Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um é pouco ou dois é bom ?


Flict

Posts recomendados

Bom dia Pessoal

Depois de ler vários tópicos relacionados a proteção de impressora laser, estabilizadores e filtros de linha para fechar a minha decisão de compra, me restaram algumas dúvidas...

Tenho uma impressora laser Samsung SCX 4200 pegando pó há um mês :cry: - com potência nominal 110 - 127 VAC e 4.0 A com consumo médio de 350 watts – Ou seja, ela é 110 e aqui em Brasília é 220.

Comprarei o filtro Computer Pro. da Clamper. Mas, como dito aqui no fórum, também preciso de um “transformador de luxo”? :wacko: Nesse caso o Revolution Speedy de 0,8 KVA “guenta” o tranco? Pensei também no Revolution VI Ure e no Progressive III ambos de 1 KVA. Todos da SMS. Obs Só iria ligar a impressora neles...Sei também que não preciso de nobreak.

E o problema de “interação de carga” entre o estabilizador e a impressora? Seria melhor só um transformador então? De Quantos Va e marca ?

Dentro da possibilidade de vocês eu peço essas orientações...Agradeço a todos pelo direcionamentos já feitos :hehehe:. Ah! Última dúvida: É certo a impressora 110 vir com cabo de alimentação de 250 V e 10 A? Ou fui lesado? :conf:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um autotransformador de 220 para 127, ou 110, é uma boa saída nesse caso. Ligue o primário do transformador numa régua de proteção, a mesma que você usaria para seu PC, só que o PC e monitor você deixaria em 220. A printer teria que ser alimentada através de um transformador redutor. Nada mais do que isso. Transformadores ou autotransformadores 220 para 110 você os encontra a venda em ferragens, madeireiras, lojas de material elétrico e inclusive em super-mercados. Sobre a potência do mesmo, de 500 a 750 Watts parece ser adequado ao uso.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas Faller.

Esqueci de dizer que o tenho é um notebook que ligo direto na tomada. Para a impressora 110 teria também uma tomada exclusiva , só que está em 220. Quando você diz transformador redutor significa de 110 para 220 V e que ele seja bivolt? Achei somente de 1010 Va bivolt ... Ligando a impressora nele não precisaria então do filtro de linha?!!! Desculpe, mas o que é o primário do transformador? Faz parte do autotransformador.. Na loja só observei a entrada/saída de 110 e 220 V. Sou mais um leigo procurando se informar para tomar decisões corretas... Por último o cabo de alimentação de 250 V nessa impressora de 110 V está certo?.. Obrigado mais uma vez:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O transformador indicado para ligar a sua printer deverá ter.

Primário, ou entrada de tensão para 220 Volts, ou seja igual a tensão da tomada.

Secundário, ou saída de tensão de 110 Volts, ou seja igual a tensão de sua impressora.

Quanto a potência, se a impressora tem um consumo médio de 350 Watts seria bom você comprar um transformador com capacidade de pelo menos 500 Watts..

Só isso... Um transformador com maior potência não trás desvantagem nenhuma a não ser seu peso, seu preço, ambos maiores que de um transformador com a potência adequada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo didatismo das informações preciosas que me deste. Entendi perfeitamente. Agradeço também por quebrar a falácia dos estabilizadores... Claro que nem todos ( leia-se fabricantes .. ) gostarão disso. Mandei o link da matéria para todos meus amigos... É uma campanha de esclarecimento para nós consumidores. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,comprei o autotransformador mais o filtro da Clamper e montei a configuração acima sugerida, mas quandojá ia ligar na tomada li essa informação:

http://forum.clubedohardware.com.br/archive/protecao-impressora-laser/541918

http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-estabilizador/571417?p=3016457#post3016457

Isso procede?

Fiquei preocupado com o “pipoco” que o RAU fala.. Porisso não liguei ainda, apenas de tá tudo “montadinho”. Afina – a pergunta que não quer calar....

Qual o risco evertual de se ligar o autotransformador no filtro? Sei que esse modelo da modelo da Clamper utiliza os varistores entre neutro e terra conforme seu manual” A proteção contra surtos elétricos utiliza varistores de óxido de zinco entre fase e terra, neutro e terra e entre fase e neutro.”

Além disso o autotransformador é somente dois pinos, já não perco uma eventual proteção que teria com o filtro?... Obs: O cabo de alimentação da impressora também é tripolar. Obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,comprei o autotransformador mais o filtro da Clamper e montei a configuração acima sugerida, mas quandojá ia ligar na tomada li essa informação:

http://forum.clubedohardware.com.br/archive/protecao-impressora-laser/541918

http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-estabilizador/571417?p=3016457#post3016457

Isso procede?

Fiquei preocupado com o “pipoco” que o RAU fala.. Porisso não liguei ainda, apenas de tá tudo “montadinho”. Afina – a pergunta que não quer calar....

Qual o risco evertual de se ligar o autotransformador no filtro? Sei que esse modelo da modelo da Clamper utiliza os varistores entre neutro e terra conforme seu manual” A proteção contra surtos elétricos utiliza varistores de óxido de zinco entre fase e terra, neutro e terra e entre fase e neutro.”

Além disso o autotransformador é somente dois pinos, já não perco uma eventual proteção que teria com o filtro?... Obs: O cabo de alimentação da impressora também é tripolar. Obrigado mais uma vez

O problema relatado só ocorre quando o filtro é ligado ao transformador.

No seu caso o transformador será ligado ao filtro, então problema nenhum.

Mas se você tiver uma chave de teste ai, poderá verificar que o transformador, quando ligado na tomada com uma determinada polaridade, fica com duas fases na saída dele, se ligado em outra polaridade, fica com uma fase e um neutro. A princípio isso não causaria problemas para o equipamento que for ligado nele.

O problema aparece apenas quando na saída desse transformador (em polaridade invertida) se liga um filtro de linha ou outro eparelho que possua varistores para proteção entre terra-neutro.

Mas a princípio nenhum problema!

Sobre o terra na saída do transformador, você pode fazer alguma adaptação para dar continuidade ao terra.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem , á noite, liguei o transformador no filtro que por sua vez liguei na tomada... Adivinhem o que aconteceu:ph34r:Breu total. Não torrou nada, mas o disjuntor de casa caiu! Tentei de novo - em outra tomada - e bis! De novo o disjuntor.... Aí consegui com um amigo, um estabilizador 1000 VA. Fiz o mesmo procedimento e daí não caiu de imediato. Só ás vezes aparecia os tle-tlec. Usei a impressora e depois desliguei ela e o estabilizador, mas quando tirei o filtro da tomada, novamente o disjuntor "caiu". Será que a rede de casa está subdimensionada?? O edifício aqui não têm nem dois anos... é novo. Obs: Usei a chave-teste para colocar corretamente a tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bem provável que exista algum problema no filtro de linha, poderia descrever melhor em que casos isso acontece? Teste só o filtro na tomada, o transformador direto na tomada, procure "isolar" os aparelhos para ver em qual esta o problema. Tente também ligar o transformador sem nada na saída ou com alguma outra coisa que não seja a impressora.

Depois volte aqui para dizer o que aconteceu.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!