Ir ao conteúdo

Meu pc estar desligando quando ligo o chuveiro eletrico

muryon

Posts recomendados

Postado

Não sei o q aconteceu mais meu pc desliga quando alguem liga o chuveiro eletrico. Isso nunca aconteceu mais de uns tempos pra cá ta essa loucura. Me disseram q poderia ser a tomada muito velha, mais eu troquei e continua a mesma coisa.

• Membro VIP
Postado

Precisa postar os detalhes de sua instalação/equipamento!

Como liga o PC à tomada? Usa nobreak, estabilizador ou direto?

Descreva a configuração.

Postado

Há mais de uma possibilidade, mas as principais são: as ligações elétricas da sua casa podem estar sub-dimensionadas e se a mesma ligação alimentar o chuveiro e o computador, então ocorreria uma diminuição da tensão ao ligar o chuveiro. A sua fonte também pode ter pouca capacitância após o retificador de entrada, não sendo capaz de segurar a queda rápida que ocorre logo após ligar o chuveiro.

Tente medir a tensão na tomada de seu computador com um multímetro (na escala 750 V~) antes e após alguém ligar o chuveiro. Se estiver normal é a fonte, se cair muito seria a fiação de sua casa (e também pode ser uma combinação de ambas).

• Membro VIP
Postado

Quando esse tipo de ocorrência não se apresentava antiganmente e passou a se apresentar, algumas dessas coisas abaixo pode estar acontecendo, sozinho ou de modo acumulado.

1) A fiação de entrada pode estar mal dimensionada;

2) Algum mau contato nessa etapa de entrada de energia está aparecendo, pode ser no poste ou nos próprios disjuntores de entrada. reaperte os parafusos de fixação dos fios de ligação nos disjuntores. Faça isso com alguma chave isolada pois lá tem energia viva. Os disjuntores, se houver mal contato, passarão com o tempo a esquentar;

3) O mau contato pode ser na tomada da energia, na emenda de fios, no poste, e ai somente a companhia de energia poderá resolver;

4) A resistência elétrica de seu chuveiro foi trocada por uma mais forte, que provoca maior queda em uma fiação de entrada mal dimensionada;

5) A companhia de energia em alguma recente manutenção, trocou algum tap do transformador de distribuição, na rua, e a tensão na sua casa pode ter ficado, em estado normal, muito baixa. Ai, ao ligar o chuveiro, a queda em cima de uma fiação de entrada mal dimensionada fez com que a tensão caisse a ponto de desligar seu PC.

Soluções:

A primeira coisa que eu faria seria comprar um multímetro (R$ 10,00 no camelô) desse eletrônicos, ou amarelinhos ou pretos, bem vagaba, e mediria atensão em casa nas mais diversas situações, em diversos horários, ao longo do dia/noite. Ai, pelas leituras feitas, se pode ver se o problema pode ser na sua casa, na fiação de entrada ou na tensão de distribuição da companhia de energia elétrica.

A partir dai as soluções passam a ser diferentes umas das outras, culminando até com a remota possibilidade de estares encontrando algum problema com a tua fonte de alimentação..

Cite maiores dados, tais como:

- Como é a alimentação na tua casa, somente um circuito (número de disjuntores);

- É normal uma queda de brilho nas luzas ao se ligar o chuveiro? Teria aumentado a percepção dessa queda ultimamente?

- Qual a tua config, especialmente a marca e modelo da fonte de alimentação do PC?

- O que tens ai na entrada do PC, estabilizador ou filtro de linha, ou regua de tomadas, ou transformador isolador...

- Qual a tensão de alimentação dai, 110 ou 220 Volts?

Última hipótese é a de parar de tomar banho (pelo menos quando o PC está ligado) ... Brincadeira...

Abraço...

• 2 semanas depois...
Postado

Gostaria de poder contar com a juda do forum. Estou tendo omesmo problema, meu computador desliga quando o chuveiro eletrico é ligado. Primeiramente a luz enfraquecia e agora o pc esta se desligando. Existe um dijuntor para o chuveiro e um outro para o resto da casa ( interruptores e tomadas). O pc esta ligado a um estabilizador so que a tomada não esta aterrada. Desde ja agradeço, obrigado!

• Membro VIP
Postado
Gostaria de poder contar com ajuda do forum.

Tudo o que poderia te dizer está citado no post anterior ao seu, acima.

A ajuda não depende nada de nós e sim de tu aportares os resultados de alguns testes que tenhas feito ou comentares as variáveis que citei acima.

A tensão de alimentação, a presença ou não do estabilizador, a marca/modelo da fonte de teu PC, e todos outros item que julgares importantes..

Abraço..

Postado
Não sei o q aconteceu mais meu pc desliga quando alguem liga o chuveiro eletrico. Isso nunca aconteceu mais de uns tempos pra cá ta essa loucura. Me disseram q poderia ser a tomada muito velha, mais eu troquei e continua a mesma coisa.

a primeira coisa que voce deve fazer é solicitar a companhia de energia eletrica para fazer uma inspeção nos cabos no medidor e nos fios de entrada, depois deve contratar um eletricista para tirar se possivel a alimentação do pc direto da caixa de fusivel com fio de 4mm e mandar olhar toda a fiação da casa isto refazer todas as ligações pois pode estar havendo mal contato e isto ocasiona exatamente o que estar acontecendo

Postado

o meu problema é parecido mas não é o PC que desliga, quando ligo a torneira da pia o chuveiro para de esquentar... aheuheuhehe deve ser na rede de eletricidade da sua casa....

Postado

As possíveis causas já foram ditas e cabe cada um aí mandar verificar a instalação elétrica, mas tá claro que tá havendo uma queda de tensão exagerada, estão exagerada que nem o estabilizador (caso usem) deve ta conseguindo manter a tensão desejável.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...