Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para Q6600


Posts recomendados

Bem, tenho um Q6600 e não to satisfeito com o desempenho do cooler box, normalmente meu processador ficava em uns 35 graus em idlle, mas agora de uma hora pra outra ele ta ficando em quase 45 graus idlle, abri o gabinete pra ver se tinha algo errado, mas aparentemente tudo certo, alguem saberia a causa desse aumento de temperatura?

Bem de qualquer modo to interessado em trocar ele, qual cooler me indicariam? Numa faixa de preço até 100, 120 reais porque a grana ta curta. Tava afim de ventilar minha placa de vídeo também, ela fica em uns 53-55 em idle, como eu tava afim de fazer um overclock mesmo que pequeno, queria alguma solução pra refrigerar ela, algum cooler mais em conta talvez... Eu não sei muito sobre pré requisitos então vou colocar minha configuração aqui pra ficar mais fácil de opinar.

Motherboard P5K3 Deluxe

Quad core Q6600

Geforce 8600 gt com over d fábrica

Meu gabinete é aqueles simples mesmo, com vários furos laterais pra passar o ar, tem uma série de furos em forma de círculo logo em cima do processador e uma série em forma de retângulo em cima da vga.

Minha fonte com certeza é genérica, daquelas bem ruins, ela é de 650 W mas deve ter um rendimento horrível, pelo q vi ela é da Mtek.

Por hora é isso, valeu ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tente nenhum tipo de overclock com essa fonte, você pode danificar os componentes do seu PC!

Quanto ao aumento de temperatura, pode ter vários motivos... processos rodando em segundo plano que antes não rodavam, sujeira no dissipador ou na ventoinha, cooler frouxo, etc.

Eu recomendaria o Coolermaster Vortex 752, que é mais adequado para sua placa embora aja coolers melhores nessa faixa, como o Igeace plus, só que o iceage é tipo tower, e não vai ajudar a resfriar sua mobo.

O vortex tá por volta de 70 reais, aproveita e compra uma boa pasta térmica, como artic silver 5, CM nanofusion, OCZ freeze extreme, noctua NH1...

Sobre a VGA... bem, eu não te recomendaria trocar o cooler dela não, mais em conta é trocar a fonte e mais pra frente trocar a VGA por uma melhor, já com um bom cooler!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem poderia dar outra sugestão de cooler pro processador?

A temperatura ta muito estranha, a umas duas semanas atrás em idle o processador ficava em tipo 33-35 graus, agora em iddle ele ta as vezes com mais d 45, to dexando um lado do gabinete aberto pra ver se diminui, mas nada, a placa mãe também ta um pouco alta, normalmente ela ficava em 40, agora ta 45, deve ter algo errado, mas não sei o q pode ser, aparentemente ta tudo certo...Comprei o computador a uns 2 meses, nem sei c o pessoal da loja passou a pasta térmica, percebi também que o cooler não passa d 1300 rpm, antes ele chegava a 2000 pelo menos, só pode ter algo errado com ele, o q poderia ser? ele parece normal...Fui ver na bios se podia colocar ele pra rodar no máximo, mas lá só tem a opção que tem no Pc Probe da asus...

Rodei o 3dMark06 hj e logo quando termino o teste, meu processador tava a 55 graus, achei isso alto, já que dizem que o máximo é 62 graus...Esse Coolermaster Vortex 752 vai diminuir consideravelmente a temperatura?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do amigo. Comprei um C2D E8400 + Gigabyte GA-G31M-S2L, to passando o Everest aqui e ta dando 50°C nos dois núcleos sem eu ta fazendo nada com o PC, quando to convertendo vídeo por exemplo sobe pra 69°C. To usando cooler BOX e a pasta térmica que veio nele. Que cooler e pasta térmica posso usar nessa Mobo pra melhorar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, pode ser o Q-Fan, smart fan, fan control (não sei como sua BIOS chama o controle de rotação do cooler da CPU) que não tá bem configurado na BIOS. Procure na BIOS essas opções de controle e rotação de fan e desabilite, para ver se a fan volta a girar 100%, com o controle desabilitado o certo é ela ficar 100% o tempo todo. Depois, se quiser, tente configurar o smart fan para que passe para 100% assim que atinja uma certa temperatura.

Ou tem algo errado com o conector que não tá mandando +12V pro cooler, ou a ventoinha tá entupida de poeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu fiz isso, meu cooler do cpu ta rodando a 1950 agora, esse é o máximo? A temperatura parece estável agora, em torno de 43 graus, mas ainda ta alta, só que isso deve ser porque to sem pasta térmica, tirei ontem uma muito mal colocada pelo vendedor e amanha vou comprar e passar. Mas to estranhando uma coisa, logo quando eu ligo o computador, a temperatura chega a mais de 60 graus, ai ela vai diminuindo e em tipo 1 minuto ta estável... isso não me parece normal... Mais uma dúvida, porque não seria uma boa colocar um cooler tower?

valeu ai lord paladin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, é normal esquentar na inicialização por causa do load do SO mesmo. E para um processador sem pasta, a temp tá normal agora... e o cooler tower não é tão interessante no seu caso porque ele não ajuda a ventilar a placa-mãe (o BOX que é muito pequeno, também não...) pois a ventoinha dele é em posição vertical.

Sua placa tem dissipadores em volta do processador justamente para tirar vantagem de um cooler padrão grande (como o CM Gemini 2, Vortex, TT Big Thypoon, Asus Triton...). Nada impede que você use um tower de qualquer forma, mas coloque então uma fan de 120mm para soprar ar direto sobre a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem temp do gabinete eu não sei, tem como ver isso? Eu uso o asus probe pra ver temperatura, a temp da placa mãe ta em 40 graus estáveis... E o sistema de ventilação é bem fraco, é um gabinete muito simples daqueles normais de loja mesmo, então to dexando ele aberto, basicamente a ventilação é só isso, cooler cpu, cooler da fonte. A temperatura do processador ta em uns 47 agora, mesmo considerando que to sem pasta, essa temp é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa temperatura está ótima se você não tem nenhum fan retirando ar quente do gabinete.

Se colocar um exaustor de pelo menos 80mm logo abaixo da fonte (sendo melhor 92 ou 120mm) e a lateral com duto. o seu processador e sua placa mãe vão cair pelo menos uns 5 graus. Se colocar um fan de 120 jogando ar frio pra dentro vai melhorar ainda mais e ainda será mais barato que trocar o cooler.

O Q6600 não esquenta muito, considerando que está sem pasta e com a latearal aberta então está de bom tamanho suas temps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava querendo fazer isso mesmo, mas não sei como colocar um fan frontal, tipo eu tiraria duas baias e colocaria ele??Mas como prenderia? Essa é minha dúvida...

Tive pensando em colocar esse fan https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:59

Um frontal, outro em baixo da fonte, e um na lateral??

valeu ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba definitivamente tem algo errado, eu fui jogar Counter Strike e em 1 minuto de jogo o processador foi pra 65 graus..... Ficar sem pasta térmica faz TANTA diferença assim?? Ta muito estranho mesmo, porque logo quando comprei o processador ficava em 40 no máximo quando eu tava jogando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até que percebi isso, o processador ta um pouco mais frio com o gabinete fechado, mas a vga ta uns 5 graus mais quente...Eu pretendo deixar ele fechado mesmo, mas como meu gabinete é ruim ta complicado fazer um bom sistema de ventilação, tava pensando em comprar o vortex 752 pro processador e colocar um fan no gabinte em cima dele pra jogar o ar pra fora também, isso seria válido, digo a temperatura diminuiria consideravelmente?porque não pretendo gastar uma grana pra só diminuir 3 ou 4 graus...

Caramba valeu pelo tópico ai, to lendo lá, acho que vai sanar minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!