Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fat32 na 1º partição e as outras com nfts


vagnercarneiro

Posts recomendados

beleza Galera,

lendo o tópico sobre NTFS me surgiu a seguinte dúvida:

Se o NTFS é mais seguro, estavel, econômico, porém mais lento e não permite acesso através do disco de boot e o FAT32 é mais rápido, menos estável, disperdiça espaço e permite o acesso com o disco de boot, então será que eu posso formatar a primeira partição do meu HD com FAT 32, para somente nela instalar todos os meus programas (como eu já faço hoje) e nas partições seguintes formatar em NTFS somente para gravar os meus arquivos (como eu também já faço hoje)?

Se é possível, será que existe alguma vantagem em fazer isso? Pode me dar algum problema futuro? Em fim quais as consequências disso?

Outra coisa, eu posso pegar uma HD ou partição em FAT32 e passar para NTFS e vice-versa sem problema algum, sem perder informação, ou não tem volta, depois de escolher uma delas eu terei que reformatar toda a HD ou partição para mudar o sistema?

[ ]

Vagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não é mais vantangem instalar teus aquivos de programas e de sistema num HD com NTFS? é mais seguro, economiza espaço e a perda de desempenho não é tão grande assim...

Você pode passar a partição em FAT pra NTFS sem problema, acho que o windows 2000 e XP fazem isso

mas pra fazer o contrario só formatando mesmo, ou se algum programa faz isso eu não conheço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo

Se é possível, será que existe alguma vantagem em fazer isso? Pode me dar algum problema futuro? Em fim quais as consequências disso?

O primeiro problema q você vai ter é não conseguir acessar as partições NTFS, uma vez q seu sistema operacional esteja em FAT32.

Já existem alguns programinhas q possibilitam o acesso à partições NTFS através de uma partição FAT32, mas, nada viável, no seu caso... Isto eu garanto. Seria mais, o caso de recuperar alguns dados... coisa desse tipo.

Mas, vou te falar uma coisa: Uso NTFS em todas as partições q tenho no meu HD, e a diferênca de performance, q se fala, é tão pouka q nem dá pra perceber.

Boa sorte

Mjr ?.?.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Santiago-@03 Nov. 2003,09:30

Você pode passar a partição em FAT pra NTFS sem problema, acho que o windows 2000 e XP fazem isso

mas pra fazer o contrario só formatando mesmo, ou se algum programa faz isso eu não conheço

O PartiotionMagic da PowerQuest realiza qualquer tipo de conversão entre FAT, FAT32 e NTFS.  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!