Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
EricoSimao

Vai comprar um eee-pc ou outro Netbook?

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Como ultimamente o objeto de desejo dos viciados em tecnologia são os NETBOOKS, como o Asus EEE, o ACER One, POSITIVO Mobo, dentre outros não pude deixar de notar uma característica que deve pesar na escolha: O processador.

Eu não vou negar que torci o nariz para o uso de processadores Celeron nestas máquinas, uma vez que eles são extremamente lentos se comparados a outras famílias de processadores. Então parti para a análise da nova menina dos olhos da Intel para este mercado : o processador ATOM.

Nos dados técnicos da Intel, notei uma informação relevante - esta nova linha de processadores não integra "reorganização de instruções, execução especulativa nem renomeação de registradores" (traduzido livremente de "without any instruction reordering, speculative execution, or register renaming"). O resultado prático, além da drástica redução de número de transistores, é uma diminuição no desempenho.

O que isso quer dizer na prática? Os processadores atuais valem-se da reorganização de instruções e execução especulativa para respectivamente mudar a sequencia de execução do código para que os desvios condicionais sejam executados com o menor impacto possível ao desempenho e não sendo possível, enquanto aguardam o resultado continuam o processamento levando-se em consideração todos os desdobramentos possíveis, descartando os incorretos após a conclusão. O Intel Atom não é capaz de adiantar-se em operações condicionais (if...else...then), necessitando aguardar o término destas para continuar com a execução do código.

Parti para a verificação na prática. Encontrei 2 bechmarks (lamento muito, estão em inglês aqui e aqui), que demonstraram na prática um desempenho em média 30% inferior ao Celeron 900, isso nos modelos que possuem o recurso de Hyper-threading, que simula a presença de 2 processadores onde só há um. Para os modelos sem o recurso, o desempenho foi ainda pior.

Sendo assim, deixando de lado o gerenciamento de consumo de energia (mesmo porque ele representou uma diferença insignificante na duração da bateria durante os testes) muito mais eficiente nos Intel Atom, recomendo que se você estiver interessado em comprar estes dispositivos ou conheça alguém que o quer, busque os modelos com o processador Celeron 900, que apesar de obsoletos apresentam desempenho superior aos processadores desta nova safra.

Nem sempre o mais novo é o melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×