Ir ao conteúdo

Tranformador do estabilizador tem mais de 4 fios!!! e agora???

User Z

Posts recomendados

Postado

Pessoal, o meu estabilizador pifou a algum tempo na parte eletrônica, ele se desliga sozinho.

Mas o transformador dele parece intacto, e queria transformar o estabilizador em um simples transformador, já que ele é dos baratos e tem um transformador de boa potênica lá dentro.

Mas quando abri ele percebí que o transformador tem mais fios que eu imaginava: eu esperava que ele tivesse só 2 na entrada e 2 na saída, mas ele tem uns 8 fios (acho que deva ser pra subir ou baixar a tensão...)

Alguém sabe como posso ligar esse transformador pra reduzir a tensão de 220v pra 110? é que minha impressora e caixas de som só funcionam em 110v

valeu.

Postado

User Z, como o Ciba disse é difícil, mas vamos lá!

Se for um autotransformador, todos os fios têm comunicação entre si. Com o multímetro você consegue verificar. Dá um pouco de trabalho, mas!!

Marque as impedâncias que você encontrar entre os fios, a maior delas vai indicar a maior tensão (220V), começo e fim do bobinamento. Digamos que você mediu todos os fios entre si e encontrou dois que medem 300 OHMs, estes serão 220V, com um desses dois mais um terceiro 150 OHMs, este será 110V. Note que você achou um fio comum, digamos fio A. Entre fio A e fio B 300 OHMs, entre o fio A e fio C 150 OHMs, e assim vai!!!!

Se for um transformador você vai achar dois fios que indicam uma bobina (primário)ou três, bobina com center tape. Chutando, se esses oito fios formarem quatro pares você tem um primário (bobina com maior impedância) e mais três secundários.

Divirta-se.:D:D:D

• Coordenador
Postado

Sim User Z, os outros enrrolamentos são tensões intermediarias para - e para +, dos 110V de saida do estabilizador...

Postado

Valeu.

Acabei de desconectar o transformador pra medir a resistencia, mas parece que ela fica oscilando, ou é muito baixa: fui ligando o multimetro nos fios aleatóriamente até achar 2 que dessem alguma resistencia, começou com 5 ohms, até cair pra 1,6.

Hum... as cores querem dizer algo? na verdade agora que olhei direito ví que são só 7 fios cada um c/ uma cor: vermelho, preto, azul, marrom, amarelo, creme e branco.

Depois vou ver se não consigo uma fonte alternada de baixa potência pra ligar testando que deve ficar mais fácil!

• Coordenador
Postado

User Z, alguns dos fios não deram resistencia para lado nenhum?..., se sim este trafo estará aberto em sua entrada!..., você deveria emcontra uma resistencia de+- 18~20 Ohms para a emtrada 220V...

Postado

Nossa 18 ohms!

Acho que nenhuma das combinações chegaram nem perto disso!

No multimetro o máximo que consegui ver foi 1,6, mas isso foi por uns 2 segundos, porque a resistência ficou oscilando o tempo todo.

Resolvi por testar diferente liguei uma fonte em 2 dos fios e com um amperimetro pra medir, a maioria deu corrente: deu 0,45 em uma das combinações e as combinações de maior resistencia deram 0,47.

Obs, a fonte sozinha: em curto deve liberar algo perto de 0,5A

Acho que esse transformador por suportar uns 500w deve ter uma resistencia bem baixa. porque os fios do bixo são bem grossos: são mais grossos que arame!!! (sem exagero - mais ou menos a largura de um arame farpado)

• Coordenador
Postado

Colega User Z, te peço desculpas pela informação imprecisa!..., passei na oficina de um amigo e verifiquei a resistencia Ohmica de vários estabilizadores em 220V, e para minha surpresa!, TODOS que eu medi lá, não passou dos 14 Ohms!!! variaram de 8,9 a 13,8 Ohms!!!, quando te dei aquela informação?, medi em apenas um aqui em minha sucata! e é bem antigo!, creio que não podemos nos basear apenas nas resistencias Ohmicas dos enrrolamentos!!!, pois fiquei sabendo que alguns, trabalham com "núcleo saturado" (que não sei explicar!)..., Volto pedir minhas sinseras desculpas por informações imprecisas sobre seu caso!!!... e não apagarei meu post anterior para redimir de meu erro! e para quem leia não ficar "BOIANDO" no assunto....

Boa sorte,

Um Grande Abraço,

Bruno.

PS: estava pensando só em ajudar! desculpa-me se atrapalhei!!!,

O melhor a fazer é leva-lo a um tecnico rebobinador para analise...

Postado

Nada, bcpetronzio, não tem que se desculpar, nem liguei na rede ainda =D

E de qualquer forma o estabilizador já não funciona mais, o que vier de dentro dele é lucro!!!

Vou ver se arranjo uma fonte alternada fraquinha, acho que é o jeito mais fácil de fazer isso com algum, mas pouco risco de queimar.

Até, valeu...

Postado

Valeu pela dica!

:D depois que dei um curto aqui em casa que me caiu a ficha:D

Eu cheguei a por uma lâmpada, mas puz onde eu pensei que era o enrrolamento secundário rsrs :lol::D:lol:

Esse tranformador tá começando a me incomodar, as resistências dele são tão baixas, perto de 1,7ohms, fica quase sempre em curto!!! será que dentro do estabilizador ele funcionava em série com um resistor?

A única coisa que acho que descobri é que o fio marrom e o branco só dão contato entre sí, será que é o enrrolamento 1ª? E os outros 5 fios acho que são todos interligados por dentro: se colocar uma ponta do multimetro no preto, azul, ou outro, dá corrente em qualquer dos fios, exceto o marrom e branco.

Tá difícil esse quebra cabeça de 7 míseras peças!!!

Postado

=D nossa que coisa!

nunca esperava tanta tecnologia de um transformador! :D

Uma coisa estranha que reparei é que uma saida (110V) e entrada (220V) ficam ligadas junto: um dos fios da tomada vai ligada direto no fio preto do transformador e também em paralelo com a saída 110V (o mesmo fio na entrada e na saída!)

• Coordenador
Postado

User Z, eu pensei que não voltaria com "palpites"!!!, mas vou dar mais um!!!, como o colega, Paschoal, folô lá atrás!, este é um "autotransformador"!!!, o fio preto?, é comum..., Ligando em !!0V ou 220V!, o outro fio da tomada?,deveria entrar na placa(através da chave liga/desliga), e comutado através de reles ou Triac"s auternando os enrrolamentos para que na saida estivesse sempre +- 110V!, (conforme chave 110/220V), mas como te falei anteriormente!, se tiver algum fio deste trafo, que não apresenta resistencia alguma para nenhum outro fio?, Com certeza ABSOLUTA, te falo!!! seu trafo esta aberto na sua entrada ou saida!!!... ou seja, Queimado!!!..., em seu post "Marrom e branco" só dão contato entre sí?, já levanta suspeita de seu, autotrafo estar aberto em algum enrrolamento...

to te dizendo isso?, pela informação que você deu!, de que, um fio de entrada era comum na saida!..., Ok?...

um grande abraço,

Bruno.

Postado

Hum, deve ser isso mesmo, o transformador deve tar aberto, ou deve ter fundido o esmalte em algum lugar, porque já não tem mais conexões pra testar :D acho que não adianta nem ficar testando mais.

Valeu pela dica!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!