Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
tchulips

ajuda Home theater Saiu fumaça

Recommended Posts

Meu home theater saiu fumaça!!!

fui emendar um fio da caixa acustica center e na hora q liguei no subwofer ele deu um barulho de zumbido(ah um chiado forte e continuo) deu cheiro de quemado e saiu fumaça dentro do tunel de ar no subwofer

ele e um vicine (somente as caixas) ajudem ae, sera q foi so um fusil????

todas as caixas sao ligadas nele, ele ainda funciona mas chia e da cheiro fortew de queimado ate sair fumaça(mas eu n to ligando ele depois disso)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saiu fumaça!!! Deu um barulho de zumbido... Deu cheiro de queimado...

Xulipa,

Pelo barulho, pela fumaça e pelo cheiro, poderia sim, ser um fuzil. Pero, tratando-se de um Römi Fïrär, o fusível que é um dispositivo de segurança, simplesmente abriria protegendo o aparelho de uma avaria mais séria.

Tua narrativa está um tanto quanto confusa. Por isto mesmo, ninguém ainda te ajudou. Vamos tentar clarear isto!...

1. Teu conjunto (Home Theater) é um Vicini? Qual o modelo?

2. Somente as caixas de som são Vicini ou o módulo maior onde está o subwofer também é Vicini?

3. Foste emendar o cabo da caixa central porque ele era curto ou por que partiu?

O aparelho estava ligado quando tentaste emendar o fio?

Ligaste o módulo subwofer enquanto estavas com o canal central com o fio partido?

Durante esta faxina tu não encostaste acidentalmente uma ponta do fio na outra juntando a saída positiva com a negativa do canal central, provocando assim, um curto circuito na secção amplificadora de saída deste canal?

Devices mais sofisticados (raros) possuem fusível de proteção na saída de cada amplificador, o que não é o caso dos Vicinis, Britânias, etc. da vida.

Tanto provocar um curto circuito entre os terminais de saída de um amplificador como o ligar sem carga (caixas acústicas desconectadas), pode provocar a queima deste circuito. Não se deve fazer nenhum tipo de manutenção desta natureza com o equipamento alimentado (ligado). No mínimo (não é o certo...), devemos "fechar" totalmente o controle de volume, o que, pelo menos, evitaria a condução do transistor / chip de saída de potência de áudio.

O fusível usado nestas "goiabas" geralmente é só o de proteção da fonte de alimentação de entrada. Até que uma sobrecorrente no circuito de amplificação de saída possa repercutir na fonte, provocando a queima do seu fusível, o dispositivo de saída [transistor ou Circuito Integrado (CI)] já foi para o beleléu!

Solicito aos companheiros que ao narrarem estes incidentes que o façam da maneira mais clara possível, não omitindo nenhum detalhe, pois, não estamos aqui para criticar possíveis “orelhadas”. "Cacas" todos nós fazemos, senão por falta de conhecimento, por pressa.

A clareza na explanação se traduz em facilidade ao solicitar / receber ajuda. Nada daquela que: "eu não fiz nada e de repente... Não sei por que... Aconteceu”!

O chiado é só no canal central?

Nas demais caixas satélites?

Ou no alto-falante do subwofer, também?

É quase certo que o teu circuito de saída (queira Deus somente do canal central) se haja escafedido.

Sugestão: se ocorreu da maneira que eu entendi, nem pensa “meia vezes”, leva-o a um bom técnico em eletrônica para pesquisa e substituição dos componentes avariados.

NOTA: Tanto os amplificadores dos canais satélites quanto do subwofer devem estar contidos dentro do módulo do subwofer.

Soçarba...

Mr. Walker

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais