Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
acsterf

Ajuda para virtualizar Windows XP

Recommended Posts

Solicito a ajuda dos colaboradores do fórum para resolver meu problema.

O cenário é o seguinte: trabalho em uma grande empresa que possui uma política de gestão de rede e informação. Como é muito comum ocorrer, as máquinas de trabalho não são das melhores e existe uma certa dificuldade para realizar o upgrade das mesmas, atualmente estou com um IBM ThinkCentre (XP Pro - P4 256MB de RAM) que é muito ruim para o tipo de atividade que desenvolvo. Para contornar o problema utilizo meu notebook pessoal (Core2Duo 2GHz 2GB de RAM), mas tem um grande incomodo de ficar trocando dados no pendrive.

Ocorre é que é permitido a substituição dos desktops oferecidos por notebooks pessoais desde que os mesmos sejam configurados pelo suporte da empresa para que estejam dentro dos padrões da rede, com os programas de gestão e sujeitos às regras de administração da rede. Mas nesse caso eu perco o controle de admiistrador da máquina, não é possível nem instalar o plugin de flash para o browser, exigindo que eu tenha duas contas de usuários na máquina, uma para trabalhar e outra para o resto. Testei por um curto período essa opção mas o incômodo de ficar trocando de usuário me fez voltar para a mecânica atual.

Para contornar esse problema eu acredito que uma máquina virtual rodando o SO dentro dos padrões da empresa seja a solução. Mas tenho algumas dúvidas quanto à qual opção de virtualização (VMWare, Virtual PC, etc) recorrer, principalmente por não saber qual delas me permite trabalhar como desejo.

A questão principal é conseguir um ip válido na rede corporativa, já que o servidor DHCP aceita apenas máquinas cadastradas e que possuam os daemons de segurança e logadas pela intranet.

O cenário ideal seria configurar a máquina virtual para estar dentro dos padrões e funcionar apenas como uma conexão bridge para obter um endereço válido na interface ethernet e compartilhar esse acesso da máquina virtual na rede corporativa com o sistema operacional primário. Assim eu poderia trabalhar sem problemas e conseguiria acessar as funcionalidades que exigem estar logado na rede, tais como servidores de arquivos internos, impressoras em rede, ferramentas específicas de gestão que necessitam de acessar servidroes e receber os e-mails corporativos. A minha grande dúvida é se isso é possível.

Uma solução gratuita como o Virtual PC seria o ideal, mas não vejo problemas em adquirir uma das versões do VMWare que me permita funcionar como desejo e que seja a mais minimalista nas exigências da minha máquina.

Fico no aguardo de dicas! Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais