Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para virtualizar Windows XP


acsterf

Posts recomendados

Solicito a ajuda dos colaboradores do fórum para resolver meu problema.

O cenário é o seguinte: trabalho em uma grande empresa que possui uma política de gestão de rede e informação. Como é muito comum ocorrer, as máquinas de trabalho não são das melhores e existe uma certa dificuldade para realizar o upgrade das mesmas, atualmente estou com um IBM ThinkCentre (XP Pro - P4 256MB de RAM) que é muito ruim para o tipo de atividade que desenvolvo. Para contornar o problema utilizo meu notebook pessoal (Core2Duo 2GHz 2GB de RAM), mas tem um grande incomodo de ficar trocando dados no pendrive.

Ocorre é que é permitido a substituição dos desktops oferecidos por notebooks pessoais desde que os mesmos sejam configurados pelo suporte da empresa para que estejam dentro dos padrões da rede, com os programas de gestão e sujeitos às regras de administração da rede. Mas nesse caso eu perco o controle de admiistrador da máquina, não é possível nem instalar o plugin de flash para o browser, exigindo que eu tenha duas contas de usuários na máquina, uma para trabalhar e outra para o resto. Testei por um curto período essa opção mas o incômodo de ficar trocando de usuário me fez voltar para a mecânica atual.

Para contornar esse problema eu acredito que uma máquina virtual rodando o SO dentro dos padrões da empresa seja a solução. Mas tenho algumas dúvidas quanto à qual opção de virtualização (VMWare, Virtual PC, etc) recorrer, principalmente por não saber qual delas me permite trabalhar como desejo.

A questão principal é conseguir um ip válido na rede corporativa, já que o servidor DHCP aceita apenas máquinas cadastradas e que possuam os daemons de segurança e logadas pela intranet.

O cenário ideal seria configurar a máquina virtual para estar dentro dos padrões e funcionar apenas como uma conexão bridge para obter um endereço válido na interface ethernet e compartilhar esse acesso da máquina virtual na rede corporativa com o sistema operacional primário. Assim eu poderia trabalhar sem problemas e conseguiria acessar as funcionalidades que exigem estar logado na rede, tais como servidores de arquivos internos, impressoras em rede, ferramentas específicas de gestão que necessitam de acessar servidroes e receber os e-mails corporativos. A minha grande dúvida é se isso é possível.

Uma solução gratuita como o Virtual PC seria o ideal, mas não vejo problemas em adquirir uma das versões do VMWare que me permita funcionar como desejo e que seja a mais minimalista nas exigências da minha máquina.

Fico no aguardo de dicas! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!