Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Gugamail

Dúvida OpenGL

Recommended Posts

Fala pessoal...

Seguinte, sou novato em OpenGL. Estou precisando fazer um trablaho para a faculdade, mas estou ocm sérias dúvidas.

Preciso fazer uma esfera. Quando apertar as setas do teclado, ela deve girar para a direção correspondente da seta. Porém, com um detalhe: Quem deve girar é a "câmera" e não a esfera. Ou seja, não posso usar rotate na esfera.

Será que poderiam me ajudar?

Segue o código que estou trabalhando:


#include<math.h>
GLfloat angle,fAspect;
GLdouble ang=0,angx=0,angy=0,angz=200,centrox=0,centroy=0,centroz=0,posx=0,posy=1,posz=0;
void Desenha()
{
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
glColor3f(0.0,0.0,1.0f);
glutWireSphere(50,50,50);
glutSwapBuffers();
}

void Inicializa()
{
glClearColor(0,0,0,1);
angle=45;
}

void EspecificaParametrosVisualizacao()
{
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
gluPerspective(angle,fAspect,0.1,500); //angulo de visualização,define relação de em que angulo ele está, 0.1 e 500 definem a posição de corte, o que vai aparecer na camera
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glLoadIdentity();
gluLookAt(angx,angy,angz,centrox,centroy,centroz,posx,posy,posz);

}
void teclado(int key, int x, int y)
{
switch(key)
{

case GLUT_KEY_LEFT :

posz = 200*cos(ang);
posx = 200*sin(ang);
ang += 0.1;
break;
case GLUT_KEY_RIGHT:

posz = 200*cos(ang);
posx = 200*sin(ang);
ang -= 0.1;
break;
case GLUT_KEY_UP :

posy = 200*cos(ang);
posz = 200*sin(ang);
ang += 0.1;
break;
case GLUT_KEY_DOWN :

posy = 200*cos(ang);
posz = 200*sin(ang);
ang -= 0.1;
break;
}
EspecificaParametrosVisualizacao();
glutPostRedisplay();
}
void AlteraTamanhoJanela(int w,int h)
{
if (h==0)
h=1;
glViewport(0,0,w,h);
fAspect=(GLfloat)w/(GLfloat)h;
EspecificaParametrosVisualizacao();
}
void GerenciaMouse(int button, int state,int x,int y)
{
if (button==GLUT_LEFT_BUTTON)
if (state==GLUT_DOWN){
if (angle>=10)
angle-=5;
}
if (button==GLUT_RIGHT_BUTTON)
if (state==GLUT_DOWN){
if (angle<=130)
angle+=5;
}
EspecificaParametrosVisualizacao();
glutPostRedisplay();
}
void main()
{
glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE|GLUT_RGB);
glutInitWindowSize(350,300);
glutCreateWindow("proj_teste3d");
glutDisplayFunc(Desenha);//resposta a evento de tela
glutReshapeFunc(AlteraTamanhoJanela);
glutMouseFunc(GerenciaMouse);
glutSpecialFunc(teclado);
Inicializa();
glutMainLoop();
}
#include<GL/glut.h> 

Editado por Goliathvv
[spoiler][code][/code][/spoiler] Utilize as tags [code] e [spoiler] para destacar o trecho de código e tornar o texto mais le

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra funcionar o code acima é so no na funçao que recebe do teclado você trocar case GLUT_KEY_LEFT : por, porexemplo, case 'a' :

ou seja trocar as setas por wsad por exemplo...

n sei porque acontece isso, mas se colocar assim funciona ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×