Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desfragmentar o hd provoca desgaste?


cesartiberio

Posts recomendados

Creio que não "estrague" o hd, mas o scandisk (em modo completo) e principalmente o defrag acabam "forçando" mais o hd ao trabalho constante, pois há maior numeros de leitura/escrita e movimentação das cabeças, que podem acabar "danificando" o hd ou a si próprio...

Não sei o que pensa nossos amigos do fórum, mas eu recomendaria passar o scandisk (modo comum e corrigir erros automaticamente) uma vez por semana e o scandisk (completo) e o defrag uma vez por mes....

Depende de como voce usa seu pc.........

Anderson Hoffmann :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente você não vai passar a vida útil do HD inteira executando Scandisk e Defrag, portanto pode usar ambos sempre que necessário.

Não se preocupe pois não vai estragar nada. O que estraga HD geralmente é aquela pecinha que senta na frente do monitor :P , e não o uso de utilitários de manutenção de disco.

Quanto a periodicidade, eu geralmente executo quando desconfio que tem alguma coisa errada: a máquina "fica lenta", os arquivos demoram pra abrir, etc... Daí eu executo o Scandisk e o Defrag. Mas no geral, depende da frequência com que você usa a máquina e do volume de dados com o qual você trabalha.

O Defrag é bom usar quando você instala ou desinstala algum programa, ou quando você copia, move ou deleta uma quantidade muito grande de dados (+ de 10MB, por exemplo).

Se você usa pouco o computador, no sentido de instalar, desinstalar, copiar, etc... pode executar o Defrag á cada 6 meses ou mais.

O importante para você verificar a vida útil do HD é manter o SMART sempre habilitado no setup da máquina. Procure tópicos neste mesmo fórum explicando sobre o SMART e para que serve.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adntorres@25 Out. 2003,21:26

:tantan:

Amigos, se o scandisk e o defrag servem para melhorar o desempenho e corrigir problemas como é que vai estragar, pensem um pouquinho!!!!!

Concordo com você se for assim quando exigimos grande esforço digamos assim do hd não poderiamos trabalhar com ele pois poderiamos força-lo como assim eu acho que isso não esta bem explicado nesse tópico eu acho que são otimizadores de disco o defrag e o scandisk servem para a melhor vida útil ao HD otimizando o disco para ai sim obter menos desgaste do próprio uma vez me disseram que quando tu copia um arquivo ou instala um programa no hd ele joga em várias áreas do hd e quando você utiliza o defrag ele otimiza o hd aproximando esses blocos (arquivos) para um melhor desempenho e velocidade do próprio, pois se eu tiver errado por favor alguem me corrija e explique pois o fórum aqui é pra isso troca de informações :-BEER  :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Fracarolli820+26 Out. 2003,01:50-->
adntorres@25 Out. 2003,21:26

:tantan:

Amigos, se o scandisk e o defrag servem para melhorar o desempenho e corrigir problemas como é que vai estragar, pensem um pouquinho!!!!!

Concordo com você se for assim quando exigimos grande esforço digamos assim do hd não poderiamos trabalhar com ele pois poderiamos força-lo como assim eu acho que isso não esta bem explicado nesse tópico eu acho que são otimizadores de disco o defrag e o scandisk servem para a melhor vida útil ao HD otimizando o disco para ai sim obter menos desgaste do próprio uma vez me disseram que quando tu copia um arquivo ou instala um programa no hd ele joga em várias áreas do hd e quando você utiliza o defrag ele otimiza o hd aproximando esses blocos (arquivos) para um melhor desempenho e velocidade do próprio, pois se eu tiver errado por favor alguem me corrija e explique pois o fórum aqui é pra isso troca de informações :-BEER  :-BEER

Exatamente! Disse tudo!

Se os dados estiverem organizados, os componentes internos se moverão menos pra fazer a leitura, diminuindo sensivelmente o desgaste

Do contrário, se os dados estiverem fragmentados os componentes precisarão percorrer várias áreas do disco onde estão os fragmentos até conseguir ler o arquivo inteiro.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!