Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Newber

pequena rede domestica

Recommended Posts

to querendo montar uma pequena rede domestica para 8 pc's, sendo que quero controlar a banda da internet para maquinas por um servidor, ta ai as duas perguntas...

OBS.: uso win XP

1) tem como fazer isso? dividir a velocidade da internet para as maquinas?

2) qual programa utilizar para dividir a net?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma das três:

1 - Comprar um roteador com a função QoS, que é bem isso aí de limitar download e upload por IP. ( A melhor opção ).

2 - Ou fazer um Coyote, que é um pc bem básico (Pentium MMX,K6,K6II) sem HD e nem drive de cd, so placa mãe, processador, memoria ram,drive de disquete(se tiver um hd pequeno tambem pode usar fica até melhor), 2 placas de rede uma para você ligar o modem nela e outra pra você ligar o hub.

Esse coyote, e um sistema linux, bem básico feito especialmente para gerenciar uma conexão com a internet, que nem um roteador, mais bem mais eficiente, e o melhor estão pequeno que cabe em um disquete .

3 - E a pior opção na minha opinião, seria deixar um pc de servidor com um programa que nem o winconnect cordenando a conexão, assim podendo ate limitar como você quer, mais assim o pc com esse programa teria que em primeiro lugar ter 2 placas de rede(nada de mais), segundo lugar ficaria com esse programa aberto que não ocupa quase nada do processamento, mais 2%, 3% do sistema já e alguma coisa, e o pior de tudo ele não vai poder ser desligado, vai ter que ficar todo o tempo ligado, se não os otros pcs perdem a conexão.

Compartilhar este post

Link para o post
Uma das três:

1 - Comprar um roteador com a função QoS, que é bem isso aí de limitar download e upload por IP. ( A melhor opção ).

2 - Ou fazer um Coyote, que é um pc bem básico (Pentium MMX,K6,K6II) sem HD e nem drive de cd, so placa mãe, processador, memoria ram,drive de disquete(se tiver um hd pequeno tambem pode usar fica até melhor), 2 placas de rede uma para você ligar o modem nela e outra pra você ligar o hub.

Esse coyote, e um sistema linux, bem básico feito especialmente para gerenciar uma conexão com a internet, que nem um roteador, mais bem mais eficiente, e o melhor estão pequeno que cabe em um disquete .

3 - E a pior opção na minha opinião, seria deixar um pc de servidor com um programa que nem o winconnect cordenando a conexão, assim podendo ate limitar como você quer, mais assim o pc com esse programa teria que em primeiro lugar ter 2 placas de rede(nada de mais), segundo lugar ficaria com esse programa aberto que não ocupa quase nada do processamento, mais 2%, 3% do sistema já e alguma coisa, e o pior de tudo ele não vai poder ser desligado, vai ter que ficar todo o tempo ligado, se não os otros pcs perdem a conexão.

Na minha rede doméstica estou com problema semelhante, porém, tenho um roteador d-link DI-524, e estou utilizando um ATA LINKSYS, porém, o DI-524 não tem QoS (erro meu, devia ter comprado um HT 386 ou 486 da grandstream), mas, vendo este tópico acho que talvez tenha a solução de 2 problemas com um desktop só. Preciso colocar um QoS e tb um servidor de arquivos na rede.

A ideia de colocar o servidor de arquivos é o fato de quando precisar crescer o meu armazenamento (fotos, vídeos, dados etc), cresço ele para a rede inteira. Para tanto estou pensando em comprar um Pentium 3 usado, que tem para vender por uns 130 reais, e colocar um ou dois HDs de 250 Gb ou mais e fazer este computador trabalhar como servidor, fucnionando com linux e com opção de algum sistema de RAID. Além disso este micrinho poderia ficar num torrent e aindar ter a opção do mesmo funcionar como print server.

A pergunta é: O Pentirum 3 suporta os benditos HDs (IDE)?

Valeu,

Cristiano.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais