posts.

São muito bons.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...