Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[ REVIEW ] Lenovo ThinkPad T61 - IBM


lfelipevc

Posts recomendados

Lenovo ThinkPad T61 / IBM

Modelo: 6457-BB5

------------------ Descrição ------------------

Tamanho de Tela: TFT 15.4" Widescreen

Chipset: Intel PM965 Express

Placa Gráfica: NVidia Quadro NVS 140M com 128MB

Resolução da Tela: WSXGA+ (1680 x 1050)

Placa de Rede: Gigabit Ethernet / Intel 82566MM Ninevah (PHY), PCIe x1,

PXE

Audio: High Definition (HD) Audio/AD1984HD

Processador: Intel Core 2 Duo T7500 Clock: 2.20 GHz FSB: 800 MHz Cache: 4MB L2

Memória: 2GB (2x1GB) Memória Maxima: 4GB Slots de memória: 2 slots SODIMM 200 pinos Tipo de memória: PC2-5300 667MHz DDR2

Unidade Ótica (ODD):DVDRW-CDRW Multiburner (UltraBay Slim)

Wireless: Intel PRO/Wireless 3945ABG + Bluetooth

Modem: Modem 56K V.90

Disco Rígido (HD): 100GB SATA HD Speed: 7200 rpm

Conectores Notebook:

3 USB's v.2.0

Monitor externo (DB-15)

RJ-11 (modem)

RJ-45 (ethernet)

Entrada para microfone

Saída para fone-de-ouvido

IEEE 1394: Sim

Bluetooth: Sim

Leitor de Cartões:

• Um slot PC Card Tipo I ou Tipo II /

Cardbus 32 bits

• Um slot ExpressCard/34 ou

ExpressCard/54

Teclado: Português-BR (ABNT2) Descrição do Teclado: Tamanho padrão / Botão ThinkVantage / resistente à líquidos / teclas Windows, Appl e Palm Rest Dispositivo Apontador: UltraNav (Trackpoint + Touchpad) ThinkLight: Sim

Alto-Falantes: Estéreo / 1 watt

Bateria: Li-Ion de 9 células

Autonomia da bateria: Até 5,9 horas

Fonte de Alimentação: 65 watts (bivolt, seleção automática)

Garantia: 3 anos balcão, Easy Serv ou On-Site (um

Carcaça: Policarbonato Super Elástico na tampa superior e Fibra de

Carbono na parte inferior

Sistema Operacional: Microsoft Windows Vista Business 32 bits (Engl.)

Dimensões:

• Largura(mm): 358,4

• Profundidade(mm): 225

• Altura(mm): 29,8-34,5

Peso Líquido(Kg): 2,7kg

---------------------------------------------------------

Fotos

moto0264sw0.th.jpg

---------------------------------------------------------

Comprado pelo site da lenovo no brasil, www.lenovo.com.br

na promoção de quara-feira

Demorou 1 semana e meia para faturarem o notebook ( foi comprado na quarta-feira 23/07 e foi faturado na sexta-feira (01/08) e chegou na terça-feira (05/08), acho que demoraram assim para esperar fechar o mês, e recolherem os impostos so no mes seguinte ou o foi o tempo para importar, já que na caixa dele vem "made in china".

Primeiras Impressões:

De qualquer forma chegou, via transportadora, embalado numa caixa de papelão da Lenovo, lacrada, normal como qualquer outro notebook. O computador veio enrolado num plástico, com um lacre apoiado na caixa por espumas laterais ( na verdade parece plástico), e num compartimento de papelão veio o manual ( muito fraquinho por sinal, so dá algumas informações de como montar, desmontar, carregar , problemas e soluções e assistência técnica) , um papel, um outro livrinho com propagandas e a fonte. Não veio cds de instalação ( há uma partição de 7 gb com o recovery do windows vista)

Já ví computadores mais bem embalados (cheio das firulas), mas não teve nada durante o transporte, aparentemente está funcionando normal.

Desempenho:

Com Windows Vista Business:

Gostei muito da peformance do computador, tenho rodado tudo que preciso.

Ex:

Dreamweaver + Photoshop + Flash + IE + Firefox + Media Player

além do antivirus e os programas que veio com ele (com Aero ativado) , sem engasgar ou travar, nao pediu arrego ainda, roda muito bem, consigo trocar as janelas sem esperar nada.

Inicia o Windows Vista Business normalmente, não demora muito mas acho q poderia iniciar mais rápido. (Não estou acostumado com o Windows Vista, acredito que seja assim, talvez fazendo o downgrade pro XP ele inicie bem mais rápido).

Por falar em downgrade, como é Vista Business, o atendente da Lenovo me disse que consigo instalar o XP Professional sem precisar adquirir uma nova licença, usando apenas a que veio pro Vista Business, porém ele disse que a Lenovo não disponibiliza meios para fazer esse downgrade ( não fornece o CD ou link parar baixar) mas que eu procurasse a Microsoft ( de graça) ou um autorizado da Lenovo (cobrando) e me dariam o suporte para fazer o downgrade.

Desempenho Linux:

Debian

Instalei o Debian e incia bem rápido e funciona muito bem, tive ( e ainda tenho ) alguns problemas para reconhecer a placa de vídeo nvidia ( usando o driver fornecido pelo site deles passa a reconhcer normalmente), a placa wireless ( ainda nao consegui fazer funcionar, porém no OpenSuse Live CD 11 funcionou normalmente, inlcusive o vídeo), o som reconheceu mas não funciona, tem um bug ( so funciona quando abro um terminal e fico apertando o backspace), o resto funciona, até o bluetooth reconheceu.

Acredito que outra distribuição reconheça melhor, como o OpenSuse que testei. O Ubuntu nao reconheceu o vídeo ( o 7.10 e o 8.04) por isso nem inciou, daí eu desisti e voltei para o Debian )

Monitor / Placa de vídeo

Tem uma qualidade muito boa, é fosca, bastante nítida, não é glossy. Achei que poderia ser um pouco mais clara (talvez porque não é glossy), mas nao incomoda e não dá aquelas sombras. De vários ângulos consigo ver a imagem perfeitamente.

A resolução é bem alta (1680 x 1050 ) para uma tela de 15,4", comparada aos celulares que olhei para comprar aqui no brasil, e o que mais se aproximou foi o Dell Inspiron 1525 com a tela glossy, mas mesmo assim não é a mesma resolução.

O melhor foi conseguir rodar o Eclipse sem ter que esconder nada. Costumo deixar aquela barra do windows de gadgets com relogio, calendario, temperatura e noticia travada e o utilizo restante da tela sem fazer falta.

Quanto ao desempenho não fiz testes com jogos , mas acredito que com a pontuação do 3dMark2001 eu consiga rodar alguns joguinhos sem muito esforço, acho que a Nvidia Quadro com 128mb + 512 ram dinâmico dá conta do recado.

Carcaça / Teclado/ Mouse / Som

Todo preto e quadrado (aberto a base é um pouco arredondada), achei bastante sóbrio e discreto, talvez menos modernerninho que os HP Pavillion ou Dell Inspiron, mas é mais bonito que os Vostro (é um notebook para uso corporativo ou profissional antes de mais nada). De tão sóbrio destaca os leds verdes, o TrackPad vermelho no teclado e Enter azul.

Esse estilo (apesar de antigo), mantém uma aparência de robustez e parece durável. Detalhe: as drobadiças são revestidas de metal, destaca da caracaça toda preta.

Na descrição a carcaça consta como carbono, mas acho que é por dentro, pois por fora a base externa parece ser feita de plástico, um pouco rigido, com uma leve textura (se olhar contra a luz dá pra perceber algumas marcas recentes de gordura do dedo. De longe, não chega a ser um blackpiano, que engordura só de olhar pra ele. Nada que passando um pano de leve não tire).

A tampa por fora é feita de plástico liso e preto, com uma textura que parece emborrachado, mas não é. É fácil de deixar marca de dedos, porém, passando um pano de leve tira as marcas (mesmo deixando marca de unha o pano consegue tirar).

Uma coisa que notei é que a tela não é centralizada na moldura da tampa, ela é um pouco alinhada para direita (com ele aberto na sua frente), eu só notei isso porque a moldura da esquerda é maior que a da direita, nada que incomode, mas algo muito estranho apesar do teclado ser centralizado

O teclado é muito bom e muito conforável, não faz muito barulho, não parece uma máquina de escrever e tem a vantagem, segundo o fabricante, de ser a prova dagua, apesar de não testar essa característica.

Ponto ruim, é o control (Ctrl) não ser o primeiro botão do lado esquerdo. o Fn é o primeiro botão. Mexendo em algumas coisas isso incomoda, mas já estou me acostumando. O botão de "/" e "?" não veio configurado. Tive que pedir ajuda para o pessoal do suporte da lenovo, e eles me enviaram a correção do vista para aceitar essa tecla ( dizendo eles é que ela vem configurada como control direito). No linux ela não funciona, só consegui fazer funcionar quando inicio na parte gráfica, q coloco um arquivo de configuração pro gnome aceitar ( achei num forum na net essa dica ).

O(s) mouse(s) é(são) bom(ns), quem não gosta do TrackPoint vem o TouchPad ( que é muito bom, bastante sensível). Dá pra usar os dois sem problemas (os dois ficam habilitados e tem como desativar qualquer um usando uma tecla de atalho).

Possui 4 teclas de atalho extras: Mudo, Aumentar e Abaixar Volume, e a tecla ThinkVantage, o resto dos atalhos são acessados usando Fn.

Existe também 2 teclas separadas para avançar e voltar o histórico próximos das setas (que também são teclas separadas).

Veio com todas as entradas mostradas acima:

1xUSB, Modem, Rede , Monitor ( não veem S-vídeo), fone , microfone e 2x PCMCIA do lado esquerdo ( com ele aberto para você ) além da saida de ar do processador.

2x USB , DVD do lado direito + um botao para remover o drive de DVD

A trás, mais uma saida de ar e o AC/IN

Na frente, tem o Firewire, um botao para ativar/desativar todos os dispositivos Wireless ( Wi-fi + Bluetooth), achei um pouco frágil (pois tem q fazer uma certa força para mudar sua posição) para o estilo do notebook, e o Leitor de Cartão ( que veio sem nenhuma tampa, aberto, nem cartão de mintira como vem nos Inspiron's), coloquei um aptador de miniSD pra nao deixar entrar poeira.

O audio é bom, não é tão alto, mas a qualidade é muito boa.

O notebook não aparenta ser muito grande, talvez por ser mais quadrado, a bateria de 9 células que talvez atrapalhe um pouco, mas é igual a qualquer um, elas sempre ficam pro lado de fora.

Por falar nisso, não tive a oportunidade de fazer um teste direito da bateria, mas quando precisei, fique umas 3 horas e meia com wi-fi ligado

e o brilho no máximo, estava usando o linux e não configurei para gastar menos bateria. No windows ele durou umas 3 horas quando usei, durou menos acho que pelo processamento e por causa do bluetooth + wifi que usei o tempo todo.

O Vista Business em Inglês que veio instalado é todo pesronalisado pela Lenovo, com uns programinhas dela, veio instalado o Active Protection System, que desliga o pc em caso de queda ou de um choque, esse programa usa um acelerômetro ou sensor de movimento ( que já vi gente na internet que usa como joystick, procure no youtube por: t61 motion sensor) possui um simulador que mostra a posicao do notebook e se ele está chaqualhando.

Em geral valeu muito a pena ter comprado, sobretudo pelo preço, afinal ele possui uma configuração muito boa, muito superior aos concorrentes de mesmo preço ( dell Vostro como exemplo, HP Pavillion, Sony Vaio etc...) além da garantia de 3 anos no brasil .... e é um ThinkPad.

Estou sem câmera digital para tirar fotos dele, vou postar algumas fotos tirada com celular, mas não são boas.

----------------------------------------------

Informações do 3D / Monitor:

Só testei com o 3DMark2001, assim que tiver tempo vou baixar o 2006 e instalar jogos e fazer os testes.

3DMakr2001 - 13722 pontos (1024x768 32bit)

3dmarkws4.jpg

GPUz

gpuoa5.gif

gpu2iv1.gif

---------------------------------------------------------------------------------

Informações sobre o Hardware

CPUz

cpu1my6.jpg

Everest Ultimate -

Computador - Sumário

everestsq6.jpg

Pontuação do Windows

windowsbw7.jpg

-------------------------------------------------------------------

Temperatura

Tenho usado ele quase que direto, com a bateria ele esquenta muito pouco, ainda mais quando coloco no modo de para economizar bateria ou balanceado (para as atividades normais , internet , msn, word , media player, e datalhe: o computador nao engasga nem fica lento), no modo High Peformance com a bateria ou carregando ele fica "morno" ou um pouco mais quente, localizado numa parte na parte inferior especifica, mas nada demais, o teclado se mantem normal (frio) , tem hora que ele dá uma esfriada geral e ate para de jogar ar quente pela saida de ar. Quanto ao cooler eu nunca ouvi o barulho (o notebook em geral é muito silencioso), só aparenta que está funcionando quando coloco a mao na saida de ar e sai um ar quente. Talvez foi porque ainda nao atingiu a temparatura para ligar realmente o cooler (apesar de rodar algumas coisas mais pesadas e mesmo assim...).

Hardware Monitor

hsmonitorrb5.jpg

É isso:

Assim que tiver tempo atualizarei.

Abração!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Continuas com o Business em inglês instalado? Sabes se a microsoft permite com a mesma licença instalar em portugues? Estou de olho nesta tua configuração....só o que me balança é que é 15,4"....mas o preço é muito bom...
Então...continuo sim, mas eu tenho mexido mais no linux e ate esqueci... liguei la na Microsoft para ver o negocio do downgrade pro xp ( que vai me custar R$50 pra eles me mandarem a midia original com serial do xp professional) e perguntei se posso instalar em portugues, o atendente disse que não. Mas eu tinha um toshiba satellite que veio com xp home edition em inglês e eu consegui usar o serial normalmente na versao em portugues.

Por que do tamanho da tela ? Pequeno ou grande ? eu achei muito boa, ainda mais com a resolução alta... ficou muito bom, pois acaba que tenho uma area de trabalho consideravelmente grande em um monitor com tamanho mais reduzido...(comparado aos 17")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca postei uma mensagem em fórum, mas desta vez quero compartilhar esta experiência de ter um ThinkPad T61.

Sempre sonhei em ter um notebook e melhor se eu pudesse te-lo para todas minhas atividades. Sou designer e utilizo alguns programas que exigem um equipamento de mais qualidade. E é isso que gostaria de compartilhar. Estou há alguns dias com este mesmo note comprado na mesma promoção e estou impressionado com o desempenho desta máquina. Já até passei meu desktop pra frente. Estou utilizando o Adobe CS3 rodando ilustrator, photoshop, indesign tudo junto e a máquina não toma nem conhecimento. Muda de tela como se tivessem abertos apenas blocos de notas. Fantástica. Sem falar de alguns detalhes que sempre me persseguiram na minha vida de desktop como ruído e aquecimento que hoje não me pertencem mais.

Também não tinha experimentado o Windows Vista e até que estou me adaptando. Só me pergunto ainda como seria o desempenho com o Windows XP uma vez que mesmo o vista sendo bem mais pesado, está rodando tranquilamente.

Instalei o ubuntu via máquina virtual (vmware) e funcionou tudo tranquilamente. Só o audio que não, mas acho que foi porque o vmware não emula o driver de som. Até o teclado ficou configurado perfeitamente porque ele me deu um driver chamado brasil thinkpad, já no vista ainda estou com o "?" funcionando como ctrl. Rodo a máquina virtual e o pc também não reclama. Liguei um segundo monitor e deixei o ubuntu em um e o vista no outro. Dois sistemas operacionais rodando junto com o photoshop, indesign, ... e mesmo assim a máquina não arregou.

Quero agradecer ao amigo pelos relatos da configuração do teclado e o downgrade do Vista. Farei o mesmo caminho para conseguir deixar meu note ainda melhor.

Em resumo, foi um invetimento que valeu por cada centavo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Bom, peguei um notebook T61 ontem, gostei muito, gostei mesmo, consegui ele em uma troca, como sou novo no mundo dos notebook, queria saber se posso usar ele na cama, se há um pergigo de grande aquecimento ? o rapaz que me passou ele, instalo o Windows XP profissional, e tem alguns temas que eu nunca vi no Windows XP, Depois vou tirar uns print da confi. e demais para colocar aqui no fórum. Instalei GTA San Andreas aqui, Combat Arms, e rodou tranquilo ( somente combat arms que esta dando alguns lag, mas acho que e por causa do Direct X, vou baixar mais tarde e instalar ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, peguei um notebook T61 ontem, gostei muito, gostei mesmo, consegui ele em uma troca, como sou novo no mundo dos notebook, queria saber se posso usar ele na cama, se há um pergigo de grande aquecimento ? o rapaz que me passou ele, instalo o Windows XP profissional, e tem alguns temas que eu nunca vi no Windows XP, Depois vou tirar uns print da confi. e demais para colocar aqui no fórum. Instalei GTA San Andreas aqui, Combat Arms, e rodou tranquilo ( somente combat arms que esta dando alguns lag, mas acho que e por causa do Direct X, vou baixar mais tarde e instalar ).

Passa prá gente a configuração dele prá ver a diferença, e qual o valor que acabou saindo na troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do T61, a saída e entrada de ar são laterais... Não é bom usar em cima da cama, mas se for usar, tome cuidado para nada tampar as saídas, ai ele funciona normalmente

Os seus vieram coo o leito de impressão digital no palmrest ? funciona bem ? O meu não veio, to querendo comprar no ebay, será que funciona? ( pelo que li, o palm rest com e sem o fingerprint possuem o mesmo conector interno, que é usb, por isso, a placa mãe não precisa ter nada a mais para funcionar)

Editando: Liguei o no suporte da lenovo, funciona se trocar ( eles não homologam, mas funciona ) e eu não perco a garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!