Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mariro

Procuro VCO

Recommended Posts

Gente, estou procurando um VCO para por no meu circuito. Esse circuito tem dois cristais, um serve de referencia e o outro recebe uma camada de substancias e através da propriedade piezoeletrica ele muda a frequencia de oscilação, a função do circuito é calcular a diferença de potencial entre o cristal de referencia e o outro cristal, eu gostaria de pegar essa diferença e mostra em um computador atraves de uma onda quadrada, acoplando um VCO que receberia a diferença de ddp e faria uma onda quadrada. Eu uso 3 ICs, 2X 74ls04 e 1x 74ls74, a fonte é um carregador de celular que tem saida com 6.7A e 720mA, e antes de entrar no circuito tem um controlador de tensão com saida de 5V. Alguem poderia me ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão, pra analisar o q você quer me parece um circuito de ultra-som e me refiro a isso porque já tinha estudado um pouco sobre este circuito! me corrijam se estiver errado. Oscilador tensão controlado ou VCO é um oscilador electrónico concebido para ser controlado por uma frequência de oscilação de tensão de entrada. A freqüência de oscilação é variada pela DC tensão aplicada, enquanto modulando sinais podem também ser tidos em conta os VCO para causar frequência modulada (FM) ou modulação fase (PM); VCO com um pulso de saída digital podem igualmente ter a sua taxa de repetição (FSK , PSK) ou largura de pulso modulada (PWM).

Veja bem:

para VCOs de alta frequência, a tensão controlado elemento é comumente um diodo Varicap conectado como parte de um circuito tanque LC. Para a componente de baixa frequência VCOs, outros métodos de variar a frequência (tais como alterando a cobrança de uma taxa capacitor por meio de uma fonte de tensão controlada atual) são utilizados. Consulte Função gerador.

Um cristal oscilador tensão controlado é usado quando a freqüência de operação necessita de ser ajustada apenas finamente. A frequência de um cristal oscilador tensão controlado pode ser variado normalmente só por algumas dezenas de partes por milhão (ppm), devido à elevada Q factor de cristais permite a "puxar" durante apenas uma pequena faixa de freqüências.

Existem duas razões para a utilização de uma VCXO:

Para ajustar a freqüência de saída de jogo (ou talvez ser múltiplo exacto de alguns) uma referência externa precisas.

Quando o oscilador drives equipamentos que podem gerar interferências de rádio-frequência, adicionando uma variação de tensão de entrada para o seu controlo pode dispersar a interferência espectro para torná-lo menos censurável. Veja espalhar-relógio espectro geração.

- A temperatura compensada VCXO (TCVCXO) incorpora componentes que corrigir parcialmente a dependência da temperatura da freqüência ressonante do cristal. Uma pequena faixa de tensão, então o controlo é suficiente para estabilizar o oscilador freqüência em aplicações onde temperatura varia, como o acúmulo de calor no interior de um transmissor.

VCO time-domain equações é chamado de oscilador ganho. As suas unidades são hertz por volt.

Aplicações

VCOs são utilizados em:

Equipamento electrónico de bloqueamento

função geradores,

a produção de música eletrônica, para gerar variável tons,

Fase-locked loops,

frequência sintetizadores usados em equipamentos de comunicação.

Bom no frigir dos ovos, pra colocar 2 (dois) cristais do jeito q você qr isso ficaria um ultra-som não? Qqr dúvida questione! Valeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade eu estou no projeto de desenvolvimento de biosensores. Um dos cristais seria usado para aplicação de anticorpos e antigenos, variando a massa sobre ele, consequentemente variando a frequencia de oscilação e criando uma ddp, efeito piezoeletrico. O outro cristal serviria de referencia, sem a variação de massa. O circuito usa as portas inversoras para amplificar o sinal durante o circuito e usa os flip-flops do 7474 para calcular essa diferença de ddp, que sairia no pino 8 ou 9, assim compararia a tensão no pino 8 ou 9 com o terra. A ideia é ligar o terra e um dos pinos em um VCO para, ao invés, de obter o resultado na forma de ddp, eu já faria uma onda quadrada obtendo a frequencia, que é o que estou interessado, na diferença de oscilação dos cristais.

Depois a ideia seria transformar a coisa em um dispositivo portátil, e teria que ter um display que pegaria o sinal do VCO e mostraria no visor, ainda não sei que dado vai aparecer no display. A exemplo, um glicosímetro, que mostra a concentração de glicose no sangue numa dada medida.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade eu estou no projeto de desenvolvimento de biosensores. Um dos cristais seria usado para aplicação de anticorpos e antigenos, variando a massa sobre ele, consequentemente variando a frequencia de oscilação e criando uma ddp, efeito piezoeletrico. O outro cristal serviria de referencia, sem a variação de massa. O circuito usa as portas inversoras para amplificar o sinal durante o circuito e usa os flip-flops do 7474 para calcular essa diferença de ddp, que sairia no pino 8 ou 9, assim compararia a tensão no pino 8 ou 9 com o terra. A ideia é ligar o terra e um dos pinos em um VCO para, ao invés, de obter o resultado na forma de ddp, eu já faria uma onda quadrada obtendo a frequencia, que é o que estou interessado, na diferença de oscilação dos cristais.

Depois a ideia seria transformar a coisa em um dispositivo portátil, e teria que ter um display que pegaria o sinal do VCO e mostraria no visor, ainda não sei que dado vai aparecer no display. A exemplo, um glicosímetro, que mostra a concentração de glicose no sangue numa dada medida.

Afinal, o 4046 que indiquei acima não serve?

Compartilhar este post

Link para o post
Afinal, o 4046 que indiquei acima não serve?

Amigo, é que eu estava um pouco inseguro por isso coloquei mas informações e tambem pra ver se alguem colocava outro. Aparentemente apos eu colocar todas as informações possíveis voce ainda continua com o seu palpite, ou seja, esse que voce me informou realmente serve! Eu ainda não posso postar resultados porque o protótipo ainda não foi feito, mas assim que puder eu post. Muito obrigado pela ajuda e da dos outros tambem!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais