Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inconsistência no HD/Remoção de softs


ultraman

Posts recomendados

Tenho o Vista x64 instalado aqui e gostaria de perguntar umas coisas a outros usuários, e de tirar umas dúvidas quanto a essas imagens: Nelas aparecem o cálculo de ocupação do disco C:. Em uma delas, aparecem 80Gb ocupados (calculados observando as propriedades do disco C:), e na outra (calculados selecionando todos os arquivos do C:), só 51Gb. Onde estão os outros 30Gb?

Sobre o Vista x64, ele não tem aquela opção no Control Panel "Adicionar ou Remover programas"?

E também, eu tenho notado que o vista fica MUITO lento, como se eu tivesse entupido ele de coisas durante muito tempo sem ter executado scandisk ou defrag. Alguém também percebe isso ou só acontece comigo?

post-33458-13884947747396_thumb.jpg

post-33458-13884947747906_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Dicas para acelerar seu Vista

Windows Sidebar: quando remover a barra (pelo ícone ao lado de relógio) também marcar a opção de não iniciar o aplicativo sempre que ligar o computador.

Windows Defender é um excelente anti-spyware. Para retirar o Defender, o segredo é ir nas opções, descer e procurar as “opções de administrador” onde você pode marcar por definitivo que não quer usá-lo.

Desinstalar algumas poucas aplicações embutidas do Vista, como os joguinhos, componentes para Tablet PC e até mesmo o serviço de indexação. É possível economizar até 1 GB de espaço em disco, após algumas desinstalações de coisas que você geralmente não usa. Não é muito, considerando um sistema operacional que engole praticamente 10 Gb de espaço após instalado.

Ajuste a performance gráfica para ganhar velocidade no Vista Para aliviar a carga, via Painel de Controle, clique no ícone Sistema, depois na aba Configurações Avançadas e depois em Avançado. Agora, na parte de Performance, clique em Configurações e marque a opção de Ajustar para melhor performance. O visual do seu Vista irá mudar radicalmente, ficando parecido com o Windows 2000. Não se preocupe, você pode reverter daqui a pouco. Feita a mudança, clique em OK e volte a trabalhar normalmente. Para reverter o visual, basta ir no ícone Personalização via Painel de Controle ou clicar com o botão direito do mouse em cima da área de trabalho.

Agora vamos à performance de disco. Por padrão, o Vista não configura seu disco rígido (HD) de modo otimizado, é preciso fazer manualmente. Via Painel de Controle, clique em Sistema e escolha o Gerenciador de Dispositivos. Vá nas propriedades do disco rígido principal e marque a opção de habilitar a performance avançada. Este recurso melhora o acesso ao cache de disco mas, por outro lado, se houver uma queda de energia elétrica ou desligamento abrupto, você pode perder os dados mais facilmente. Logo, é sugerido que se use um no-break caso os dados no seu computador sejam irrecuperáveis.

Configurar a memória virtual. Talvez pela primeira vez na história, o gerenciamento automático do arquivo de troca (swap) no Windows funciona bem. Até o XP, você ganhava em performance alterando essas configurações. Agora, a mudança é imperceptível e a maioria dos usuários deve manter no automático. Caso você queira mudar para experimentar, configure o arquivo de troca para o dobro da quantidade de sua memória RAM total instalada. E sempre deixe o tamanho mínimo igual ao tamanho máximo, para evitar fragmentação no disco.

Mostrar Visualizações de Janela (miniaturas) – Se você utiliza a interface Aero, ao colocar o mouse em cima das janelas minimizadas na Barra de Tarefas verá uma “miniatura” da janela completa. Apesar de visualmente atraente, este recurso consome um poder de processamento. Para desligá-lo, clique com o botão direito do mouse em cima da barra de tarefas, escolha Propriedades e depois a aba Barra de Tarefas. Desmarque a opção: Mostrar Visualizações de Janela (miniaturas).

Arquivos Offline. Via Painel de Controle, escolha o ícone Arquivos Offline e desabilite-o.

O sistema de busca do Vista. Painel de Controle é possível configurá-lo pelo ícone opções de indexação. Clique em Avançado e agora você pode escolher as pastas que o Windows irá indexar para que suas buscas fiquem mais rápidas. Também é possível desabilitar e, assim, economizar uma boa fatia de memória.

UAC. Via Painel de Controle, clique em Contas de Usuários (User Accounts) e haverá a opção de ligar ou desligar o controle de contas do usuário. Ao fazer isso, será necessário reiniciar o computador e qualquer mudança —para o bem ou para o mal— poderá ser feita sem a “permissão” do administrador.

Limpeza de Disco – Eliminando os arquivos temporários e outras “sujeiras”vai melhorar o desempenho do sistema. A Limpeza de Disco deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Desfragmentar o disco rígido basicamente reagrupa os arquivos que estavam fragmentados, tornando o PC mais rápido. Ao contrário das versões anteriores do Windows, o Windows Vista realiza a desfragmentação automaticamente, uma vez por semana. No entanto, você pode programá-la para ser feita manualmente, diariamente ou uma vez por mês. Para acessar o Desfragmentador de Disco, faça o seguinte: Iniciar → Todos os Programas → Acessórios → Ferramentas do Sistema → Desfragmentador de Disco. Desative a desfragmentação automática O seu PC fica um pouco mais lerdo quando a desfragmentação está sendo realizada, então você pode preferir fazê-la manualmente. Desative o agendamento, clicando em Alterar Agendamento, no menu do Desfragmentador de Disco.

Limpeza de registro do sistema – ex.: ccleaner

Desabilitar serviços inutilizados que o Windows carrega automaticamente ao iniciar. Basta ir no menu Iniciar, escolher Executar (Run) e digitar services.msc. Nesta tela, estão todos os serviços —essenciais ou não— do Windows. Usuários avançados podem ler as descrições e desabilitar (pare o serviço em uso, depois desabilite-o) e economizar preciosos megabytes de RAM na próxima inicialização. Tenha bastante cuidado. Alguns serviços são essenciais à segurança do sistema e, quando desabilitados, podem colocar a máquina em risco ou até congelar o Windows na próxima inicialização. No entanto, há uma série deles que pode ser desabilitada, como a opção ‘Servidor’ (se você não pretende compartilhar nada em rede), o link distribuído de clientes NTFS, o Serviço de Indexação (caso você não use a ferramenta descrita no início desta reportagem), o ReadyBoost, a busca automática por dispositivos Smartcard, uPNP, Arquivos Offline, Centro de Segurança, Tablet PC, NetBIOS Helper, Logon Secundário, Windows Image, Error Reporting, Serviços de Terminal, entre outros. Desabilitando vários serviços que você não usa, é possível economizar até 100 MB de RAM na próxima inicialização. Se as coisas não derem certo, você pode voltar à tela e reabilitar os serviços que cancelou.

O ReadyBoost usa um pendrive USB, ou até mesmo um cartão de memória, para acelerar o acesso (leitura) de uma sequência de arquivos pequenos quando esse tipo de operação é requisitada pelo sistema. A Microsoft garante um acréscimo de até 10% na performance geral, mas até agora ninguém ainda conseguiu medir isso em números. Em testes realizados em duas máquinas e com tipos diferentes de pendrive e cartões de memória, não foi possível identificar nenhuma alteração, para melhor ou pior, além de ficarmos sem poder usar o pendrive para outros fins porque o sistema pede dedicação exclusiva para o Readyboost. Plugue-o em uma entrada USB 2.0 e quando for reconhecido pelo computador selecione “Speed up my system” ou Configure o ReadyBoost Se a opção anterior não funcionar, abra o Meu Computador , clique com o botão direito no ícone do dispositivo USB conectado, selecione Propriedades, clique na aba ReadyBoost e ative a opção manualmente.

Se você Tiver um HD rápido, e não vai usar o ReadyBoost... você pode ganhar desempenho desabilitando o serviço “Ready Boost”. (Pois eles também “come” recursos da máquina simplesmente por estar habilitado).

Para fazer isso entre no Menu Iniciar e digite: services.msc

Nessa tela que abriu procure pelo nome “ReadyBoost” e de um duplo clique nele.

Em “Tipo de Inicialização” escolha a opção “Desativado”... clique no Botão Aplicar e então no botão OK.

Desative outros serviços que não usa.

Captura de telas que praticamente “aposenta” as combinações “Print Screen” e “Alt + Print Screen” do teclado. Trata-se da “Snipping Tool” (figura 8). Ela pode ser acessada através do caminho: Iniciar > Todos os Programas > Acessórios.

Personalize o menu Iniciar Mude-o para a versão clássica.

windows + M → minimiza todas as janelas abertas;

windows + F → procurar um arquivo ou pasta;

windows + R → abre a caixa de diálogo Executar.

windows + um número entre o 1 e o 0 para acessar um dos dez primeiros programas da barra de ferramentas de Acesso Rápido.

SendTo Abra a caixa de diálogo Executar e digite %APPDATA%\Microsoft\Windows\SendTo para abrir a pasta SendTo. Arraste algum atalho de programa para dentro dessa pasta (segure o Ctrl enquanto estiver fazendo isso, para assegurar que você está copiando, e não movendo) e ele ficará disponível na opção “Enviar para”, que aparece quando se clica com o botão direito em cima de um arquivo.

Tenha rapidamente os usos administrativos Pressione a tecla do windows para acessar o menu Iniciar e digite o programa que você está procurando. Pressione Ctrl + Shift + Enter, seguido de Alt + C e você abrirá o programa com todos os direitos de uso administrativo sem sequer dar um clique.

Tweak VI - Otimize o Superfetch A funcionalidade Superfetch, do Windows Vista, faz com que as aplicações e os ficheiros carregem de modo mais rápido. O Tweak VI tem uma seção dedicada a esvaziar o conteúdo (”flush”) dos logs para otimizar o desempenho. Para acessar essa função, selecione System Information and Tweak → Hard drive information, e mude para a guia “Prefetcher and SuperFetch optimization”. Clique no botão Reset the Prefetcher.

Use mais o Tweak VI Explore as outras áreas do Tweak VI e veja o que você pode encontrar – tem uma seção para melhorar a performance baseada no processador, além de outras dicas e “tweaks”.

Desabilite a descoberta de rede de impressora Se você está conectado a uma rede, mas não compartilha impressora, acelere um pouco as coisas desabilitando a descoberta de rede de impressora. Clique Iniciar → Painel de Controle → Rede e Internet → Central de Rede e Compartilhamento. Selecione o compartilhamento de impressora, desative a opção e clique em Aplicar.

Desative os efeitos transparentes O Windows Aero tem um efeito de vidro transparente com animações que consome um grande número de recursos. Você pode desativá-lo clicando com o botão direito no seu desktop e selecionando Personalizar. Clique em cores das janelas, seguido de Aparência e desmarque a caixa de seleção Ativar Transparência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!