Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em amplificador


diogoantunes

Posts recomendados

Olá, pessoal!!!

Estou iniciando nos caminhos da eletrônica, e preciso de ajuda em uma ideia...

Estou com um impasse que está me impedindo de prosseguir na minha iniciação científica da faculdade...

Bem, tenho um CLP que envia sinais de 4 a 10 mA, mas preciso trabalhar com uma válvula que trabalha na faixa aproximada de 250 a 850 mA. Como eu consigo elaborar algo que faça essa amplificação para mim???

Agradeço pela ajuda...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, pessoal!!!

Estou iniciando nos caminhos da eletrônica, e preciso de ajuda em uma ideia...

Estou com um impasse que está me impedindo de prosseguir na minha iniciação científica da faculdade...

Bem, tenho um CLP que envia sinais de 4 a 10 mA, mas preciso trabalhar com uma válvula que trabalha na faixa aproximada de 250 a 850 mA. Como eu consigo elaborar algo que faça essa amplificação para mim???

Agradeço pela ajuda...

Abraços!!!

Faça esse sinal do CLP entrar na base de um transistor, através de um resistor e, entre o coletor desse transistor e o + 5 volts você coloca um relé, por exemplo. Nos contatos do relé, de modo completamente isolado, você liga a válvula, como se fosse uma chave que a ativa e desativa.

Essa é a solução mais universal e servirá para qualquer aplicação.

Simplificação dessa alternativa é possível desde que se saiba mais dados tais como as características elétricas de válvula (tensão, corrente, AC ou DC, velocidade ou frequência exigida de resposta, etc.)

O resistor pode ter tipicamente um valor de 1K e o transistor pode ser tipicamente um BC546 ou BC547. O emissor desse transistor vai ligado a massa. É sempre bom colocar um diodo, por exemplo 1N4148 em paralelo com a bobina do relé, com seu catodo (ponta da flecha no símbolo) voltado para o +5Volts. O relé, evidentemente, deverá ter sua bobina para 5 volts

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, mas se a válvula precisa trabalhar na faixa de 250 a 850mA, não faz sentido o uso de relê.

Pelo que entendi, o que o Diogo precisa é de um amplificador de corrente, onde quando entra 4mA, saia 250mA, ou ganho de 62,5. Porém o ganho não pode ser este quando a saída do CLP for de 10mA e ele precisa de 850mA, ou seja, ganho 85.

É isto ???

precisa ter essa faixa de corrente de acordo com a saída do CLP ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, mas se a válvula precisa trabalhar na faixa de 250 a 850mA, não faz sentido o uso de relê.

Tens toda a razão. Fiz uma leitura muito rápida e deduzi uma coisa quando na verdade o demandante deveria estar querendo mesmo um amplificador de corrente, que fizesse uma saída de corrente para a válvula, proporcional a excitação vinda do CLP. Lendo melhor e com mais calma dá para entender a real demanda... Mil desculpas pelo atabalhoado de meu entendimento.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, o que o Diogo precisa é de um amplificador de corrente, onde quando entra 4mA, saia 250mA, ou ganho de 62,5. Porém o ganho não pode ser este quando a saída do CLP for de 10mA e ele precisa de 850mA, ou seja, ganho 85.

É isto ???

Se não existe a lineariadade na conversão (o ganho do circuito varia do início para o fim da escala), acho complicado montar um circuito... Ainda mais se o processo no qual essa válvula atue exigir alguma precisão.

Melhor (e mais seguro) trocar o cartão de saída do CLP ou a válvula, de maneira que ambos "falem a mesma língua"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...