Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferentes Frequências


rodpuc

Posts recomendados

Quero comprar mais um pente de memória para o meu pc, e pesquisando no google encontrei um monte de informação controversa e confusa...

Gostaria de informações concretas e seguras, de quem sabe do q está falando, e acredito que neste fórum vou encontrar gente assim.

Posso utilizar memórias com frequências diferentes, mas as duas trabalharão na frequência mais baixa.

Perguntas:

P1 - Essa diminuição na frequência é automática ou eu devo setar na BIOS? Procurei por lá e não encontrei nada.

P2 - Isso reduz a vida útil de algum pente ou causa qualquer problema do tipo?

P3 - A minha placa mãe aceita 533MHz e 667MHz. Porém, se for verdade a afirmação acima, posso colocar uma mem de 800MHz trabalhando a 533MHz e ela deveria funcionar, correto?

Controvérsias:

C1 - Liguei para o suporte da HP (meu pc é HP) e fui informado de que cada memória trabalharia em sua frequência.

C2 - O suporte da HP também me informou que um pente a 800MHz não seria reconhecido pela placa mãe.

Observações:

O1 - O técnico da HP não me passou muita segurança de quem sabia do que estava falando.

O2 - Muita gente diz que não vale a pena comprar uma frequência maior porque eu teria de utilizar na menor, mas veja, a diferença de preço entre as duas (site atera.com.br / marca: Kingston) é algo em torno de R$5! Então claro que vale a pena, pois pretendo reutilizar essa memória futuramente.

Experiências são bem-vindas. Por favor sem "achismos", procuro informações confiáveis.

Valeu! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perguntas:

P1 - Essa diminuição na frequência é automática ou eu devo setar na BIOS? Procurei por lá e não encontrei nada.

R: Geralmente é. No entanto, algumas placas mães são manhosas. As vezes, é necessário dá um clear na CMOS. Outras, é necessário atualizar a BIOS...e , também, nem funciona com certas memórias....

P2 - Isso reduz a vida útil de algum pente ou causa qualquer problema do tipo?

R: Não, o que reduz é overclocking, quando mau feito.

P3 - A minha placa mãe aceita 533MHz e 667MHz. Porém, se for verdade a afirmação acima, posso colocar uma mem de 800MHz trabalhando a 533MHz e ela deveria funcionar, correto?

R: Como disse, depende. Algumas placas mães aceitam isso, outras acabam dando incompatibilidade. No entanto, na maioria dos casos, funciona!

Olha, infelizmente, trabalhei para a HP e te digo, alguns são de matar... :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P1 - Essa diminuição na frequência é automática ou eu devo setar na BIOS? Procurei por lá e não encontrei nada.

P2 - Isso reduz a vida útil de algum pente ou causa qualquer problema do tipo?

P3 - A minha placa mãe aceita 533MHz e 667MHz. Porém, se for verdade a afirmação acima, posso colocar uma mem de 800MHz trabalhando a 533MHz e ela deveria funcionar, correto?

R1 - Automática, se na bios estiver em AUTO. Dessa forma, a placa pega a freqüência mais baixa das duas memórias.

R2 - Não.

R3 - Depende. A incompatibilidade pode acontecer por diversos fatores... o mais indicado nesse caso é testar. Se funcionar tudo normal com uma simples bateria de testes (o mais indicado são programas de diagnóstico) pode deixar sem problema.

Minha opinião: Peça DDR2 800 mas deixando avisado o vendedor que caso não funcione, gostaria de trocar para DDR2 667. Mesmo que fique com DDR2 667, vai servir para um futuro upgrade, visto que atualmente os processadores (mainstream) trabalham a no máximo 1333 QDR (667 DDR ou 333 mhz reais) no caso da intel, em AMD a frequencia atual utilizada pelas memórias é de 200 mhz reais (DDR 400).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é. No entanto, algumas placas mães são manhosas. As vezes, é necessário dá um clear na CMOS. Outras, é necessário atualizar a BIOS...e , também, nem funciona com certas memórias....

Eu dei uma mexida na BIOS e não consigo alterar a frequencia(só posso ver)... acredito me ficam duas opções então: ou é automático ou não suporta. No site da HP apenas é informado que a placa-mãe aceita tanto 533 qto 667, mas nenhuma informação sobre se elas podem operar JUNTAS. [Alguém tem opinião a respeito? melhor n arriscar? Há como descobrir se é compativel ou n? (antes de comprar, claro)]

[comentário]Deviam ser estabelecidos alguns padrões sobre isso... coisa mais chata. :huh:[/comentário]

As vezes, é necessário dá um clear na CMOS.

Desculpa a minha ignorância, mas HW n é comigo... o que é esse clear? Como se faz / o que faz?

Automática, se na bios estiver em AUTO. Dessa forma, a placa pega a freqüência mais baixa das duas memórias.

Não me lembro de ter visto essa opção, vou dar uma olhada assim que chegar em casa e volto a postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe, cometi um erro. As placas mães da HP são um caso a parte.Nada você pode fazer na BIOS, nem overclock e nem mexer nas frequências.

No entanto, há uma esperança. Há como você baixar o everest e nos dar as informações da placa mãe? Eu queria, especificamente, pegar os detalhes do chipset desse PC e ver se ele suporta trabalhar com frequências maiores.

Qual é o modelo do teu HP ??

Em relação ao clear CMOS, tem no manual como realizar. Para ajudar, na placa mãe tem um Botão amarelo, bem chamativo, ao pressioná-lo, ele limpa as informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei mais uma fuçada na BIOS. Na parte de memória só aparece assim:

INSTALLED MEMORY 512MB / PC2-4200

MEMORY BANK 1 512MB DDR2 SDRAM

MEMORY BANK 2 NOT INSTALLED

Não há qq opção de mudar nada.

Dúvida:

...As placas mães da HP são um caso a parte.Nada você pode fazer na BIOS...

Ok, mas elas automaticamente trabalham na menor frequência ou não?

Modelo do pc: HP Pavilion a6025br

Informações q peguei do CPU-Z:

Mainboard

---------

ECS Alhena5

Memory

-------

Type: DDR2

Size: 512MB

Channels#: Single

DRAM Frequency: 266.5 MHz

FSB:DRAM: asynch

SPD

----

Slot1 DDR2

512MB

PC2-4300 (266MHz)

Manufacturer: Smart Modular

Voltage: 1.8V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, isso mesmo. O chipset acerta o FSB de acordo com a memória de maior latência e menor frequência.

É, a sua memória é 533 MHz. O grande problemas dessas placas mães é que são séries especiais para fabricantes como a HP. Com isso, pouca coisa tu acha na internet sobre ela. Não vou saber te dizer se o chipset irá suportar DDR2 - 800....

não há como você levar numa loja e testar? Caso der, pode fazer isso e voltar aqui com a informação? É muito importante esse retorno ;)

Ah, imagens de como limpar a BIOS :

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00864922&cc=us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!