Ir ao conteúdo

Como alimentar um transformador c/ pilhas?

demondoido

Posts recomendados

Postado

Basta que você implemente alguma maneira (um circuito eletrônico, por exemplo) de estabelecer e interromper o fluxo de corrente no transformador...

Você pode fazer isso de várias maneiras:

• Mecanicamente - usando algum tipo de contato, como acontecia nos sistemas de ignição de automóveis antigamente ( o tal "platinado");
  • Pode ser ainda um pushbutton (neste caso, ele vai emitir um pulso toda vez que você apertar o botão);
  • Você pode usar um relé, de maneira que os contatos dele (um contato normalmente fechado) alimente a bobina. Quando você ligar a alimentação, o relé tenta comutar o estado, mas instantaneamente ele mesmo corta a alimentação de sua bobina. Assim que o contato volta à posição inicial, a bobina se alimenta de novo e reinicia o ciclo (ele fica oscilando);
  • Montar um circuito eletrônico, composto dum oscilador e duma etapa de potência (com um transistor, por exemplo) para chavear o trafo.

Postado

valeu resolvido

mas se puder me passar um circuito oscilador elétrico simples (sem 555) eu lhe agradeceria

OBS: vou pegar uma fonte de 120V para 9V vou abrir e dah uma estudada nela (desligada é lógico 200mA Oo)

BARAIO coloquei os dois fios de alimentação de um cabo USB no trafo da fonte invertido com o meu dedo na saida de 120V tomei um baita choque contraiu os musculos do braço inteiro, graças á deus não tenho um oscilador ainda, meu dedo até grudou XD (eu devia ter usado diodos pois imagina se fecha curto dentro da porta USB)

cabteixeira manda o circuito oscilador ae vei preciso muito (sem 555), gostei mais dá quarta opção qse deu

Montar um circuito eletrônico, composto dum oscilador e duma etapa de potência (com um transistor, por exemplo) para chavear o trafo.
Postado

Você pode usar um oscilador com portas inversoras que é bem simples ou um daqueles mais comuns de pisca led com 2 transistors e um capacitor.

So da uma procurada ;]

Postado

valeu soschip exatamente o que eu queria, atente tudo o que eu preciso, ^_^

só uma dúvida (desculpe a ignorância): como eu adapto esse circuito para um transformador que no primário só tem 2 entradas, como vejo o desse circuito tem 3... Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!