Ir ao conteúdo

Desligamento Automatico de Servidor

Josemar.zema

Posts recomendados

Postado

Como posso configurar meu servidor Win 2003 para desligar automaticamente em um horário determinado, porém, antes alguns minutos, preciso que envie mensagem de alerta para todas estações que estiverem conectadas, envitando que o servidor desligue com as estações ligadas. Obrigado!!

Postado

Caro amigo, o Windows 2003 dispõe de um comando chamado 'SHUTDOWN' que pode ser aplicado no 'prompt', esse comando tem a função de desligar ou reiniciar um computador, seja ele local ou pela rede. A minha dica pra você seria cria um .BAT usando o comando 'SHUTDOWN', por exemplo:

--- shutdown -s /C /Y /T:XX ---

Onde:

"/C" = Fechar tudo q estiver aberto

"/T:xx" = Tempo p/ desligar o micro deve-se substituir 'XX', pelo tempo em segundos!

"/Y" = Salvar Docs

Após criar um .BAT, você pode agendá-lo, usando o componente 'Tarefas Agendadas do Windosw', localizado em:

Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Tarefas agendads.

Da mesma forma pode ser feito para enviar uma mensagem antes informando que a máquina será desligada, ou reiniciada, para isso você pode criar um .BAT usando o comando 'NET USE', por exemplo:

-----net use \\HOST "Mensagem"-----

Onde:

\\HOST = IP ou nome da máquina que reberá a mensagem;

"Mensagem" = Mensagem a ser enviada.

e agendá-lo um pouco antes do comando de desligamento ser executado...

Espero ter ajudado

Habinovich!!

Postado
Caro amigo, o Windows 2003 dispõe de um comando chamado 'SHUTDOWN' que pode ser aplicado no 'prompt', esse comando tem a função de desligar ou reiniciar um computador, seja ele local ou pela rede. A minha dica pra você seria cria um .BAT usando o comando 'SHUTDOWN', por exemplo:

--- shutdown -s /C /Y /T:XX ---

Onde:

"/C" = Fechar tudo q estiver aberto

"/T:xx" = Tempo p/ desligar o micro deve-se substituir 'XX', pelo tempo em segundos!

"/Y" = Salvar Docs

Após criar um .BAT, você pode agendá-lo, usando o componente 'Tarefas Agendadas do Windosw', localizado em:

Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Tarefas agendads.

Da mesma forma pode ser feito para enviar uma mensagem antes informando que a máquina será desligada, ou reiniciada, para isso você pode criar um .BAT usando o comando 'NET USE', por exemplo:

-----net use \\HOST "Mensagem"-----

Onde:

\\HOST = IP ou nome da máquina que reberá a mensagem;

"Mensagem" = Mensagem a ser enviada.

e agendá-lo um pouco antes do comando de desligamento ser executado...

Espero ter ajudado

Habinovich!!

Quanto ao desligamento funcionou perfeito. Quanto ao envio da mensagem, não consegui, mesmo utilizando o comando que me passou (net use) do jeito que me enviou. Será que teria outra forma ou talvez eu não tenha executado o comando corretamente?

Postado
Quanto ao desligamento funcionou perfeito. Quanto ao envio da mensagem, não consegui, mesmo utilizando o comando que me passou (net use) do jeito que me enviou. Será que teria outra forma ou talvez eu não tenha executado o comando corretamente?

** cara, desculpe, é 'NET SEND' ao invés de 'NET USE'! (_(

Só lembrando que você precisa ter o serviço 'Mensageiro' iniciado!

Habinovich!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!