Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ajuda Home theater Saiu fumaça


Posts recomendados

Meu home theater saiu fumaça!!!

fui emendar um fio da caixa acustica center e na hora q liguei no subwofer ele deu um barulho de zumbido(ah um chiado forte e continuo) deu cheiro de quemado e saiu fumaça dentro do tunel de ar no subwofer

ele e um vicine (somente as caixas) ajudem ae, sera q foi so um fusil????

todas as caixas sao ligadas nele, ele ainda funciona mas chia e da cheiro fortew de queimado ate sair fumaça(mas eu n to ligando ele depois disso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu fumaça!!! Deu um barulho de zumbido... Deu cheiro de queimado...

Xulipa,

Pelo barulho, pela fumaça e pelo cheiro, poderia sim, ser um fuzil. Pero, tratando-se de um Römi Fïrär, o fusível que é um dispositivo de segurança, simplesmente abriria protegendo o aparelho de uma avaria mais séria.

Tua narrativa está um tanto quanto confusa. Por isto mesmo, ninguém ainda te ajudou. Vamos tentar clarear isto!...

1. Teu conjunto (Home Theater) é um Vicini? Qual o modelo?

2. Somente as caixas de som são Vicini ou o módulo maior onde está o subwofer também é Vicini?

3. Foste emendar o cabo da caixa central porque ele era curto ou por que partiu?

O aparelho estava ligado quando tentaste emendar o fio?

Ligaste o módulo subwofer enquanto estavas com o canal central com o fio partido?

Durante esta faxina tu não encostaste acidentalmente uma ponta do fio na outra juntando a saída positiva com a negativa do canal central, provocando assim, um curto circuito na secção amplificadora de saída deste canal?

Devices mais sofisticados (raros) possuem fusível de proteção na saída de cada amplificador, o que não é o caso dos Vicinis, Britânias, etc. da vida.

Tanto provocar um curto circuito entre os terminais de saída de um amplificador como o ligar sem carga (caixas acústicas desconectadas), pode provocar a queima deste circuito. Não se deve fazer nenhum tipo de manutenção desta natureza com o equipamento alimentado (ligado). No mínimo (não é o certo...), devemos "fechar" totalmente o controle de volume, o que, pelo menos, evitaria a condução do transistor / chip de saída de potência de áudio.

O fusível usado nestas "goiabas" geralmente é só o de proteção da fonte de alimentação de entrada. Até que uma sobrecorrente no circuito de amplificação de saída possa repercutir na fonte, provocando a queima do seu fusível, o dispositivo de saída [transistor ou Circuito Integrado (CI)] já foi para o beleléu!

Solicito aos companheiros que ao narrarem estes incidentes que o façam da maneira mais clara possível, não omitindo nenhum detalhe, pois, não estamos aqui para criticar possíveis “orelhadas”. "Cacas" todos nós fazemos, senão por falta de conhecimento, por pressa.

A clareza na explanação se traduz em facilidade ao solicitar / receber ajuda. Nada daquela que: "eu não fiz nada e de repente... Não sei por que... Aconteceu”!

O chiado é só no canal central?

Nas demais caixas satélites?

Ou no alto-falante do subwofer, também?

É quase certo que o teu circuito de saída (queira Deus somente do canal central) se haja escafedido.

Sugestão: se ocorreu da maneira que eu entendi, nem pensa “meia vezes”, leva-o a um bom técnico em eletrônica para pesquisa e substituição dos componentes avariados.

NOTA: Tanto os amplificadores dos canais satélites quanto do subwofer devem estar contidos dentro do módulo do subwofer.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!